Estudo de João 11:4 – Comentado e Explicado

A estas palavras, disse-lhes Jesus: Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus.
João 11:4

Comentário de Albert Barnes

Esta doença não é para a morte – A palavra “morte” aqui é equivalente a permanecer sob a morte, Romanos 6:23 . “O salário do pecado é a morte” – morte permanente ou imutável, em oposição à vida eterna. Jesus evidentemente não pretendia negar que ele morreria. As palavras que ele acrescenta imediatamente mostram que ele expiraria e que ele o educaria para mostrar o poder e a glória de Deus. Compare João 11:11 . Essas palavras não podem ser entendidas em nenhuma outra suposição além da que ele esperava levantá-lo. O Salvador costumava usar expressões semelhantes a essa para fixar a atenção no que ele estava prestes a dizer em explicação. O sentido pode ser assim expresso: “Sua doença não é fatal. Não foi planejado para sua morte, mas para fornecer uma oportunidade para uma demonstração da glória de Deus e para fornecer uma prova permanente da verdade da religião. A intenção é exibir o poder do Filho de Deus e ser uma prova imediata da verdade de sua missão; de sua amizade por esta família; de seu amor suave, terno e especial como homem; de seu poder e glória como o Messias; e da grande doutrina de que os mortos ressuscitarão.

Para a glória de Deus – Para que Deus seja honrado. Ver João 9: 3 .

Que o Filho de Deus … – A glória de Deus e de seu Filho é a mesma. Aquilo que promove um promove também o outro. Poucas coisas poderiam fazer isso mais do que o milagre que se segue, evidenciando ao mesmo tempo o caráter amável e terno de Jesus como homem e amigo, e seu poder como igual a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . App-98.

doença . Grego. astenia = fraqueza, não nosos, doença ativa. Veja nota em Mateus 4:23 .

não Grego. App-105.

para = com a finalidade de. Huper grego . App-104 .

a glória , etc. A glória de Deus e de Seu Filho é a mesma.

glória . Veja os comentários do livro para John.

Deus. App-98.

isso = para que isso. Grego. hina.

o filho de deus . App-98.

assim = através (grego. dia. App-104. João 11: 1 ).

Comentário de John Calvin

4. Ora, Jesus, ouvindo isso, disse: Esta doença não é para a morte. Ele pretendia, com esta resposta, libertar seus discípulos da ansiedade, para que não se entendessem mal, quando o vi se preocupando tão pouco com o perigo de seu amigo. Para que eles não fiquem alarmados, portanto, com a vida de Lázaro, ele declara que a doença não é mortal e até promete que será uma ocasião adicional para promover sua própria glória. Embora Lázaro tenha morrido, mas como Cristo logo depois o restaurou à vida, ele agora declara, olhando para esse resultado, que a doença não está morta

Mas para a glória de Deus. Essa cláusula não é contrastada com a morte, como se fosse um argumento que sempre se aplicaria; pois sabemos que, mesmo que os réprobos morram, a glória de Deus não é menos impressionante na destruição deles do que na salvação dos crentes. Mas Cristo estritamente quis dizer, nesta passagem, a glória de Deus, que estava relacionada ao seu ofício. O poder de Deus, exibido nos milagres de Cristo, não era adequado para causar terror, mas era gentil e gentil. Quando ele diz que não há perigo de morte , porque ele pretende exibir nela sua própria glória e a glória de seu Pai, devemos perguntar para que propósito e com que intenção ele foi enviado pelo Pai; que era salvar e não destruir.

Para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado. Essa expressão é altamente enfática; pois aprendemos disso que Deus deseja ser reconhecido na pessoa de seu Filho de tal maneira, que toda a reverência que ele exige que seja dada à sua própria majestade (309) possa ser atribuída ao Filho. Por isso nos disseram anteriormente,

Quem não honra o Filho, não honra o Pai.
( João 5:23 .)

É em vão para os maometanos e judeus, portanto, fingir adorar a Deus; pois blasfemam contra Cristo, e até se esforçam, dessa maneira, para roubar a Deus a si mesmo.

Comentário de Adam Clarke

Esta doença não é para a morte – Não para a privação final da vida neste momento; mas uma morte temporária será agora permitida, para que a glória de Deus apareça no milagre de sua ressurreição. É muito provável que este versículo contenha a mensagem que Cristo enviou de volta pela pessoa que as irmãs afetadas lhe haviam enviado; e isso, sem dúvida, serviu muito para fortalecer sua confiança, embora sua fé deva ter sido grandemente exercida pela morte de seu irmão; pois quando isso aconteceu, embora o enterrassem, ainda assim eles acreditavam, provavelmente naquele local. desta mensagem, para que Jesus o ressuscite dentre os mortos. Ver João 11:22 .

Comentário de Thomas Coke

João 11: 4 . Esta doença não é para a morte Compare Mateus 9:24 e Marcos 5:39 . Tudo o que nosso Senhor poderia significar aqui era que essa doença de Lázaro não foi designada para terminar em sua morte, considerada como uma remoção final deste mundo; e, de fato, nosso Senhor explica tão completamente depois o que ele quis dizer com esse discurso ambíguo, que nada pode ser razoavelmente objetado a ele: mas é um exemplo notável da sinceridade e fidelidade dos evangelistas aqui e nos lugares acima citados, tão exatamente registrar as próprias palavras de Jesus; embora a malícia possa muito gostar deles. O versículo pode assim ser parafraseado: “É permitido a Lázaro ficar doente pela providência especial de Deus; não que ele planeje tirá-lo do mundo pela morte, como ele faz com outros homens, mas que o Filho de Deus possa ser glorificado. demonstrando seu poder onipotente em ressuscitá-lo dentre os mortos; declarando que deu ao Filho a vida em si mesmo e apressando quem ele deseja; e, portanto, que ele poderia cumprir sua promessa feita àqueles que deveriam perseverantemente acreditar em ele, que ele os criaria no último dia “. Então, Cristo expõe ele mesmo nos versículos 25 e 26. Podemos observar pelas palavras, mas para a glória de Deus, que o Filho, etc. que são paralelas às do ch. João 9: 3 que a glória de Deus, o Filho, e Deus, o Pai, é uma e a mesma; o que prova claramente que Cristo é Deus.

Comentário de John Wesley

Quando Jesus ouviu isso, ele disse: Esta doença não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio disso.

Esta doença não é para a morte, mas para a glória de Deus – O evento desta doença não será a morte, no sentido usual da palavra, uma separação final de sua alma e corpo; mas uma manifestação do poder glorioso de Deus.

Referências Cruzadas

Marcos 5:39 – Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”.

João 2:11 – Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 9:3 – Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

João 11:40 – Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? “

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

João 17:10 – Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *