Estudo de Isaías 6:1 – Comentado e Explicado

No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo.
Isaías 6:1

Comentário de Albert Barnes

No ano – Isso naturalmente denota um período após a morte de Uzias, embora no mesmo ano. A menção do tempo foi evidentemente feita quando a profecia foi composta, e deve-se presumir que a morte de Uzias ocorreu no momento em que o profeta teve essa visão. Nesse caso, é claro que essa não foi a primeira de suas profecias, pois ele teve suas visões nos dias de Uzias; Isaías 1: 1 . O caldeu, no entanto, lê o seguinte: ‹no ano em que Uzias foi ferido pela lepra; e a maioria dos comentaristas judeus entende isso; 2 Crônicas 26: 19-20 . Os rabinos dizem que o significado é que ele se tornou “civilizado” morto, deixando de exercer suas funções como rei e que foi cortado como homem leproso de toda conexão com o povo e de toda autoridade; veja a Introdução, Seção 3. Isso é, sem dúvida, verdadeiro; mas ainda assim, o significado mais natural é que isso ocorreu no ano em que ele realmente morreu.

Eu vi – isto é, ele viu em uma “visão”; veja a Introdução, Seção 7. (4). Uma visão semelhante é descrita por Micaiah; 1 Reis 22:19 ; ver também Amós 7: 1 ; Amós 8: 1 ; Amós 9: 1 ; Daniel 7:13 ,…

. O Senhor – No original aqui, a palavra não é ???? yehovâh, mas ???? ‘adonay veja as notas em Isaías 1:24 . Aqui é aplicado ao Senhor; ver também Salmo 114: 7 , onde também é aplicado; e veja Isaías 8: 7 e Jó 28:28 , onde o Senhor se chama “Adonai”. A própria palavra não indica divindade essencial; mas é frequentemente aplicado a Deus. Em alguns MSS., No entanto, de Kennicott e DeRossi, a palavra Yahweh é encontrada. Podemos fazer duas observações aqui.

(1) Que Isaías evidentemente pretendia dizer que era o Senhor que apareceu a ele. Ele é expressamente chamado em Isaías 6: 5-8 , Isaías 6:11 .

(2) É igualmente claro, no Novo Testamento, que Isaías viu o messias. João cita as palavras deste capítulo, Isaías 6:10 , conforme aplicável a Jesus Cristo, e depois acrescenta João 12:41 : ‘estas coisas disseram Esaias quando ele viu sua glória e falou dele.’

Um homem inspirado, assim, estabeleceu isso como se referindo ao Messias e, assim, estabeleceu a propriedade de aplicar a ele o nome de Javé, isto é, afirmou que o Senhor Jesus é divino. Jerome diz que essa visão foi projetada para representar a doutrina da Trindade. Em João 1:18 , é dito: Ninguém jamais viu Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, ele o declarou. Em Êxodo 33:20 , Deus diz: ‘Não podes ver o meu rosto, porque ninguém me verá e viverá’; ver também 1 Timóteo 6:16 . Essas passagens podem ser reconciliadas com o que aqui é dito por Isaías, da seguinte maneira:

(1) Isaías não diz que viu a Essência Divina; e tudo o que suas palavras sugerem é que ele viu uma manifestação ou visão de Javé – alguma representação simbólica impressionante dele.

(2) Foi a manifestação de Yahweh na pessoa do Messias, do único Filho que o revelou ou o declarou: ‘ele viu que tais manifestações de Deus eram feitas com freqüência, e tudo o que a declaração de Isaías implica , por necessidade, é que ele teve uma visão de Deus encarnada sentada na glória, da qual agora recebeu uma nova comissão para sair e proclamar a verdade àquela geração perversa e rebelde.

Sentado em um trono – Deus é frequentemente representado como um rei, sentado em um trono; 1 Reis 22:19 ; Ezequiel 43: 7 ; Jeremias 17:12 .

Alto e elevado – Ou seja, o “trono”; uma indicação de estado e majestade. “E o trem dele.” A palavra “trem” ??????? shûlayv significa corretamente a saia de uma roupa ou manto; Êxodo 28: 33-34 . Aqui, evidentemente, é projetado como uma representação de uma túnica grande e esvoaçante, que encheu toda a parte mais sagrada do templo. Os orientais consideravam tais vestes grandes como indicativas de grandeza e estado. O Messias foi visto sentado no trono como um rei; vestido com uma túnica larga e solta, à maneira dos monarcas orientais, e cercado por seus ministros. O desígnio desta visão magnífica não era apenas impressionar o profeta com um senso da santidade de Deus, mas também dar peso adicional à sua comissão, como tendo sido derivado imediatamente da majestade divina; compare Isaías 6: 9-10 . É notável que Isaías não tenta representar o próprio Yahweh. Ele menciona suas vestes; o trono; os serafins; mas não menciona forma ou aparência do próprio Deus. Nisto há uma grande sublimidade. Há o suficiente mencionado para encher a mente de reverência; há o suficiente para impressionar tão profundamente com um senso da majestade divina. É notável, também, que não é a aparência “usual” de Deus no templo a que ele se refere. Esse era o “Shekinah”, ou símbolo visível de Deus. Isso estava no propiciatório, isto estava no trono; que era uma nuvem, desta forma não é mencionada; acima disso, os querubins estenderam suas asas; sobre este estavam os serafins; sem roupa, vestida com uma túnica esvoaçante.

Encheu o templo – Provavelmente, apenas o lugar mais sagrado é destinado. A túnica grande, cheia e magnífica parecia preencher todo o santo dos santos. Alguns supuseram que essa visão fosse representada como aparecendo nos “céus”. Mas a expressão aqui evidentemente implica que ela foi vista no “templo” em Jerusalém.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 6: 1 . No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi, etc. – Temos neste capítulo o quarto sermão, contendo um relato de uma visão maravilhosa e augusta, com a qual o profeta foi favorecido pelo Senhor: O desígnio é duplo; exibir uma figura do reino do Filho de Deus, a partir de agora manifestada no mundo, e predizer a futura cegueira e dureza de coração da maior parte da nação judaica. Existem três partes desse discurso. O primeiro contém uma manifestação simbólica da gloriosa Majestade do Deus de Israel, Isaías 6: 1-4 . o segundo, a santificação de Isaías para o desempenho de um importante ofício profético, Isaías 6: 5-7 . o terceiro, um mandamento peculiar que o profeta recebeu de Deus a respeito do futuro e do estado infeliz dos judeus, 8-13. Parece não haver dúvida de que essa visão deve ser imediatamente referida aos tempos do evangelho, embora seja possível que tenha alguma referência também aos homens do tempo de Isaías. Veja Vitringa.

Vi também o Senhor sentado em um trono, alto e elevado Nesta primeira parte da visão, temos a espécie de revelação que aconteceu ao profeta, que ele chama de visão, mas na qual o profeta parece ter sido mais passivo do que ativo; – e o objeto da visão, que consiste em várias partes: primeiro, a aparência de Jeová, sentado em um trono elevado, vestido como se estivesse com uma túnica real, cujas saias enchiam o templo: , dos serafins próximos ao trono, celebrando a majestade e grandeza de Deus; Isaías 6: 2-3 . E, terceiro, as consequências dessa aparência gloriosa; a comoção dos postes do templo e sua reposição com fumaça, Isaías 6: 4 . O lugar dessa visão deveria estar no templo. Não devemos imaginar que Isaías viu a própria divindade, mas alguma representação simbólica dela, provavelmente a aparência de Cristo na forma humana em glória. Ver João 12:41 . Pois parece não haver dúvida, a partir da descrição, que a aparência era humana. Veja Vitringa e o sexto sermão de Waterland na Trindade.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 6: 1 . No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor – “Como essa visão”, diz o bispo Lowth, “parece conter uma designação solene de Isaías ao ofício profético, é pela maioria dos intérpretes que se pensa ser o primeiro em ordem de suas profecias. Mas talvez isso não ocorra: pois Isaías diz que, no título geral de suas profecias, profetizou no tempo de Uzias, cujos atos, primeiro e último, ele escreveu ( 2 Crônicas 26:22 ) e os frase, no ano em que Uzias morreu, provavelmente significa, após a morte de Uzias; como a mesma frase ( Isaías 14:28 ) significa após a morte de Acaz. Não que as profecias de Isaías sejam colocadas na ordem exata do tempo: os capítulos 2., 3., 4., 5. parecem, por marcas internas, antecedentes do capítulo 1 .; eles se adaptam ao tempo de Uzias, ou à parte anterior do reinado de Jotham: considerando que o capítulo 1. dificilmente pode ser anterior aos últimos anos de Jotham: veja nota em Isaías 1: 1 ; Isaías 1: 7 ; Isaías 2: 1 . Essa pode ser uma nova designação de todo o curso das dispensações de Deus em relação ao Seu povo e aos destinos da nação; que ainda hoje dependem e não serão totalmente cumpridas até a restauração final de Israel. ”

Eu vi o Senhor – Em uma visão ou êxtase. O lugar dessa visão deve ser o templo, de onde é tirado o cenário particular. A Divina Majestade é representada como sentada em um trono, alto e elevado – Provavelmente acima da arca no lugar mais sagrado, onde a glória apareceu acima dos querubins, cercada por seus ministros auxiliares. “O véu, que separa o lugar mais sagrado do sagrado, ou a parte mais externa do templo, deve ser retirado, pois o profeta, a quem o todo é exibido, é manifestamente colocado pelo altar do holocausto, na entrada do templo (compare Ezequiel 43: 5-6 ), que foi preenchido com o trem do manto, a expansão e transbordamento da glória divina. O Senhor no trono, de acordo com São João ( João 12:41 ), era Cristo, e a visão estava relacionada ao seu futuro reino; quando o véu da separação fosse removido, e toda a terra seria preenchida com a glória de Deus, revelada a toda a humanidade. Respeita, de fato, principalmente o tempo do próprio profeta, a obduração dos judeus daquela época e seu castigo pelo cativeiro babilônico; mas se estende, em sua plena latitude, à era do Messias e à cegueira dos judeus ao evangelho; a desolação de seu país pelos romanos e serem rejeitados por Deus; que, no entanto, uma semente sagrada, um remanescente, deve ser preservada, e que a nação brote e floresça novamente a partir do estoque antigo. – Bispo Lowth.

Comentário de E.W. Bullinger

rei Uzias. Compare esse rei leproso com o glorioso rei de Isaías 6: 5 .

morreu. Em uma casa separada. Isso completa o contraste.

Eu vi. O hebraico ra “ah = ver claramente. Como em Isaías 6: 6 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor – Cinqüenta e um MSS. de Kennicott, e cinquenta e quatro de De Rossi, e uma edição; no versículo 8, ( Isaías 6: 8 ;); quarenta e quatro MSS. de Kennicott, e quarenta e seis de De Rossi, e uma edição; e no versículo 11 ( Isaías 6:11 ;); trinta e três MSS. de Kennicott, e muitos de De Rossi, e uma edição, para ???? Adonai , “o Senhor” leu ????Jeová “, que provavelmente é a verdadeira leitura; (compare Isaías 6: 6 ;); como em muitos outros lugares, nos quais a superstição dos judeus substituiu ???? Adonai por ???? Yehová . Um dos meus próprios MSS., Um fólio muito antigo e amplo, ao qual os pontos e a masora foram adicionados posteriormente, tem ???? Yehová nos versículos 1 e 8, nos dentes da masora, que os ordena em ambos os lugares a serem lidos ???? Adonai .

Comentário de John Calvin

1. No ano em que o rei Uzias morreu. Este é geralmente o começo do sexto capítulo; mas alguns pensam que é o começo do livro em si e que, ao coletar as profecias de Isaías, um erro foi cometido. A razão que eles atribuem é que o Profeta aqui declina o cargo de professor, o qual ele não teria recusado se até então o tivesse dispensado; que ele parece ser um mero novato ainda não familiarizado com seu chamado; e além disso, que ele declara que agora viu o Senhor e que nunca o viu antes. Mas considero esses argumentos, como já notei, muito fracos e insatisfatórios; e respondo que não deve ser considerado estranho que ele tenha sido dominado tão completamente por essa visão extraordinária a ponto de esquecer que ele era um profeta. Pois não havia nele nenhum sentimento que não fosse dominado pela presença de Deus, de modo que, como alguém que perdeu os sentidos, mergulhou de bom grado nas trevas, ou melhor, como alguém que se desesperava com a vida, ele por sua própria vontade. escolheu morrer. E é necessário que os piedosos sejam afetados dessa maneira, quando o Senhor lhes der sinais de sua presença, para que sejam humilhados e completamente confundidos. Além disso, na pessoa de seu servo, Deus pretendia aterrorizar seu povo rebelde; e, portanto, não precisamos nos perguntar se ele oferece um pedido de desculpas sob a esmagadora influência do medo, e da mesma forma porque ele não sentiu o peso de seu cargo, como agora o sentia, depois de ter visto uma demonstração ilustre da majestade de Deus. .

Mas por que essa visão não foi exibida a ele no começo? Eu respondo, era necessário, em relação ao tempo, que ele fosse cada vez mais confirmado no exercício de seu cargo. Temos um exemplo disso nos próprios apóstolos; pois, a princípio, eles foram enviados com uma liminar para não ultrapassar os limites da Judéia ( Mateus 10: 5 😉 mas depois que Cristo ressuscitou, ele os separou de uma maneira nova e solene, soprando neles, pedindo eles recebem o Espírito Santo ( João 20:21 😉 e não apenas isso, mas, enviando seu Espírito do céu nas formas de línguas de fogo , investiu-os com extraordinário poder. ( Atos 2: 3. ) Assim, devido às várias mudanças dos tempos e dos reis, era necessário que Isaías fosse encorajado e novamente atestado por uma nova visão; que ele possa estar entusiasmado com a perseverança e depois prosseguir com maior alegria em seu curso; e também para que os judeus percebessem que seu ministério era apoiado pela autoridade celestial.

Parece-me que isso é uma razão suficiente para que essa visão não lhe tenha sido exibida desde o início, mas depois disso, durante algum tempo, ele deixou o cargo de professor. Que este não foi o começo da profecia é evidente o suficiente pela consideração de que o prefácio, que já examinamos, é muito melhor adaptado para o início e mais apropriado do que o que está contido neste capítulo; e todas as abordagens foram caladas pela obstinação obstinada do povo, era apropriado que ele surgisse dessa maneira veemente. Além disso, é provável que ele tenha desempenhado o cargo de professor há muito tempo sob o rei Uzias, que, creio, estava morto antes da publicação dessa previsão. Em resumo, o Profeta quer dizer que foi somente quando ele iniciou seu curso que Deus lhe apareceu.

Alguns pensam que a morte aqui significa lepra , que sem dúvida foi uma morte civil, quando o rei foi obrigado a se retirar da sociedade dos homens e a dar as rédeas do governo ( 2 Reis 15: 5 😉 mas eu prefiro tome a morte em seu sentido literal. Então, acho que Isaías proferiu as previsões anteriores durante o reinado de Uzias, mesmo depois de ter sido atingido por hanseníase; e que, quando ele morreu, e Jotham o sucedeu, essa visão foi apresentada a Isaías. Sabemos que várias comoções são produzidas por uma mudança de reis, de modo que não precisamos nos perguntar que Isaías teve seu chamado novamente selado. Mas a própria profecia, a seguir, mostrará suficientemente que ele havia sido um professor público por algum tempo antes de ver o Senhor; pois relata que a cegueira do povo, cuja obstinação ele experimentara a tal ponto que ele poderia ter sido induzido a cessar de seu empreendimento, pois viu que não estava fazendo nenhum bem. O Senhor, portanto, confirma-o com esta visão, de que a oposição não pode impedi-lo de cumprir com ousadia seu cargo e executar o que empreendeu sob o mandamento de Deus.

Vi o Senhor. É perguntado: Como Isaías podia ver Deus, que é um Espírito ( João 4:24 ) e, portanto, não pode ser visto com olhos corporais? Mais ainda, como os entendimentos dos homens não podem subir à sua altura sem limites, como ele pode ser visto de forma visível? Mas devemos estar cientes de que, quando Deus se exibiu à visão dos Pais, ele nunca apareceu como realmente é, mas como a capacidade dos homens poderia receber. Embora se possa dizer que os homens rastejam no chão, ou pelo menos habitam bem abaixo dos céus, não há absurdo supor que Deus desça sobre eles de maneira a causar algum tipo de espelho para refletir os raios de sua glória . Portanto, exibiu a Isaías uma forma que lhe permitia, de acordo com sua capacidade, perceber a inconcebível majestade de Deus; e assim ele atribui a Deus um trono , uma túnica e uma aparência corporal.

Por isso, aprendemos uma doutrina proveitosa de que, sempre que Deus concede qualquer sinal de sua presença, ele está indubitavelmente presente conosco, pois ele não nos diverte por formas irrelevantes, à medida que os homens o desfiguram perversamente por seus artifícios. uma vez que, portanto, essa exposição não era uma representação enganosa da presença de Deus, Isaías declara justamente que o viu . Da mesma maneira, quando se diz que João

viu o Espírito Santo na forma de uma pomba ( João 1:32 )

o nome do Espírito Santo é aplicado ao sinal externo, porque na representação não houve engano; e, no entanto, ele não viu a essência do Espírito, mas tinha uma prova clara e indubitável, de modo que não podia duvidar que o Espírito de Deus repousava sobre Cristo.

Em segundo lugar, pergunta-se: quem era esse senhor? João nos diz que era Cristo ( João 12:41 ), e com justiça, pois Deus nunca se revelou aos Pais, mas em sua Palavra eterna e unigênito Filho. No entanto, penso que é errado limitar isso, como alguns fazem, à pessoa de Cristo; pois é indefinidamente, pelo contrário, que o Profeta o chama de Deus. Nem seus pontos de vista derivam qualquer apoio da palavra ????? , ( adonai ), que parece se aplicar particularmente a Cristo; pois é freqüentemente aplicado a Deus de maneira absoluta e irrestrita. Nesta passagem, portanto, Deus é mencionado indefinidamente, e, no entanto, é correto dizer que Isaías viu a glória de Cristo, pois naquele mesmo momento ele era a imagem do Deus invisível . ( Colossenses 1:15 .)

Sentado em um trono. Ele não poderia ter dado uma descrição melhor de Deus, em relação ao lugar, do que na pessoa de um juiz, para que sua majestade pudesse causar maior terror aos judeus; pois mais tarde veremos o terrível julgamento que o Senhor pronunciou de seu tribunal. Mas, para que não suponhamos que o Profeta tenha inventado a maneira pela qual pintaria a Deus, deveríamos saber que ele descreve fielmente a própria forma em que Deus foi representado e exibido a ele. Pode-se questionar se o Profeta foi conduzido ao templo ou teve essa visão enquanto ele estava dormindo. Embora muitas coisas sejam frequentemente aduzidas de ambos os lados, preparadas para deixar o assunto em dúvida, ainda é possível conjeturar com alguma probabilidade que, mesmo que ele não estivesse no templo, essa visão poderia ter sido apresentada a ele, em sua própria casa ou em um campo, da mesma maneira que para outros profetas.

E suas partes mais remotas encheram o templo. (92) Quase todos os comentaristas entendem por isso as franjas de sua túnica, embora possa ser entendido como se referindo às extremidades do tribunal, dando-nos a entender que suas dimensões eram tão vastas que se estendiam a todas as partes do tribunal. templo . Ele pretende atribuir a Deus um aspecto venerável e muito além de qualquer forma humana. Há um grande peso na circunstância em que ele apareceu no templo ; pois ele prometeu que se encontraria com seu povo lá, e o povo esperava suas respostas daquele lugar, como Salomão havia declarado expressamente na dedicação. ( 1 Reis 8:30 .) Para que as pessoas entendam que essas coisas vieram de Deus, a quem chamavam todos os dias e em quem confiavam com uma confiança vã que os inchava, essa visão foi exibida. ao profeta no templo . Para a certeza do que foi dito, contribuiu pouco, que ele proclamou abertamente que o discurso não era pronunciado a ele por nenhum homem mortal, mas era um oráculo celestial, proferido por aquele Deus cujo nome eles estavam acostumados com desdém a defender uma pretensão, sempre que desejavam fazer reivindicações extravagantes; caso contrário, essa profecia teria sido dura e repulsiva e necessitaria de grande confirmação. Também não era incomum os Profetas dizerem que o Senhor lhes falou do templo ou do santuário.

E o trem de seu manto encheu o templo . – Lowth.
E o trem que fluía encheu o templo . – Estoque. Esse autor acrescenta em uma nota: “Acrescento o epíteto que flui , para distinguir o trem de uma túnica do que a palavra inglesa importa igualmente, um trem de atendentes; e is?? é de to ? para relaxar, fluir livremente. ” – Ed

Comentário de John Wesley

No ano em que o rei Uzias morreu, vi também o Senhor sentado em um trono, alto e elevado, e seu trem encheu o templo.

Eu vi – em uma visão.

O Senhor – A Divina Majestade como ele subsiste em três pessoas.

Seu trem – Seu manto real e judicial; pois ele é representado como juiz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *