Estudo de Mateus 17:5 – Comentado e Explicado

Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.
Mateus 17:5

Comentário de Albert Barnes

Uma nuvem brilhante os ofuscou – A palavra “ofuscar” aqui significa, antes, “difundir-se” ou “espalhar-se” sobre eles. Isso não significa que fez uma sombra. Uma nuvem era o símbolo da presença divina. Assim, Deus foi adiante dos israelitas em um pilar nublado – escuro de dia e brilhante de noite Êxodo 14: 19-20 ; ele apareceu no monte Sinai em uma nuvem brilhante pelo fogo Êxodo 24: 15-17 ; e uma nuvem, o símbolo da presença divina – chamada Shechiná – habitava continuamente no lugar mais sagrado do templo, 1 Reis 8: 10-11 ; Ezequiel 1: 4 ; Ezequiel 10: 4 . Quando, portanto, os discípulos viram essa nuvem, estavam preparados para ouvir a palavra do Senhor.

Este é o meu Filho amado – Esta foi a voz de Deus. Foi a segunda vez que, de maneira notável, Deus declarou isso. Veja Mateus 3:17 . Isso foi dito para confirmar os discípulos; dar a conhecer a eles que era seu dever ouvir a Cristo, mais do que qualquer outro, e honrá-lo mais do que Moisés e Elias; e fortalecer sua fé nele quando deveriam sair para pregar o evangelho depois que ele foi vergonhosamente morto. Depois disso, foi impossível para eles duvidarem que ele era verdadeiramente o Filho de Deus. Ver 2 Pedro 1: 17-18 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 17: 5-8 . Enquanto ele ainda falava, eis que uma nuvem brilhante os obscureceu – Tais, provavelmente, como tomaram posse primeiro do tabernáculo e depois do templo de Salomão, quando esses lugares sagrados foram consagrados. Ver Êxodo 40:34 ; 1 Reis 8: 10-11 ; onde nos dizem que a nuvem encheu a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ministrar por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa do Senhor. É sabido que isso costumava ser chamado de shechinah, ou símbolo visível da presença divina. Parece que uma nuvem semelhante agora obscureceu Jesus e seus dois assistentes glorificados e, portanto, é denominada por Pedro, 2d 2 Pedro 1:17 , a excelente glória. E eis que uma voz sai da nuvem – Nomeadamente, a voz do próprio Deus; Este é meu Filho amado, em quem me comprazo – O mesmo testemunho que o Pai prestou a Jesus em seu batismo, conforme registrado em Mateus 3:17 , onde se encontra a nota. Assim, para a plena confirmação da fé dos discípulos em Jesus, Moisés, o autor da lei, Elias, o mais zeloso de todos os profetas, e Deus falando do céu, todos deram testemunho dele. Ouvi-o – Como superior até a Moisés e aos profetas. Este mandamento do Pai aludiu claramente a Deuteronômio 18:15 e significou que Jesus era o profeta de quem Moisés falou naquela passagem e a respeito de quem ele ordenou: A ele ouvireis. Lucas nos informa que os três discípulos temiam quando eles (a saber, como Moisés e Elias) entraram na nuvem; mas agora, no exato momento em que ouviram a voz que vinha da nuvem, provavelmente tão alta quanto um trovão (veja João 12:29 ), e cheia de majestade divina, como os ouvidos mortais não estavam acostumados a ouvir, caíram no chão. o chão em seus rostos, com muito medo; um efeito que visões desse tipo costumavam ter sobre os profetas e outros homens santos a quem eram dados. Veja Gênesis 15:12 ; Isaías 6: 5 ; Ezequiel 2: 1 ; Daniel 10: 8 ; Apocalipse 1:17 . Parece que a natureza humana não poderia, por si só, apoiar tais manifestações da presença divina. Nessa condição, os três discípulos continuaram até que Jesus veio e os tocou e, levantando-os, dissipou seus medos. E quando eles ergueram os olhos (Marcos diz: Quando eles olhavam em volta ) eles não viram homem – Não viram mais ninguém, diz Marcos, salvando Jesus somente consigo mesmos. Em Lucas, lemos: Quando a voz foi passada, Jesus foi encontrado sozinho.

Essa transfiguração de nosso Senhor foi, sem dúvida, destinada aos seguintes, dentre vários outros objetivos muito importantes: 1º: impedir que seus discípulos se ofendam na profundidade da aflição em que logo o veriam mergulhado. Pois vê-lo vestido com tanta glória tenderia a estabelecê-los na crença de que ele era o Messias, apesar dos sofrimentos pelos quais ele passaria; e a conferência que ele teve com Moisés e Elias a respeito desses sofrimentos, e a morte em que eles deveriam terminar, poderia torná-los sensatos quão agradável era para a doutrina de Moisés e os profetas que o Messias deveria ser malvado e morrer antes de entrar em sua glória. 2d, Armar e encorajá-los a sofrer seus próprios sofrimentos, demonstrando um estado futuro e demonstrando a felicidade desse estado. Aqui eles vêem Moisés, que havia morrido na terra de Moabe, e foi sepultado em um vale naquela terra. Deuteronômio 34: 5 , vivo em um estado de glória. Isso foi uma demonstração para eles da imortalidade da alma, pois Moisés, com certeza, não havia ressuscitado dentre os mortos em relação ao seu corpo, sendo Cristo as primícias da sepultura ou a primeira cujo corpo ressuscitou. à vida imortal, como é evidente em 1 Coríntios 15:20 ; 1 Coríntios 15:23 ; Atos 26:23 ; Colossenses 1:18 ; Apocalipse 1: 5 . Aqui eles também vêem Elias, que de fato não havia morrido, mas havia sido traduzido, ou seja, como o apóstolo o expressa, não tinha sido despido do corpo, mas vestido com um corpo imortal, ou cuja mortalidade havia sido engolida. vida, 2 Coríntios 5: 4 . Ele estava, portanto, naquele estado de glória em que os santos estarão depois da ressurreição e do julgamento geral. Os discípulos, portanto, tinham prova completa, mesmo de um estado duplo de felicidade futura, aguardando os justos, primeiro, em suas almas, imediatamente após a morte; e segundo, em seus corpos e almas após a ressurreição. E é notável que São Paulo distingue particularmente esses estados, 2 Coríntios 12: 2-4 , falando de serem apanhados tanto no paraíso, o estado e o lugar das almas santas após a morte; e também no terceiro céu, o estado e o lugar dos fiéis após a ressurreição. Essa descoberta, feita aos discípulos, foi de grande importância e muito necessária naqueles tempos em que as opiniões dos saduceus eram tão predominantes; e parece de todas as epístolas do Novo Testamento que os apóstolos obtiveram grande apoio sob seus sofrimentos pela perspectiva da glória futura que os aguardava, na esperança de que essa visão os tivesse confirmado grandemente. 3d, Para mostrar-lhes a superioridade de Cristo como professor, legislador e mediador, para Moisés e Elias, que, embora ambos eminentes em suas posições, eram apenas servos, enquanto esse era o Filho amado de Deus; e, conseqüentemente, que ele era o preferido de todos os que o precederam, patriarcas ou profetas, e, portanto, que o evangelho era mais excelente que a lei, o cristão que a dispensação judaica. Pois quando Moisés e Elias (representando a lei e os profetas) estavam presentes, o Pai do céu ordenou que seu Filho fosse ouvido preferencialmente a eles. 4. Que as dispensações precedentes da lei e dos profetas estavam em perfeita harmonia com Cristo e sua dispensação, eram introdutórias a ela e terminavam nela; pois quando Moisés e Elias desapareceram, Jesus permaneceu como o único professor de seus discípulos, e por conseqüência de sua igreja e povo.

Comentário de E.W. Bullinger

falou = estava falando.

uma nuvem brilhante. Este era o Shekhinah, o símbolo da glória de Jeová?

fora de. Grego. ek.

Este é o meu Filho amado. A fórmula divina de consagração do Messias como sacerdote; em Mateus 3:17 como profeta. Nos Salmos 2: 7 . Atos 13:33 e Hebreus 1: 5 ; Hebreus 5: 5 , como rei.

estou muito satisfeito = encontrei prazer.

ouvi-o. Compare Deuteronômio 18:18 , Deuteronômio 18:19 .

Comentário de John Calvin

5. Eis que uma nuvem brilhante os obscureceu. Seus olhos estavam cobertos por uma nuvem , a fim de informá-los, de que ainda não estavam preparados para contemplar o brilho da glória celestial. Pois, quando o Senhor deu sinais de sua presença, ele empregou, ao mesmo tempo, algumas coberturas para restringir a arrogância da mente humana. Então agora, com o objetivo de ensinar a seus discípulos uma lição de humildade, ele retira dos olhos deles a visão da glória celestial. Essa advertência também é dirigida a nós, para que não procuremos desvendar os segredos que estão além dos nossos sentidos, mas, pelo contrário, que todo homem possa manter-se dentro dos limites da sobriedade, de acordo com a medida de sua fé. Em uma palavra, essa nuvem deve nos servir de freio, para que nossa curiosidade não se entregue a devaneios indevidos. Os discípulos também foram avisados ??de que deveriam retornar à sua guerra anterior e, portanto, não deveriam esperar um triunfo antes do tempo.

E eis uma voz da nuvem. Merece nossa atenção, que a voz de Deus foi ouvida da nuvem , mas que nem um corpo nem um rosto foram vistos. Lembremo-nos, portanto, da advertência que Moisés nos dá, de que Deus não tem forma visível, para que não nos enganemos imaginando que Ele se parecia com um homem ( Deuteronômio 4:15 ). Houve, sem dúvida, várias aparências sob as quais Deus fez ele mesmo conhecido pelos santos pais nos tempos antigos; mas em todos os casos ele se absteve de usar sinais que os induzissem a criar para si mesmos ídolos. E certamente, como as mentes dos homens são fortemente inclinadas a imaginação tola, não havia necessidade de jogar óleo na chama. (480) Esta manifestação da glória de Deus foi notável acima de todas as outras. Quando ele faz uma nuvem passar entre Ele e nós, e nos convida a si mesmo por Sua voz, que loucura é tentar colocá-Lo diante de nossos olhos por um bloco de madeira ou pedra? Portanto, procuremos entrar apenas pela fé, e não pelos olhos da carne, naquela luz inacessível na qual Deus habita. A voz veio da nuvem , para que os discípulos, sabendo que procediam de Deus, pudessem recebê-la com a devida reverência.

Este é meu filho amado. Concordo de bom grado com aqueles que pensam que há um contraste implícito de Moisés e Elias com Cristo, e que os discípulos do próprio Filho de Deus estão aqui encarregados de procurar nenhum outro professor. A palavra Filho é enfática e o eleva acima dos servos. Há dois títulos aqui concedidos a Cristo, que não estão mais aptos a honrá-lo do que a ajudar nossa fé: um Filho amado e um Mestre. O Pai o chama de meu Filho amado, em quem me comprazo , e assim declara que ele é o Mediador, por quem ele reconcilia o mundo consigo mesmo. Quando ele nos ordena a ouvi-lo , ele o designa como o supremo e único professor de sua Igreja. Seu objetivo era distinguir Cristo de todo o resto, como deduzimos verdadeira e estritamente daquelas palavras, que por natureza ele era o único Filho de Deus Da mesma maneira, aprendemos que ele é amado pelo Pai e que somente ele é. designado para ser nosso Mestre, para nele habitar toda a autoridade.

Mas talvez seja contestado: Deus não ama anjos e homens? É fácil responder que o amor paternal de Deus, espalhado por anjos e homens, procede dele como fonte. O Filho é amado pelo Pai, não para fazer de outras criaturas os objetos de seu ódio, mas para que ele comunique a elas o que pertence a si mesmo. Há uma diferença, sem dúvida, entre nossa condição e a dos anjos; pois eles nunca foram alienados de Deus e, portanto, não precisavam que ele os reconciliasse; enquanto somos inimigos por causa do pecado, até que Cristo nos peça seu favor. Ainda assim, é um princípio fixo que Deus é misericordioso com ambos, apenas na medida em que ele nos abraça em Cristo; pois nem os anjos se uniriam firmemente a Deus se Cristo não fosse a cabeça deles. Pode-se observar também que, como aqui o Pai fala de si mesmo como diferente do Filho, há uma distinção de pessoas; pois eles são um em essência e iguais em glória.

Ouça-o. Mencionei há pouco, que essas palavras pretendiam chamar a atenção da Igreja para Cristo como o único Mestre, que somente na boca dele pode depender. Pois, embora Cristo tenha vindo a manter a autoridade da Lei e dos Profetas ( Mateus 5:17 ), ele ainda ocupa a posição mais alta, de modo que, pelo brilho de seu evangelho, ele causa as faíscas que brilharam no Antigo Testamento para desaparecer. Ele é o Sol da justiça, cuja chegada trouxe a luz do dia. E é por isso que o apóstolo diz ( Hebreus 1: 1 ) que

Deus, que em diversas ocasiões e de várias maneiras falou anteriormente pelos profetas, nos últimos dias nos falou por seu amado Filho.

Em resumo, Cristo é tão verdadeiramente ouvido nos dias atuais na Lei e nos Profetas quanto em seu Evangelho; para que nele habite a autoridade de um Mestre , que ele reivindica por si mesmo, dizendo: Um é o seu Mestre , sim , Cristo ( Mateus 23: 8 ). Mas sua autoridade não é totalmente reconhecida, a menos que todas as línguas dos homens sejam silencioso. Se nos submetermos à sua doutrina, tudo o que foi inventado pelos homens deve ser derrubado e destruído. Ele está todos os dias, sem dúvida, enviando professores, mas é declarar pura e honestamente o que eles aprenderam dele, e não corromper o evangelho com suas próprias adições. Em uma palavra, nenhum homem pode ser considerado um fiel professor da Igreja, a menos que seja ele próprio um discípulo de Cristo, e faça com que outros sejam ensinados por ele.

Comentário de Adam Clarke

Uma nuvem brilhante os ofuscou – ou como seis MSS. e Efraim leu, uma nuvem de luz, ?efe?? f?t?? ; qual leitura Griesbach admitiu no texto. Como uma nuvem brilhante, ou uma nuvem de luz não podia ofuscar ou lançar qualquer tipo de sombra, a palavra epes??ase? deveria ser traduzida, cercando-a. Uma nuvem era freqüentemente o símbolo da presença divina; mas essa nuvem sempre teve algo muito notável em sua aparência. Ezequiel, Ezequiel 1: 4 , representa-a como uma grande nuvem, e um fogo se desenrola, e um brilho sobre ela, e do seu meio, como a cor de âmbar do meio do fogo; e em Ezequiel 1:28 , ele nos diz que essa era a aparência da semelhança da glória do Senhor. Veja também Êxodo 16:10 ; Êxodo 40:33 , etc .; Ezequiel 43: 2 e 1 Crônicas 5:14 . Mas geralmente era em uma nuvem espessa e escura que Deus se manifestava sob a lei; ver Êxodo 19: 9 ; Êxodo 20:21 . Isso pode ser concebido como emblemático da antiga aliança, que era apenas a sombra das coisas boas que estavam por vir, Hebreus 10: 1 ; e a nuvem de luz mencionada aqui, o emblema daquela gloriosa demonstração de Deus, em seu Evangelho, pela qual a vida e a imortalidade foram trazidas à luz, 2 Timóteo 1:10 .

Este é o meu Filho amado – ??t?? e??? ? ???? µ?? ? a?ap?t??, e? ? e?d???sa , Este é o meu Filho, o amado, em quem me deleitei, ou fiquei satisfeito. Deus acrescenta seu testemunho de aprovação ao que foi falado dos sofrimentos de Cristo por Moisés e Elias; mostrando assim que a economia sacrificial da antiga aliança não tinha valor em si mesma, mas como se referia à grande expiação que Jesus estava prestes a fazer; portanto, ele diz: Nele eu me deleitei ( e?d???sa ), sugerindo que era somente nele, como tipificado por esses sacrifícios, que ele se deleitava durante todo o curso da administração legal; e que foi apenas em referência à morte de seu Filho que ele aceitou as ofertas e oblações feitas a ele sob a antiga aliança. Ouça-o. Os discípulos desejavam deter Moisés e Elias para que pudessem ouvi-los; mas Deus mostra que a lei que estava em vigor e os profetas que profetizaram, até agora, devem dar lugar a Jesus; e somente ele agora deve ser atendido, como o caminho, a verdade e a vida; pois agora ninguém poderia vir ao Pai senão por ele. Essa voz parece também se referir a essa previsão em Deuteronômio 18:15 . O Senhor levantará um profeta como eu: ele deve ouvir. Não vá mais à lei, nem aos profetas, para buscar um Messias vindouro; pois eis que Ele veio! Ouça e obedeça a ele, e somente a ele.

Essa transfiguração deve ter confirmado grandemente os discípulos na crença em um estado futuro e na doutrina da ressurreição; eles viram Moisés e Elias ainda Existindo, embora o primeiro tivesse sido recolhido a seus pais por mais de 1400 anos, e o último havia sido traduzido por quase 900.

Comentário de John Wesley

Enquanto ele ainda falava, eis que uma nuvem resplandecente os obscureceu; e eis que da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouvi-o.

Ouvi-o – Como superior até a Moisés e aos profetas. Ver Deuteronômio 18:17 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *