Estudo de Zacarias 8:1 – Comentado e Explicado

A palavra do Senhor foi-me de novo dirigida nestes termos:
Zacarias 8:1

Comentário de Albert Barnes

Dionísio: “Depois que o Senhor, no capítulo anterior, repreendeu várias vezes o povo judeu, ele agora o consola com promessas renovadas, como um bom médico, que após um amargo rascunho emprega remédios doces e calmantes; como aquele samaritano mais amoroso derramou vinho e óleo. ” O capítulo se divide em duas partes, cada uma marcada pelas palavras: A Palavra do Senhor dos Exércitos veio ou veio a mim, a primeira Zacarias 8: 18-23 contendo a resposta à pergunta original sobre esses jejuns, na declaração de a alegria e a expansão do evangelho. A primeira parte tem, novamente, uma divisão subordinada sete vezes, a segunda, uma divisão tríplice; marcado pelo começo: “Assim diz o Senhor dos exércitos.”

Comentário de Spurgeon

Zacarias 8: 1-2 . Novamente veio a mim a palavra do Senhor dos exércitos, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos; Eu estava com ciúmes de Sião com grande ciúme e com ciúmes por ela.

Por adorarem ídolos em vez do Deus vivo, Jeová dos exércitos, que é um Deus ciumento, ficou muito zangado com seu povo antigo e permitiu que fossem levados para o cativeiro; e é bom para nós, nestes dias, lembrar que servimos a um Deus ciumento e que, se nossos corações não forem fiéis a ele, ele logo nos enviará afiadas aflições e nos fará sentir o peso de sua vara. O desejo ansioso de Paulo de poder apresentar a igreja em Corinto “como uma virgem casta a Cristo”; e, certamente, nosso Senhor Jesus Cristo não aceitará a igreja que professa hoje em dia em nenhum outro termo. Seja teu coração leal e fiel a ele, ou então você despertará o santo ciúme de seu Deus. No entanto, o mesmo ciúme que faz com que Deus castigue seu povo por sua infidelidade, o leva a voltar para eles com amor tão logo ele vê que pode fazê-lo com justiça. Quando seus inimigos os atormentam e os oprimem, então o Senhor fica com ciúmes, não contra eles, mas contra seus inimigos, e ele rapidamente retorna ao seu próprio povo em amor.

Zacarias 8: 3 . Assim diz o Senhor: Eu volto para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém será chamada cidade da verdade; e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo.

A primeira vinda ou o retorno de Deus a uma igreja, ou a um coração individual, sempre promove a santidade; portanto, a menos que tua piedade cresça diariamente, não imagine que Deus esteja no meio de ti; pois, onde quer que o Senhor venha, ele vem “como refinador e purificador”. Você nunca encontrará Jesus vindo, exceto quando João Batista o retratou para os fariseus e saduceus de seus dias: “cujo leque está em suas mãos, e ele purificará completamente seu chão”. A vinda de Cristo a qualquer alma ou igreja, é a morte do pecado e o nascimento da santidade.

Zacarias 8: 4-5 . Assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda haverá velhos e mulheres idosas nas ruas de Jerusalém, e todo homem com seu bastão na mão por muito tempo. E as ruas da cidade estarão cheias de meninos e meninas brincando nas suas ruas.

É uma indicação de que há paz na cidade quando as crianças podem brincar nas ruas sem medo. Podemos aplicar esses versículos espiritualmente assim: – quando Deus abençoa grandemente uma igreja cristã, certamente há muitas pessoas idosas nela, aquelas que, por sua longa experiência e sabedoria amadurecida, são capazes de ensinar a outras pessoas as lições que têm. eles mesmos aprenderam aos pés de Jesus. Feliz é a igreja que tem muitos pais e mães em Israel. Ao mesmo tempo, uma igreja que é amplamente abençoada por Deus também terá muitos jovens convertidos, que serão tão cheios de vida e alegria quanto as crianças que brincam nas ruas de uma cidade em tempo de paz. Há um texto verdadeiro tanto no sentido literal quanto no espiritual: “Eis que os filhos são uma herança do Senhor. . . . Feliz é o homem que tem sua aljava cheia deles. Não existe uma glória tão grande para um ministro cristão e uma igreja cristã, como a de ter uma abundância de filhos espirituais e multidões de convertidos levados a Cristo. Assim será com qualquer igreja quando Deus estiver no meio dela.

Zacarias 8: 6 . Assim diz o Senhor dos exércitos; Se é maravilhoso aos olhos dos remanescentes desse povo hoje em dia, também deveria ser maravilhoso aos meus olhos? diz o Senhor dos exércitos.

Esta é uma passagem muito notável, alertando-nos para não julgarmos a Deus sozinhos. Embora algo possa ser difícil para nós, não há dificuldades com Deus. Não, mesmo que imaginemos que algo seja impossível ao homem, a palavra impossibilidade não tem relação com a Deidade, pois “com Deus todas as coisas são possíveis”. Você está com problemas hoje? Você diz que é impossível ser entregue? É fácil para Deus libertá-lo, embora a tarefa pareça muito difícil para você. Você sente o peso do seu pecado e imagina que é impossível que seu pecado seja perdoado? Você o consideraria um milagre; e porque parece tão maravilhoso para você, você acha que é maravilhoso aos olhos de Deus? Lembre-se do que ele disse pela boca de Isaías: “Meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os seus caminhos, meus caminhos, diz o Senhor.” Considere a infinita diferença entre Deus e o homem, e não olhe mais para Deus através dos óculos enganadores de sua própria fraqueza.

Zacarias 8: 7-8 . Assim diz o Senhor dos exércitos; Eis que salvarei meu povo da terra oriental e da terra ocidental; e eu os trarei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, na verdade e na justiça.

Marque a linguagem enfática de Deus, quão cheia é de “vontades” e “vontades”. “Eu irei” e “eles devem”, diz ele, repetidas vezes; e se Deus diz: “Eu irei”, quem ousará dizer que não será? O que Deus declara certamente acontecerá. Certamente, essa é uma linguagem de ouro de conforto para aqueles que estão curvados; então, quão grande deve ser a pecaminosidade dessa incredulidade que se atreve a se desesperar quando Deus diz “deve” e “deseja”! Essa frase do oitavo verso contém o evangelho inteiro em duas frases curtas: “Eles serão o meu povo, e eu serei o Deus deles”. Este é o teor da aliança da graça. Não há “se”, “nem”, mas “nem” porventura “nele, Deus não diz:” Eu serei o Deus deles se eles forem o meu povo; ” nem: “Eu os amarei se eles cumprirem minhas leis”. Essa é a antiga aliança de obras, que foi quebrada para sempre; mas a aliança da graça segue assim: “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, na verdade e na justiça”.

Zacarias 8: 9-11 . Assim diz o Senhor dos exércitos; Sejam fortes as mãos, que ouvem nestes dias estas palavras pela boca dos profetas, que foram no dia em que o fundamento da casa do SENHOR dos Exércitos foi posto, para que o templo fosse construído. Pois antes daqueles dias não havia nenhum contrato para o homem, nem qualquer contrato para o animal; nem houve paz para ele que saiu ou entrou por causa da aflição; pois pus todos os homens todos contra o seu próximo. Mas agora não serei para o resíduo deste povo como nos dias anteriores, diz o Senhor dos exércitos.

O povo judeu havia sido levado à abjeta pobreza; todos eram tão pobres que não havia ninguém que pudesse contratar seu companheiro ou pagar pelo aluguel de um animal de carga. Isso foi antes da fundação do templo de Salomão; mas, à medida que essa maravilhosa estrutura cresceu, o Estado também cresceu; e, freqüentemente, a prosperidade de uma igreja traz prosperidade para as pessoas ao seu redor, e para o resíduo do povo de Deus chega uma bênção, e não uma maldição.

Zacarias 8:12 . Pois a semente será próspera;

É um presságio feliz para uma igreja quando a Palavra pregada está com poder.

Zacarias 8:12 . A videira dará fruto, e a terra dará aumento,

Felizes são os corações que são como videiras frutíferas, e o solo bom e fértil que produz trinta, sessenta ou cem vezes mais.

Zacarias 8:12 . E os céus darão seu orvalho;

Não podemos produzir frutos para Deus sem as influências do Espírito Santo. É o “ventre da manhã”, do qual Davi fala nos Salmos 110: 3 , e do qual o precioso fruto do Espírito deve vir.

Zacarias 8: 12-15 . E farei com que o restante deste povo possua todas essas coisas. E acontecerá que, como eras uma maldição entre os gentios, ó casa de Judá e casa de Israel; assim eu te salvarei, e sereis uma bênção; não temas, mas deixa as tuas mãos fortes. Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Como pensei em puni-lo, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos exércitos, e não me arrependi; assim também pensei hoje em dia fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá: não temas.

Você notou a repetição da exortação “Não temas” e, novamente, “Não temas”? O Senhor sabe quantas travessuras duvidam e temem seu povo e, portanto, muitas vezes, nas Escrituras, ele lhes dá um golpe. Os “medos” não faltam nas Escrituras; seria bom que você transformasse cada um deles em uma forca sobre a qual pendurar sua incredulidade até que ela morra. Qual é o seu medo neste momento? Qual é a causa do seu tremor? “Não temas”, diz Deus para você; você se atreverá a temer depois disso?

Zacarias 8: 16-17 . Estas são as coisas que fareis; Dize a verdade a todo homem a seu próximo; execute o julgamento da verdade e da paz nas suas portas; e nenhum de vocês imagine mal em seus corações contra o próximo;

Alguns disseram perversamente que “o pensamento é livre e não pode ser condenado”; mas aqui vemos que, se for atrás do mal, é algo perverso que Deus abomina.

Zacarias 8: 17-19 . E não ames o juramento falso; porque todas estas são coisas que odeio, diz o SENHOR. E a palavra do SENHOR dos Exércitos veio a mim, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos; O jejum do quarto mês, o jejum do quinto e o jejum do sétimo e o jejum do décimo serão para a casa de Judá alegria e alegria, e festas alegres; portanto ame a verdade e a paz.

Deus transforma jejuns tristes em festas alegres quando visita seu povo apaixonado. Existe alguém aqui que está tendo um longo jejum? Sua alma foi gravemente aflita? Você tem estado desanimado e tremendo, para não ter alegria e alegria? Ah, quando o Senhor Jesus Cristo se revelar a você, em breve ele mudará seu triste estado para algo mais brilhante e melhor. Ele lhe dará “beleza pelas cinzas, o óleo da alegria pelo luto, a vestimenta de louvor pelo espírito do peso”. Olhe para cima, pobre alma trêmula, para além da colina do Calvário, onde Jesus sangrou e morreu por você, e aí suas alegrias começam, e nunca, nunca terminam.

Zacarias 8: 20-21 . Assim diz o Senhor dos exércitos; Acontecerá ainda que virão pessoas e habitantes de muitas cidades; e os habitantes de uma cidade irão para outra, dizendo: Vamos rapidamente orar diante do Senhor e buscar o Senhor dos exércitos. : Eu irei também.

Você vê que, nos últimos dias, deve haver um grande espírito de oração e de buscar o Senhor. Isso incluirá a audição da Palavra e o amor à verdade; e um bom sinal é que as pessoas dirão: “Vamos rapidamente”. Eles não chegarão tarde, como muitos fazem hoje em dia, apenas se sentando quando as Escrituras estão sendo lidas, em vez de estarem presentes na oração de abertura. Lamento dizer que alguns de vocês estão ficando cada vez mais tarde; e uma manhã, certamente cumprirei minha ameaça e pregarei o sermão primeiro, a menos que você seja mais pontual. Um pouco mais de reflexão, e um pouco mais cedo, e todos vocês podem estar na casa de Deus a tempo. Davi desejava ser porteiro na casa do Senhor, e você sabe que o porteiro é sempre o primeiro a entrar e o último a sair. Que todos vocês tenham mais do espírito de Davi, embora nem todos possam ser porteiros! Essas pessoas devem dizer: “Vamos rapidamente (a leitura marginal é ‘continuamente’) para orar diante do Senhor e buscar o Senhor dos exércitos: Eu também irei.” Essa é a melhor maneira de levar outras pessoas à casa de Deus – dizendo: “Eu também irei”. Eu li que Júlio César nunca disse a seus soldados: “Vá”, mas “Deixe-nos ir”. Portanto, devemos procurar levar outras pessoas à casa de Deus dizendo a eles: “Vamos; . . . Eu também irei.

Zacarias 8: 22-23 . Sim, muitos povos e nações fortes virão buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém e orar diante do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos; Naqueles dias acontecerá que dez homens se apoderarão de todas as línguas das nações, até se apoderarão da saia daquele que é judeu, dizendo: Nós iremos contigo; porque ouvimos que Deus está com você.

Nos últimos dias, os judeus, que ainda são desprezados, oprimidos e perseguidos em muitos países, serão tão altamente honrados por Deus que homens de outras nacionalidades desejarão estar em sua companhia. Mas, sem dúvida, há aqui uma referência especial a Jesus, o judeu, o Filho de Deus, que também se tornou o Filho de Maria. Oh, que neste mesmo dia, muitos judeus e gentios possam agarrar sua saia por uma fé viva, e assim receber bênçãos dele e ser salvos no Senhor com uma salvação eterna!

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor dos exércitos. Veja nota em Zacarias 1: 3 .

para mim Alguns códigos, com três edições impressas iniciais, aramaico e siríaco, leem essas palavras no texto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *