Estudo de Marcos 10:17 – Comentado e Explicado

Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
Marcos 10:17

Comentário de Albert Barnes

Saiu – Do lugar onde ele estava ensinando.

No caminho – Na estrada ou caminho em sua jornada.

Corrida – Mostrando assim a intensidade com que ele desejava conhecer o modo de vida. O zelo em saber como ser salvo é adequado, nem é possível que seja intenso demais se bem orientado. Nada mais é tão importante, e nada exige, portanto, tanto esforço e pressa.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 10: 17-22 . Chegou uma correndo, etc. – Ver notas em Mateus 19: 16-22 . E ele respondeu: Mestre, etc. – Ele está reprovado agora e solta o epíteto, Bom. Jesus, contemplando-o – e olhando em seu coração; amou-o – sem dúvida pelos amanheceres do bem que ele viu nele; e disse-lhe : Por amor terno, falta-lhe uma coisa: O amor de Deus, sem o qual toda religião é uma carcaça morta. Para isso, jogue fora o que é o grande obstáculo disso. Desista do seu grande ídolo, riquezas! Vá, venda tudo o que você tem.

Comentário de E.W. Bullinger

correndo = subindo. Um suplemento divino, aqui.

ajoelhado = ajoelhado. Um suplemento divino, aqui.

Mestre = Professor. App-98.

o que devo fazer . Sempre a questão do homem natural, de Gênesis 4: 3 em diante,

eterno . App-151.

vida. Grego. zoe. App-170.

Comentário de Adam Clarke

Chegou uma correndo – Veja o caso deste jovem rico explicado em grande parte em Mateus 19:16 ; (nota) etc.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 10: 17-19 . Chegou um correndo, São Lucas 18:18 chama essa pessoa de a???? t??, um certo governante, pelo qual pode ser entendido como um governante da sinagoga ou um membro do sinédrio. Esta pessoa esperava ter encontrado Jesus na cidade de Efraim; mas quando ele entendeu que havia deixado aquele lugar para ir a Jerusalém, correu atrás dele e, aproximando-se dele, ajoelhou-se em sinal de respeito e dirigiu-se a ele sobre uma pergunta importante, com o título de bom mestre. ou, como as palavras podem ser melhor traduzidas, bom professor. Veja em Mateus 23: 7 . Esse jovem governante, em seu discurso, pretendia ou pretendia fazer grande honra a Jesus, ajoelhando-se com ele, dando-lhe o título de bom professor e fazendo-lhe uma pergunta tão importante, com um ar como se ele tivesse concordado em sua decisão seja qual for. Portanto, Jesus primeiramente o repreendeu pela lisonja de seu endereço, Marcos 10:18 . Por que você me chama de bom? Não há nada bom, exceto um – que é Deus. “O que significa que você me chama, por meio de eminência, Bom, já que você não me considera mais do que um homem? Este título é alto demais e lisonjeiro para ser aplicado com tanta ênfase a qualquer rabino ou mera criatura; pois há ninguém absolutamente bom senão o próprio Deus, que é o autor de todo tipo de bondade. ” Veja Mateus 19:17 . No entanto, por ter expressado o desejo de conhecer o caminho para a vida eterna e possuidor de disposições diversas, Jesus respondeu a suas perguntas, orientando-o a guardar os mandamentos da segunda tabela da lei, Marcos 10:19, que ele mencionou sobre isso. ocasião, não porque sejam de maior importância que os preceitos do primeiro, mas porque existe uma conexão necessária entre os deveres de piedade para com Deus e de justiça, temperança e caridade para com os homens; e porque estes últimos não são tão facilmente falsificados quanto os primeiros. Como São Marcos parece colocar as palavras em fraude, não para o décimo mandamento, alguns supõem que seja uma chave para o sentido dessas palavras, que você não deve cobiçar; como se tivesse sido dito: “Não desejarás tanto as posses do teu próximo, como estar disposto a ferir o dono, privando-o delas, para que te protejas”. Mas São Paulo sugere fortemente que o sentido desse mandamento é muito mais extenso, Romanos 7: 7 .: E como os mandamentos anteriores haviam proibido invadir a vida, a cama, a propriedade ou a reputação de outro; portanto, isso sem dúvida exige uma guarda contra apetites e paixões irregulares, que em graus insensíveis podem levar os homens a assassinatos, adultério, roubo ou falso testemunho.

Comentário de Spurgeon

Marcos 10: 17-18 . E quando ele saiu pelo caminho, veio alguém correndo, ajoelhou-se e perguntou-lhe: Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? não há nada bom senão um, isto é, Deus.

Isso indicava que Cristo era mais do que homem. Se ele era realmente digno do título que o pesquisador lhe dava, ele era Deus, assim como o homem, pois “não há nada de bom além de um, que é Deus”.

Marcos 10: 19-20 . Tu conheces os mandamentos, não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não defraudarás, honra a teu pai e mãe. E ele respondeu, e disse-lhe: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.

Possivelmente, no sentido comum das palavras, ele havia observado esses mandamentos, mas Cristo testou a realidade de sua declaração.

Marcos 10: 21-22 . Jesus, vendo-o, o amava, e disse-lhe: Falta-te uma coisa: segue o teu caminho, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz e segue mim. E ele ficou triste com esse ditado, e foi embora aflito, pois possuía grandes posses.

Assim, ele provou que não havia cumprido perfeitamente nenhuma das leis, pois não amava o Senhor de todo o coração, nem o próximo como a si mesmo.

Marcos 10: 23-27 . E Jesus olhou em volta e disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos ficaram surpresos com suas palavras. Mas Jesus respondeu novamente e disse-lhes: Filhos, quão difícil é para aqueles que confiam em riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil para um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que para um homem rico entrar no reino de Deus. E ficaram espantados, dizendo entre si: Quem então pode ser salvo? E Jesus, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus; pois para Deus tudo é possível.

É impossível para o homem, sem o auxílio do Espírito de Deus, entrar no reino dos céus, mas aquilo que é impossível ao homem por si mesmo é possibilitado pela graça e poder de Deus.

Marcos 10:28 . Então Pedro começou a dizer-lhe: Eis que deixamos tudo e te seguimos.

Ele falou como se eles tivessem feito o que o homem rico deixou de fazer e, evidentemente, achou que deviam ser recompensados, pois, de acordo com Mateus, ele acrescentou: “O que teremos, portanto?”

Marcos 10: 29-31 . E Jesus respondeu e disse: Em verdade vos digo que não há homem que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou esposa, ou filhos, ou terras, por minha causa, e pelos evangelhos. mas ele receberá cem vezes mais neste tempo, casas e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e terras, com perseguições; e no mundo vindouro vida eterna. Mas muitos que são os primeiros serão os últimos; e o último primeiro.

No relato final, descobrirá que nenhum homem foi um perdedor ao renunciar a algo pelo Senhor Jesus Cristo, embora ele tenha seu próprio método de decidir quem será o primeiro e quem será o último.

Marcos 10:32 . E eles estavam subindo a Jerusalém;

Todos sabiam que a crise da história do Salvador estava próxima e que uma espécie de medo indefinível estava sobre todos eles. O espírito mais corajoso de toda a empresa era o seu abençoado Senhor e Mestre. Ele sabia que estava indo a Jerusalém para morrer, então você pode vê-lo como o sacrifício indo ao altar ou como o herói indo ao conflito no qual ele morreria e ainda conquistaria. Eles estavam a caminho de Jerusalém; –

Marcos 10:32 . E Jesus foi adiante deles:

Os discípulos poderiam muito bem ter sido cheios de santa coragem como seu líder estava na van. Isso é verdade em relação a toda a vida de todos os santos: Jesus foi adiante deles. ” E se as provações estiverem além, e o próprio rio escuro estiver na frente deles, mas Jesus vai adiante deles, para que eles não precisem temer seguir.

Marcos 10:32 . E eles ficaram maravilhados; e enquanto eles seguiam, eles estavam com medo.

Eles não sabiam muito sobre o que estava para acontecer, mas uma grande depressão estava sobre seus espíritos. Eles devem ter ficado maravilhados com a alegre coragem de seu Mestre, quando todos estavam prontos para voltar dessa marcha triste.

Marcos 10: 32-34 . E ele tomou novamente os doze e começou a dizer-lhes o que lhe devia acontecer: Dizendo: Eis que subimos a Jerusalém; e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e condená-lo-ão à morte, e o entregarão aos gentios; e zombarão dele, e o açoitarão, cuspirão nele e o matarão; e no terceiro dia ele ressuscitará.

Ele achava certo que os doze, que lideravam o caminho, deveriam estar melhor familiarizados do que o resto com a triste história que seria tão em breve promulgada. Então ele conta a eles sobre isso em particular, e eu quero que você observe como ele se ocupa em detalhes de seus sofrimentos. Ele não os descreve em termos gerais, mas traz em forte alívio cada conjunto separado de infâmia: “eles o zombarão, o açoitarão, cuspirão nele e o matarão”; – pelo que aprendemos que nosso Salvador sabia tudo o que tinha de suportar, mas foi corajosamente à frente para suportá-lo por nossa causa. Por esse motivo, devemos admirar sua coragem divina e completo sacrifício. Meros homens podem prometer fazer uma determinada coisa sem saber o que isso envolverá, mas –

“Isso foi compaixão como um Deus,

Que quando o Salvador soube que o preço do perdão era seu sangue,

Sua pena nunca se retirou.

Penso também que, assim como nosso Senhor se dedica a cada ponto, ele também quer que repousemos nos detalhes de suas dores redentoras. Não devemos ser estranhos na cruz, nem no Getsêmani; mas deve ouvir cada uma dessas notas tocar sua música triste e alegre: “Eles zombarão dele, o açoitarão, cuspirão nele e o matarão.” Mas que nota alegre é de concluir: “e no terceiro dia ele ressuscitará”. A morte não pode segurá-lo em seus bandos, o sepulcro não pode continuar a envolvê-lo em sua prisão sombria. Esta é a glória e ostentação de nosso cristianismo, nossa esperança e nossa alegria, pois –

“Quando o Senhor nosso Salvador ressuscitou,

Então todos os seus seguidores devem.

Marcos 10: 35-36 . E Tiago e João, filhos de Zebedeu, vieram a ele dizendo: Mestre, gostaríamos que fizéssemos por nós tudo o que desejarmos. E ele lhes disse: O que gostaria que eu fizesse por você?

A pergunta do nosso Salvador sugere-nos a lição prudente, nunca prometer no escuro. Se alguém lhe disser: “Prometa que fará o que eu pedir”, siga o exemplo de Cristo e primeiro pergunte: “O que você gostaria que eu fizesse por você?” Caso contrário, você pode se envolver com suas próprias palavras. Esses rapazes evidentemente precisavam ter essa pergunta, pois eles próprios não haviam considerado completamente o que estavam pedindo ao Senhor que fizesse por eles.

Marcos 10:37 . Disseram-lhe: Concede-nos que possamos nos sentar, um na tua mão direita e outro na tua mão esquerda, na tua glória.

Havia, sem dúvida, muita coisa errada sobre esse pedido, e você já ouviu muitas vezes que a visão se baseou no assunto, por isso chamarei sua atenção para o que estava certo. Esses discípulos mostraram fé que esse mesmo Jesus, que deveria ser escarnecido, açoitado, cuspido e morto, ainda reinaria; e acho que foi uma fé maravilhosa que, depois de ouvirem de seus próprios lábios, com detalhes tristes, a descrição de como ele deveria morrer, ainda assim, eles acreditavam tão plenamente em seu reino que pediram para participar de suas honras. É verdade que eles eram ambiciosos, mas sua ambição era estar perto do Salvador. Seria bom se todos aqueles que pedem lugares da mão direita e da esquerda os quisessem à direita e à esquerda do Salvador.

Marcos 10:38 . Jesus, porém, lhes disse: Não sabeis o que pedis:

O Senhor já nos disse, quando oramos: “Não sabeis o que pedis”? Suponho que isso geralmente seja verdade em certo sentido; não compreendemos completamente a bússola da maioria de nossas orações e, às vezes, pedimos tão imprudentemente que provamos que não sabemos o que estamos pedindo.

Marcos 10:38 . Podeis beber do copo que eu bebo? e ser batizado com o batismo com o qual sou batizado?

“Você pode compartilhar minha bebida no Getsêmani e meu afundamento no Gólgota?”

Marcos 10:39 . E eles disseram-lhe: Nós podemos.

Eles não sabiam o que disseram, mas sentiram que essa era a força de seu amor, que eles poderiam compartilhar qualquer coisa que tivesse a ver com Cristo! O trono dele! Sim, eles gostariam de sentar à sua direita. A taça dele! Sim, eles podem beber. Imersão em seu sofrimento! Sim, eles podem suportar esse batismo.

Marcos 10:39 . E Jesus disse-lhes: Certamente bebereis do copo que eu bebo; e com o batismo que eu sou batizado, sereis batizados:

E assim foram, pois Tiago logo foi morto, e João viveu, o último e mais longo dos apóstolos, um martírio ao longo da vida por causa do Mestre.

Marcos 10: 40-41 . Mas sentar na minha mão direita e na minha esquerda não é minha a dar; mas será dado a eles para quem é preparado. E quando os dez ouviram, começaram a ficar muito descontentes com James e John.

Por que eles estavam descontentes? Porque eles eram do mesmo espírito que Tiago e João. Como ficaram descontentes com James e John, é evidente que eles mesmos queriam esses lugares, e muitos homens ficam descontentes com seus próprios defeitos. Você já viu um cachorro latir para si mesmo em um copo? Você e eu sempre fizemos isso; até ficamos muito zangados com o que era, afinal, apenas nossa própria imagem.

Marcos 10: 42-45 . Jesus, porém, chamou-os e disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governantes dos gentios exercem domínio sobre eles; e seus grandes exercem autoridade sobre eles. Mas assim não será entre vós; mas quem for grande entre vós será o teu ministro; e quem for de vós será o principal, servo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser ministrado, mas para ministrar e dar a vida em resgate por muitos.

Cristo instituiu bispos, isto é, superintendentes; mas nunca prelados. Ele nunca teve nenhuma idéia de colocar alguns homens em sua Igreja acima da cabeça de outros, mas colocou todos os seus servos em igualdade. Eles não devem exercer um domínio sobre o outro, nem procurá-lo, pois a verdadeira honra na Igreja de Deus é encontrada em serviço. Aquele que mais serve é o maior Aquele que ocupará o cargo mais baixo, aquele que suportará pacientemente ser o mais colocado, aquele que estiver mais pronto para ser desprezado e ser o servo de todos, será o principal de todos. O caminho para subir no reino dos céus é descer, pois mesmo assim foi com o próprio Senhor. Deus conceda a todos nós o espírito humilde e humilde que nos fará querer ser o menor de todos!

Comentário de John Wesley

E quando ele saiu pelo caminho, veio alguém correndo, ajoelhou-se e perguntou-lhe: Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?

Mateus 19:16 ; Lucas 18:18 .

Referências Cruzadas

Daniel 6:10 – Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.

Mateus 17:14 – Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:

Mateus 19:16 – Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “

Mateus 28:8 – As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus.

Marcos 1:40 – Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me! “

Marcos 9:25 – Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”.

Marcos 12:14 – Estes se aproximaram dele e disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?

Lucas 18:18 – Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? “

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:28 – Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? “

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 20:2 – Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 16:30 – Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? “

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 10:2 – Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *