Estudo de João 5:23 – Comentado e Explicado

Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.
João 5:23

Comentário de Albert Barnes

Que todos os homens honrem … – Honrar é estimar, reverenciar, louvar, homenagear. Honramos um quando atribuímos a ele em nossos corações, palavras e ações, o louvor e a obediência que lhe são devidos. Honramos a Deus quando o obedecemos e o adoramos corretamente. Honramos o Filho quando o estimamos como ele é; quando temos opiniões e sentimentos corretos em relação a ele. Como ele é declarado Deus Deus 1: 1 , como ele aqui diz que tem poder e autoridade iguais a Deus, então o honramos quando o consideramos como tal. Os cristãos primitivos são descritos por Plínio, em uma carta ao imperador Trajano, como reunião para cantar hinos a Cristo “como Deus”. Portanto, nós o honramos corretamente quando o consideramos possuidor de sabedoria, bondade, poder, eternidade, onisciência – iguais a Deus.

Mesmo como – Na mesma extensão; da mesma maneira. Visto que o Filho deve ser honrado como o Pai, segue-se que ele deve ser igual ao Pai. “Honrar o Pai” deve denotar homenagem “religiosa”, ou a prestação daquela honra que é devida a Deus; portanto, para honrar o Filho também deve denotar homenagem “religiosa”. Se nosso Salvador aqui não pretendeu ensinar que ele deveria ser “adorado” e ser considerado “igual” a Deus, seria difícil ensiná-lo em qualquer idioma que pudéssemos usar.

Aquele que não honra o Filho – Aquele que não acredita nele, e presta a ele a homenagem que lhe é devida como igual a Deus.

Não honra o Pai – não adora e obedece ao Pai, a Primeira Pessoa da Trindade – ou seja, não adora a Deus. Ele pode imaginar que ele adora a Deus, mas não há Deus senão o Deus subsistindo como Pai, Filho e Espírito Santo. Aquele que retém uma homenagem adequada de um, retém de todos. Aquele que deveria se recusar a honrar “o Pai”, não se poderia dizer que honrasse “Deus”; e da mesma maneira, aquele que não honra “o Filho”, não honra “o Pai”. Isso aparece além das seguintes considerações:

1. O Pai deseja que o Filho seja honrado. Quem se recusa a fazê-lo desobedece ao Pai.

2.Eles são iguais. Quem nega um nega também o outro.

3. O mesmo sentimento que nos leva a honrar o “Pai” também nos levará a honrar o “Filho”, pois ele é “o brilho de sua glória e a imagem expressa de sua pessoa”, Hebreus 1: 3 .

4. A evidência da existência do Filho é a mesma que a do Pai. Ele tem a mesma sabedoria, bondade, onipresença, verdade, poder.

E com esses versículos podemos aprender:

1. Que aqueles que não prestam homenagem adequada a Jesus Cristo não adoram o Deus verdadeiro.

2. Não existe Deus em que os infiéis professem acreditar. Só pode haver um Deus; e se o Deus da Bíblia é o Deus verdadeiro, todos os outros deuses são deuses falsos.

3. Aqueles que retêm a devida homenagem de Jesus Cristo, que não o honram nem mesmo como honram o Pai, não podem ser cristãos.

4. Uma evidência de piedade é quando estamos dispostos a prestar o devido louvor e homenagem a Jesus Cristo – amá-lo, servi-lo e obedecê-lo com todo o coração.

5. “De fato”, pode-se acrescentar que aqueles que não honram o Filho não adoram a Deus. O infiel não tem forma de adoração; ele não tem lugar de oração secreta, templo de adoração, altar de família. Quem já ouviu falar de um infiel que orou? Onde esses homens constroem casas de culto? Onde eles se reúnem para louvar a Deus? Lugar algum. Tão certo quanto ouvimos o nome “infiel”, temos certeza de que ouvimos o nome de um homem que não tem nenhuma forma de religião em sua família, que nunca ora em segredo e que não fará nada para manter o culto público de Deus. Explique isso como os homens podem, é um fato que ninguém pode contestar, que são apenas os que honram ao Senhor Jesus que têm alguma forma de adoração a Deus, ou que o honram; “E a veneração deles por Deus é proporcional ao amor deles pelo Redentor, assim como eles o honram.”

Comentário de E.W. Bullinger

mesmo como . Kathos gregos .

não Um grego. App-105.

enviado . Pempo grego . App-174. Uma das palavras características deste evangelho. Veja a nota em João 1:22 e a tabela de Característica das Palavras para os comentários dos livros de João.

Comentário de John Calvin

23. Para que todos os homens honrem o Filho. Esta cláusula confirma suficientemente a sugestão que expus há pouco, que quando se diz que Deus reina na pessoa de Cristo, isso não significa que ele repouse no céu, como costumam fazer reis indolentes, mas porque em Cristo ele manifesta seu poder e mostra-se presente. Pois qual é o significado dessas palavras, para que todos os homens honrem o Filho, mas que o Pai deseja ser reconhecido e adorado no Filho? Nosso dever, portanto, é buscar a Deus Pai em Cristo, contemplar seu poder em Cristo e adorá-lo em Cristo. Pois, como se segue imediatamente, quem não honra o Filho priva a Deus da honra que lhe é devida. Todos admitem que devemos adorar a Deus, e esse sentimento, que é natural para nós, está profundamente enraizado em nossos corações, de modo que nenhum homem ousa absolutamente recusar a Deus a honra que lhe é devida; todavia, as mentes dos homens se perdem no caminho de buscar a Deus. Daí tantas divindades fingidas, daí tantos modos perversos de adoração. Portanto, nunca encontraremos o Deus verdadeiro, mas em Cristo, nem jamais O adoraremos corretamente, beijando o Filho , como Davi nos diz ( Salmos 2:12 😉 pois, como João em outros lugares declara,

Quem não tem o Filho não tem o Pai.
( 1 João 2:23 .)

Os maometanos e os judeus realmente adornam com títulos belos e magníficos o Deus a quem eles adoram; mas devemos lembrar que o nome de Deus, quando separado de Cristo, não passa de uma imaginação vã. Quem, então, deseja que sua adoração seja aprovada pelo Deus verdadeiro, não se afaste de Cristo. Tampouco foi o caso com os Padres sob a Lei; pois, embora contemplassem Cristo sombriamente sob as sombras, Deus nunca se revelou fora de Cristo. Mas agora, desde que Cristo se manifestou na carne e foi nomeado rei sobre nós, o mundo inteiro deve dobrar os joelhos para ele, a fim de obedecer a Deus; porque o Pai o fez sentar-se à sua mão direita, aquele que forma uma concepção de Deus sem Cristo tira a metade dele.

Comentário de Adam Clarke

Que todos os homens devem honrar o Filho, etc. – Se, então, o Filho deve ser honrado, Mesmo que o Pai seja honrado, o Filho deve ser Deus, como recebendo a adoração que pertence somente a Deus. Adorar qualquer criatura é idolatria: Cristo deve ser honrado, assim como o Pai é honrado; portanto, Cristo não é uma criatura; e, se não uma criatura, consequentemente o Criador. Ver João 1: 3 .

Aquele que não honra o Filho – Deus não receberá a adoração daquele homem que se recusa a honrar a Jesus, assim como ele o honra. Os judeus esperavam o Messias como um grande e poderoso príncipe; mas eles nunca pensaram em uma pessoa que chegasse a esse personagem com todos os atributos da divindade. Para afastá-los desse erro, nosso Senhor falou as palavras registradas nesses versículos.

Comentário de John Wesley

Que todos os homens honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

Que todos os homens possam honrar o Filho, assim como honram o Pai – de boa vontade e, portanto, escapando à condenação, pela fé: ou sem querer, ao sentirem a ira do Juiz. Isso demonstra a IGUALDADE do Filho com o Pai. Se nosso Senhor fosse Deus apenas por ofício ou investidura, e não na unidade da essência Divina, e em todos os aspectos iguais em Deus ao Pai, ele não poderia ser honrado, mesmo que, com a mesma honra que honrassem. o pai.

Aquele que não honra o Filho – Com a mesma honra igual, desonra grandemente o Pai que o enviou.

Referências Cruzadas

Salmos 2:12 – Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Isaías 43:10 – “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

Isaías 43:11 – Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 45:15 – Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 12:21 – Em seu nome as nações porão sua esperança”.

Mateus 22:37 – Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

João 14:1 – “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

João 16:14 – Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

João 17:10 – Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

Romanos 15:12 – E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.

1 Coríntios 1:3 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

2 Coríntios 1:9 – De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

2 Coríntios 13:14 – A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

1 Tessalonicenses 3:11 – Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 1:6 – E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 2:23 – Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *