Estudo de Isaías 49:3 – Comentado e Explicado

E disse-me: Tu és meu servo, {Israel}, em quem me rejubilarei.
Isaías 49:3

Comentário de Albert Barnes

E me disse: Isso é, como suponho, ao Messias. Deus disse a ele que ele era seu servo; ele por quem ele seria particularmente glorificado e honrado.

Tu és meu servo, ó Israel – Houve uma grande variedade, como foi sugerido na análise do capítulo, na interpretação deste versículo. A questão da dificuldade é: a quem a palavra ‹Israel ‘se refere? E se se refere ao Messias, por que esse nome é dado a ele? Não há variedade nas versões antigas ou no MSS. As opiniões mantidas foram mencionadas na análise e são brevemente estas:

1. A interpretação mais óbvia do versículo, se estivesse sozinha, seria encaminhá-lo aos judeus como ‘o servo de Jeová’, de acordo com Isaías 41: 8 , por quem ele seria glorificado de acordo com a declaração. em Isaías 44:23 . Essa é a opinião de Rosenmuller e de alguns outros. Mas a objeção a isso é que as coisas que são afirmadas desse ‘servo’ de maneira alguma se aplicam aos judeus. É evidentemente um indivíduo que é abordado; e em nenhum sentido concebível isso pode ser verdade para os judeus em geral, o que é afirmado dessa pessoa em Isaías 49: 4 e segs.

2. Foi referido a Isaías. Essa era a opinião de Grotius, Dathe, Saadias, Doderlin e outros. Grotius supõe que isso significa: ‘você é meu servo para o bem de Israel’. Assim, Dathe afirma: ‹É em benefício de Israel que eu me glorificarei em ti. Saadias afirma: ‘Tu és o meu embaixador em Israel.’ Aben Ezra diz da passagem: Tu és meu servo, descendente de Israel, em quem serei glorificado. Ou, o sentido é o seguinte: Tu, que aos meus olhos é reputado como igual a todo o Israel. Mas, como foi observado na análise, essa interpretação é acompanhada com toda a dificuldade da interpretação que a refere ao Messias, e é inconsistente com o caráter conhecido de Isaías e com as declarações feitas pela pessoa mencionada no seguintes versículos. Certamente não há mais razão para o nome ‘Israel’ ser dado a Isaías, do que por que deveria ser dado ao Messias; e é certo que Isaías nunca arrogou para si uma honra tão alta como a de ser uma luz para os gentios e uma aliança do povo, e como alguém diante de quem reis se levantariam e a quem os príncipes prestariam homenagem.

3. Gesenius supõe que a palavra ‘Israel’ não é genuína, mas veio por erro no texto. Mas, para isso, não há autoridade, exceto um manuscrito, ao qual ele próprio não atribui peso.

4. A única outra interpretação, portanto, é aquela que a refere ao Messias. Essa, que tem sido a exposição comum dos comentaristas, concorda manifestamente com os versículos que se seguem, e com o relato que ocorre no Novo Testamento.

O relato de Isaías 49: 4-8 é de natureza que não pode ser aplicado a ninguém, a não ser ele, e é uma descrição precisa e bela dele, como se tivesse sido feita por alguém que testemunhou seu trabalho e ouviu falar de ele a declaração de seus próprios planos. Mas, ainda assim, surge uma questão material: por que esse nome ‹Israel ‘é aplicado ao Messias? Não se aplica a ele em nenhum outro lugar, e é certamente notável que um nome deva ser aplicado a um indivíduo que geralmente é aplicado a um povo inteiro. Para esta pergunta, as seguintes respostas, que são, de fato, pouco mais que conjecturas, podem ser retornadas:

1. Lowth e Vitringa supõem que é porque o nome, em toda sua importância e significado, pode ser dado apenas a ele; e que há aqui uma referência ao fato registrado em Gênesis 32:28 , onde se diz que Jacó lutou com Deus e prevaleceu e foi, em conseqüência disso, chamado Israel. A importância total desse nome, diz Lowth, refere-se apenas ao Messias, que disputou poderosamente com Deus em favor da humanidade.

2. É comum nas Escrituras usar os nomes que ocorreram na história dos judeus como descritivos das coisas que deveriam ocorrer nos tempos do Messias, ou como representando eventos gerais que podem ocorrer a qualquer momento. Assim, os nomes Moabe, Edom e Assur foram usados ??para denotar os inimigos de Deus em geral; o nome de Elias foi dado a João Batista (Hengstenberg).

3. De acordo com isso, o nome Davi não é dado raramente ao Messias, e ele é mencionado sob esse nome, pois ele era seu descendente e sucessor.

4. Pela mesma razão, o nome Israel pode ser dado a ele – nem como o nome do povo judeu -, mas o nome do ancestral ilustre da raça judaica, porque ele possuiria seu espírito e, como ele, lute com Deus. Ele deveria ser um príncipe que tinha poder com Deus (compare Gênesis 32:28 ) e prevaleceria. Em muitos aspectos, haveria uma semelhança entre ele e esse ancestral piedoso e ilustre do povo judeu.

Em quem serei glorificado – Isso significa que o resultado do trabalho do Redentor seria tal eminentemente honrar a Deus. Ele seria glorificado pelo dom de tal Salvador; por suas instruções, seu exemplo, o efeito de seu ministério enquanto estava na terra e por sua morte. O efeito do trabalho do Messias, adaptado para glorificar a Deus, é freqüentemente mencionado no Novo Testamento (ver João 12:28 ; João 13: 31-32 ; João 14:13 ; João 16:14 ; João 16:14 ; João 17: 1 -5 )

Comentário de John Calvin

3. Tu és meu servo, ó Israel. É de grande importância conectar esse versículo ao anterior, porque isso mostra que o Profeta agora fala não apenas de um homem, mas de toda a nação; que não foi devidamente considerado pelos comentaristas. Esta passagem não deve ser limitada à pessoa de Cristo, e não deve ser referida somente a Israel; mas, na presente ocasião, devemos prestar atenção à linguagem costumeira das Escrituras. Quando se fala de todo o corpo da Igreja, Cristo é apresentado conspicuamente, de modo a incluir todos os filhos de Deus. Ouvimos o que Paulo diz:

As promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Ele não diz: E às sementes, como de muitos, mas como de um, e à tua semente, que é Cristo. ( Gálatas 3:16 .)

Ele não inclui toda a multidão de filhos que eram descendentes do próprio Abraão segundo a carne, visto que nem todos eram participantes da bênção. Ismael foi rejeitado, Esaú foi um réprobo e muitos outros foram cortados. Quando o povo foi resgatado da Babilônia, um pequeno renegador saiu; a maior parte rejeitou a bondade surpreendente de Deus. Onde então estava “a semente?” Em Cristo, que é a Cabeça, e contém em si o resto dos membros; pois nele está unido e atado por um vínculo indisolúvel toda a semente.

Da mesma maneira, sob o nome Israel, pelo qual ele quer dizer Cristo, Isaías inclui todo o corpo do povo, como membros sob a Cabeça. Isso também não deve ser considerado estranho; pois Paulo também, quando fala da união, emprega a metáfora do corpo humano e depois acrescenta: “Assim também é Cristo”. ( 1 Coríntios 12:12 .) Nessa passagem, o nome de Cristo é dado a Israel, ou seja, a todo o corpo de crentes, que estão unidos a Cristo, como membros da Cabeça. Em uma palavra, o Senhor honra com esse nome a Igreja, que é a esposa de Cristo, assim como a esposa é honrada por levar o nome e o título de seu marido. Ele chama “Israel seu servo”, isto é, ele chama a Igreja de sua serva, porque ela é “o pilar e fundamento da verdade” ( 1 Timóteo 3:15 😉 porque ele comprometeu sua palavra aos cuidados da Igreja. , que por suas ministrações ela pode ser publicada em todo o mundo.

Em ti serei glorificado. Por fim, na conclusão do versículo, ele mostra qual é o desígnio dessas ministrações e com que finalidade, os que pregam o Evangelho são chamados por Deus; a saber, para que zelosamente mostrem sua glória e a promovam entre outros, que Cristo também nos ensina no Evangelho,

“Pai, glorifica teu Filho, para que teu Filho te glorifique.” ( João 17: 1. )

É uma honra muito alta conferida a homens pobres e fracos, quando o Senhor os designa, embora corruptos e depravados, para promover sua glória; e, portanto, devemos ser mais encorajados a prestar a ele nosso serviço e obediência. No entanto, Deus pretende expressar algo mais, que, apesar dos esforços de Satanás e de todos os homens maus, o poder de Deus será vitorioso, para que Cristo triunfe gloriosamente, e a majestade de Deus brilhe em seu Evangelho.

Comentário de John Wesley

E disse-me: Tu és meu servo, ó Israel, em quem serei glorificado.

Ó Israel – Como o nome de Davi é às vezes dado a seus sucessores, então aqui o nome de Israel pode não ser impróprio para Cristo, não apenas porque ele desceu de seus lombos; mas também porque ele era o verdadeiro e o grande Israel, que, de maneira mais eminente, prevaleceu com Deus, como esse nome significa, de quem Jacó, que primeiro foi chamado Israel, era apenas um tipo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *