Estudo de João 5:37 – Comentado e Explicado

E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face…
João 5:37

Comentário de Albert Barnes

O próprio Pai … deu testemunho de mim – Este Deus havia feito,

1. Pelos milagres que Jesus havia realizado e dos quais ele estava conversando.

2. No batismo de Jesus, onde ele disse: “Este é o meu Filho amado”, Mateus 3:17 .

3. Nas profecias do Antigo Testamento. Não é fácil dizer aqui a qual destes ele se refere. Talvez ele tenha referência a todos.

Você nem ouviu sua voz – Esta passagem difícil foi interpretada de várias maneiras. O principal objetivo disso parece ser claro – reprovar os judeus por não acreditarem nas evidências de que ele era o Messias. Ao fazer isso, ele diz que eles estavam indispostos a ouvir o testemunho de Deus. Ele afirmou que Deus havia dado evidência suficiente de sua missão divina, mas eles a desconsideraram. A primeira coisa que ele percebe é que eles não ouviram sua voz. A palavra “ouvir”, neste local, deve ser entendida no sentido de “obedecer” ou ouvir. Veja as notas em João 5:25 . A voz de Deus significa seus mandamentos ou declarações, por mais que sejam feitas; e o Salvador disse que tinha sido a “característica” dos judeus que eles não ouviram a voz ou o comando de Deus. Como essa era sua característica geral, não era de admirar que desconsiderassem agora seu testemunho em relação ao Messias. A voz de Deus havia sido ouvida literalmente no monte. Veja Deuteronômio 4:12 ; “Você ouviu a voz das palavras.”

A qualquer momento – Essa tem sido a característica uniforme da nação que eles desconsideraram e perverteram o testemunho de Deus, e isso foi tão verdadeiro para essa geração quanto para seus pais.

Nem viu sua forma – ninguém jamais viu Deus, João 1:18 . Mas a palavra “forma”, aqui, não significa “o próprio Deus”. Refere-se à visível “manifestação” de si mesmo; para a “aparência” que ele assumiu. É aplicado na Septuaginta ao manifestar-se a Moisés, Números 12: 8 ; “Com ele falarei boca a boca, até aparentemente; ‘” em grego, “em uma forma” ou “forma” a palavra usada aqui. É aplicado ao símbolo visível de Deus que apareceu na nuvem e descansou no tabernáculo, Números 9: 15-16 . É a mesma palavra que é aplicada ao Espírito Santo que aparece em forma corporal como uma pomba, Lucas 3:22 . Jesus não nega aqui que Deus “apareceu” dessa maneira, mas ele diz que eles não viram – isto é, não “prestaram atenção” ou “consideraram” a aparência de Deus. Ele havia se manifestado, mas eles desconsideraram isso e, em particular, eles desconsideraram suas manifestações em atestado do Messias. Como a palavra “ouvir” significa obedecer, ouvir, também a palavra “ver” significa “prestar atenção, considerar” 2 João 1: 8 ; 1 João 3: 6 , e assim lança luz sobre João 14: 9 ; “Quem me viu, viu o Pai.” “Eu sou uma manifestação de Deus – Deus aparecendo em carne humana, como ele apareceu anteriormente no símbolo da nuvem; e aquele que ‘me considera’, ou me atende, considera o Pai. ”

Comentário de E.W. Bullinger

enviado = enviado (em um horário definido).

suportou . E ainda tem.

nem . . . nem. Grego. oute. . . oute.

visto. Grego. horao. App-133.

forma = forma. Grego. eidos. Compare Lucas 3:22 ; Lucas 9:39 .

Comentário de John Calvin

37. E o Pai que me enviou. Limitar esta declaração, como alguns fizeram, (108) à voz que foi ouvida em seu batismo ( Mateus 3:17 ), é um erro; pois ele diz no passado, que o Pai ( µeµa?t????e ) testemunhou , a fim de mostrar que ele não se apresentou como uma pessoa desconhecida, porque o Pai o havia distinguido há muito tempo por marcas tão peculiares que, trazendo-as junto com ele , ele pode ser reconhecido. Explico, portanto, que Deus testificou a respeito de seu Filho, sempre que, em épocas passadas, oferecia ao povo antigo a esperança da salvação, ou prometia que o reino de Israel seria totalmente restaurado. Dessa maneira, os judeus devem ter formado uma idéia de Cristo pelos profetas, antes que ele se manifestasse na carne. Ao tê-lo diante de seus olhos, eles o desprezam e, portanto, o rejeitam, mostram claramente que não têm prazer pela Lei, com a qual Cristo também os reprova; e, no entanto, eles se vangloriavam de seu conhecimento da Lei, como se tivessem sido criados no seio de Deus.

Você nunca ouviu a voz dele. Depois de reclamar que eles não o recebem, Cristo irrompe em linguagem ainda mais severa contra a cegueira deles. Quando ele diz que nunca ouviram a voz de Deus, ou viram sua forma, essas são expressões metafóricas, pelas quais ele pretende afirmar geralmente que estão totalmente afastadas do conhecimento de Deus. Pois, como os homens são conhecidos pelo semblante e pela fala, Deus nos dá sua voz pela voz dos Profetas, e, nos sacramentos, assume, por assim dizer, uma forma visível, da qual ele pode ser conhecido por nós. de acordo com nossa fraca capacidade. Mas aquele que não reconhece Deus à sua imagem viva, mostra claramente por esse mesmo fato que ele não adora nenhuma Deidade, a não ser o que ele próprio conseguiu. Por essa razão, Paulo diz que os judeus tinham um véu diante de seus olhos , para que não percebessem a glória de Deus na face de Cristo ( 2 Coríntios 3:14 ).

Comentário de Adam Clarke

The Father himself – hath borne witness – That is, by his prophets.

Ye have neither heard his voice – I make these words, with Bp. Pearce, a parenthesis: the sense is – “Not that my Father ever appeared visibly or spake audibly to any of you; but he did it by the mouths of his prophets.” Lately, however, he had added to their testimony his own voice from heaven, on the day of Christ’s baptism. Veja Mateus 3:17 .

Comentário de Thomas Coke

João 5: 37-38 . Você nunca ouviu sua voz em nenhum momento, etc. – “Você também não tem razão para contestar o testemunho que o Pai me deu assim, embora você nunca tenha ouvido a voz dele, nem tenha visto a sua forma; como alguém que ninguém viu ou pode ver, pois ele testemunhou o mesmo a meu respeito em sua palavra, onde falou de mim da maneira mais clara. Mas, apesar da submissão que você professa à sua autoridade, você não será persuadido a receber o testemunho ele deu; e depois de tudo o que ele disse, ainda é evidente que você não tem sua palavra cordialmente habitando em você; nem mostra o devido respeito mesmo às revelações anteriores que você reconhece como divinas; pois, apesar de todas as razões dadas para induzi-lo a isso, você não acredita nele, a quem ele enviou uma descoberta muito mais completa e clara de si mesmo do que qualquer um de seus ex-mensageiros trouxe. ”

Comentário de John Wesley

E o próprio Pai, que me enviou, deu testemunho de mim. Vocês nunca ouviram sua voz, nem viram sua forma.

Ele testificou de mim – Nomeadamente no meu batismo. Não falo do meu suposto pai Joseph. Vós sois totalmente estranhos àquele de quem falo.

Referências Cruzadas

Exodo 20:19 – e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”.

Deuteronômio 4:12 – Então o Senhor falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram as palavras, mas não viram forma alguma; apenas se ouvia a voz.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 5:32 – Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 8:18 – Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *