Estudo de Salmos 89:38 – Comentado e Explicado

E, contudo, vós o repelistes e rejeitastes, gravemente vos irritastes contra aquele que vos é consagrado.
Salmos 89:38

Comentário de Albert Barnes

Mas você rejeitou – literalmente, você tratou como uma coisa suja e ofensiva; você o tratou a quem essas promessas foram feitas, como se ele fosse um objeto vil e detestável – como aquele que alguém joga fora porque é inútil ou ofensivo.

E abominou – Desprezou; isto é, como se fosse um objeto de aversão ou desprezo. Compare o Salmo 60: 1 , o Salmo 60:10 .

Você se indignou – literalmente: “Sofreu (tua ira) transbordar” ou derramar-se. Veja Salmo 78:21 , Salmo 78:59 .

Com o teu ungido – Com aquele que havia sido ungido como rei – ungido como o teu próprio – para administrar a justiça e governar por ti. 1 Samuel 16: 1 , 1 Samuel 16:13 . Isso pode parecer referir-se ao tempo de Absalão, quando Davi foi expulso de seu trono e seu reino; veja, no entanto, a introdução ao salmo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89:38 . Você se indignou com o seu ungido um dos posteriores de Davi e seu legítimo sucessor no reino. Estes versículos são aplicáveis ??a Zedequias. Veja 2 Reis 24:20 ; 2 Reis 25: 6-7 e Lamentações 4:20 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89: 38-45 . Mas você se afastou – Tendo até então declarado a certeza das promessas de Deus, ele agora passa a mostrar a inadequação das atuais dispensações da providência de Deus a esse respeito, e humildemente expõe com Deus sobre isso. Você se indignou com o seu ungido . Aquela pessoa e família que você investiu no reino. Tu anulaste, etc. – O que parece contrário à tua palavra dada, Salmos 89:34 . Tu profanaste sua coroa – Ao expor essa pessoa sagrada, família e reino ao desprezo, e entregando seu cetro e poder nas mãos dos incircuncisos. Derrubaste todas as suas sebes – Todos os meios de sua proteção e segurança. Ele é uma censura a seus vizinhos – Um objeto de seu desprezo e reprovação. Este é o ungido do Senhor? Essa é a família e o reino eternos? Puseste a mão direita dos seus adversários – lhes deste coragem, poder e sucesso. Tu viraste a ponta da sua espada – para que ele não possa ofender os seus inimigos nem se defender. E não o fez ficar de pé – mas fugir e cair diante de seus inimigos; pois mais se entende do que aquilo que se expressa. Abreviou os dias de sua juventude – O estado jovem e florescente do reino de Davi era muito curto, e não alcançou além de seus próximos sucessores, e estava definhando, gradualmente, até agora, quando parecia estar morto e enterrado .

Comentário de E.W. Bullinger

Tua = Tua própria.

Comentário de Adam Clarke

Mas você se afastou – até agora o salmista falou da aliança de Deus com Davi e sua família, o que os levou a esperar todo tipo de prosperidade e uma perpetuidade do trono judaico; agora ele mostra o que lhe parece um fracasso da promessa, e o que ele chama no versículo seguinte anula a aliança de seu servo. Deus não pode mentir para Davi; Como é então que a sua coroa é profanada, e é lançada ao chão; a terra sendo possuída por estranhos e as doze tribos no cativeiro mais vergonhoso e opressivo?

Comentário de John Calvin

38. Mas você o abominou e o rejeitou. Aqui o profeta reclama que, em conseqüência do estado decadente do reino, a profecia parecia ter falhado em sua realização. Não que ele acuse Deus da falsidade; mas ele fala desta maneira, para que com toda liberdade possa lançar seus cuidados e mágoas no seio de Deus, que nos permite lidar com ele de maneira familiar. Sem dúvida, nos tornamos enquadrar nossos desejos de acordo com a vontade divina; mas não se pode dizer que essa pessoa ultrapassa os limites devidos, que lamenta humildemente que é privada dos sinais do favor divino, desde que não se desespere ou murmure rebelde contra Deus; e veremos depois que o profeta, quando abençoa a Deus no final do salmo, oferece uma prova de submissão tranquila, pela qual corrige ou qualifica suas queixas. Quem, portanto, que Rabbin foi quem sustentou que é ilegal recitar esse salmo, ele foi levado por uma irritação tola e ímpia a condenar o que Deus carrega em seus filhos. Ao tomar a liberdade de expor-se a Deus, o profeta não tinha outro objetivo em vista, a não ser que ele resistisse mais efetivamente à desconfiança e à impaciência, desabafando-se na presença divina. Além disso, as palavras ” Você o odiou e o rejeitou”, se criticadas de acordo com as regras da língua grega e latina, serão pronunciadas como deselegantes; pois a palavra que é mais enfática é colocada em primeiro lugar, e depois é adicionada outra que é menos enfática. Mas como os hebreus não observam nossa maneira de arranjar a esse respeito, a ordem aqui adotada é bastante consistente com o idioma da língua hebraica. O terceiro verbo contém a razão dessa mudança por parte de Deus, ensinando-nos que o rei foi rejeitado porque Deus se enfureceu contra ele. Alguns pensam que existe aqui um recital da zombaria com que os inimigos do povo escolhido se entregaram, uma opinião que eles adotam para evitar a dificuldade decorrente de ver esse tipo grave de queixa, proferida pela Igreja, que provou uma pedra de tropeço para o rabino acima mencionado, que por causa disso ele condenou todo o salmo. Mas deve-se observar que o profeta fala de acordo com o sentimento e apreensão comuns dos homens; enquanto, ao mesmo tempo, estava plenamente convencido de que o rei que fora escolhido por Deus não podia ser rejeitado por ele.

No mesmo sentido, devemos entender o que se segue (versículo 39) sobre o cancelamento da aliança – Você fez cessar a aliança de seu servo. O profeta não cobra a Deus com leviandade e inconstância: ele apenas reclama que aquelas promessas notáveis ??das quais ele havia falado tinham que aparecer desapareceram e não deram em nada. Sempre que os fiéis fazem a pergunta,

“Quanto tempo você me esquecerá, ó Senhor?” “Acorde, por que dorme, ó Senhor?”
( Salmos 13: 1 )

eles certamente não devem ser entendidos como atribuindo esquecimento ou sono a ele: eles apenas colocam diante dele as tentações que carne e sangue sugerem a eles, a fim de induzi-lo rapidamente a socorrê-los sob a enfermidade com que estão angustiados. Não é então maravilhoso, embora o profeta, em meio a uma desolação tão horrível, tenha sido afetado pelas enfermidades pelas quais a natureza humana é tão suscetível em tais circunstâncias e, assim, levado a fazer a afirmação de que o que Deus prometeu estava longe de ser manifestamente realizado. Quando ele viu todas as coisas contrárias à promessa Divina, ele não era um homem de coração de aço a ponto de permanecer imóvel em um espetáculo tão lamentável e confuso. Mas, entrando livremente na presença Divina, ele busca um remédio para não ser tragado pela tristeza, o que seria o caso se ele se entregasse ao repúdio secreto e negligenciasse esse meio de alívio. O que é acrescentado no final do versículo : Lançaste sua coroa à terra, parece não se aplicar ao tempo de Roboão, a menos que, talvez, o desmembramento do reino possa ser denotado pelo lançamento da coroa ao terra. As declarações que são feitas imediatamente após devem necessariamente se referir a uma maior calamidade. Se isso for admitido, o autor do salmo deve ter sido uma pessoa diferente de Ethan, que era um dos quatro homens sábios, dos quais é mencionada a história sagrada ( 2 Reis 4:31 ). Nesse caso, deixo que todos adotem a conjectura que lhe parece a mais provável.

Comentário de John Wesley

Mas tu rejeitaste e aborreceste, e indignaste-te com o teu ungido.

Mas – Tendo declarado até agora a certeza das promessas de Deus, ele agora humildemente expõe com Deus sobre isso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *