Estudo de Salmos 99:8 – Comentado e Explicado

Senhor, nosso Deus, vós os ouvistes, fostes para eles um Deus propício, ainda quando puníeis as suas injustiças.
Salmos 99:8

Comentário de Albert Barnes

Tu lhes respondeste: Senhor nosso Deus – A referência aqui é a Deus como Deus “nosso”; isto é, a linguagem usada por aqueles que agora o adoram é projetada para encorajar a aproximação de seu trono. O Deus que “nós” adoramos é o mesmo que “eles” adoraram; e quando ele respondeu, podemos ter certeza de que ele nos responderá.

Tu eras um Deus que os perdoava – Eles não eram perfeitos; eles eram pecadores; muitas vezes te ofenderam, e ainda assim lhes respondeste e mostraste misericórdia.

Embora você tenha se vingado – Embora tenha manifestado seu descontentamento por sua má conduta; embora tu, em teus julgamentos, mostrasses que não estavas satisfeito com eles; todavia tu as respondeste. Pecadores como eram, e muitas vezes como demonstramos seu descontentamento com a conduta deles, ainda assim ouvimos suas orações e os abençoamos.

Das suas invenções – A palavra hebraica denota trabalho, ação, ação, conduta. Significa aqui o que eles fizeram – seus pecados. Não há alusão a nenhuma arte especial ou “astúcia” no que fizeram – como se tivessem “inventado” ou descoberto alguma nova forma de pecado.

Comentário de Adam Clarke

Tu os perdoaste. Quando o povo pecou e a ira estava sobre eles, Moisés e Arão intercederam por eles, e eles não foram destruídos.

A vingança mais violenta de suas invenções – Deus os poupou, mas mostrou seu desagrado por seus erros. Ele repreendeu, mas não os consumiu. Isso está amplamente provado na história desse povo.

Comentário de John Calvin

8. Ó Jeová, nosso Deus O profeta aqui os lembra que Deus ouviu suas orações porque sua graça e piedade se harmonizaram. Consequentemente, encorajados por seu sucesso exemplar na oração, sua posteridade deveria invocar a Deus, não apenas pronunciando seu nome com os lábios, mas mantendo sua aliança com todo o coração. Ele nos lembra ainda que, se Deus não mostra sua glória de maneira tão abundante e profusa em todas as épocas, a culpa é dos próprios homens, cuja posteridade abandonou completamente ou recusou grandemente a fé dos pais. Não é de se admirar que Deus retire sua mão, ou pelo menos não a estenda de maneira notável, quando vê a piedade esfriando na terra.

Ó Deus, foste propício a eles. (123) Dessas palavras, é bastante óbvio que o que o salmista havia dito anteriormente sobre Moisés, Arão e Samuel, se refere a todo o povo; pois certamente eles não oficiam como sacerdotes apenas para seu próprio benefício, mas para o benefício comum de todos os israelitas. Portanto, a transição é mais natural que ele faz desses três para o restante corpo do povo. Pois não restrinjo o parente a essas três pessoas, nem as interpreto exclusivamente da mesma, mas prefiro pensar que o estado de toda a Igreja é apontado; ou seja, que enquanto Deus, nas orações dos sacerdotes, era propício aos judeus, ele, ao mesmo tempo, os punia severamente por seus pecados. Por um lado, o profeta magnifica a graça de Deus, pois tratou o povo com tanta bondade e perdoou com misericórdia a iniquidade deles; por outro lado, ele especifica aqueles terríveis exemplos de punição pelos quais os puniu por sua ingratidão, para que seus descendentes aprendessem a se submeter obedientemente a ele. Pois não se deve esquecer que, quanto Deus lida graciosamente conosco, tanto mais ele suportará menos facilmente que devemos tratar sua liberalidade com desprezo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *