Estudo de Deuteronômio 4:12 – Comentado e Explicado

Do meio do fogo o Senhor falou. Ouvistes o som de suas palavras, mas não víeis no entanto nenhuma forma, somente uma voz.
Deuteronômio 4:12

Comentário de Albert Barnes

O culto aos heróis exibia-se na prática de criar imagens da forma humana como deuses domésticos (Penates, compare Gênesis 31:19 ; Gênesis 35: 2 ), ou como divindades locais e cívicas: uma prática proibida por Deuteronômio 4:16 . O culto à natureza em suas formas mais básicas é visto na idolatria egípcia de animais e figuras de animais e é condenado em Deuteronômio 4: 17-18 : enquanto seu vôo menos ignóbil, o culto ao sol, à lua e às estrelas é proibido em Deuteronômio. 4:19 . O grande legislador pode ser considerado como tendo na passagem diante de nós uma pesquisa completa e abrangente das várias formas de adoração idólatra e corrupta praticadas pelas nações orientais vizinhas, e como proibição particular e sucessiva de todas elas.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR vos falou do meio do fogo; ouvistes a voz das palavras, mas não via semelhança; somente você ouviu uma voz.

Sem semelhança – Sem semelhança ou representação de Deus, pela qual sua essência, propriedades ou ações foram representadas, como era habitual entre os pagãos.

Comentário de John Calvin

Deuteronômio 4:12 . E o Senhor falou com você. É uma confirmação do Segundo Mandamento, que Deus se manifestou aos israelitas por uma voz, e não na forma corporal; daí se segue que aqueles que não se contentam com a sua voz, mas buscam a sua forma visível, substituem a imaginação e os fantasmas em seu lugar. Mas aqui surge uma pergunta difícil, pois Deus se deu a conhecer aos patriarcas de outras maneiras, além apenas de Sua voz; assim Abraão, Isaque e Jacó o conheceram não apenas por ouvir, mas pela vista. O próprio Moisés O viu no meio da sarça ardente; e Ele também se manifestou aos Profetas sob figuras visíveis. Como seria supérfluo juntar muitas citações, basta a notável visão de Isaías, que está relacionada em ( Isaías 6: 0 ), e as de Ezequiel, das quais lemos ( Ezequiel 1: 0 e Ezequiel 10: 0). ) E, no entanto, Deus não se esqueceu de si mesmo, quando assim se apresentou aos olhos de seus servos. Portanto, esse argumento não parece ser válido e bom, que é pecaminoso representar Deus em uma imagem visível, porque Sua voz já foi ouvida sem que Ele fosse visto; quando, por outro lado, é fácil objetar que formas visíveis muitas vezes foram exibidas, nas quais Ele testificou Sua presença. A solução é dupla: primeiro, que, embora Deus possa ter se investido em certas formas com o objetivo de se manifestar, isso deve ser considerado uma circunstância peculiar e não ser tomado como regra geral; segundo, que as visões mostradas aos patriarcas eram testemunhos de Sua glória invisível, em vez de elevar a mente dos homens às coisas do alto, em vez de mantê-las enredadas nos elementos terrestres. Na promulgação de Sua Lei, Deus primeiro prescreveu o que os crentes devem seguir; porque viu que esse era o melhor método ( compêndio ) para reter as mentes de Seu povo na religião verdadeira e, ao mesmo tempo, o melhor remédio para a idolatria. A menos que nos submetamos a esse conselho de Deus, não apenas trairemos um espírito licencioso de discórdia, mas correremos diretamente contra Deus, como touros intrometidos. Pois não foi em vão que Moisés estabeleceu esse princípio: quando Deus reuniu para si uma igreja e estabeleceu uma regra certa e inviolável para a vida santa, ele não se investiu na forma corporal, mas exibiu a imagem viva de Sua glória na própria doutrina. Portanto, podemos concluir que todos aqueles que buscam a Deus em uma figura visível, não apenas recusam, mas na verdade se revoltam, a partir do verdadeiro estudo da piedade.

Se alguém objeta que Deus não é inconsistente consigo mesmo e, no entanto, como já foi dito, que mais de uma vez assumiu uma forma visível, a resposta é simples e fácil: sempre que aparecia aos patriarcas em uma forma visível, Ele deu um sinal temporário, que ainda não era de forma alguma contraditório com esse mandamento. Isaías viu o Senhor dos Exércitos sentado em Seu trono; todavia, ele clama com ousadia como da boca de Deus: “A quem me comparareis?” ( Isaías 40:25 .) Nem preciso repetir com que frequência ele fala contra os idólatras; certamente ele revela com mais força do que qualquer um dos profetas contra a loucura, ou melhor, a loucura daqueles que fazem para si qualquer imagem de Deus; porque assim transformam a verdade em falsidade; e, finalmente, ele assume o mesmo princípio que o de Moisés, que a verdadeira natureza de Deus é corrompida por truques e ilusões, se uma coisa corruptível for chamada de Sua imagem. Mas qual era a própria visão de Deus? Os serafins, que cercavam o trono de Deus, mostravam suficientemente cobrindo o rosto com as asas, para que Sua visão não pudesse ser suportada pelos mortais. Quanto ao que Ezequiel relata, nenhum pintor poderia representá-lo; pois Deus sempre apareceu distinto da forma de qualquer criatura por aquelas marcas que superam a apreensão do homem. Portanto, esta conclusão sempre permanece certa, de que nenhuma imagem é adequada para Deus, porque Ele não seria percebido pelo Seu povo senão em uma voz. Mas também o fogo era um símbolo de Sua presença, mas Ele testemunhou por Ele que Sua glória é incompreensível, e assim impediria os homens de criar ídolos. Em outros lugares, explicamos o que é “guardar-se quanto às suas almas”. (93) Mas deduzimos de suas ansiosas exortações que eles devem prestar atenção, quão grande é a inclinação da alma humana à idolatria. Essa é a tendência desse atestado contra eles, do qual inseri ( Deuteronômio 8: 0 ); pois Moisés não apenas as ameaça, mas, como se convocasse testemunhas de acordo com o costume de provações solenes, denuncia que elas perecerão, a fim de inspirá-las com maior medo por esse modo sincero de falar. Daí parece que esse desejo insano (de idolatria) não deve ser reprimido por meios comuns. Com o mesmo objetivo, ele diz que eles são “corrompidos ou corrompidos”, que fazem qualquer semelhança com Deus. Assim, Paulo também declara que, assim, a verdade é transformada em mentira ( Romanos 1:25 😉 e Jeremias e Habacuque condenam as imagens por sua falsidade. ( Jeremias 10:14 ; Habacuque 2:18 .) Não é de admirar, então, que um ídolo seja chamado de “corrupção” dos homens, pois adultera a adoração a Deus; e é uma recompensa muito justa para aqueles que poluem o conhecimento puro e perfeito de Deus, que sejam infectados por uma podridão que consome suas almas. Por isso, também, é refutada a estúpida ignorância dos papistas que limitam essa proibição ao povo antigo, como se agora fosse permitido pintar ou esculpir (imagens de Deus) (94) como se fossem judeus a quem Paulo estava se dirigindo. , quando ele argumentou a partir da origem comum de nossa natureza: “Visto que somos descendentes de Deus, não devemos pensar que a Deidade é semelhante a ouro ou prata”, ou matéria corruptível. ( Atos 17:29 ) (95) Não há necessidade de entrar em detalhes; mas o Espírito declara não menos claramente agora que devemos nos guardar dos ídolos ( 1 João 5:21 ) do que Ele nos proibiu de serem feitos. Além disso, foi um ato de loucura diabólica afastar-se de um dos dez mandamentos, a fim de que se precipitassem impunemente nessa extravagância imunda e detestável. Eles fingem que os judeus eram anteriormente proibidos da idolatria com maior rigor, porque estavam muito dispostos a isso, como se não fossem muito piores a esse respeito. Mas, deixando de lado isso, quem não vê que o vício da superstição, que é natural para a mente humana, foi corrigido por esse remédio? Até que, portanto, os homens deixem de lado sua natureza, inferimos que esse mandamento é necessário para eles.

Referências Cruzadas

Exodo 20:22 – O Senhor disse a Moisés: “Diga o seguinte aos israelitas: Vocês viram por si mesmos que do céu lhes falei:

Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

Deuteronômio 4:15 – No dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado,

Deuteronômio 4:33 – Que povo ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como vocês ouviram, e continua vivo?

Deuteronômio 4:36 – Do céu ele fez com que vocês ouvissem a sua voz, para discipliná-los. Na terra, mostrou-lhes o seu grande fogo, e vocês ouviram as suas palavras vindas do meio do fogo.

Deuteronômio 5:4 – O Senhor falou com vocês face a face do meio do fogo, no monte.

Deuteronômio 5:22 – Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim.

1 Reis 19:12 – Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Isaías 40:3 – Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus.

Isaías 40:6 – Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei? ” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo.

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Mateus 3:3 – Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *