Estudo de Sofonias 2:1 – Comentado e Explicado

Curvai-vos, curvai-vos, gente sem pudor,
Sofonias 2:1

Comentário de Albert Barnes

Tendo estabelecido os terrores do Dia do Julgamento, o profeta acrescenta um chamado sincero ao arrependimento; e então declara como os julgamentos, precursores daquele dia, cairão, um a um, nas nações ao redor, que não conhecem a Deus, e repousarão sobre Nínive, a grande e bela cidade antiga do mundo. Jerônimo: “Veja a misericórdia de Deus. Bastava ter posto diante dos sábios a veemência do mal vindouro. Mas porque Ele não quer punir, mas apenas alarmar, chama a si mesmo ao arrependimento, para que Ele não faça o que ameaçou. ” Cirilo: “Tendo exposto claramente a selvageria da guerra e a grandeza do sofrimento vindouro, ele apropriadamente volta seu discurso ao dever de chamar ao arrependimento, quando era fácil convencê-los, ficando aterrorizado. Às vezes, quando a mente está entorpecida e excessivamente inclinada ao mal, não admitimos prontamente nem a vontade de se arrepender, mas o medo geralmente nos leva a ela, mesmo contra a nossa vontade. Ele nos chama então à amizade consigo mesmo. Pois, quando se revoltaram, tornaram-se alienígenas, servindo a ídolos e desistindo de suas paixões, assim, por assim dizer, refaziam seus passos e se apegavam à amizade de Deus, escolhendo servi-Lo, não e sozinho. e obedecer aos seus mandamentos. Portanto, enquanto tivermos tempo, enquanto o Senhor, em Sua tolerância como Deus, ceder, permita-nos representar arrependimento, suplicar, dizer chorar: “não lembre-se dos pecados e ofensas da minha juventude” Salmo 25: 7 ; vamos nos unir a Ele por santificação e sobriedade. Assim seremos protegidos no dia da ira, e lavaremos a mancha de nossas quedas, antes que o Dia do Senhor venha sobre nós. Pois o juiz virá, ele virá do céu no devido tempo e recompensará cada um de acordo com sua obra. ”

Reúna-se, ajuntem-se – ou melhor, “Peneirem-se, peneirem”. A imagem exata é coletar restolhos ou paus secos, que são recolhidos um a um, com busca e cuidado.

Assim, os homens devem lidar com as folhas secas e murchas de uma vida passada do mal. A tradução em inglês, no entanto, tem o mesmo significado. Usamos “coletar-se” para reunir todos os pensamentos, e assim, possuir total posse de si. Ou “reunir-se” pode estar em contraste com estar “no exterior”, por assim dizer, fora de nós mesmos, em meio à variedade de coisas vistas. Jerome: “Tu que, ocupado com os negócios do mundo, atrapalha-te em diversas coisas, volta à Igreja dos santos e junta-te à sua vida e assembléia, a quem vês para agradar a Deus, e reúne os membros deslocados da tua alma, que agora não estão unidos, em um quadro de sabedoria, e se apegam ao seu abraço. ” “Reuni-vos” em um, em que estais espalhados; ao Deus Único, de quem eles vagavam, buscando prazer em Suas muitas criaturas; ao Seu único rebanho e à Igreja, da qual eles haviam se separado exteriormente, juntando-se à adoração de Baal, interiormente, servindo a ele e a seus abomináveis ??ritos; unindo-se e unindo-se à assembléia dos fiéis, pela unidade da fé e da vida.

Para se arrepender, um homem deve conhecer a si mesmo completamente; e isso só pode ser feito agindo ato a ato, palavra por palavra, pensamento por pensamento, na medida do possível, não em uma pilha ou massa confusa, pois estão na consciência de qualquer homem, mas um por um, cada um captado separados e examinados, e acrescentados ao amontoado infrutífero, arrancando-os como se fossem, e juntando-os para fora de si, para que possam, pelo Espírito de queimar, ser queimados pelo fogo do arrependimento do Espírito de Deus, e não o próprio pecador seja combustível de fogo com eles. A palavra também é intensa: “Reúna tudo o que há em você, minuciosamente, peça por peça” (pois todo o eu do pecador se torna palha, seca e vazia). Para usar outra imagem: “Peneire-se completamente, para que nada escape, tanto quanto a sua diligência possa alcançar, e então -“ E junte-se ”, isto é,“ busque; ” examinem-se, “não levianamente e à maneira dos dissimuladores diante de Deus”, mas repetidamente, examinando repetidamente, para ver se, de alguma maneira, alguma coisa escapou: continuando a busca e não cessando.

A primeira busca sincera na alma deve ser o começo, não o fim. Nossa busca deve continuar, até que não haja mais a descobrir, ou seja, quando o pecado não existe mais, e nos vemos à luz da presença de nosso juiz. Para uma primeira busca, por mais diligente que seja, nunca atinge completamente toda a doença profunda de todo o homem; os pecados mais graves escondem outros pecados graves, embora mais leves. Alguns pecados brilham na consciência, uma vez, outros em outra; de modo que poucos, mesmo em uma busca diligente, chegam ao conhecimento de todos os seus pecados mais pesados. Quando a névoa é menos espessa, vemos mais claramente o que havia antes de uma massa sombria e sombria de imperfeição e miséria: “Os pecados espirituais também são com dificuldade peneirados (como são) por quem é carnal. Por onde acontece, que as coisas em si mesmas são mais pesadas, ele percebe menos ou muito pouco, e a consciência não é entristecida tanto pela lembrança do orgulho ou da inveja, como pelas impurezas e crimes.

Então, tendo dito: “Peneire-se completamente”, diz ele, “peneire”. Uma peneiração diligente e uma busca em si mesmo devem ser o começo de todo verdadeiro arrependimento e perdão: “O que resta, exceto que nos dedicamos totalmente a essa obra, tão santa e necessária? “Vamos procurar e tentar nossos caminhos e nossas ações”, e cada um pense que ele fez progresso, não se não achar o que culpar, mas se culpar o que encontra. Você não se desviou em vão, se descobriu que precisa de uma nova sessão; e tantas vezes a tua busca não falhou em ti, como julgas que deve ser renovada. Mas se você faz isso, quando há necessidade, faz isso sempre. Mas lembre-se sempre de que você precisa da ajuda do alto e da misericórdia de Jesus Cristo, nosso Senhor, que está acima de tudo, Deus abençoado para sempre. ” Todo o curso do auto-exame repousa então em duas palavras da Escritura divina. E, além disso, ele os adverte, em vez de reunir riquezas que “não serão capazes de libertá-las no dia da angústia”, para se reunirem em si mesmas e, assim, “se julgarão” completamente, para que não sejam julgadas pelo Senhor. 1 Coríntios 11: 31-32 .

Ó nação não desejada – isto é, não tendo nada em si mesma para ser desejada ou amada, mas sim, por seu pecado, odiosa a Deus. Deus anseia com piedade e compaixão por Suas criaturas; Ele “tem um desejo pelo trabalho de Suas mãos”. Aqui se fala a Israel, como o que ele havia feito a si próprio, odioso a Deus por seus pecados, embora ainda seja um objeto de Seu terno cuidado, no que ainda lhe restava da natureza ou graça que era Dele.

Comentário de Thomas Coke

Sofonias 2: 1 . Ó nação não desejada Ó nação, que não recebe instrução. Houbigant torna este e o próximo versículo da seguinte forma: Ó nação sem conhecimento. Sofonias 2: 2 . Antes que sejais levados como joio, quando chegará o dia; diante da ira feroz, etc.

Comentário de Joseph Benson

Sofonias 2: 1-2 . Reúna-se, etc. – Reunam-se para fazer uma humilhação pública: ver Joel 2:16 . O nação não é desejada – ou cobiçada, como a palavra significa apropriadamente. A Vulgata a torna, não amabilis, não adorável; e o grego t? apa?de?t?? , não instruído ou que não receberá instruções; isto é, não para ser emendado, mas pela disciplina dos julgamentos de Deus. Antes do decreto, antes do dia, etc. – Antes que o decreto de Deus produza o dia que será como a passagem do joio; isto é, em que os ímpios serão dispersos, como o joio está pelo vento. Deus consumindo os iníquos é freqüentemente comparado nas Escrituras à dispersão do joio.

Comentário de Scofield

Marg

desejado Lit. isso não tem vergonha. Cf. Jeremias 3: 3 .

Comentário de John Wesley

Reuni-vos, sim, reuni-vos, ó nação não desejada;

Reuni-vos – Convoque uma assembléia solene, proclame um jejum.

Não desejado – ou não desejoso. Não quer voltar e não merece ser recebido em seu retorno.

Comentário de Adam Clarke

Reúnam-se – Outros, peneirem-se. Separe a palha do trigo, antes que os juízos de Deus caiam sobre você. Ó nação não desejada – desagradável, não se deleita; odiado por causa do seu pecado. Os israelitas são abordados.

Comentário de E.W. Bullinger

Coleta = Coleta. Hebraico. kashash. Ocorre apenas em Êxodo 5: 7 , Êxodo 5:12 . Números 15:32 , Números 15:33 ; 1 Reis 17:10 , 1 Reis 17:12 . Não é a mesma palavra que em Sofonias 3: 8 , Sofonias 3:18 ; ou em Sofonias 3:19 , Sofonias 3:20 . Veja as notas lá.

não desejado = não desejável. Figura do discurso Antimereia (de verbo), App-6.

Comentário de John Wesley

Reuni-vos, sim, reuni-vos, ó nação não desejada;

Reuni-vos – Convoque uma assembléia solene, proclame um jejum.

Não desejado – ou não desejoso. Não quer voltar e não merece ser recebido em seu retorno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *