Estudo de Isaías 42:8 – Comentado e Explicado

Eu sou o Senhor, esse é meu nome, a ninguém cederei minha glória, nem a ídolos minha honra.
Isaías 42:8

Comentário de Albert Barnes

Eu sou o Senhor – eu sou o Senhor. Aqui também está uma mudança no endereço. Nos versículos anteriores, Deus havia se dirigido ao Messias. Aqui ele se volta para o povo e assegura que ele é o único Deus verdadeiro e que não sofrerá os louvores que lhe são devidos a qualquer outro ou a qualquer imagem esculpida. O nome Yahweh significa ser, ou existência essencial (veja a nota em Isaías 1: 9 ). É um nome que é dado a ninguém, exceto o Deus verdadeiro, e que está em toda parte nas Escrituras usado para distingui-lo de todos os outros.

Esse é o meu nome – esse é o nome que eu escolhi para me distinguir de todos os ídolos, e que eu considero apropriadamente expressivo da minha existência e perfeições. Assim, é usado no Salmo 83:18 (compare o Salmo 96: 5 ). “E a minha glória.” A glória, honra ou louvor que me são devidos.

Não darei – não permitirei que seja atribuído a outro; Não permitirei que outro assuma ou receba a honra que me é devida.

Para outro – Para qualquer outro; seja homem, seja um ídolo. Deus afirma que todas as honras apropriadas devem ser prestadas a ele e que os homens não devem ter opiniões, não manter doutrinas, não se entregar a sentimentos que sejam depreciativos à honra de seu nome. Esta declaração é projetada para neutralizar a propensão em todos os lugares manifestada em atribuir ao homem aquilo que pertence a Deus ou atribuir à nossa própria sabedoria, habilidade ou poder, aquilo que somente ele pode realizar.

Nem meu louvor – O louvor que me é devido. Ele não permitiria que imagens esculpidas recebessem o elogio de ter feito o que ele próprio havia realizado.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 42: 8-9 . Eu sou o Senhor – hebreu, Jeová; que têm tudo dentro de mim e dão ser a todas as minhas criaturas. O Deus eterno, imutável e onipotente, que, portanto, pode e cumprirá todas as minhas promessas. Esse é o meu nome – que devo possuir e justificar ao mundo. Ele parece aludir a Êxodo 3:14 ; Êxodo 6: 3 . Minha glória não darei a outro – não mais tolerarei que a honra e o culto que me são peculiares sejam dados aos ídolos, como tem sido, mas, pelo Messias e seu evangelho, abolirei a idolatria de o mundo. Eis que as coisas anteriores aconteceram – Como todas as coisas que eu prometi ou profetizei anteriormente, exatamente aconteceram em suas estações apropriadas, e nenhuma delas falhou; portanto, você tem grandes razões para acreditar que o que eu prometo agora, embora seja novo e estranho para você, será infalivelmente realizado. Antes que eles surjam, eu lhes falo – Para que, quando eles acontecerem, você saiba que eu sou Deus e que este é o meu trabalho.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o Senhor – ???? ??? ani Yehová . Este é o famoso tetragrammaton, ou nome de quatro letras, que escrevemos Jeová Yehová, Yehveh, Yeveh, Jhuh, Javah etc. As letras são YHU H. Os judeus nunca o pronunciam, e a verdadeira pronúncia é totalmente desconhecida.

Esse é o meu nome – um nome próprio para mim.

Comentário de John Calvin

8. Eu sou Jeová. Portanto, deduza qual é a natureza e a extensão da doença da incredulidade, uma vez que o Senhor dificilmente se satisfaz com palavras para expressar a cura dela. Por natureza, somos propensos a desconfiar, e não cremos em Deus quando ele fala, até que ele subjugue inteiramente nossa teimosia. Além disso, continuamente caímos na mesma falha por meio de nossa leviandade, a menos que ele empregue muitas rédeas para nos impedir. Novamente, portanto, ele volta àquela confirmação de que falamos anteriormente, de que suas promessas podem permanecer inabaláveis.

Este é meu nome. ??? ( hu ) às vezes é tomado como substantivo, de modo a ser um nome próprio de Deus; (154) mas explico de maneira mais simples: “É o meu nome”, isto é, “Jeová é o meu próprio nome, e não pode ser legalmente dado a nenhum outro.” Em uma palavra, por essa expressão, ele sela tudo o que foi dito sobre o ofício de Cristo e acrescenta como se fosse um selo à promessa: “Aquele que declara essas coisas testifica que só ele é Deus, e que esse nome nele habita sozinho.”

E não darei minha glória a outro; isto é, “não permitirei que minha glória seja diminuída, o que seria, se eu fosse considerado falso ou inconstante em minhas promessas”. Ele, portanto, declara que cumprirá suas promessas, porque deseja reivindicar sua glória e preservá-la inteira, para que não seja de forma alguma diminuída.

Esta é uma passagem notável, pela qual somos ensinados que a glória de Deus é principalmente visível no cumprimento do que prometeu. E, portanto, obtemos uma confirmação singular de nossa fé, de que o Senhor nunca engana, nunca desvia de suas promessas e nada pode impedir o que ele determinou. Mas, como Satanás, por artes surpreendentes, tenta obscurecer essa glória de Deus e conceder aos homens e a deuses falsos, ele então testifica que não se permitirá ser considerado inconstante ou enganoso em suas promessas.

Nem meu louvor às imagens esculpidas. É feito um contraste entre o único Deus e os ídolos com referência ao tempo; pois, se Deus não fosse o Redentor de seu povo, os incrédulos teriam se gabado como se a verdadeira religião fosse falsa e inútil. Deus, portanto, declara que ele não permitirá que homens maus triunfem oprimindo a Igreja; e, além de qualquer dúvida, Deus até agora nos poupou, e ainda lida tão gentilmente conosco, para que ele não exponha seu evangelho às repreensões blasfemas dos papistas. Devemos tirar disso uma doutrina universal, a saber, que o Senhor deseja que sua glória permaneça intacta; pois ele a defende e mantém em todos os lugares com o máximo zelo, a fim de mostrar que ele é extremamente ciumento ( Êxodo 20: 5 ) e não permite que a menor parte seja dada a outra.

Comentário de John Wesley

Eu sou o SENHOR; esse é o meu nome; e a minha glória não darei a outro, nem o meu louvor às imagens de escultura.

O Senhor – Heb. Jeová: que tem tudo em mim mesmo e dá vida a todas as minhas criaturas. O Deus eterno, imutável e onipotente, que, portanto, ambos podem e cumprirão todas as minhas promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *