Estudo de Mateus 11:25 – Comentado e Explicado

Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
Mateus 11:25

Comentário de Albert Barnes

Dos sábios e prudentes – Ou seja, daqueles que se “pensavam” sábios – “sábios” de acordo com a estimativa mundial da sabedoria, 1 Coríntios 1: 26-27 .

Hast os revelou aos bebês – Aos pobres, ignorantes e obscuros; o ensinável, o simples, o humilde. Pelos sábios e prudentes aqui, ele provavelmente se referia aos escribas e fariseus orgulhosos e arrogantes de Cafarnaum. Eles rejeitaram seu evangelho, mas foi um prazer de Deus revelá-lo a pessoas obscuras e mais humildes. A razão apresentada, a única razão satisfatória, é que isso parecia bom aos olhos de Deus. Nisto o Salvador concordou, dizendo: “Mesmo assim, Pai;” e no trato de Deus é apropriado que todos concordem. “Essa é a vontade de Deus” é frequentemente a única explicação que pode ser oferecida em relação aos vários eventos que acontecem conosco na terra. “Tal é a vontade de Deus” é a única explicação que pode ser dada da razão das dispensações de sua graça. Nosso entendimento é muitas vezes confundido. Não temos êxito em todos os nossos esforços de explicação. Nossa filosofia falha e tudo o que podemos dizer é: “Mesmo assim, pai; pois assim te parece bom. E isso é suficiente. Que Deus faz uma coisa é, afinal, a melhor razão pela qual “podemos” ter que está certo. É uma “segurança” que nada de errado seja feito; e embora agora misteriosa, ainda assim a luz brilhará sobre ela como a luz do meio-dia. Tenho mais certeza de que uma coisa está certa se posso dizer que sei que essa é a vontade de Deus, do que poderia depender de minha própria razão. No primeiro caso, confio no Deus infalível e mais perfeito; no outro, confio na razão de um homem frágil e errante. Deus nunca erra; mas nada é mais comum do que as pessoas errarem.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 11: 25-26 . Naquela época, Jesus respondeu, & c. – Esta palavra nem sempre implica que algo foi falado, ao qual uma resposta é feita agora. Muitas vezes, significa apenas falar em referência a alguma ação ou circunstância anterior. As seguintes palavras que Cristo fala em referência ao caso das cidades acima mencionadas: Agradeço a você – isto é, reconheço e adoro com alegria a justiça e a misericórdia de suas dispensações. A palavra original, e??µ??????µa? , às vezes denota confessar pecados, ora reconhecer favores e ora adorar ou celebrar. É principalmente no último desses sentidos que a palavra deve ser entendida aqui. Porque você se escondeu – Isso é porque você deixou essas coisas ocultas aos homens, que são, em outros aspectos, sábios e prudentes, enquanto você os descobriu para aqueles de entendimento mais fraco, para aqueles que são sábios apenas para a ala de Deus . Temos o mesmo idioma, Romanos 6:17 . Deus seja grato por você ser servo do pecado, mas por ter obedecido, etc. – O agradecimento não é dado por terem sido anteriormente servos do pecado, mas por serem então obedientes. “Parece que eles eram apenas alguns, e aqueles geralmente são do tipo mais baixo de pessoas, que adotaram a doutrina de Cristo e cooperaram com ele na construção de seu reino; nem sua religião logo se encontrou com uma melhor recepção nos outros países onde deveria ser pregada; circunstâncias que, aos olhos da sabedoria comum, eram melancólicas e mortificantes. Mas nosso Senhor previu que, pela direção de Deus, essas mesmas circunstâncias se tornariam as demonstrações mais nobres de sua dignidade pessoal, as provas mais claras da excelência de sua religião e os exemplos mais estupendos de seu poder que, por tais instrumentos fracos , estabeleceu seu domínio em todas as partes do mundo habitável, contra a política, o poder e a malícia de demônios e homens combinados para se opor a ele. Nosso Senhor, portanto, fez apropriadamente a rejeição do evangelho pelos grandes homens da nação, e a recepção por pessoas em posições inferiores, o assunto de um agradecimento especial, agora e depois na Judéia, Lucas 10:21 . ??p??? , bebês, na linguagem das Escrituras, são pessoas cujas faculdades não são aprimoradas pelo aprendizado, mas que, com a sagacidade e o entendimento puramente naturais, juntam-se às disposições de modéstia, sinceridade, humildade, docilidade e todas as outras qualidades interessantes que podem ser encontrados em crianças. Isso é claro em Mateus 18: 3 . Os bebês, portanto, se opõem, não a homens de bom senso e razão, mas a políticos orgulhosos e homens de conhecimento, que são tão cheios de si mesmos que desprezam receber instruções de outros e que tornam todas as suas habilidades subservientes às suas. avanço neste mundo. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

naquele tempo. Da sua rejeição. Figura do discurso Chronographia (App-6), enfatizando a lição.

tempo = estação.

respondeu e disse = orou e disse. Um hebraísmo. Veja nota em Deuteronômio 1:41 .

Agradeço-te = confesso-te abertamente.

Pai. Veja App-98.

terra = a terra. App-129.

escondeu = escondeu.

os sábios = sábios (sem art.)

prudente = prudente: ou seja, aos seus próprios olhos.

Comentário de John Calvin

Mateus 11:25 . Jesus respondendo. Embora o verbo hebraico, resposta ( ??? ,) seja freqüentemente empregado mesmo no início de um discurso, ainda nesta passagem considero enfático; pois foi a partir da ocorrência atual que Cristo teve a oportunidade de falar. Isto é mais completamente confirmado pelas palavras de Lucas, que na mesma hora Jesus se regozijou em espírito De onde veio esse regozijo? Não era porque a Igreja, composta de pessoas pobres e desprezadas, era vista por ele como não menos preciosa e valiosa do que se toda a nobreza e o alto escalão do mundo lhe emprestassem seu brilho? Observe-se, também, que o discurso é dirigido ao Pai e , consequentemente, é marcado por uma energia maior do que se ele tivesse falado com seus discípulos. Foi em favor deles, sem dúvida, e por causa deles, que ele deu graças ao Pai, para que eles não ficassem descontentes com o aspecto baixo e cruel de sua Igreja.

Estamos constantemente à procura de esplendor; e nada nos parece mais incongruente do que o reino celestial do Filho de Deus, cuja glória é tão magnificamente celebrada pelos profetas, deve consistir nos resíduos e escoriações do povo comum. E realmente é um maravilhoso propósito de Deus que, embora ele tenha o mundo inteiro sob seu comando, ele opte por escolher um povo peculiar para si dentre os desprezíveis vulgares, do que os da nobreza, cuja alta patente teria sido maior. ornamento para o nome de Cristo. Mas aqui Cristo retira seus discípulos de uma imaginação orgulhosa e arrogante, para que não se atrevam a desprezar a condição mesquinha e obscura de sua Igreja, na qual ele se deleita e se alegra. Para restringir mais completamente a curiosidade que está constantemente surgindo na mente dos homens, ele se eleva acima do mundo e contempla os decretos secretos de Deus, para que ele possa levar outros a se unirem a ele, admirando-os. E certamente, embora essa nomeação de Deus contradiga nossos sentidos, descobrimos não apenas arrogância cega, mas loucura excessiva, se murmuramos contra ela, enquanto Cristo, nossa Cabeça, a adora com reverência.

Eu te reconheço, ó Pai (60). Com estas palavras, ele declara sua concordância no decreto do Pai, que está tão em desacordo com os sentidos humanos. Existe um contraste implícito entre esse elogio, que ele atribui ao Pai, e as calúnias maliciosas, ou mesmo os latidos insolentes do mundo. Devemos agora perguntar em que respeito ele glorifica o Pai. É porque, enquanto ele era o Senhor do mundo inteiro, ele preferia crianças e pessoas ignorantes ao sábio. Não tem um peso pequeno, como relacionado a esse assunto, que ele chama de Pai, Senhor do céu e da terra; pois assim ele declara que é uma distinção que depende inteiramente da vontade de Deus (61) que os sábios permaneçam cegos, enquanto os ignorantes e indoutos recebem os mistérios do Evangelho. Existem muitas outras passagens de natureza semelhante, nas quais Deus aponta para nós, que aqueles que chegam à salvação foram livremente escolhidos por ele, porque ele é o Criador e Governador do mundo, e todas as nações são dele.

Essa expressão implica duas coisas. Primeiro, que tudo que não obedece ao Evangelho surge da falta de poder da parte de Deus, que poderia facilmente ter colocado todas as criaturas sujeitas ao seu governo. Segundo, que alguns chegam à fé, enquanto outros permanecem endurecidos e obstinados, é realizado por sua livre eleição; pois, atraindo alguns e passando por outros, ele sozinho faz uma distinção entre os homens, cuja condição por natureza é semelhante. (62) Ao escolher crianças pequenas e não os sábios, ele tem consideração por sua glória; pois a carne é suscetível de se erguer, e se homens capazes e instruídos tivessem liderado o caminho, em breve chegaria à convicção geral de que os homens obtêm fé por sua habilidade, indústria ou aprendizado. De nenhuma outra maneira a misericórdia de Deus pode ser tão plenamente conhecida como deveria ser, ao fazer tal escolha, da qual é evidente, que tudo o que os homens trazem de si mesmos não é nada; e, portanto, a sabedoria humana é justamente derrubada, para que não oculte o louvor da graça divina.

Mas é perguntado a quem Cristo designa sábio? E a quem ele denomina filhinhos? Pois a experiência mostra claramente que nem todos os ignorantes e indoutos, por um lado, são iluminados para acreditar, e que nem todos os sábios ou instruídos são deixados em sua cegueira. Segue-se que aqueles são chamados de sábios e prudentes, que, inchados com orgulho diabólico, não podem suportar ouvir Cristo falando com eles do alto. E, no entanto, nem sempre acontece que Deus reprova aqueles que têm uma opinião mais elevada de si mesmos do que deveriam; como aprendemos com o exemplo de Paulo, cuja ferocidade Cristo subjugou. Se descermos para a multidão ignorante, a maioria dos quais exibe malícia envenenada, percebemos que eles são deixados à sua destruição igualmente com os nobres e grandes homens. Eu reconheço que todos os incrédulos incham com uma confiança perversa em si mesmos, se seu orgulho é nutrido por sua sabedoria, ou por uma reputação de integridade, ou por honras ou por riquezas. Mas considero que Cristo aqui inclui todos os que são eminentes por habilidades e aprendizado, sem acusá-los de qualquer falha; por outro lado, ele não representa uma excelência em ninguém que ele é uma criança pequena . É verdade que as pessoas humildes têm Cristo como seu mestre, e a primeira lição de fé é: Ninguém presuma sua sabedoria. Mas Cristo não fala aqui quanto à infância voluntária. Ele engrandece a graça do Pai neste terreno, para que não desdenha descer até o mais baixo e mais abominável, para que possa levantar os pobres da sujeira.

Mas aqui surge uma pergunta. Como a prudência é um presente de Deus, como é que isso nos impede de perceber o brilho de Deus, que brilha no Evangelho? Devemos, de fato, lembrar o que eu já disse, que os incrédulos corrompem toda a prudência que possuem, e que homens de habilidades distintas são freqüentemente impedidos a esse respeito, que não podem se submeter a ser ensinados. Mas no que diz respeito à passagem atual, respondo: Embora a sagacidade dos prudentes não impeça o seu caminho, eles não deixam de ser privados da luz do Evangelho. Visto que a condição de todos é igual ou semelhante, por que Deus não pode levar essa ou aquela pessoa de acordo com o seu prazer? A razão pela qual ele passa pelos sábios e pelos grandes é declarada por Paulo, que

Deus escolheu as coisas fracas e tolas do mundo para confundir a glória da carne,
( 1 Coríntios 1:27 .)

Por isso, também inferimos que a afirmação feita por Cristo não é universal, quando ele diz que os mistérios do Evangelho estão ocultos aos sábios. Se dentre cinco homens sábios quatro rejeitam o Evangelho, um deles o abraça e, se um número igual de pessoas não instruídas, dois ou três se tornam discípulos de Cristo, esta declaração é cumprida. Isso também é confirmado por essa passagem nos escritos de Paulo, que recentemente citei; pois ele não exclui do reino de Deus todos os sábios, nobres e poderosos, mas apenas declara que não contém muitos deles.

A questão está resolvida. A prudência não é condenada na medida em que é um presente de Deus, mas Cristo simplesmente declara que não tem influência na busca da fé. Por outro lado, ele não recomenda a ignorância, como se isso tornasse os homens aceitáveis ??a Deus, mas afirma que isso não impede a misericórdia de esclarecer os homens ignorantes e indoutos com sabedoria celestial. Resta agora explicar o que significa revelar e ocultar. O fato de Cristo não falar da pregação externa pode ser inferido com certeza a partir dessa circunstância, que ele se apresentou como Mestre a todos, sem distinção, e ordenou que seus apóstolos fizessem o mesmo. O significado, portanto, é que ninguém pode obter fé por sua própria agudeza, mas apenas pela iluminação secreta do Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Agradeço-te – ???µ??????µa? s?? , concordo plenamente contigo – sou perfeitamente da mesma opinião. Tu agiste em todas as coisas de acordo com a mais estrita santidade, justiça, misericórdia e verdade.

Sábios e prudentes – Os escribas e fariseus, em vão inchados por suas mentes carnais, e com o coração tolo obscurecido, recusando-se a se submeter à justiça de Deus (o método de Deus para salvar o homem por Cristo) e a estabelecer sua própria justiça, (seu próprio método de salvar a si mesmos), eles rejeitaram o conselho de Deus, e Deus enviou a paz e a salvação do Evangelho a outros, chamados aqui bebês, (seus discípulos), pessoas de coração simples, que se submeteram para serem instruídos e salvos na vida de Deus. próprio caminho. Observe-se que nosso Senhor não agradece ao Pai que ele escondeu essas coisas dos sábios e prudentes, mas que, vendo que estavam escondidas delas, ele as revelou aos outros.

Há um ditado notável nos Talmudistas, que lança luz sobre isso: “Rab. Jochanan disse: ‘A partir do momento em que o templo foi destruído, a sabedoria foi tirada dos profetas, e dada a tolos e crianças.’ Bava Bathra, fol. 12. Novamente: ‘Nos dias do Messias, todas as espécies de sabedoria, mesmo as mais profundas, serão reveladas; e isso mesmo para as crianças.’ “Synop. Sohar. fol. 10)

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11:25 . Naquele momento, Jesus respondeu e disse : Dr. Doddridge lê isso, Jesus aproveitou a ocasião para dizer; e quando as palavras assim introduzidas, diz ele, não são uma resposta a nenhum discurso anterior, apreendo que a versão aqui apresentada exprima o sentido delas com maior exatidão. O Dr. Heylin fala, Jesus continua seu discurso, disse; e o Sr. Pilkington, em suas observações, observa, após a generalidade dos comentaristas, que esta frase é derivada do hebraico, que significa não apenas responder, mas também proferir uma frase ou iniciar um discurso; e assim a palavra hebraica, Jó 3: 2 não é respondida, mas falada ou dita. Fazemos essa observação de uma vez por todas, e ela remove qualquer pequena objeção contra a propriedade dos escritos do Novo Testamento, porque a palavra respondida às vezes é usada onde não há pergunta anterior. Em vez de te agradecer, Heylin lê, eu te louvo; literalmente, confesso ou reconheço.

Porque você se escondeu diz-se frequentemente nas Escrituras que Deus faz as coisas que ele decide permitir, e que ele prevê que serão de fato as conseqüências daquelas circunstâncias em que suas criaturas são colocadas, embora suas vontades não sejam impostas. . Ver Êxodo 9: 34-35 . 2 Samuel 12: 11-12 ; 2 Samuel 24: 1 . 1 Reis 22: 22-23 . Somente nesse sentido, pode-se dizer que Deus esconde essas coisas dos homens instruídos daquela época, que ele revelou tão claramente, que pessoas honestas e bem-dispostas, embora sejam entendidas como crianças, podem chegar ao conhecimento delas por meio de sua graça. Veja cap. Mateus 10: 34-35 . Parece que eles eram apenas alguns, e aqueles geralmente do tipo inferior de pessoas, que adotaram a doutrina de Cristo e o ajudaram a erigir seu reino; circunstâncias que, aos olhos da sabedoria comum, eram melancólicas e mortificantes; mas nosso Senhor previu que, por direção divina, essas mesmas circunstâncias se tornariam as demonstrações mais nobres de sua dignidade pessoal, as provas mais claras da excelência de sua religião e os exemplos mais estupendos de seu poder que, por esses instrumentos fracos, estabeleceram suas religião em todas as partes do mundo habitável, contra a política, poder e malícia de demônios e homens combinados para se opor a ele. Além disso, se os grandes governantes e os escribas eruditos e os nobres, a inteligência e os gênios haviam sido convertidos, deve ter sido prejudicial ao Evangelho em vários aspectos, pois tais conversos e professores provavelmente fizeram os gentios considerá-lo um truque. de estado: talvez eles também o tivessem misturado com coisas estranhas à sua natureza: nosso Senhor, portanto, fez com mais sabedoria a rejeição do Evangelho pelos grandes homens da nação, e a recepção por pessoas em posições inferiores. de agradecimento especial . Veja Lucas 10:21 . Babes, ??p???, na linguagem das escrituras, são pessoas cujas faculdades não são aprimoradas pelo aprendizado; mas quem, com a sagacidade e o entendimento puramente naturais, une, pela graça de Deus, as melhores disposições do coração, como mansidão, modéstia, honestidade, humildade, docilidade e todas as outras qualidades envolventes que são carnais sentido a ser observado em crianças. Isso é claro no cap. Mateus 18: 3 . Os bebês, portanto, se opõem, não a homens de bom senso e razão, mas a políticos orgulhosos e homens de conhecimento, que são tão cheios de si mesmos, que desprezam receber instruções de outros e que tornam todas as suas habilidades subservientes às suas. avanço neste mundo. Veja Macknight, Beausobre e Lenfant e Stockius.

Comentário de John Wesley

Naquele momento, Jesus respondeu e disse: Agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e prudentes, e as revelaste aos bebês.

Jesus respondendo – Esta palavra nem sempre implica que algo havia sido falado, ao qual uma resposta é feita agora. Muitas vezes, significa apenas falar em referência a alguma ação ou circunstância anterior. As seguintes palavras que Cristo fala em referência ao caso das cidades acima mencionadas: Agradeço a você – isto é, reconheço e adoro com alegria a justiça e a misericórdia de suas dispensações: Porque você se escondeu – Ou seja, porque sofreu essas coisas esconder-se dos homens que, sob outros aspectos, são sábios e prudentes, enquanto os descobriste àqueles de entendimento mais fraco, àqueles que são apenas sábios para com Deus. 10:21 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *