Estudo de 1 João 2:19 – Comentado e Explicado

Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.
1 João 2:19

Comentário de Albert Barnes

Eles saíram de nós – Da igreja. Ou seja, eles já haviam sido professores da religião do Salvador, embora sua apostasia mostrasse que nunca tiveram verdadeira piedade. João se refere ao fato de que eles já estiveram na igreja, talvez para lembrar àqueles a quem ele escreveu que os conheciam bem e que podiam apreciar rapidamente seu caráter. Foi uma afirmação humilhante de que aqueles que se mostraram totalmente opostos à religião já haviam sido membros da igreja cristã; mas essa é uma afirmação que geralmente somos obrigados a fazer.

Mas eles não eram de nós – ou seja, eles realmente não nos pertenciam ou não eram cristãos verdadeiros. Veja as notas em Mateus 7:23 . Esta passagem prova que essas pessoas, quaisquer que sejam suas pretensões e profissões, nunca foram cristãos sinceros. A mesma observação pode ser feita a todos que apostatam da fé e se tornam mestres do erro. Eles nunca foram verdadeiramente convertidos; nunca pertenceu realmente à igreja espiritual de Cristo.

Pois se eles tivessem sido de nós – Se tivessem sido cristãos sinceros e verdadeiros.

Eles sem dúvida teriam continuado conosco – As palavras “sem dúvida” são fornecidas por nossos tradutores, mas a afirmação é igualmente forte sem eles: “eles teriam permanecido conosco”. Isso afirma, sem nenhuma ambiguidade ou qualificação, que se eles fossem cristãos verdadeiros “permaneceriam” na igreja; isto é, eles não teriam apostatado. Não poderia haver uma afirmação mais positiva do que a que está implícita aqui, de que aqueles que são verdadeiros cristãos continuarão sendo tais; ou que os santos não se afastarão da graça. João afirma dessas pessoas que, se fossem verdadeiros cristãos, nunca teriam partido da igreja. Ele torna a declaração tão geral que pode ser considerada uma verdade universal, que se “qualquer” for verdadeiramente “nosso”, ou seja, se forem cristãos verdadeiros, continuarão na igreja ou nunca cairão. A declaração também é feita para ensinar que, se algum “cair” da igreja, o fato é uma prova completa de que eles nunca tiveram religião, pois, se tivessem, permaneceriam firmes na igreja.

Mas eles saíram, para que pudessem se manifestar que não eram todos nós – Foi providenciado ou permitido na providência de Deus que isso acontecesse, “para que” fosse visto e conhecido que eles não eram verdadeiros. Cristãos, ou para que seu verdadeiro caráter possa ser desenvolvido. Era desejável que isso fosse feito:

(a) para que a igreja seja purificada de sua influência – compare as notas em João 15: 2 ;

(b) para que não seja responsável por sua conduta ou reprovado por causa dela;

(c) para que seu verdadeiro caráter se desenvolva e eles próprios possam ver que não eram verdadeiros cristãos;

(d) para que, sendo vistas e conhecidas como apóstatas, suas opiniões e conduta possam ter menos influência do que se estivessem ligadas à igreja;

(e) para que eles próprios entendam seu próprio caráter verdadeiro e não vivam mais sob a ilusória opinião de que eram cristãos e estavam seguros, mas que, vendo a si mesmos à sua verdadeira luz, poderiam ser levados ao arrependimento.

Pois há apenas uma perspectiva muito esbelta de que qualquer um que seja enganado na igreja será levado ao verdadeiro arrependimento lá; Por menor que seja a esperança de quem apostatar, esse evento é muito mais provável do que seria se ele permanecesse na igreja. É mais provável que as pessoas se convertam quando seu personagem é conhecido e compreendido, do que quando jogam um jogo de engano ou são enganadas. O que aqui é afirmado por essas pessoas ocorre frequentemente agora; e aqueles que não têm religião verdadeira costumam apostar na profissão para os mesmos propósitos. É melhor que eles deixem de ter qualquer conexão com a igreja do que nela permaneçam; e Deus freqüentemente os faz desistir até da profissão de religião, a fim de não prejudicarem como cristãos professos. Esta passagem muito importante ensina o seguinte:

(1) Que quando as pessoas apostatam da profissão de religião e adotam o erro fatal ou vivem em pecado, isso prova que nunca tiveram verdadeira piedade.

(2) o fato de que essas pessoas se afastam não pode ser provado para provar que os cristãos jamais caem da graça, pois isso não demonstra nada nesse ponto, mas prova apenas que essas pessoas nunca tiveram piedade real. Eles podem ter tido muito que parecia ser religião; eles podem ter sido zelosos e aparentemente devotados a Deus, e podem até ter tido muito conforto e paz no que consideravam piedade; eles podem ter sido eminentemente “talentosos” em oração, ou até serem pregadores bem-sucedidos do evangelho, mas tudo isso não prova que eles tenham tido alguma piedade, nem o fato de que essas pessoas apostatam de sua profissão lançam alguma luz sobre uma pergunta bastante estranha a isso – se os cristãos verdadeiros caem da graça. Compare Mateus 7: 22-23 .

(3) a passagem diante de nós prova que, se houver algum cristão verdadeiro, ele permanecerá na igreja ou certamente perseverará e será salvo. Eles podem de fato retroceder gravemente; podem vagar para longe, e magoar o coração de seus irmãos, e dar ocasião aos inimigos da religião para falarem com reprovação; mas o apóstolo diz: “se eles tivessem sido nossos, teriam continuado conosco”.

(4) uma das melhores evidências da verdadeira piedade é encontrada no fato de continuar com a igreja. Não quero dizer nominal e formalmente, mas real e espiritualmente, ter o coração com a igreja; amar a paz e promover o bem-estar; nos identificando com cristãos reais e mostrando que estamos prontos para cooperar com aqueles que amam o Senhor Jesus e sua causa.

(5) a principal razão pela qual os cristãos professos são obrigados a apostatar é mostrar que eles não tinham religião verdadeira. É desejável que eles mesmos vejam isso; desejável que outros também o vejam. É melhor que se saiba que eles não tinham religião verdadeira do que deveriam permanecer na igreja para ser um fardo para seus movimentos e uma censura à causa. Sendo assim permitido que se separem da igreja, eles podem ser levados a se lembrar de seus votos violados, e a igreja estará livre da censura de ter aqueles em seu seio que são uma desonra ao nome cristão. Não devemos nos perguntar, então, se as pessoas apostatam que foram professores da verdadeira religião; e não devemos supor que o maior dano seja causado à causa quando o fizerem. Uma lesão maior de longe ocorre quando essas pessoas permanecem na igreja.

Comentário de Joseph Benson

1 João 2:19 . Eles saíram de nós – se separaram da comunhão da verdadeira igreja de Cristo. Portanto, é uma das marcas do anticristo, que ele já esteve na Igreja Cristã e um professor de profissão, mas a deixou ou apostatou; mas eles não eram de nós – Quando eles foram, seus corações antes se afastaram de Deus; pois se eles fossem de nós – tivessem sido inspirados pelo mesmo espírito com o qual somos inspirados; eles, sem dúvida, continuariam conosco – Pois os homens retos, de pura intenção, nunca teriam visto nenhuma causa para nos deixar, e a graça divina teria preservado tal fato de ser vencido pelas tentações desses ardilosos enganadores; mas eles saíram – Eles foram autorizados a apostatar externamente; para que eles possam se manifestar – Veja 1 Coríntios 11:19 . (Isso foi manifestado pela saída deles;) de que eles não eram todos nós – membros sãos de nosso corpo, realmente acreditando nas mesmas verdades em que acreditamos e participando da mesma graça de que participamos.

Comentário de E.W. Bullinger

de . App-104.

se App-118.

continuado . O mesmo que “permanecer” , 1 João 2: 6 .

com . Grego. meta . App-104.

manifestado . App-106.

Comentário de John Calvin

19 Eles saíram de nós. Ele antecipa outra objeção, de que a Igreja parecia ter produzido essas pragas e de tê-las acalentado por um tempo em seu seio. Pois certamente serve mais para perturbar os fracos, quando alguém entre nós, que professa a verdadeira fé, cai, do que quando mil alienígenas conspiram contra nós. Ele então confessa que eles haviam saído do seio da Igreja; mas ele nega que eles sempre foram da Igreja. Mas a maneira de remover essa objeção é, por assim dizer, que a Igreja esteja sempre exposta a esse mal, de modo que ela é forçada a suportar muitos hipócritas que não conhecem a Cristo, na verdade, por mais que possam, pela boca, professar seu nome.

Ao dizer: Eles saíram de nós , ele quer dizer que eles já haviam ocupado um lugar na Igreja e eram contados entre o número de santos. Ele, no entanto, nega que eles eram deles, embora tivessem assumido o nome de crentes, pois palha que misturada com trigo no mesmo andar ainda não pode ser considerada trigo.

Pois se eles eram nossos, ele declara claramente que aqueles que caíram nunca foram membros da Igreja. E, sem dúvida, o selo de Deus, sob o qual ele mantém o seu, permanece certo, como Paulo diz, ( 2 Timóteo 2:19 .) Mas aqui surge uma dificuldade, pois acontece que muitos que pareciam ter abraçado a Cristo caem com frequência. . A isto, respondo: existem três tipos de pessoas que professam o Evangelho; há aqueles que fingem piedade, enquanto uma má consciência os reprova por dentro; a hipocrisia dos outros é mais enganosa, que não apenas procura se disfarçar diante dos homens, mas também ofusca os próprios olhos, de modo que parece adorar a Deus corretamente; o terceiro são aqueles que têm a raiz viva da fé e prestam um testemunho de sua própria adoção firmemente fixado em seus corações. Os dois primeiros não têm estabilidade; do último João fala, quando ele diz, que é impossível que eles sejam separados da Igreja, pois o selo que o Espírito de Deus grava em seus corações não pode ser obliterado; a semente incorruptível, que tem raízes, não pode ser arrancada ou destruída.

Ele não fala aqui da constância dos homens, mas de Deus, cuja eleição deve ser ratificada. Ele não declara, sem razão, que onde o chamado de Deus é eficaz, a perseverança seria certa. Ele, em suma, significa que aqueles que se afastam nunca foram completamente imbuídos do conhecimento de Cristo, mas tinham apenas uma luz e um sabor transitório disso.

Para que possam se manifestar. Ele mostra que o julgamento é útil e necessário para a Igreja. Por conseguinte, segue-se, por outro lado, que não há justa causa para perturbação. Visto que a Igreja é como uma eira, a palha deve ser soprada para que o trigo puro possa permanecer. É isso que Deus faz, quando expulsa os hipócritas da Igreja, pois ele os limpa do lixo e da sujeira.

Comentário de Adam Clarke

Eles saíram de nós – esses hereges haviam pertencido às nossas assembléias cristãs, eles professavam o cristianismo e ainda o fazem; mas nós, apóstolos, não os comissionamos para pregar a você, pois eles desonram a doutrina divina com as opiniões mais perniciosas; eles desistiram ou explicaram seus princípios mais essenciais; eles misturaram o resto com ritos pagãos e glamour judaico. Embora, portanto, reconheçamos que eles já pertenceram a nós, afirmamos que eles não pertencem a nós. Eles não são cristãos; nós abominamos sua conduta e seu credo. Nós nunca os enviamos para ensinar.

Eles não eram de nós – Por um tempo considerável antes de deixarem nossas assembléias, deram provas de que haviam se afastado da fé; pois se eles tivessem pertencido a nós – se tivessem sido apóstolos, e continuassem na firme crença nas doutrinas cristãs, não teriam partido de nós para formar uma seita.

Que eles não eram todos nós – Eles não foram expulsos da Igreja Cristã; eles não foram enviados por nós; mas eles se separaram dele e de nós. Nenhum deles havia sido inspirado como nós, apóstolos, embora pretendessem um ensino muito alto; mas sua separação de nós manifestou que eles não foram ensinados, como nós, pelo Espírito de Deus. Esses falsos mestres provavelmente atraíram muitas almas sinceras com eles; e, para isso, é provável que o apóstolo alude quando ele diz que eles não eram todos nós. Alguns foram; outros não eram.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:19 . Eles saíram de nós, etc. – É uma marca do anticristo, que ele já esteve no seio da igreja, e um cristão pelo menos em profissão. Alguns cristãos judaizantes desceram da Judéia para Antioquia e garantiram aos cristãos gentios que, a menos que fossem circuncidados de acordo com a lei de Moisés, não poderiam ser salvos; e os apóstolos, anciãos e irmãos, escrevendo para os gentios convertidos a respeito desses enganadores, digam: ( Atos 15:24 .) Eles saíram de nós e o perturbaram com sua doutrina; mas nós não os enviamos. Se os falsos mestres, contra os quais São João aqui está advertindo os cristãos, saíram fingindo uma comissão dos apóstolos, não aparece; mas São João escreve para evitar dificuldades como estas: “O quê! A igreja cristã gera tais pragas ou as nutre em seu seio? Esses homens não aprenderam o cristianismo com os apóstolos e os verdadeiros cristãos? Eles não freqüentavam sua companhia e comunique-se com eles; e, como tal, não podemos ouvi-los? “- Para essas dificuldades, São João responde:” Sim, eles saíram de nós; mas, antes de nos deixarem, não eram de nós. ” o número de cristãos verdadeiros; se assim fossem, teriam permanecido conosco; mas o fato de eles nos terem abandonado teve essa boa conseqüência, para manifestar a você e a todo o mundo que eles não têm nenhum deles pertencem a nós. Isso nos libertará da censura que os incrédulos judeus e pagãos possam lançar sobre nós, por causa do comportamento desses falsos mestres, e deve impedir que você preste atenção a eles “. Ver João 6:66 . Atos 20:30 . A igreja de Roma alegremente representaria os hereges, como eles os chamam (ou seja, os protestantes) ao sair deles, para serem tão criminosos quanto os falsos mestres ao sair dos apóstolos e dos verdadeiros cristãos. Mas os dois casos não são de todo paralelos; pois os protestantes deixaram a igreja de Roma, porque aquela igreja corrupta abandonou os apóstolos, se afastou das escrituras e deixou a pura doutrina do evangelho, à qual os protestantes retornaram.

Comentário de Scofield

saiu de nós

“Saiu de nós”, isto é, doutrinariamente. Sem dúvida, então, como agora, os negadores do Filho 1 João 2:22 ; 1 João 2:23 ainda se chamavam cristãos. Cf 2 Timóteo 1:15 .

Comentário de John Wesley

Eles saíram de nós, mas não eram de nós; pois se eles tivessem sido nossos, sem dúvida teriam continuado conosco; mas eles saíram para que se tornassem manifestos que não eram todos nós.

Eles não eram de nós – Quando eles foram; seus corações antes haviam partido de Deus; caso contrário, eles teriam continuado conosco: mas eles saíram para que fossem manifestados – Ou seja, isso foi manifestado pela saída deles.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 13:13 – surgiram homens perversos e desviaram os seus habitantes, dizendo: “Vamos adorar outros deuses! “, deuses que vocês não conhecem,

Jó 17:9 – Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.

Salmos 37:28 – Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

Salmos 41:9 – Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim.

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Mateus 13:20 – Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Marcos 4:5 – Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

Marcos 4:16 – Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.

Marcos 13:22 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Atos dos Apóstolos 15:24 – Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.

Atos dos Apóstolos 20:30 – E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

1 Coríntios 11:19 – Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

2 Timóteo 3:9 – Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.

Hebreus 10:39 – Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Judas 1:19 – Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *