Estudo de Jeremias 30:23 – Comentado e Explicado

Eis a tempestade do Senhor, a explosão do seu furor, a borrasca que turbilhona, prestes a irromper sobre a cabeça dos maus.
Jeremias 30:23

Comentário de Adam Clarke

O turbilhão do Senhor – Uma tempestade terrível de desolação, –

Cairá com dor sobre a cabeça dos ímpios – Sobre Nabucodonosor e os caldeus.

Comentário de John Calvin

O Profeta parece falar abruptamente; pois nada poderia ser mais agradável do que a promessa que Deus faz, que ele seria um Pai para o povo; mas ele imediatamente acrescenta que surgiria um turbilhão envolvente , que permaneceria na cabeça dos ímpios. Essas coisas, à primeira vista, parecem não se harmonizar. Mas a última frase pode ser aplicada aos pagãos, ou a qualquer um dos inimigos da Igreja; pois sempre que Deus aparece como o Salvador do seu povo, sua vingança sai e é derramada sobre os iníquos. Portanto, declarações como as seguintes ocorrem frequentemente,

“O dia da minha vingança está próximo e o ano da minha visitação.” ( Isaías 63: 4 )

Isaías se une a ambos, o favor de Deus e sua vingança: e isso é freqüentemente feito pelos outros Profetas, para que possamos ver que a misericórdia de Deus não pode ser percebida de maneira clara e distinta para com os fiéis, exceto quando seu julgamento, por outro lado, é conspícuo quanto aos ímpios. Portanto, esta passagem pode ser explicada. Mas podemos assim conectar as palavras do Profeta – que ele gentilmente se esforçou para atrair o povo, oferecendo-lhes o favor de Deus; mas, tendo visto que isso seria desprezado, como afirmamos ontem, pela maior parte deles, ele agora os ameaça sazonalmente, que se eles recusassem o favor oferecido, tal ingratidão não poderia ser suportada por Deus. E este é um modo de ensino comum nas Escrituras. Pois Deus, por sua vez, manifesta sua bondade de modo a estimular os homens; mas, ao vê-los não apenas preguiçosos e atrasados, mas também perversos e ingratos, ele declara que eles não serão punidos se desprezarem seu favor. A verdade anterior então concorda bem com o que o Profeta diz agora: – que a ira de Deus surgisse como uma tempestade tempestuosa.

Depois, acrescenta, um turbilhão ou uma tempestade, propriamente, uma tempestade que se acumula. O verbo é ??? gur, em forma reduplicada e em Hithpael. Uma frase semelhante é encontrada em Jeremias 23:19 ; mas ali o Profeta usou outra palavra, conforme exigido pelo sujeito. (19) Alguns o consideram “caindo”, pois ??? , gur significa cair; e esse significado é adequado, “uma tempestade que cai”, ou seja, impetuosamente descendo, para permanecer na cabeça dos iníquos. Mas o sentido anterior foi adotado de maneira mais geral e estou disposto a adotá-lo; pois tende a abalar os homens com terror, quando se diz que a tempestade é como um turbilhão, pois gira e gira, de modo que não pode ser evitada. O significado então é que a vingança de Deus seria fatal para todos os iníquos. Mas podemos levar o ímpio, ????? reshoim, para os desprezadores de Deus, embora se vangloriando de seu nome, bem como para estrangeiros; mas estou inclinado a incluir ambos, até inimigos domésticos e estrangeiros de Deus; como se o Profeta tivesse dito, que não havia remédio, exceto que eles fugiram para a misericórdia de Deus. Em seguida, segue:

Muitas cópias já foram aqui antes, como na passagem anterior, onde é omitida apenas em uma cópia. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

turbilhão contínuo = uma tempestade rolando para cima: isto é, uma tempestade que ruge.

os maus = hebreus (plural) hebraico. rasha “. App-44.

Comentário de John Wesley

Eis que o furacão do Senhor sai furioso, um furacão contínuo; cairá com dor sobre a cabeça dos ímpios.

A continuação – Não é uma explosão repentina, que deve passar por aqui, mas uma vingança que deve permanecer.

Referências Cruzadas

Salmos 58:9 – Os ímpios serão varridos antes que as suas panelas sintam o calor da lenha, esteja ela verde ou seca.

Provérbios 1:27 – quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.

Jeremias 23:19 – Vejam, a tempestade do Senhor! A sua fúria está à solta! Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios.

Jeremias 25:32 – Assim diz o Senhor: “Vejam! A desgraça está se espalhando de nação em nação; uma terrível tempestade se levanta desde os confins da terra”.

Zacarias 9:14 – Então o Senhor aparecerá sobre eles; sua flecha brilhará como o relâmpago. O Soberano Senhor tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *