Estudo de Mateus 17:14 – Comentado e Explicado

E, quando eles se reuniram ao povo, um homem aproximou-se deles e prostrou-se diante de Jesus,
Mateus 17:14

Comentário de Albert Barnes

E quando eles vieram para a multidão – Isso aconteceu no dia seguinte à transfiguração, Lucas 9:37 . Essa multidão provavelmente era composta de pessoas que haviam participado de seu ministério, muitas das quais eram seus verdadeiros discípulos. Com eles, como Marcos Marcos 9:15 nos informa, estavam “escribas questionando-os”. Ou seja, eles provavelmente estavam fazendo indagações sobre o Salvador, mas realmente tentando apresentar seus próprios sentimentos e afastá-los dele. Provavelmente, eles astuciosamente fizeram muitas perguntas sobre seu nascimento, sua família, sua aparência, seu modo de vida e suas instruções, todas contrárias à expectativa geral em relação ao Messias, e pretendiam, portanto, insinuar que essa pessoa não poderia ser o Cristo. As pessoas foram convencidas de que ele era o Messias. e não teria feito para atacar abertamente suas opiniões, mas eles tentaram ganhar o mesmo ponto com insinuações astutas. O erro é sempre sutil, e muitas vezes aparece como uma pergunta calma e honesta. Bem, ele os comparou aos fermentos, Mateus 16: 11-12 . A multidão, vendo Jesus descendo, deixou os escribas e correu para encontrá-lo (Marcos). Eles ficaram surpresos, provavelmente porque não esperavam vê-lo lá. Na alegria de encontrá-lo dessa maneira inesperada, eles o “saudaram” (Marcos); isto é, provavelmente eles se prostraram diante dele após a maneira de saudação nos países orientais. Veja as notas em Lucas 10: 4 . Jesus, vendo os escribas e seu ardiloso desígnio, os reprovou, perguntando-lhes por que questionaram assim com seus discípulos, Marcos 9:16 . Conscientes de sua culpa e propósito básico, eles não responderam.

Um certo homem ajoelhado diante dele – isto é, saudando-o ou mostrando grande consideração por ele. Veja as notas em Lucas 10: 4 . Não implicava homenagem religiosa, mas apenas alto respeito e súplica.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 17: 14-18 . E quando eles chegaram à multidão – Nomeadamente, no dia seguinte, Lucas 9:37 , chegou um certo homem ajoelhado diante dele – Com grande humildade diante de Jesus, e com profunda reverência por ele, e dizendo: Senhor, tenha misericórdia de meu filho – compaixão sua condição miserável, pois ele é louco e dolorido vexado – com ataques terríveis. “A doença deste homem”, diz Campbell, “devemos, a partir dos sintomas, chamar epilepsia, em vez de loucura. A denominação dada ( se????a?eta? ) mostra os sentimentos gerais, naquele tempo, sobre a influência da lua nesse tipo de doença. ” Parece de Marcos 9: 17-20 ; Lucas 9:39 ; (veja as anotações) que a desordem, qualquer que fosse, era devida a ser possuída por um espírito maligno; no entanto, pode-se dizer que ele é lunático, embora seu caso seja principalmente sobrenatural, pois o espírito maligno sem dúvida tiraria vantagem da influência que as mudanças da lua exercem sobre o cérebro e os nervos. Eu o trouxe aos teus discípulos – Isso ele havia feito na ausência de Cristo; e eles não puderam curá-lo – não puderam expulsar o espírito maligno, como parecia ter tentado sem sucesso. Cristo deu aos discípulos poder para expulsar demônios, quando os enviou para ensinar e pregar, Mateus 10: 1 ; Mateus 10: 8 , e então eles tiveram sucesso; todavia, nesse momento, eles falharam na operação, embora houvesse nove deles juntos: e Cristo permitiu que isso, primeiro, os mantivesse humildes e mostrasse a eles sua dependência dele, e que sem ele nada poderiam fazer; 2d, para glorificar a si mesmo e a seu próprio poder. Jesus respondeu, ó geração sem fé e perversa – Nestas palavras, nosso Senhor pode primeiro pretender reprovar tanto os discípulos quanto o pai da criança, pela fraqueza de sua fé. Com relação aos discípulos, isso parece evidente em Mateus 17:20 ; mas a reprovação, contida nas palavras, não poderia ser projetada principalmente para eles: pois, embora sua fé fosse fraca, eles não eram infiéis, nem parecem merecer uma repreensão tão aguda. Parece ter sido planejado para o povo e, talvez, especialmente para os escribas, mencionados em Marcos 9:14 , como disputando com os discípulos e, ao que parece, insultando-os, como tendo agora encontrado um caso. isso foi muito difícil para eles; uma cinomose que eles não podiam curar, nem mesmo pelo nome e poder de seu Mestre. E essa conduta dos escribas, que procedeu de sua incredulidade, era altamente criminosa, pois Jesus já havia feito tantas demonstrações inegáveis ??de seu poder e missão divina. Portanto, ele não os tratou pior do que eles mereciam, chamando-os de geração sem fé e perversa, e acrescentando: quanto tempo ficarei com você – Ou seja, antes de você estar convencido? Até quando te sofrerei ou suportarei a tua infidelidade? Uma repreensão muito mais aplicável aos escribas, do que aos discípulos ou ao pai da criança, cuja fraqueza cuja fé procede da enfermidade humana, e não da obstinação e perversidade voluntárias. Depois de ter repreendido os escribas, ele se voltou para o pai da criança e disse: Traga-o aqui para mim – E enquanto ele o trouxe, o espírito maligno o atormenta, e ele cai no chão e espumante, Marcos 9: 20 ; Lucas 9:42 . Sem dúvida, Jesus poderia facilmente ter impedido esse ataque do diabo, mas ele sabiamente permitiu que as mentes dos espectadores ficassem impressionadas com uma sensação mais viva da angústia do jovem. Ele então repreendeu o diabo. – Ordenou que ele saísse da juventude, Marcos 9:25 . E a criança foi curada a partir daquela mesma hora – A cura foi imediata e perfeita! Grande incentivo para os pais levarem seus filhos, cujas almas estão sob o poder de Satanás, a Cristo, nos braços da fé e da oração! Ele é capaz de curá-los e tão disposto quanto possível.

Comentário de E.W. Bullinger

veio = desceu, & c. Compare Marcos 9:14 . Lucas 9:37 .

um certo homem = um homem. Grego. anthropos. App-123.

Comentário de Adam Clarke

Quando eles chegaram à multidão – Parece que uma congregação havia sido reunida durante a estadia de nosso Senhor no monte: quão grande deve ter sido o desejo dessas pessoas de ouvir as palavras de Cristo! A assembléia é auto-recolhida, e nenhum atraso do lado do pregador os desencoraja – eles continuam esperando por ele. Nos dias atuais, quão raro é esse zelo! Quão poucos, pelo convite mais patético, podem ser reunidos, mesmo nos momentos mais convenientes, para ouvir as mesmas doutrinas e curar suas almas pelo mesmo Cristo que opera maravilhas!

Ajoelhando-se diante dele – ou caindo de joelhos, ????pet?? . Os antigos consagraram o ouvido na memória; a testa ao gênio; a mão direita para a fé; e os joelhos à misericórdia: portanto, aqueles que imploravam favor caíram e tocaram os joelhos da pessoa cuja bondade eles suplicaram. Veja o comentário de Wakefield; e veja a nota em Êxodo 9:29 ; onde o assunto é amplamente explicado.

Comentário de John Wesley

E quando chegaram à multidão, veio a ele um certo homem, ajoelhando-se diante dele e dizendo:

Marcos 9:14; 11:37.

Referências Cruzadas

Marcos 1:40 – Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me! “

Marcos 9:14 – Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles.

Marcos 10:17 – Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? “

Lucas 9:37 – No dia seguinte, quando desceram do monte, uma grande multidão veio ao encontro dele.

Atos dos Apóstolos 10:25 – Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *