Estudo de João 15:2 – Comentado e Explicado

e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
João 15:2

Comentário de Albert Barnes

Todo ramo em mim – Todo aquele que é um verdadeiro seguidor de mim, que se une a mim pela fé, e que verdadeiramente obtém graça e força de mim, como o ramo da videira. A palavra “ramo” inclui todos os galhos e os menores tentáculos que saem da haste dos pais. Jesus aqui diz que sustenta a mesma relação com seus discípulos que os pais perseguem com os ramos; mas isso não denota nenhuma união física ou incompreensível. É uma união formada por crer nele; resultante de sentirmos nossa dependência dele e nossa necessidade dele; de abraçá-lo como nosso Salvador, Redentor e Amigo. Tornamo-nos unidos a ele em todos os nossos interesses e temos sentimentos em comum, desejos em comum e um destino em comum com ele. Buscamos os mesmos objetos, estamos dispostos a encontrar as mesmas provações, desprezo, perseguição e desejo, e desejamos que seu Deus seja nosso e que sua eterna morada seja nossa. É uma união de amizade, de amor e de dependência; uma união de fraqueza com força; de imperfeição com perfeição; de natureza moribunda com um Salvador vivo; de um pecador perdido com um Amigo e Redentor imutáveis. É a mais terna e interessante de todas as relações, mas não mais misteriosa ou mais física do que a união de pai e filho, de marido e mulher Efésios 5:23 , ou amigo e amigo.

Isso não dá frutos – Como o lavrador remove todos os ramos que estão mortos ou que não dão frutos, Deus tirará de sua igreja todos os cristãos professos que não dão provas em suas vidas de que estão verdadeiramente unidos ao Senhor Jesus. Ele aqui se refere a casos como o de Judas, os discípulos apostatizadores e todos os cristãos falsos e meramente nominais (Dr. Adam Clarke).

Ele tira – A videira corta. Deus remove isso de várias maneiras:

1. pela disciplina da igreja.

2. ao fazer com que caiam na tentação.

3. pela perseguição e tribulação, pela fraude das riquezas e pelos cuidados do mundo Mateus 13: 21-22 ; ao fazer com que o homem fosse colocado em circunstâncias como Judas, Acã e Ananias, era capaz de mostrar o que eram, de mostrar seus personagens de maneira justa e de mostrar que não tinham amor verdadeiro a Deus.

4. pela morte, pois Deus tem poder, a qualquer momento, para remover ramos não lucrativos da igreja.

Todo ramo que dá frutos – isto é, todos os verdadeiros cristãos, pois todos esses dão frutos. Dar fruto é mostrar por nossas vidas que estamos sob a influência da religião de Cristo, e que essa religião produz em nós seus efeitos apropriados, Gálatas 5: 22-23 . Notas, Mateus 7: 16-20 . É também viver para ser útil aos outros. Como uma vinha não vale nada, a menos que dê frutos que possam promover a felicidade ou a subsistência do homem, o princípio cristão não vale nada, a menos que os cristãos vivam para que outros sejam santificados. e felizes por seu exemplo e trabalho, e para que o mundo seja levado à cruz do Salvador.

Ele a purifica – ou melhor, a poda ou a limpa por poda. Há um uso de palavras aqui – uma paronomasia – no original que não pode ser mantida na tradução. ,” etc. The same Greek word in different forms is still retained. Pode ser imperfeitamente retido as palavras gregas: “Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira um ramo que produz frutos, ele o faz ?a?a??e? kathaire, agora que você está limpo ?a?a??? ”, etc. A mesma palavra grega em diferentes formas é ainda retido. Deus purifica todos os verdadeiros cristãos para que eles sejam mais úteis. Ele tira aquilo que dificulta a utilidade deles; ensina-os; os acelera; os revive; os torna mais puros em motivo e em vida. Ele o faz pelas influências regulares de seu Espírito em santificá-los, purificando seus motivos, ensinando-lhes a beleza da santidade e induzindo-os a se dedicarem mais a ele. Ele faz isso retirando o que se opõe à sua utilidade, por mais que possam estar ligados a ela, ou por mais doloroso que seja parte dela; como lavrador de videiras, muitas vezes se sente compelido a cortar um galho grande, aparentemente econômico e bonito, mas que não produz frutos e que sombreia ou fere os que o produzem. Então Deus freqüentemente tira a propriedade de seu povo, seus filhos ou outros ídolos. Ele remove os objetos que vinculam seus afetos e os tornam inativos. Ele tira as coisas ao redor do homem, como fez com as cabaças valiosas de Jonas Jonas 4: 5-11 , para que ele possa sentir sua dependência e viver mais para a honra de Deus, e apresentar mais provas de piedade humilde e ativa .

Comentário de E.W. Bullinger

ramo. Grego. klema. Somente aqui, e versículos: João 15: 4 , João 15: 5 , João 15: 6 .

dentro Grego en. App-104. não. Grego. mim. App-106.

tira = levanta. Grego. airo. Ocorre 102 vezes e traduz mais de quarenta vezes, pega, levanta, etc. Take away é um significado secundário, veja os Lexicons. Compare Mateus 4: 6 ; Mateus 16:24 . 17:13 . Apocalipse 10: 5 ; Apocalipse 18:21 e Salmos 24: 7 , Salmos 24: 9 (Septuaginta)

purgeth = limpa. Kathairo grego . Ocorre apenas aqui, e Hebreus 10: 2 . Dos dois tipos de ramos, o infrutífero e o frutífero, Ele levanta o primeiro de rastejar no chão, para que possa dar frutos, e limpa o último, para que possa dar mais frutos.

isso = para que isso. Grego. hina.

traga adiante = urso. Mesma palavra que nas duas cláusulas anteriores.

Comentário de John Calvin

2. Todo ramo em mim que não produz fruto Como alguns homens corrompem a graça de Deus, outros a suprimem maliciosamente, e outros a sufocam por descuido, Cristo pretende, com essas palavras, despertar inquietação, declarando que todos os ramos que serão infrutífero será cortado da videira. Mas aqui vem uma pergunta. Alguém que é enxertado em Cristo pode ficar sem frutos? Eu respondo: muitos devem estar na videira , de acordo com a opinião dos homens, que na verdade não têm raiz na videira. Assim, nos escritos dos profetas, o Senhor chama o povo de Israel de videira , porque, por fora profissão, eles tinham o nome de A Igreja.

E todo ramo que produz fruto poda. Por essas palavras, ele mostra que os crentes precisam de cultura incessante para que possam ser impedidos de degenerar; e que eles não produzem nada de bom, a menos que Deus aplique continuamente sua mão; pois não será suficiente ter sido uma vez participante da adoção, se Deus não continuar a obra de sua graça em nós. Ele fala de poda ou limpeza , (77) porque nossa carne é abundante em superfluidades e vícios destrutivos, e é muito fértil em produzi-las, e porque elas crescem e se multiplicam sem fim, se não formos limpos ou podados (78) pela mão. de Deus. Quando ele diz que as videiras são podadas , para que produzam frutos mais abundantes , ele mostra qual deve ser o progresso dos crentes no curso da verdadeira religião? (79)

Comentário de Adam Clarke

Cada ramo em mim – eu tenho a mesma relação com meus seguidores, e eles para mim, como a videira para os galhos, e os ramos para a videira.

Ele tira – Como o lavrador remove todos os ramos infrutíferos da videira, meu Pai também remove todos os membros infrutíferos do meu corpo místico – como Judas, os judeus incrédulos, os discípulos apostatantes e todos os cristãos falsos e meramente nominais , que são apegados à videira pela fé na palavra e na missão divina de Cristo, enquanto não vivem em sua vida e Espírito, e não dão frutos para a glória de Deus; e também todo ramo que nele se encontra pela fé verdadeira – como os que deram lugar à iniqüidade, e naufragaram a fé e a boa consciência: tudo isso ele tira.

Ele o faz – ele poda. O ramo que não dá fruto, o lavrador ae?e? a?t? , tira-o; mas o ramo que dá fruto, ele o tira, ou seja, ele remove as excrescências e remove tudo o que possa impedir sua crescente fecundidade. O verbo ?a?a??? ; de ?ata , intens. e a??? , retiro , significa ordinariamente limpar, purgar, purificar, mas certamente deve ser tomado no sentido de podar ou cortar, neste texto, como o verbo purgare é usado por Horace, Epist. lib. Eu. ep. vii. 51.

Cultello proprios purgantem leniter ungues .

“Composto aparando as próprias unhas com um canivete.”

Aquele que produz fruto para a glória de Deus, de acordo com sua luz e poder, terá as dificuldades tiradas de seu coração; pois seus próprios pensamentos serão purificados pela inspiração do Espírito Santo.

Comentário de Thomas Coke

João 15: 2 . Cada ramo em mim, etc. – “Embora pela profissão externa de minha religião você se torne membro da igreja visível de Deus, você nunca deve esquecer que isso, por si só, não é suficiente para constituir você verdadeiros membros da igreja espiritual. de Deus, do corpo místico de Cristo: você deve ser aceito através do Amado; e você deve responder ao fim de sua alta dispensação, produzindo o fruto da santidade; caso contrário, meu Pai o cortará, privando-o de toda a vantagens que os verdadeiros discípulos obtêm da profissão, experiência e prática sinceras da religião cristã “. Nosso Senhor disse-lhes ainda mais que, como o lavrador poda os galhos de suas videiras; então Deus, entre outros métodos, sofre os amantes de Cristo e da santidade, para ser mimado pelas conveniências desta vida, ou para ser provado de alguma outra maneira, por nenhuma outra razão, a não ser que suas graças se tornem mais fortes e se tornem as mais frutífero. Todo ramo que dá fruto, ele a poda (de modo que a palavra deve ser traduzida) corta tudo que é supérfluo, para que possa dar mais fruto. “No curso de sua providência, meu Pai envia uma variedade de aflições a todo aquele que sinceramente faz profissão de minha religião, experimenta seu poder e diligentemente se esforça para obedecer a seus preceitos; estragando-o daqueles bens temporais ou prazeres que envolvem seus afetos e torne-o infrutífero “. Esta passagem sugere um pensamento muito sublime e importante; a saber, que uma das recompensas mais nobres que Deus pode conceder a atos anteriores de obediência é tornar a alma ainda mais santa e preparada para um serviço cada vez mais eminente; embora deva ser por aflições dolorosas que se assemelham à poda de uma videira. Jesus disse essas coisas para reconciliar seus discípulos com as perseguições que estavam chegando sobre eles. E sem dúvida ele também tinha em sua opinião os outros métodos que Deus usa, para purificar seu povo; pois, no versículo seguinte, ele representa seus discípulos, como limpos ou podados, pela palavra que lhes havia falado.

Comentário de Scofield

purgeth

Três condições da vida frutífera: Purificação, João 15: 2 ; João 15: 3 . (Ver Scofield “ João 13:10 “) , permanecendo, Ver Scofield ” João 15: 4 “, obediência, João 15: 4 ; João 15:10 ; João 15:12 (Ver “Lei de Cristo”) Gálatas 6: 2 . Veja Scofield ” 2 João 1: 5 “.

Comentário de John Wesley

Toda vara em mim que não dá fruto, ele a tira; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que produza mais fruto.

Todo aquele que dá fruto, ele purifica – obedecendo à verdade, 1 Pedro 1:22 ; e por sofrimentos internos ou externos, Hebreus 12: 10,11 . Portanto, pureza e fecundidade se ajudam.

Para que dê mais frutos – Pois essa é uma das recompensas mais nobres que Deus pode conceder a atos anteriores de obediência, para nos tornar ainda mais santos e adequados para um serviço mais eminente e mais distante.

Referências Cruzadas

Jó 17:9 – Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.

Salmos 51:7 – Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Isaías 27:9 – Assim será perdoada a maldade de Jacó, e será este o fruto da remoção do seu pecado: Quando ele fizer com que as pedras do altar sejam esmigalhadas e fiquem como pó de giz, os postes sagrados e os altares de incenso não ficarão de pé.

Isaías 29:19 – Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, e os necessitados exultarão no Santo de Israel.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Malaquias 3:3 – Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.

Mateus 3:10 – O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.

Mateus 3:12 – Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Mateus 13:12 – A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.

Mateus 13:33 – E contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada”.

Mateus 15:13 – Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes.

Mateus 21:19 – Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: “Nunca mais dê frutos! ” Imediatamente a árvore secou.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

Lucas 13:7 – Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’

João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 13:1 – Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 6:7 – Pois a terra que absorve a chuva, que cai freqüentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus.

Hebreus 6:7 – Pois a terra que absorve a chuva, que cai freqüentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus.

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *