Estudo de João 6:27 – Comentado e Explicado

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal.
João 6:27

Comentário de Albert Barnes

Não trabalhe – Isso não significa que não devemos fazer esforço para suprir nossos desejos (compare 1 Timóteo 5: 1 ; 2 Tessalonicenses 3:10 ), mas que não devemos manifestar ansiedade, não devemos fazê-lo o objeto principal ou supremo do nosso desejo. Veja as notas em Mateus 6:25 .

A carne que perece – O alimento para suprir suas necessidades naturais. Perece. A força da qual você obtém logo se esgota, e seus poderes desperdiçados precisam ser revigorados.

Aquela carne que suporta – O suprimento de seus desejos espirituais; aquilo que apóia, nutre e fortalece a alma; as doutrinas do evangelho, que são para uma alma fraca e culpada o que a comida necessária é para o corpo cansado e decadente.

Para a vida eterna – A força derivada das doutrinas do evangelho não está esgotada. Ele permanece sem desperdiçar. Nutre a alma para a vida eterna. “Os que esperam no Senhor renovam suas forças; correrão e não se cansarão, e andarão e não desmaiarão ”, Isaías 40:31 .

Ele tem Deus, o Pai selado – Selar é confirmar ou aprovar como nosso. Isso é feito quando colocamos nosso selo em um compacto, ou ação ou testamento, pelo qual o ratificamos como nosso ato. Assim, Deus Pai, pelos milagres realizados por Jesus, mostrou que ele o havia enviado, que ele aprovou suas doutrinas e ratificou suas obras. Os milagres foram para sua doutrina o que é um selo para um instrumento escrito. Veja as notas em João 3:33 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

Trabalho não. . . mas = Trabalho para o último e não para o primeiro. Figura do discurso Heterose (de grau). App-6.

carne . Brose grega , o ato de comer ( Mateus 6:19 , Mateus 6:20 = “ferrugem” ). Não broma = comida ( João 4:34 ). Compare também 1 Coríntios 8: 4 .

suporta . Grego. eu não. O mesmo que “habita” , João 6:56 . Veja a nota em “morada”, João 1:32 .

até . Grego. eis. App-104. Não é o mesmo que nos versículos: João 6: 5 ,

eterno. Grego. aionios. Veja App-151.

vida . Grego. zoe. Veja a nota em João 1: 4 e App-170. o filho do homem. Veja App-98.

ele tem Deus, o Pai selado = para Ele (= este) o Pai, sim Deus, selado.

Deus Veja App-98.

o pai . Veja nota em João 1:14 .

selado . Os judeus discutiram “o selo de Deus” , por exemplo, “qual é o selo do Santo, Deus Abençoado? O rabino Bibai respondeu:” Verdade “. Mas o que é” verdade “? O rabino Bon diz:” o Deus vivo e o rei eterno “. O rabino Chaninah diz., “A verdade é o selo de Deus”. ” O Talmude Babilônico, Sinédrio., Citado por Lightfoot, vol. xii, p. 291 (Pitman, ed.)

Comentário de John Calvin

27. Trabalhe por comida, não pelo que perece. Ele mostra a que objeto nossos desejos devem ser direcionados, a saber, para a vida eterna; mas porque, na proporção em que nossos entendimentos são grosseiros, sempre nos dedicamos às coisas terrenas, por esse motivo ele corrige a doença que é natural para nós, antes de apontar o que devemos fazer. A doutrina simples teria sido: “Trabalhe para ter o alimento incorruptível”; mas, sabendo que os sentidos dos homens são mantidos presos por cuidados terrenos, ele primeiro ordena que sejam soltos e libertados desses cordões, para que possam subir ao céu. Não que ele proíba seus seguidores de trabalhar para que eles possam obter comida diária; mas ele mostra que a vida celestial deve ser preferida a esta vida terrena, porque os piedosos não têm outra razão para morar aqui além disso, sendo peregrinos no mundo, eles podem viajar rapidamente para seu país celestial.

Em seguida, devemos ver qual é a questão atual; pois, uma vez que o poder de Cristo é degradado por aqueles que são devotados ao ventre e às coisas terrenas, ele argumenta o que devemos procurar nele e por que devemos buscá-lo. Ele emprega metáforas adaptadas às circunstâncias em que seu sermão foi proferido. Se a comida não tivesse sido mencionada, ele teria dito, sem uma figura: “Você deve deixar de lado a ansiedade sobre o mundo e se esforçar para obter a vida celestial”. Mas, como aqueles homens corriam em suas forragens como gado, sem procurar algo melhor, (135) Cristo apresenta seu sermão em um traje metafórico e dá o nome de comida a tudo o que pertence à novidade da vida. Sabemos que nossas almas são alimentadas pela doutrina do evangelho, quando é eficaz em nós pelo poder do Espírito; e, portanto, como a fé é a vida da alma, tudo o que nutre e promove a fé é comparado ao alimento

Que perdura para a vida eterna. Esse tipo de alimento ele chama de incorruptível e diz que dura para a vida eterna , a fim de nos informar que nossas almas não são alimentadas por um dia, mas são nutridas na expectativa de uma imortalidade abençoada; porque o senhor

começa a obra de nossa salvação, para que ela a realize até o dia de Cristo ( Filipenses 1: 6 ).

Por essa razão, devemos receber os dons do Espírito, para que sejam sinceros e promessas da vida eterna. Pois, embora os réprobos, depois de saborearem esse alimento, freqüentemente o rejeitem, para que não seja permanente neles, ainda assim as almas crentes sentem esse poder duradouro, quando são feitos participantes do poder do Espírito Santo em seus dons, que não é de curta duração, mas, pelo contrário, nunca falha.

É um exercício frívolo de ingenuidade inferir, como alguns fazem, da palavra trabalho ou trabalho , que merecemos a vida eterna por nossas obras; porque Cristo metaforicamente exorta os homens, como dissemos, a aplicar seriamente suas mentes à meditação na vida celestial, em vez de se apegar ao mundo, como costumam fazer; e o próprio Cristo remove toda dúvida, quando declara que é ele quem dá a comida ; pelo que obtemos por seu dom, ninguém obtém por sua própria indústria. Sem dúvida, há alguma aparência de contradição nessas palavras; mas podemos facilmente conciliar essas duas afirmações: que o alimento espiritual da alma é um presente gratuito de Cristo e que devemos lutar com todas as afeições de nosso coração para nos tornarmos participantes de tão grande bênção.

Para ele, Deus Pai selou. Ele confirma a declaração anterior, dizendo que nos foi designado para esse propósito pelo Pai. The ancient writers have misinterpreted and tortured this passage, by maintaining that Christ is said to be sealed, because he is the stamp and lively image of the Father. For he does not here enter into abstruse discussions about his eternal essence, but explains what he has been commissioned and enjoined to do, what is his office in relation to us, and what we ought to seek and expect from him. By an appropriate metaphor, he alludes to an ancient custom; for they sealed with signets what they intended to sanction by their authority. Thus Christ — that it may not appear as if he claimed anything of himself, or by private authority (136) — declares that this office was enjoined on him by the Father, and that this decree of the Father was manifested, as if a seal had been engraven on him. It may be summed up thus: As it is not every person who has the ability or the right (137) to feed souls with incorruptible food, Christ appears in public, and, while he promises that he will be the Author of so great a blessing, he likewise adds that he is approved by God, and that he has been sent to men with this mark, which is, as it were, God’s seal or signet (138)

Hence it follows that the desire of those who shall present their souls to Christ, to be fed by him, will not be disappointed. Let us know, therefore, that life is exhibited to us in Christ, in order that each of us may aspire to it, not at random, but with certainty of success. We are, at the same time, taught that all who bestow this praise on any other than Christ are guilty of falsehood before God. Hence it is evident that the Papists, in every part of their doctrine, are altogether liars; for as often as they invent any means of salvation in the room of Christ, so often do they — by erasing, as it were, the impression which has been made — spoil and deface, with wicked presumption and base treachery, this seal of God, which alone is authentic. That we may not fall into so dreadful a condemnation, let us learn to keep pure and entire for Christ all that the Father has given to him.

Comentário de Adam Clarke

Não trabalhe pela carne – isto é, apenas por isso, mas também pelo pão, etc. Nosso Senhor deseja que todo homem seja ativo e diligente no emprego em que a providência o colocou; mas é também sua vontade que esse emprego, e todas as preocupações da vida, sejam subservientes ao interesse de sua alma.

Mas para aquela carne, etc. – Aquele que não trabalha, na obra de sua salvação, nunca deve entrar no reino de Deus. Embora nosso trabalho não possa comprá-lo, no todo ou em parte, ainda assim é a maneira pela qual Deus escolhe dar a salvação; e aquele que terá o céu deve lutar por isso. Tudo o que pode ser possuído, exceto a salvação de Deus, é algo que perece: esse é seu caráter essencial: não pode durar para nós mais do que o corpo dura. Mas, quando a terra e seus produtos forem queimados, este pão de Cristo, sua graça e salvação, será encontrado remanescente para a vida eterna. Esta é a parte pela qual um espírito imortal deve buscar.

Ele tem Deus, o Pai selado – Por essa expressão, nosso Senhor indica a comissão que, como o Messias, ele recebeu do Pai, de ser profeta e sacerdote em um mundo ignorante e pecaminoso. Como uma pessoa que deseja comunicar sua mente a outra pessoa à distância, escreve uma carta, sela-a com seu próprio selo e a envia direcionada para a pessoa para quem foi escrita, assim Cristo, que estava no seio do Pai, passou a interpretar a vontade divina do homem, portando a imagem, a inscrição e o selo de Deus, na imaculada santidade de sua natureza, na verdade imaculada de sua doutrina e nas surpreendentes evidências de seus milagres. Mas ele também veio como sacerdote, para fazer expiação pelo pecado; e o pão que nutre para a vida eterna, ele nos diz, João 6:51 , é o seu corpo, que ele dá para a vida do mundo; e a esse sacrifício de si mesmo, as palavras que ele tem selado por Deus, o Pai, parecem especialmente se relacionar. Certamente era um costume, entre nações contíguas à Judéia, estabelecer um selo sobre a vítima que era considerado adequado para o sacrifício. O relato a seguir do método de fornecer touros brancos entre os egípcios, para sacrifícios ao seu deus Apis, retirado de Heródoto, Euterpe, b. ii. p. 117, lança muita luz sobre este lugar. “Eles sacrificam touros brancos a Apis; e, por esse motivo, fazem o seguinte julgamento. Se encontrarem um fio de cabelo preto sobre ele, consideram-no imundo: para que eles saibam disso com certeza, o sacerdote designado para esse fim vê cada parte do o animal, de pé e deitado no chão, depois puxa a língua para ver se está limpo por certos sinais: em último lugar, olha para os pelos da cauda, ??para ter certeza de que são como deveriam ser por natureza.Se, após essa busca, o touro for encontrado sem mácula, ele o significa amarrando um rótulo aos seus chifres; depois de aplicar cera, ele o sela com seu anel, e eles o levam embora: pois é morte sacrificar um desses animais, a menos que ele tenha sido marcado com esse selo.

Os judeus não podiam familiarizar-se com os ritos e cerimônias do culto egípcio; e é possível que precauções como essas estivessem em uso entre si, especialmente porque eram tão estritamente ordenadas a realizar seus sacrifícios sem mancha e sem mancha. A justiça infinita achou que Jesus Cristo estava sem mácula ou mancha e, portanto, selado, apontou e aceitou-o, como um sacrifício e expiação adequados pelos pecados do mundo inteiro. Agrupe com esta passagem, Hebreus 7: 26-28 ; Efésios 5:27 ; 2 Pedro 3:14 ; e especialmente Hebreus 9:13 , Hebreus 9:14 ; : Porque, se o sangue de touros e de bodes e as cinzas de uma novilha aspergir o imundo, santificará – quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu Sem mancha a Deus, purifica a consciência de obras mortas ! Os coelhos falam muito do selo de Deus, que eles supõem ser ??? emeth , ou verdade; e que isso é uma representação das perfeições não-originárias e infinitas de Deus. Essa doutrina é justa; mas o método deles de provar isso não é tão satisfatório. Aleph ? , dizem eles, é a primeira letra do alfabeto; mem ? meio; e tau a última: estas três letras fazem emet , Verdade, porque Deus é o primeiro – não havia nenhum antes dele; ele é o meio – ninguém se mistura com ele; e ele é o último – não pode haver ninguém depois dele. Hieros. Sanhed. fol. 18. Ver também 1 Pedro 1:18 , 1 Pedro 1:19 .

Comentário de Scofield

Filho do homem

(Veja Scofield “ Mateus 8:20 “) .

Comentário de John Wesley

Não trabalhes pela carne que perece, mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará; porque ele selou Deus, o Pai.

Trabalhe não pela carne que perece – pela comida corporal: não apenas pela principal, mas principalmente pela subordinação à graça, fé, amor, a carne que permanece para a vida eterna. Trabalho, trabalho para isso; para a vida eterna. Assim, nosso Senhor manda expressamente trabalhar pela vida e também pela vida: de um princípio de fé e amor.

Ele selou o Pai – Por este mesmo milagre, bem como por todo o seu testemunho a respeito dele. Ver João 3:33 . Selar é uma marca da autenticidade de uma escrita.

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 40:7 – Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito.

Provérbios 2:2 – se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento;

Eclesiastes 5:11 – Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

Eclesiastes 6:7 – Todo o esforço do homem é feito para a sua boca, contudo, o seu apetite jamais se satisfaz.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 55:2 – Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Jeremias 15:16 – Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.

Habacuque 2:13 – Acaso não vem do Senhor dos Exércitos, que o trabalho dos povos seja só para satisfazer o fogo, e que as nações se afadiguem em vão?

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 6:19 – “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

Mateus 6:31 – Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Marcos 1:11 – Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Marcos 9:7 – A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! “

Lucas 3:22 – e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Lucas 9:35 – Dela saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam a ele! “

Lucas 10:40 – Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! “

João 1:33 – Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.

João 4:13 – Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez,

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 6:28 – Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? “

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:58 – Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 8:18 – Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 10:37 – Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

1 Coríntios 6:13 – “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

1 Coríntios 7:29 – O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem;

1 Coríntios 9:24 – Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

2 Coríntios 4:18 – Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses 2:22 – Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.

Colossenses 3:2 – Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 4:11 – Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

Hebreus 12:16 – Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.

Tiago 1:11 – Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.

1 Pedro 1:24 – Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *