Estudo de Lucas 9:34 – Comentado e Explicado

Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.
Lucas 9:34

Comentário de E.W. Bullinger

veio = veio a existir.

ofuscado = envelopado. A palavra ocorre apenas aqui, Lucas 1:35 . Mateus 17: 5 . Marcos 9: 7 . Atos 5:15 .

eles : ie os três, não os seis, como os apóstolos ouviram a voz “fora” da nuvem,

quando eles entraram = em (grego. en. App-104.) sua entrada.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 9: 34-35 . Veio uma nuvem: Uma nuvem brilhante, como São Mateus chama, Mateus 17: 5 e São Pedro, a excelente glória, 2 Pedro 1:17 de onde concluímos, que deve ter sido a Shechiná, ou símbolo visível de a presença divina; como é evidente também pelas palavras que saíram da nuvem, que eram as palavras do próprio Deus; Este é o meu Filho, o Amado, ouça-o. A voz que pronunciava essas palavras, exatamente quando Moisés e Elias desapareceram, sugeriu que os homens não deveriam mais ouvi- los, falando na lei, mas que no futuro deveriam obedecer a Jesus; porque Moisés e Elias, embora ambos eminentes em suas posições, eram apenas servos; considerando que este era o Filho amado de Deus. Além disso, a sentença proferida pela voz, ouvi-o, fazendo alusão clara a Deuteronômio 18:15, significava que Jesus era o profeta de quem Moisés falou nessa passagem. Veja a nota lá.

Comentário de John Wesley

Enquanto ele falava, veio uma nuvem que os obscureceu; e eles temeram ao entrar na nuvem.

Uma nuvem veio e ofuscou todos eles. E eles, os apóstolos, temeram, enquanto eles (Moisés e Elias) entraram na nuvem, que os levou embora.

Referências Cruzadas

Exodo 14:19 – A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

Exodo 40:34 – Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.

Juízes 6:22 – Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, exclamou: “Ah, Senhor Soberano! Vi o Anjo do Senhor face a face! “

Juízes 13:22 – “Sem dúvida vamos morrer! ” disse ele à mulher, “pois vimos a Deus! “

Salmos 18:9 – Ele abriu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob os seus pés.

Isaías 19:1 – Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo.

Daniel 10:8 – Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Marcos 9:7 – A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! “

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *