Estudo de Salmos 125:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, eternamente firme.
Salmos 125:1

Comentário de Albert Barnes

Os que confiam no Senhor – Seu povo; amigos dele. É, e sempre foi, uma característica do povo de Deus que ele confia ou confia nele.

Será como o monte Sião – o monte que Davi fortificou e sobre o qual a cidade foi construída inicialmente, 2 Samuel 5: 6-9 . O nome Sião se tornou também o nome pelo qual toda a cidade era conhecida.

Que não pode ser removido, mas permanece para sempre – Uma montanha é um emblema de firmeza e estabilidade; e é natural falar dele como aquilo que não poderia ser removido. Há algo mais do que isso, no entanto, pretendido aqui, pois há alguma base de comparação, especialmente em relação ao Monte Sião. Esta deve ter sido a ideia de que Sião era particularmente forte por posição, ou que estava sob a proteção divina e, portanto, era seguro. Muito provavelmente, refere-se a Sião como um lugar seguro pela natureza e tornado mais pelo art.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 125.

A segurança de quem confia em Deus. Uma oração pelos piedosos e contra os iníquos.

Uma Canção de Graus.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. ] O título deste salmo não nos diz seu autor. O bispo Patrick supõe que tenha sido uma exortação piedosa ao povo, confiar em Deus, quando o exército de Senaqueribe os ameaçou com a destruição; e talvez, diz ele, estas foram algumas das palavras confortáveis que, conforme lemos, Ezequias lhes falou, 2 Chronicles 32: 6-8 quando Deus os castigou com aquela vara de sua ira, como ele chama Senaqueribe, Isaías 10: 5, que o salmista aqui predisse não deveria afligi-los por muito tempo. Mas o Dr. Delaney supõe que tenha sido feito por David pouco antes do ataque às fortalezas de Sion; e sob essa luz, ele consideraria o salmista como respondendo às objeções que podemos imaginar ter sido feitas em um conselho de guerra realizado nessa ocasião, pela grande força do lugar; e relembrando-os religiosamente, para que, sob a boa providência de Deus, possam ter certeza de superar todas as dificuldades. Vida de Davi, livro 2: cap. 6

Comentário de Joseph Benson

Salmos 125: 1 . Aqueles que confiam no Senhor – que dependem de seus cuidados e se dedicam à sua honra; será como o monte Sião – que é firme, como uma montanha sustentada pela providência, e muito mais como uma montanha sagrada, sustentada pela promessa; que não pode ser removido – ou, derrubado, por ventos ou tempestades, tanto por causa de sua própria grandeza e força, como por causa da proteção divina que lhe é conferida.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Igual ao Salmo 120. Veja App-67.

confiança = confiar. Hebraico. batah. App-69.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. Será como o monte Sião. Alguns códices, com uma edição impressa inicial e siríaca, lêem “estão no Monte Sião” . App-68. para sempre. Observe a figura do discurso. Epistrophe (App-6), as palavras sendo repetidas no final da próxima linha.

Comentário de Adam Clarke

Os que confiam no Senhor – Todo judeu fiel que confia em Jeová permanecerá, naqueles ataques abertos e secretos dos inimigos de Deus e da verdade, tão inabaláveis ??quanto o Monte Sião; e não deve ser movido pelo poder de nenhum adversário.

Comentário de John Calvin

1. Os que confiam em Jeová são como o monte Sião. O Salmo atual difere do precedente nisso – que enquanto no outro se dizia que a Igreja havia sido preservada pelo poder de Deus, sem nenhum meio humano, o Espírito Santo, naquele que está diante de nós, ensina que no tempo por vir, ela continuará sempre em perfeita segurança, porque é defendida pelo poder invencível de Deus. Quando a Igreja é descrita emblemática pela situação da cidade de Jerusalém, o objetivo do Profeta é incentivar cada um dos fiéis a acreditar que a segurança prometida em comum a todo o povo escolhido lhe pertence. Mas, exibindo aos olhos uma imagem visível da Igreja, acomoda-se à grosseria daqueles que, detidos pela dulcidez da carne, ainda continuam assentados na terra. Deve-se notar, em primeiro lugar, que, para aqueles que não conseguem apreender suficientemente pela fé a proteção secreta de Deus, os montes que circundam Jerusalém são exibidos como um espelho, no qual podem ver, além de qualquer dúvida, que a Igreja é tão bem defendida de todos os perigos, como se estivesse cercada por todos os lados com paredes e baluartes. Além disso, é proveitoso saber o que acabei de abordar – que sempre que Deus fala a todo o seu povo em um corpo, ele se dirige também a cada um deles em particular. Como não poucas das promessas são estendidas geralmente a todo o corpo da Igreja, muitas as contemplam à distância, tão distantes delas, e não pretendem se apropriar delas. A regra aqui prescrita deve, portanto, ser observada, ou seja, que cada um se aplique a si mesmo tudo o que Deus promete à sua Igreja em comum. Nem o salmista sem causa faz de Jerusalém uma representação da Igreja, pois o santuário de Deus e a arca da aliança estavam lá.

Com relação à explicação das palavras, deve-se observar que os dois últimos verbos do primeiro versículo podem ser entendidos de duas maneiras. Ambos podem ser governados por Jerusalém como nominativo. Mas alguns entendem que o primeiro verbo, ?? ???? al, lo yimmot, não será removido, apenas como falado em Jerusalém e o último verbo, ??? , yesheb, permanecerá, como se referindo aos fiéis, de modo que, de acordo com essa visão, uma mudança de número, que é muito comum entre os hebreus – o número singular, ??? , yesheb, sendo usado em vez do plural, ???? , yeshbu. E certamente a sentença pode não ser traduzida incorretamente assim: Aqueles que confiam em Jeová, como o monte Sião, não serão removidos, habitarão para sempre ou permanecerão firmes, pois o verbo traduzido para obedecer é tomado neste sentido. Agora percebemos o significado do Profeta, que é o fato de que, embora o mundo esteja sujeito a tantas e repentinas mudanças, quase para criar uma nova face a cada momento, e embora os fiéis sejam misturados e colocados na mesma condição externa como outros, ainda assim sua segurança continua firme sob a invencível proteção de Deus. Não que eles possam residir tranqüilos e tranqüilos; mas porque a segurança deles sob a tutela de Deus é agredida em vão; pelo menos eles nunca podem cair completamente, embora possam tropeçar. Mas notemos que a palavra ?????? , habbtechim, que significa aqueles que esperam ou esperam, transmite uma injunção implícita à firmeza da fé. Quem, então, deseja ser sustentado pela mão de Deus, deixe-o constantemente apoiado nela; e quem quer que seja defendido por ela, deixe-se pacientemente descansar sob ela. Quando Deus nos pede para sermos carregados de um lado para outro, ou levados como palha pelo vento, isso passa por nossa própria inconstância – porque preferimos flutuar no ar do que fixar nossas mentes na rocha de sua ajuda. A semelhança empregada no segundo versículo é abundantemente clara, ensinando-nos que, à medida que a cadeia contínua de montanhas ao redor de Jerusalém exibe a aparência de muros, Deus abarca os fiéis por seu poder, para afastar todos os danos. (82) Formas semelhantes de expressão são frequentemente encontradas nas Escrituras. Deus muitas vezes promete ser um muro e um muro dianteiro para o seu povo. Mas Davi, ou quem foi o autor do salmo, continua ainda mais longe, mostrando sob a figura das montanhas a proteção secreta com a qual Deus defende seu próprio povo, até o fim que os ignorantes e fracos de espírito que ainda estão presos a terra por sua própria falta de entendimento, auxiliada pela visão das montanhas, pode elevar suas mentes para a concepção e contemplação das coisas celestiais.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *