Estudo de João 17:10 – Comentado e Explicado

Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.
João 17:10

Comentário de E.W. Bullinger

todos os meus são teus , etc. = todas as minhas coisas são suas, etc. Esta é uma reivindicação de perfeita igualdade. Tudo que pertence ao Pai, do ser essencial às obras, o Filho reivindica como Seu. Lutero diz: “Qualquer homem pode dizer” Tudo meu é Teu “, mas somente o Filho pode dizer” Tudo o que é Teu é Meu. “Compare 1 Coríntios 3: 21-23 .

sou glorificado = foram glorificados. Veja os versículos: João 17: 6-8 .

dentro Grego. en. App-104.

Comentário de John Calvin

10. E todas as minhas coisas são suas. O objetivo da cláusula anterior é mostrar que o Pai certamente o ouvirá. “Eu não”, diz ele, “pleiteia contigo, exceto aqueles a quem tu reconheces ser teu, pois não tenho nada separado de ti e, portanto, não encontrarei uma recusa”. Na segunda cláusula, e as tuas são minhas, ele mostra que tem boas razões para se importar com os eleitos; pois eles são dele por serem do Pai. Todas essas coisas são ditas para a confirmação de nossa fé. Não devemos buscar a salvação em nenhum outro lugar que não em Cristo. Mas não ficaremos satisfeitos em ter Cristo, se não soubermos que possuímos Deus nele. Portanto, devemos acreditar que existe uma unidade entre o Pai e o Filho que torna impossível que eles tenham algo separado um do outro.

E eu sou glorificado neles. Isto está relacionado com a segunda cláusula do versículo, e os teus são meus; pois segue-se que é razoável que ele, por sua vez, promova a salvação deles; e este é um excelente testemunho para confirmar nossa fé, de que Cristo nunca deixará de cuidar de nossa salvação, pois ele é glorificado em nós.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou glorificado neles – Cristo fala das coisas que não eram, mas que deveriam ser, como se fossem. Ele antecipa a glorificação de seu nome pela pregação bem-sucedida dos apóstolos.

Comentário de John Wesley

E todos os meus são teus, e teus são meus; e eu sou glorificado neles.

Todas as minhas coisas são suas e suas – são expressões muito altas e fortes, grandiosas demais para qualquer mera criatura usar; como implicando que todas as coisas, inclusive a natureza divina, perfeições e operações, são propriedade comum do Pai e do Filho. E este é o fundamento original dessa propriedade peculiar, que tanto o Pai como o Filho têm nas pessoas que foram dadas a Cristo como Mediador; de acordo com o que é dito no final do versículo, de ser glorificado por eles; ou seja, crer nele e, assim, reconhecer sua glória.

Referências Cruzadas

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 11:4 – Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

João 12:23 – Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

João 16:14 – Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

Atos dos Apóstolos 19:17 – Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

2 Tessalonicenses 1:12 – Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *