Estudo de 2 Pedro 1:17 – Comentado e Explicado

Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto.
2 Pedro 1:17

Comentário de Albert Barnes

For he received from God the Father honour and glory – He was honored by God in being thus addressed.

When there came such a voice to him from the excellent glory – The magnificent splendor; the bright cloud which overshadowed them, Matthew 17:5 .

This is my beloved Son, in whom I am well pleased – See the notes at Matthew 17:5 ; Matthew 3:17 . This demonstrated that he was the Messiah. Those who heard that voice could not doubt this; they never did afterwards doubt.

Comentário de E.W. Bullinger

Pai . App-98.

veio = foi carregado. Grego. herói, como em 1 Pedro 1:13 (trazido).

tal . Grego. toiosde. Só aqui. Implicando ênfase. A palavra usual é toioutos, que ocorre 61 vezes.

de = por. App-104.

excelente Grego. megaloprepes. Só aqui. Compare 2 Pedro 1:16 .

amado . App-135.

Filho . App-108.

bem satisfeito . Veja Mateus 3:17 ; Mateus 12:18 ; Mateus 17: 5 .

Comentário de John Calvin

17. Pois ele recebeu de Deus Pai. Ele escolheu um exemplo memorável dentre muitos, mesmo o de Cristo, quando, adornado com glória celestial, mostrou conspicuamente sua majestade divina a seus três discípulos. E, embora Pedro não relate todas as circunstâncias, ele as designa suficientemente quando diz que uma voz veio da magnífica glória. Pois o significado é que nada terrestre foi visto lá, mas que uma majestade celestial brilhava por todos os lados. Portanto, podemos concluir o que essas demonstrações de grandeza foram as que os evangelistas relatam. E foi necessariamente assim feito, a fim de que a autoridade daquela voz que viesse fosse mais terrível e solene, pois vemos que foi feita de uma só vez pelo Senhor. Pois quando falou aos pais, ele não apenas fez suas palavras soarem no ar, mas, ao adicionar alguns símbolos ou símbolos de sua presença, ele provou que os oráculos eram dele.

Este é meu filho amado. Pedro então menciona essa voz, como se fosse suficiente por si só, como uma evidência completa do evangelho, e com justiça. Pois quando Cristo é reconhecido por nós como aquele a quem o Pai enviou, essa é a nossa mais alta sabedoria. Existem duas partes nessa frase. Quando ele diz: “Isto é”, a expressão é muito enfática, íntima, de que ele era o Messias que havia sido tantas vezes prometido. Tudo o que, então, é encontrado na Lei e os Profetas que respeitam o Messias, é declarado aqui, pelo Pai, como pertencendo àquele a quem ele tanto elogiou. Na outra parte da frase, ele anuncia Cristo como seu próprio Filho, em quem todo o seu amor habita e se centra. Daí resulta que não somos amados de outra maneira senão nele, nem o amor de Deus deve ser buscado em qualquer outro lugar. Agora é suficiente para mim apenas tocar nessas coisas a propósito.

Comentário de Adam Clarke

Pois ele recebeu honra e glória – Em sua transfiguração, nosso Senhor recebeu do Pai honra na voz ou declaração que dizia: Este é meu Filho, o amado, em quem me deleitei. E ele recebeu glória quando, penetrado e envolvido nessa excelente glória, a forma de seu semblante foi alterada, pois seu rosto brilhava como o sol, e seu traje era branco e cintilante, excedendo o branco como a neve; cuja aparência mais gloriosa e sobrenatural era uma confirmação da voz sobrenatural, como a voz era dessa aparência sobrenatural: e, assim, seu Messias era atestado da maneira mais completa e convincente.

Comentário de John Wesley

Pois ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando lhe veio uma voz da excelente glória: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Pois ele recebeu honra divina e glória inexprimível – Brilhando do céu acima do brilho do sol.

Quando veio tal voz da excelente glória – Ou seja, de Deus Pai. Mateus 17: 5 .

Referências Cruzadas

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 12:18 – “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.

Mateus 17:3 – Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 1:11 – Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Marcos 9:7 – A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! “

Lucas 3:22 – e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Lucas 9:34 – Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem.

Lucas 9:35 – Dela saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam a ele! “

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:8 – Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.

João 14:11 – Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Romanos 15:6 – para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

2 João 1:3 – A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *