Estudo de Mateus 24:24 – Comentado e Explicado

Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.
Mateus 24:24

Comentário de Albert Barnes

Falsos Cristos – Pessoas que afirmam ser o Messias.

Falsos profetas – Pessoas que afirmam ser “o profeta” mencionadas por Moisés Deuteronômio 18:15 ; ou pessoas que fingem declarar o caminho da libertação dos romanos e chamam o povo a segui-los. Ver Mateus 24: 5 .

Mostrará grandes sinais e maravilhas – isto é, fingirá fazer milagres. Eles quase se parecem com profetas em seu poder milagroso a ponto de dificultar a detecção da impostura. Josefo representa os falsos cristos e profetas que apareceram como “mágicos e feiticeiros”. Ele diz que eles levaram as pessoas para os desertos e prometeram fazer milagres para libertá-los, o Antiq. b. 20 capítulo 8, seção 6.

Se fosse possível, eles enganariam os próprios eleitos. Tão perto que seus pretensos milagres se assemelham a verdadeiros milagres, dificultando a detecção da impostura; tanto que, se fosse possível, eles convenceriam até os verdadeiros cristãos de que eram o Messias. Mas isso não foi possível. Seus verdadeiros amigos estariam firmemente estabelecidos na crença de que ele era o Cristo para ser totalmente levado pelos outros. Às vezes, os cristãos podem ser desviados; eles podem estar em dúvida sobre algumas grandes doutrinas da religião; podem ficar perplexos com as desavenças e astúcia daqueles que não amam a verdade, mas não podem ser inteiramente enganados e seduzidos pelo Salvador. Nosso Salvador diz que se isso “fosse possível”, seria feito então; mas não foi possível. Compare as notas em João 10: 28-29 .

Comentário de E.W. Bullinger

shew = dar.

de tal forma que =, etc.

se fosse possível. A condição não envolve dúvidas quanto à impossibilidade. Veja App-118.

Comentário de John Calvin

24. Para que até os eleitos (se possível) sejam levados a erro. Isso foi acrescentado com a finalidade de um alarme emocionante, para que os crentes tenham mais cuidado em ficarem em guarda; pois quando essa liberdade ilimitada de ação é permitida aos falsos profetas, e quando eles têm o poder de enganar, aqueles que são descuidados e desatentos seriam facilmente enredados por suas armadilhas. Cristo, portanto, exorta e desperta seus discípulos para vigiá-los e, ao mesmo tempo, lembra-lhes que não há razão para se incomodar com a estranheza da vista, se eles vêem muitas pessoas em cada mão levadas ao erro. Enquanto ele os excita à solicitude, para que Satanás não os ultrapasse em um estado de preguiça, ele lhes dá um terreno abundante de confiança na qual eles podem confiar calmamente, quando ele promete que eles estarão seguros sob a defesa e proteção de Deus contra todos. as armadilhas de Satanás. E assim, por mais frágil e escorregadia que seja a condição dos piedosos, ainda assim há uma base firme sobre a qual eles podem se apoiar; pois não é possível que eles se afastem da salvação, a quem o Filho de Deus é um guardião fiel. Pois eles não têm energia suficiente para resistir aos ataques de Satanás, a não ser em conseqüência de serem

as ovelhas de Cristo, que ninguém pode arrancar da sua mão,
( João 10:28 .)

Portanto, deve-se observar que a permanência de nossa salvação não depende de nós, mas da eleição secreta de Deus; pois, embora nossa salvação seja mantida pela fé, como Pedro nos diz, ( 1 Pedro 1: 5 ), ainda devemos subir mais alto e garantir a nós mesmos que estamos em segurança, porque o Pai nos deu ao Filho, e O próprio filho declara que

ninguém que lhe foi dado perecerá ( João 17:12 .).

Comentário de John Wesley

Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, e mostrarão grandes sinais e maravilhas; de modo que, se fosse possível, enganariam os próprios eleitos.

Eles enganariam, se possível, os próprios eleitos – Mas não é possível que Deus permita que o corpo dos cristãos seja enganado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *