Estudo de João 1:18 – Comentado e Explicado

Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.
João 1:18

Comentário de Albert Barnes

Ninguém jamais viu Deus – esta declaração é provavelmente feita para mostrar a superioridade da revelação de Jesus acima da de qualquer dispensação anterior. Dizem, portanto, que Jesus “tinha um conhecimento íntimo de Deus”, que nem Moisés nem nenhum dos profetas antigos possuíam. Deus é invisível: nenhum olho humano o viu; mas Cristo tinha um conhecimento de Deus que pode ser expresso em nossa apreensão ao dizer que ele o viu. Ele o conhecia íntima e completamente e, portanto, estava preparado para fazer uma manifestação mais completa dele. Ver João 5:37 ; João 6:46 ; 1 João 4:12 ; Êxodo 33:20 ; João 14: 9 . Esta passagem não pretende negar que os homens haviam testemunhado “manifestações” de Deus, como quando ele apareceu a Moisés e aos profetas (compare Números 12: 8 ; Isaías 6: 1-13 ); mas significa que ninguém viu a essência de Deus ou “conheceu a Deus completamente”. Os profetas entregaram o que “ouviram” Deus falar; Jesus o que ele sabia de Deus como seu igual e como entendendo plenamente a natureza.

O Filho unigênito – Veja as notas em João 1:14 . Este versículo mostra o sentido de João do significado dessa frase, como denotando um conhecimento íntimo e completo de Deus.

No seio do Pai – Essa expressão é tirada do costume entre os orientais de se reclinar em suas refeições. Veja as notas em Mateus 23: 6 . Denota intimidade, amizade, carinho. Aqui significa que Jesus tinha um conhecimento de Deus como um amigo tem de outro – conhecimento de seu caráter, desígnios e natureza que nenhum outro possui, e que o torna, portanto, qualificado acima de todos os outros para torná-lo conhecido.

Ele o declarou – Ele o revelou completamente ou o fez conhecido. Compare Hebreus 1: 1 , Hebreus 1: 4 . Este versículo prova que Jesus tinha um conhecimento de Deus acima do que qualquer um dos profetas antigos possuía e que as revelações mais completas de seu caráter são esperadas no evangelho. Por sua Palavra e Espírito, ele pode nos iluminar e guiar, e nos levar ao verdadeiro conhecimento de Deus; e não há verdadeiro e pleno conhecimento de Deus que não seja obtido por meio de seu Filho. Compare João 14: 6 ; 1 João 2: 22-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

Nenhum homem : ou seja, nenhum olho humano. Grego. oudeis. Composto de ou. App-105.

viu . Horao grego . App-133.

o único filho gerado . Lm. Tr. WI. Rm., Com o siríaco, leia “Deus (isto é, Cristo) unigênito” . As leituras variam entre YC e OC.

O que é = Aquele que é: como “era” em João 1: 1 .

in = into. Grego. eis. App-104. Isso expressa um relacionamento contínuo.

seio. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6. Compare João 13:23 ; João 21:20 .

ele = Aquele.

declarou = revelado. Exegeomai grego = para liderar o caminho, dar a conhecer expondo. Daí o eng. “exegese” . Somente aqui, Lucas 24:35 . Atos 10: 8 ;

Comentário de John Calvin

18. Ninguém jamais viu a Deus . Mais adequadamente, isso é adicionado para confirmar a declaração anterior; pois o conhecimento de Deus é a porta pela qual entramos no gozo de todas as bênçãos; e como é somente por Cristo que Deus se faz conhecido por nós, também se segue que devemos procurar todas as coisas de Cristo. Essa ordem de doutrina deve ser cuidadosamente observada. Nenhuma observação parece ser mais comum do que isso: cada um de nós recebe, de acordo com a medida de sua fé, o que Deus oferece a nós; mas há poucos que pensam que devemos trazer o vaso da fé e do conhecimento de Deus com o qual atraímos.

Quando ele diz que ninguém viu Deus , não devemos entendê-lo para se referir à percepção externa dos olhos corporais; pois ele geralmente quer dizer que, como Deus habita em luz inacessível ( 1 Timóteo 6:16 ), ele não pode ser conhecido senão em Cristo, que é sua imagem viva. Esta passagem é geralmente explicada assim: como a majestade nua de Deus é oculta dentro de si, ele nunca pôde ser compreendido, exceto na medida em que se revelou em Cristo; e, portanto, que era somente em Cristo que Deus era conhecido anteriormente pelos pais. Mas prefiro pensar que o evangelista aqui cumpre a comparação já declarada, a saber, quão melhor é a nossa condição do que a dos pais, porque agora se pode dizer que Deus, que anteriormente estava oculto em sua glória secreta, se tornou visível ; pois certamente quando Cristo é chamado a imagem viva de Deus ( Hebreus 1: 3 ), isso se refere ao privilégio peculiar do Novo Testamento. Do mesmo modo, o evangelista descreve, nesta passagem, algo novo e incomum, quando diz que o Filho unigênito, que estava no seio do Pai , nos fez saber o que antes era escondido. Ele, portanto, magnifica a manifestação de Deus, que nos foi trazida pelo evangelho, na qual ele nos distingue dos pais, e mostra que somos superiores a eles; como também Paulo explica mais detalhadamente no terceiro e quarto capítulos da Segunda Epístola aos Coríntios. Pois ele sustenta que agora não há mais véu , como o que existia sob a Lei, mas que Deus é abertamente contemplado na face de Cristo.

Se não é razoável pensar que os pais são privados do conhecimento de Deus, que diariamente os profetas vão diante deles e estendem a tocha, respondo que o que nos é atribuído não é simplesmente ou absolutamente negado, mas que é feita uma comparação entre o menor e o maior, como dizemos; porque eles não tinham nada além de pequenas faíscas da verdadeira luz, cujo brilho total brilha diariamente ao nosso redor. Se for contestado, que naquele tempo Deus também foi visto cara a cara ( Gênesis 32:30 ; Deuteronômio 34:10 ), sustento que essa visão não deve ser comparada à nossa; mas como Deus estava acostumado naquele tempo a se exibir obscuramente, e, por assim dizer, à distância, aqueles a quem ele foi revelado mais claramente dizem que o viram cara a cara . Eles dizem isso com referência ao seu próprio tempo; mas eles não viam Deus de outra maneira senão embrulhados em muitas dobras de figuras e cerimônias. (31) A visão que Moisés obteve na montanha foi notável e mais excelente do que quase todo o resto; e ainda Deus declara expressamente,

tu não serás capaz de ver o meu rosto, apenas o de minhas costas ( Êxodo 33:23 😉

pela qual metáfora ele mostra que ainda não havia chegado o momento de uma revelação completa e clara. Também deve ser observado que, quando os pais desejavam contemplar Deus, eles sempre voltavam os olhos para Cristo. Não quero dizer apenas que eles contemplaram Deus em seu eterno discurso , mas também que assistiram, com toda a mente e com todo o coração, à prometida manifestação de Cristo. Por essa razão, descobriremos que Cristo disse depois: Abraão viu o meu dia ( João 8:56 😉 e o que está subordinado não é contraditório. Portanto, é um princípio fixo que Deus, que antes era invisível, agora se tornou visível em Cristo.

Quando ele diz que o Filho estava no seio do Pai , a metáfora é emprestada dos homens, que dizem receber no seio aqueles a quem eles comunicam todos os seus segredos. O peito é a sede do conselho. Ele mostra, portanto, que o Filho conhecia os segredos mais ocultos de seu Pai, a fim de nos informar que temos o peito de Deus, por assim dizer, aberto a nós no Evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Ninguém jamais viu Deus – Moisés e outros ouviram sua voz e viram a nuvem e o fogo, que eram os símbolos de sua presença; mas uma manifestação de Deus como agora ocorrera, na pessoa de Jesus Cristo, nunca havia sido exibida ao mundo antes. É provável que a palavra vista, aqui, seja conhecida, como em João 3:32 ; 1 João 3: 2 , 1 João 3: 6 e 3 João 1:11 ; e, nesse sentido, a última cláusula do versículo parece exigir: – Ninguém, quão altamente favorecido, conhece a Deus plenamente, a qualquer momento, em qualquer nação ou época; o Filho unigênito (ver João 1:14 ; (nota)), que está no seio do Pai, que estava intimamente familiarizado com todos os conselhos do Altíssimo, ele o declarou: e????sat? , anunciou o Oráculos divinos para os homens; pois nesse sentido a palavra é usada pelos melhores escritores gregos. Veja Kypke in loco.

Deitado no seio , é mencionado em referência ao costume asiático de se reclinar durante as refeições; Dizia-se que a pessoa que era o próximo estava no seu peito; e aquele que ocupava esse lugar em referência ao mestre do banquete deveria compartilhar suas considerações peculiares, e assim estar em um estado de maior favor e intimidade com ele.

Comentário de Thomas Coke

João 1:18 . Ninguém jamais viu Deus; Nem Moisés, nem nenhum dos profetas, que em épocas anteriores entregaram a vontade de Deus aos homens, jamais viram o Ser divino em sua essência e, portanto, não puderam fazer uma descoberta completa de suas perfeições e conselhos aos homens. A única pessoa que já desfrutou desse privilégio foi o Filho de Deus, que está no seio do Pai: ele sempre foi e é o objeto querido de sua terna afeição e o parceiro íntimo de seus conselhos; e, portanto, ele foi capaz de declarar plenamente o grande propósito de Deus em relação à redenção do mundo. Estar no seio de alguém denota a maior familiaridade e intimidade, uma comunicação de conselhos e desígnios e afeto inteiro e terno.

Por isso, é usado, Deuteronômio 13: 6 ; Deuteronômio 28:54 para significar a melhor esposa amada de um homem. A palavra e????sat?, declarado, significa explicar, interpretar, declarar e é particularmente aplicado pelos escritores pagãos à explicação ou declaração de coisas relacionadas à religião.

Comentário de Scofield

viu Deus

CF Genesis 32:20 ; Êxodo 24:10 ; Êxodo 33:18 ; Juízes 6:22 ; Juízes 13:22 ; Apocalipse 22: 4 . A essência divina, Deus, velada em forma angelical, e especialmente encarnada em Jesus Cristo, tem sido vista pelos homens; Gênesis 18: 2 ; Gênesis 18:22 ; João 14: 8 ; João 14: 9 .

declarado lit. levou-o adiante, isto é, em plena revelação. João 14: 9 .

Comentário de John Wesley

Ninguém jamais viu Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, ele o declarou.

Ninguém viu Deus – com os olhos do corpo; contudo, os crentes o vêem com os olhos da fé.

Quem está no seio do Pai – A expressão denota a mais alta unidade e o conhecimento mais íntimo.

Referências Cruzadas

Gênesis 16:13 – Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê? “

Gênesis 18:33 – Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.

Gênesis 32:28 – Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.

Gênesis 48:15 – E abençoou a José, dizendo: “Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje,

Exodo 3:4 – O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Exodo 23:21 – Prestem atenção e ouçam o que ele diz. Não se rebelem contra ele, pois não perdoará as suas transgressões, pois nele está o meu nome.

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

Exodo 34:5 – Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.

Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

Deuteronômio 4:12 – Então o Senhor falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram as palavras, mas não viram forma alguma; apenas se ouvia a voz.

Josué 5:13 – Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem de pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: “Você é por nós, ou por nossos inimigos? “

Josué 6:1 – Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava.

Juízes 6:12 – Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

Juízes 13:20 – Quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isso, Manoá e à sua mulher prostraram-se, rosto em terra.

Provérbios 8:30 – eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença.

Isaías 6:1 – No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Lamentações 2:12 – “Eles clamam às suas mães: Onde estão o pão e o vinho? ” Ao mesmo tempo em que desmaiam pelas ruas da cidade, como os feridos, e suas vidas se desvanecem nos braços de suas mães.

Ezequiel 1:26 – Acima da abóboda sobre as suas cabeças havia o que parecia um trono de safira, e, bem no alto, sobre o trono, havia uma figura que parecia um homem.

Oséias 12:3 – No ventre da mãe segurou o calcanhar de seu irmão; como homem lutou com Deus.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

Lucas 16:22 – “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 6:46 – Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu ao Pai.

João 12:41 – Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

João 13:23 – Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 17:6 – “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *