Estudo de Juízes 13:22 – Comentado e Explicado

e disse à sua mulher: Vamos morrer seguramente, porque vimos Deus!
Juízes 13:22

Comentário de Thomas Coke

Juízes 13:22 . Manoah disse – certamente morreremos Veja cap. Juízes 6:22 e os lugares mencionados.

REFLEXÕES.— Temos aqui uma continuação do que aconteceu nesta entrevista.

1. Manoá pede que ele prolonge sua estadia e tome um refresco com ele antes de partir. Nota; Quando Deus envia seus mensageiros com boas novas a nós, o mínimo que podemos fazer é proporcionar-lhes um entretenimento amável.

2. O anjo se recusa a aceitar sua oferta, embora ele não o proíba de preparar a criança para o sacrifício, que ele poderia oferecer ao Senhor, o único verdadeiro objeto de adoração. Nota; Os serviços que prestamos ou oferecemos aos ministros de Deus são sacrifícios aceitáveis ??a Deus.

3. Ele se recusa a satisfazer a curiosidade de Manoá quando este pergunta a quem ele é e onde viveu, para que ele possa, após o evento, honrá-lo, espalhar sua fama ou enviar-lhe um presente no nascimento de seu filho. O nome dele é secreto, não deve ser conhecido; pois quem, procurando, pode descobrir Deus? ou maravilhoso, como é chamado Cristo, cuja pessoa, encarnação e ofício merece esse título. Nota; (1) É altamente desejável cultivar o conhecimento de um homem bom. (2.) Se pedirmos em oração o que não é bom para recebermos, a melhor resposta é uma negação. (3.) Em nossas pesquisas sobre religião, a curiosidade vã é perigosa. Existem coisas secretas que pertencem apenas a Deus, onde é nossa maior sabedoria ser contente ignorante.

4. Manoá, tendo preparado a oferta e o sacrifício, e colocado sobre a rocha, o anjo fez maravilhas: ou, como no sacrifício de Gideão, ele trouxe fogo da rocha para consumi-la; ou, se Manoá acendeu a chama, para sua surpresa, ele o viu subir no meio do fogo e desaparecer; por meio disso, evidentemente, sugerindo sua aceitação da oblação e descobrindo-se a eles, que agora estavam convencidos de que ele era mais do que homem que conversava com eles. Nota; (1.) Quando levamos nossos corações a Deus em oração, Jesus acende o fogo santo e eleva nossa alma ao céu enquanto a chama se eleva. (2) A ascensão do anjo confirmava a aceitação da oferta. Jesus, nosso Senhor ascendido, subiu ao céu para apresentar nossos sacrifícios a Deus, como, por sua causa, um doce aroma de cheiro.

5. Por um tempo em silenciosa admiração e pavor, Manoah e sua esposa, após essa visão estranha, permaneceram em seus rostos: quando, levantando-se para refletir sobre essa transação, Manoah expressa suas apreensões apavorantes, para que não (como era então a opinião geral) essa aparência divina anunciava sua morte certa e próxima. Nota; (1.) Somos tão fracos que, às vezes, temos medo de nossas próprias misericórdias. (2.) Um homem bom pode, em determinadas épocas do ano, ter medo de morrer.

6. Sua esposa parece não apenas o crente mais forte, mas o raciocínio mais sábio. Ela sugere a falta de fundamento de seus medos a partir de dois argumentos, evidenciando fortemente o favor de Deus para com eles; 1. A aceitação do seu sacrifício; e 2 a promessa que ele havia feito; para a realização dos quais, eles precisam viver. Nota; (1) É uma misericórdia singular ter um companheiro de ajuda como o de Manoá. (2.) Quando o pecador é derrubado, ele deve se lembrar do que Cristo fez por ele com seu sacrifício sangrento, uma prova certa de que ele não deseja a morte. (3.) Os fiéis, em tempos de providências desanimadoras ou dolorosas tentações, devem se lembrar da experiência passada da bondade de Deus, como base do apoio atual. Aquele que nos ajudou até agora não quer finalmente nossa destruição.

Comentário de Adam Clarke

have seen God – See the note on Judges 6:22 . Certamente morreremos , porque vimos Deus – Veja a nota em Juízes 6:22 .

Referências Cruzadas

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

Deuteronômio 4:38 – para expulsar diante de vocês nações maiores e mais fortes, a fim de fazê-los entrar e possuir como herança a terra deles, como hoje se vê.

Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 5:37 – E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *