Estudo de Salmos 34:17 – Comentado e Explicado

Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias.
Salmos 34:17

Comentário de Albert Barnes

Os justos clamam, e o Senhor ouve – Ou seja, uma das vantagens ou benefícios de ser justo é o privilégio de chorar a Deus ou de invocar seu nome, com a certeza de que ele nos ouvirá e nos libertará. Ninguém jamais apreciou completamente o “privilégio” de poder invocar Deus; o privilégio da oração. Não há bênção conferida ao homem em seu estado atual superior a isso; e ninguém pode entender completamente a força do argumento derivado disso em favor do serviço de Deus. Que mundo seria esse – quão triste, quão desamparado, quão miserável – se não houvesse Deus a quem os culpados, os sofredores e os tristes pudessem vir; se Deus era um Ser que nunca ouviu a oração; se ele era um Ser caprichoso que poderia ou não ouvir a oração; se Ele fosse um Ser governado por emoções atrevidas, que agora ouviriam os justos, e depois os iníquos, e então nenhum deles, e que dispensavam Seus favores em resposta à oração por nenhuma regra certa!

E os livra de todos os seus problemas;

(1) Ele freqüentemente os livra de problemas nesta vida em resposta à oração.

(2) ele os livrará literalmente de todos os problemas da vida futura.

A promessa não é realmente que eles serão libertados de todos os problemas da terra, mas a idéia é que Deus é capaz de resgatá-los dos problemas aqui; que Ele freqüentemente faz isso em resposta à oração; e que, no caso de toda pessoa justa, haverá uma libertação segura e completa de todos os problemas futuros. Compare as notas no Salmo 34: 6 : veja Salmo 34:19 .

Comentário de E.W. Bullinger

chorar = chorar.

ouve = ouviu.

libera = foi resgatado.

Comentário de Adam Clarke

Os justos clamam – Não há palavra no presente texto hebraico para justos; mas todas as versões preservam. Suponho que foi perdido por sua semelhança com a palavra ???? tsaaku , eles choram ?????? ???? tsaaku tsaddikim , o choro justo.

Comentário de John Calvin

17. Eles (700) choraram, e Jeová os ouviu. O significado do salmista é que eles são ouvidos tantas vezes quanto choram. Esta é uma doutrina aplicável a todos os tempos; e Davi não se limita a relatar o que Deus fez uma ou duas vezes, mas o que ele está acostumado a fazer. É também uma confirmação da frase anterior, onde ele havia dito que os ouvidos do Senhor estão abertos ao clamor dos justos; pois agora ele demonstra com efeito que Deus não é surdo quando colocamos nossas queixas e gemidos diante dele. Pela palavra clamor , somos ensinados que, embora Deus defenda os justos, eles não estão isentos de adversidades. Ele regula a proteção que ele lhes proporciona de uma maneira tão maravilhosa, que, apesar de exercê-los por várias provações. Do mesmo modo, quando vemos aqui que a libertação é prometida apenas àqueles que clamam a Deus, isso não deve ser um pequeno incentivo para que oremos a ele; pois não é sua vontade que os piedosos considerem sua providência a ponto de se entregar à ociosidade, mas antes, estando firmemente convencidos de que ele é o guardião de sua segurança, devem dirigir-lhe suas orações e súplicas.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 32:20 – Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.

2 Crônicas 32:24 – Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. Ele orou ao Senhor, que lhe respondeu dando-lhe um sinal miraculoso.

Salmos 34:6 – Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações.

Salmos 34:15 – Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

Salmos 34:19 – O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Atos dos Apóstolos 12:5 – Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *