Estudo de João 12:28 – Comentado e Explicado

Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo.
João 12:28

Comentário de Albert Barnes

Glorifique o seu nome – O significado desta expressão neste contexto é o seguinte: “Estou disposto a suportar todas as provações; Não vou me encolher por nenhum sofrimento. Seja honrado o teu nome. Que teu caráter, sabedoria, bondade e planos de misericórdia sejam manifestados e promovidos, quaisquer que sejam os sofrimentos que isso possa me custar. ” Assim, Jesus nos mostrou que a glória de Deus deve ser o grande fim de nossa conduta e que devemos buscar isso, quaisquer que sejam os sofrimentos que isso possa nos custar.

Eu o glorifiquei – A palavra “it” não está aqui no original, mas não é fornecida incorretamente pelos tradutores. Não há dúvida de que, quando Deus diz aqui que glorificou seu nome, ele se refere ao que havia sido feito por Cristo, e que isso deveria ser entendido como um atestado de que ele o assistiu e aprovou sua obra. Veja João 12:30 . Ele honrara seu nome ou o glorificara pelas instruções puras que ele dera ao homem através dele; pelo poder exibido em seus milagres; proclamando sua misericórdia através dele; nomeando-o para ser o Messias, etc.

A glorificará novamente – Pela morte, ressurreição e ascensão de seu Filho, e estendendo as bênçãos do evangelho entre todas as nações. Foi assim que ele sustentou seu Filho em vista de provações que se aproximavam; e podemos aprender:

1. que Deus ministrará graça para nós na perspectiva de sofrer.

2. que o fato de Deus ser honrado por nossas aflições deve nos deixar dispostos a ouvi-las.

3.que tudo o que foi feito por Cristo tendia a honrar o nome de Deus. Era isso que ele tinha em vista. Ele viveu e sofreu, não por si mesmo, mas para glorificar a Deus na salvação dos homens.

Comentário de E.W. Bullinger

céu (singular) Ver nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Eu tenho, & c. O nome do Pai foi glorificado no deserto pela vitória do Filho sobre o “tentador” . Estava prestes a ser glorificado novamente pela vitória final sobre Satanás, na disputa que começava no Getsêmani e terminava na tumba vazia.

Comentário de John Calvin

28. Father, glorify thy name. By these words he testifies, that he prefers the glory of the Father to all things else, and even neglects and disregards his own life. And the true regulation of all our desires is, to seek the glory of God in such a manner that all other things shall give way to it; for it ought to be reckoned by us an abundant recompense, leading us to endure patiently all that is vexatious or irksome.

I have both glorified it . It is as if he had said, I will finish what I have begun; for God never leaveth the work of his hands imperfect as it is said, Psalms 138:8 . But as it is the purpose of God to prevent the offense of the cross, he not only promises that the death of Christ will be glorious, but also mentions with commendation the numerous ornaments with which he had already adorned it.

Comentário de Adam Clarke

Pai, glorifique o seu nome – pelo nome de Deus deve ser entendido por si mesmo, em todos os seus atributos: sua sabedoria, verdade, misericórdia, justiça, santidade etc., que foram todos mais abundantemente glorificados pela morte e ressurreição de Cristo ( mostrados em sua própria excelência), do que jamais haviam sido antes. Cristo ensina aqui uma lição de submissão à vontade divina. Faça comigo o que quiser, para que a glória seja redundada em teu nome. Alguns MSS. leia: Pai, glorifique meu nome; outros glorifiquem seu Filho.

Então veio uma voz do céu, etc. – A seguir, uma tradução literal da nota de Calmet sobre essa passagem, que ele tirou de Crisóstomo, Teodoreto, Teofilato e outros: “Realizei meus desígnios eternos sobre você. enviei-te ao mundo para fazer expiação pelos pecados do mundo e satisfazer minha justiça ofendida. Terminarei meu trabalho. Derrubarás o teu sangue sobre a cruz. Minha glória está interessada na consumação do teu sacrifício. ao adquirir a minha própria glória, procurarei a tua. Tua vida e tua morte me glorificam: glorifiquei-te pelos milagres que acompanharam a tua missão; e continuarei a glorificar-te na tua morte, por prodígios sem amostra e por tua ressurreição será a conclusão da tua glória e da tua elevação. ”

Cristo foi glorificado:

  1. Pelos prodígios que aconteceram na sua morte.
  • Em sua ressurreição.
  • Em sua ascensão, e sentado à direita de Deus.
  • Na descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. e
  • 5. No surpreendente sucesso com o qual o Evangelho foi acompanhado e pelo qual o reino de Cristo foi estabelecido no mundo. 2 Coríntios 2:14 .

    Comentário de John Wesley

    Pai, glorifique o seu nome. Então veio uma voz do céu, dizendo: Eu a glorifiquei e a glorificarei novamente.

    Pai, glorifique o seu nome – Seja o que for que eu sofra. Agora o problema acabou.

    Eu o glorifiquei – Pela tua entrada nesta hora.

    E eu o glorificarei – Pela tua passagem por ele.

    Referências Cruzadas

    Isaías 49:3 – Ele me disse: “Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor”.

    Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

    Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

    Mateus 26:42 – E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

    Marcos 14:36 – E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

    João 9:3 – Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

    João 11:4 – Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

    João 11:40 – Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? “

    João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

    João 18:11 – Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? “

    Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

    Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

    Efésios 3:21 – a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

    Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

    2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

    Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *