Estudo de João 6:46 – Comentado e Explicado

Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.
João 6:46

Comentário de Albert Barnes

Não que alguém tenha visto o Pai – Jesus acrescentou isso, evidentemente, para se proteger contra erros. Ele havia dito que todos que vinham a ele eram ensinados por Deus. O professor era geralmente visto e ouvido pelo aluno; mas, para que não se deva dizer que um homem que vem a ele deve ver e ouvir a Deus, de maneira visível e audível, ele acrescenta que não pretendia afirmar isso. Ainda era verdade que ninguém havia visto Deus a qualquer momento. Eles não deveriam, portanto, esperar ver Deus, e suas palavras não deveriam ser pervertidas como se ele quisesse ensinar isso.

Salve o que é de Deus – Jesus aqui evidentemente se refere a si mesmo como o Filho de Deus. Ele acabara de dizer que ninguém havia visto o Pai. Quando ele afirma que viu o Pai, isso implica que ele é mais do que homem. Ele é o Filho unigênito que está no seio do Pai, João 1:18 ; o brilho de sua glória e a imagem expressa de sua pessoa, Hebreus 1: 3 ; Deus acima de tudo, abençoado para sempre, Romanos 9: 5 . Por seu ser de Deus significa que ele é o Filho unigênito de Deus, e enviado como o Messias ao mundo.

Ele viu – o conheceu ou o percebeu intimamente. Ele conhece sua natureza, caráter, planos. Esta é uma reivindicação de conhecimento superior ao que o homem possui, e não pode ser entendida, exceto supondo que Jesus seja igual a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

qualquer homem = qualquer um.

salvar . Grego. ei me = se não. App-118 e App-105.

de = de (ao lado). Grego. pára. App-104. Implicando união passada e presente. Compare João 7:29 ; João 9:16 , João 9:33 .

Comentário de John Calvin

46. Não que alguém tenha visto o Pai. Como ele até agora magnificou a graça de seu Pai, agora agora ele sinceramente direciona os crentes para si mesmo. Pois ambos devem estar unidos; que nenhum conhecimento de Cristo pode ser obtido até que o Pai ilumine por seu Espírito aqueles que são, por natureza, cegos; e, no entanto, é em vão buscar a Deus, a menos que Cristo vá antes; pois a majestade de Deus é tão elevada que os sentidos dos homens não podem alcançá-lo. Mais ainda, todo esse conhecimento de Deus que os homens podem pensar que alcançaram de Cristo será um abismo mortal. Quando ele diz que só ele conheceu o Pai, ele quer dizer que é um ofício que pertence particularmente a si mesmo, manifestar Deus aos homens, que de outra forma teriam sido ocultados.

Comentário de Adam Clarke

Não que alguém tenha visto o Pai – Ele não ensina os homens aparecendo pessoalmente diante deles, ou por qualquer outra voz externa que não seja a de suas palavras e mensageiros; mas ele ensina pelo seu Espírito. Este ensino de Deus implica:

  1. Que eles devem ter instruções adequadas.
  • Que eles devem compreendê-lo; pois, quando Deus ensina, não há atraso no aprendizado. E,
  • Que esse ensinamento seja pela influência do Espírito Santo em suas mentes.
  • Aquele que é de Deus – isto é, somente Cristo: nem Moisés nem nenhum dos profetas jamais viram a Deus: Jesus, que estava no seio do Pai, Ele o viu e o revelou, João 1:18 .

    Comentário de Thomas Coke

    João 6: 46-48 . Não que alguém tenha visto o Pai : “Quando falo da audição e aprendizado de Deus para os homens, não quero dizer que eles possam ver a Deidade pessoalmente e sejam ensinados a ele da maneira que um erudito é ensinado por seu mestre. Ninguém viu o Pai pessoalmente, exceto o Filho, a quem o Pai enviou e cujo privilégio peculiar é ter sido eternamente um participante completo de todos os conselhos do Pai. Em virtude, portanto, da minha íntima união com o Pai, e meu perfeito conhecimento de sua vontade, testifico como uma verdade muito certa e importante, que este é o único método de salvação e que é ele, e somente ele, quem acredita em mim e se deposita fielmente em mim, que tem vida eterna ( João 6:47 .) Lembre-se, portanto, de que é a esse respeito que lhe digo que sou o pão da vida, não apenas como mestre da verdade e mensageiro de Deus para os homens, mas como o justo Redentor a quem você deve receber em seus corações, e em quem você deve, como se fosse alimentado pela fé, se você realmente teria sua vida espiritual para ser sustentada e protegida “. Assim, nosso Senhor explicou a natureza da dignidade que ele assumira para si na parte anterior de seu discurso, João 6:33 ; João 6:35 ; João 6:40 e demonstrou que realmente lhe pertencia.

    Comentário de John Wesley

    Não que alguém tenha visto o Pai, senão o que é de Deus, ele viu o Pai.

    Não que ninguém – deve esperar que ele apareça em uma forma visível.

    Aquele que é de ou com Deus – de uma maneira mais eminente do que qualquer criatura.

    Referências Cruzadas

    Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

    Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

    João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

    João 5:37 – E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,

    João 7:29 – mas eu o conheço porque venho da parte dele, e ele me enviou”.

    João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

    João 8:55 – Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço e guardo a sua palavra.

    João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

    João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

    Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

    1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

    1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *