Estudo de Salmos 102:23 – Comentado e Explicado

Deus esgotou-me as forças no meio do caminho, abreviou-me os dias.
Salmos 102:23

Comentário de Albert Barnes

Ele enfraqueceu minha força no caminho – Margem, como no hebraico, “aflito”. A idéia é que Deus havia retirado sua força; ele o enfraqueceu – humilhou-o – o deixou triste pela tristeza. A palavra “caminho” refere-se ao curso que ele estava seguindo. Em sua jornada de vida, Deus o havia afligido – humilhado – prostrado. O salmista aqui se afasta da visão exultante que ele tinha do futuro Salmo 102: 21-22 e retoma sua queixa – a lembrança de seus problemas e tristezas Salmo 102: 3-11 . Ele fala, sem dúvida, em nome de seu povo, e descreve problemas comuns a todos eles. Talvez a alusão a seus problemas aqui possa ser planejada, como tal lembrança deve fazer, para aumentar seu senso da bondade e misericórdia de Deus nas bênçãos antecipadas do futuro.

Ele encurtou meus dias – Compare Jó 21:21 ; Salmo 89:45 . Ou seja, ele parecia estar prestes a me separar da vida e me levar para o túmulo. O salmista sentiu-se tão confiante de que iria morrer – que não poderia suportar esses problemas, mas deveria afundar sob eles, que falou como se já estivesse feito. Compare o Salmo 6: 4-5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 102: 23 . Ele enfraqueceu minha força A conexão é esta: “Apesar dessas gloriosas esperanças de ser rapidamente restaurado ao meu país de origem, acho que através de contínuas aflições Deus enfraqueceu minha força, mesmo enquanto pensava que estava no caminho dessa felicidade; e que, devido ao curto restante da minha vida, não poderei alcançá-lo. ” Mas ele continua: “Embora eu não viva para ter parte da alegria pública por essa restauração; ainda assim você, que é um Deus eterno e imutável, cujos anos são ao longo de todas as gerações, não deixará de fazer aqueles que me sobrevivem. feliz nisso. ”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 102: 23 . Ele – Nomeadamente, Deus, a quem ele considerou trazer essas calamidades sobre eles por seus pecados, e a quem, portanto, ele solicita alívio; enfraqueceu minha força no caminho – Ou seja, logo prejudicou a prosperidade e a condição próspera de nossa igreja e comunidade, no curso de nossos negócios. “Eles foram por muitas eras”, diz Henry, “no caminho da realização da grande promessa feita a seus pais, a respeito do Messias, desejando tanto quanto sempre um viajante desejava estar no final de sua jornada; as instituições legais os lideraram no caminho; mas quando as dez tribos foram perdidas na Assíria e as duas quase perdidas na Babilônia, a força daquela nação foi enfraquecida e, em todas as aparências, seus dias foram encurtados, pois disseram: Nossa esperança está perdida, estamos cortados por nossas partes, Ezequiel 37:11 . ” “O profeta”, diz o Dr. Horne, “na pessoa do cativeiro Sião, tendo, nos Salmos 102: 13-22 , expressado sua fé e esperança na prometida redenção, agora retorna às suas queixas tristes, como nos Salmos 102: 11. . Israel não duvida da veracidade de Deus, mas teme que sua mão pesada esmague a geração então existente, antes que eles contemplem a expiração de seus problemas. Eles estavam no caminho, mas suas forças estavam tão enfraquecidas, e seus dias encurtados, que quase se desesperaram por esperar o fim de sua jornada. ” O bispo Patrick, no entanto, supõe que o salmista falou de si mesmo e interpreta a passagem da seguinte maneira: “Eu esperava ter vivido para ver este tempo abençoado (a saber, da redenção de Babilônia e da adesão das nações gentias à a igreja de Deus, mencionada nos versículos anteriores,) “e pensei que eu estava no caminho dela, Esdras 3: 8 . Mas ele parou nosso começo vigoroso, Esdras 4: 4 , e assim me afligiu tanto, que sinto que estou aquém das minhas expectativas. ” O Dr. Dodd entende as palavras quase no mesmo sentido, observando: “A conexão é esta: ‘Não obstante essas esperanças gloriosas de ser rapidamente restaurada ao meu país natal, eu acho que, através da aflição contínua, Deus enfraqueceu minha força, mesmo enquanto eu pensava. Eu estava no caminho dessa felicidade; e que, devido ao curto restante da minha vida, não poderei alcançá-lo. ‘”Essa interpretação das palavras se conecta bem ao versículo a seguir.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele enfraqueceu. Um retorno ao assunto correspondente a (versículos: Salmos 102: 3-11 ), acima.

no caminho: isto é, de Sua humilhação.

Comentário de Adam Clarke

Ele enfraqueceu minha força no caminho – Somos levados tão baixo em nosso cativeiro pela opressão, por todas as espécies de uso duro e pela morte, que agora não há esperança de nossa restauração por quaisquer esforços nossos.

Comentário de John Calvin

23. Ele afligiu minha força da maneira que alguns restringem indevidamente esta queixa ao tempo em que os judeus foram submetidos a muito aborrecimento depois que a liberdade lhes concedeu o retorno à sua própria terra. Antes, devemos entender a palavra jornada ou caminho em um sentido metafórico. Como a manifestação de Cristo era o objetivo da corrida que o povo antigo de Deus estava executando, eles justamente reclamam que estão aflitos e enfraquecidos no meio de seu curso. (158) Assim, eles colocaram diante de Deus sua promessa, dizendo-lhe que, embora não tivessem corrido ao acaso, mas tivessem confiado sua proteção, eles foram, no entanto, quebrados e esmagados por sua mão no meio de sua jornada. Na verdade, não encontram defeitos nele, como se ele tivesse decepcionado a esperança deles; mas totalmente convencidos de que ele não lida enganosamente com aqueles que o servem, por essa queixa eles se fortalecem na esperança de uma questão favorável. No mesmo sentido, acrescentam, que seus dias foram encurtados, porque direcionaram sua visão para a plenitude do tempo, que não chegou até que Cristo fosse revelado. (159) Consequentemente, segue-se (versículo 24) : Não me corte no meio dos meus dias. Eles comparam o período intermediário até que Cristo apareça no meio da vida; pois, como já foi observado, a Igreja somente alcançou a idade perfeita em sua vinda. Essa calamidade, sem dúvida, havia sido predita, mas a natureza da aliança que Deus havia firmado com seu povo antigo exigia que ele os tomasse sob sua proteção e os defendesse. O cativeiro, portanto, foi como se fosse uma ruptura violenta, na qual os piedosos oraram com maior confiança, para que não fossem prematuramente levados no meio de sua jornada. Ao falar dessa maneira, eles não estabeleceram para si um certo termo da vida; mas como Deus, adotando-os livremente, lhes dera o começo da vida, com a certeza de que os manteria até o advento de Cristo, eles poderiam, com toda a certeza, apresentar e alegar essa promessa. Senhor, como se eles tivessem dito, você nos prometeu vida, não por alguns dias, ou por um mês ou por alguns anos, mas até que você renove o mundo inteiro, e reúna todas as nações sob o domínio do seu Ungido. 1.

Comentário de John Wesley

Ele enfraqueceu minha força no caminho; ele encurtou meus dias.

Ele – Deus.

O caminho – No meio do curso de nossas vidas. Alguns pensam que o salmista aqui fala de toda a comunidade como de um homem, e de sua continuidade, como da vida de um homem.

Referências Cruzadas

Jó 21:21 – Pois, que lhe importará a família que deixa atrás de si quando chegar ao fim os meses que lhe foram destinados?

Salmos 89:38 – Mas tu o rejeitaste, recusaste-o e te enfureceste com o teu ungido.

2 Tessalonicenses 2:3 – Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.

1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

2 Timóteo 3:1 – Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

Apocalipse 11:2 – Exclua, porém, o pátio exterior; não o meça, pois ele foi dado aos gentios. Eles pisarão a cidade santa durante quarenta e dois meses.

Apocalipse 12:13 – Quando o dragão viu que havia sido lançado à terra, começou a perseguir a mulher que dera à luz o menino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *