Estudo de Romanos 6:22 – Comentado e Explicado

Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade; e o termo é a vida eterna.
Romanos 6:22

Comentário de Albert Barnes

Mas agora – Sob o plano cristão de justificação.

Ser libertado do pecado – Ser libertado de seu domínio e da escravidão; da mesma maneira que antes da conversão, eles estavam livres da justiça, Romanos 6:20 .

Você tem seu fruto para a santidade – O fruto ou resultado é santidade. Este serviço produz santidade, como o outro pecou. Está implícito aqui, embora não seja expressamente afirmado, que nesse serviço que leva à santidade, eles receberam benefícios importantes, pois no serviço do pecado haviam experimentado muitos males.

E o fim – o resultado final – a conseqüência final será. Atualmente, esse serviço produz santidade; daqui em diante terminará na vida eterna. Por essa consideração, o apóstolo declara a tendência do plano de justificação e insta com eles o dever de buscar a santidade.

Vida eterna – Note, João 3:36 . Isso contrasta com a palavra “morte” em Romanos 6:21 e mostra seu significado. “Um é tão longo quanto o outro;” e se um é limitado, o outro é. Se aqueles que obedecem serão abençoados com a vida para sempre, aqueles que desobedecerem serão amaldiçoados com a morte para sempre. Nunca houve uma antítese mais manifesta e mais clara. E não poderia haver uma prova mais forte de que a palavra “morte” em Romanos 6:21 se refere não à morte temporal, mas ao castigo eterno. Pois que força haveria no argumento sobre a suposição de que apenas a morte temporal se refere? O argumento permaneceria assim: “O fim desses pecados é produzir morte temporal; o fim da santidade é produzir a vida eterna! ” A morte temporal não será infligida, seria perguntada imediatamente, de qualquer forma? Os cristãos estão isentos disso? E as pessoas não sofrem isso, sejam cristãs ou não? Como, então, isso poderia ser um argumento sobre o teor do raciocínio do apóstolo? Mas admita que a construção justa e óbvia da passagem é verdadeira, e ela se torna clara. Eles estavam seguindo um curso tendendo à ruína eterna; eles estão agora em um caminho que terminará na vida eterna. Por essa ponderada consideração, portanto, eles são instados a serem santos.

Comentário de E.W. Bullinger

eterno . App-151.

Comentário de John Calvin

22. Você tem seus frutos para a santidade , etc. Como ele mencionou antes um duplo fim do pecado, o mesmo acontece agora com a justiça. O pecado nesta vida traz os tormentos de uma consciência acusadora e na próxima morte eterna. Reunimos agora o fruto da justiça, a santidade; esperamos no futuro ganhar a vida eterna. Essas coisas, a menos que sejamos estúpidas, devem gerar em nossas mentes um ódio e horror ao pecado, e também um amor e desejo por justiça. Alguns rendem te??? , “tributo” ou recompensa, e não “fim”, mas não, como penso, de acordo com o significado do apóstolo; pois, embora seja verdade que suportamos o castigo da morte por causa do pecado, essa palavra não é adequada à outra cláusula, à qual é aplicada por Paulo, na medida em que não se pode dizer que a vida é um tributo ou recompensa da justiça. .

Comentário de Adam Clarke

Mas agora ser libertado do pecado – Como ser libertado da justiça é o caráter acabado de um pecador, assim sendo libertado do pecado é o caráter acabado de um cristão genuíno.

E tornam-se servos de Deus – Eles foram transferidos do serviço de um mestre para o de outro: eles foram libertados da escravidão do pecado e empenhados no serviço de Deus.

Fruto para santidade – Santidade de coração era o princípio; e justiça da vida, o fruto.

Comentário de Scofield

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

santificação. (Veja Scofield “ Apocalipse 22:11 “) .

Referências Cruzadas

Gênesis 50:17 – que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quando recebeu o recado, José chorou.

Números 23:10 – Quem pode contar o pó de Jacó ou o número da quarta parte de Israel? Morra eu a morte dos justos, e seja o meu fim como o deles! “

Jó 1:8 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

Salmos 37:37 – Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz.

Salmos 86:2 – Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. Tu és o meu Deus; salva o teu servo que em ti confia!

Salmos 92:14 – Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes,

Salmos 143:12 – E no teu amor leal, aniquila os meus inimigos; destrói todos os meus adversários, pois sou teu servo.

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Daniel 3:26 – Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui! ” E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo.

Daniel 6:20 – Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? “

Mateus 13:40 – “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.

Mateus 13:43 – Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça”.

Mateus 19:29 – E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

João 4:36 – Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.

João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:18 – Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

Romanos 6:21 – Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 4:17 – Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tiago 1:1 – Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Apocalipse 7:13 – Então um dos anciãos me perguntou: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *