Estudo de João 10:28 – Comentado e Explicado

Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.
João 10:28

Comentário de Albert Barnes

Eu lhes dou a vida eterna – Veja João 5:24 .

Jamais perecerá – Perecer aqui significa ser destruído ou punido no inferno. Mateus 10:28 ; “Que é capaz de destruir (a mesma palavra) a alma e o corpo no inferno.” Mateus 18:14 ; “Não é a vontade de seu Pai que está no céu que um desses pequeninos pereça.” João 3:15 ; “Para que todo aquele que nele crê não pereça” Romanos 2:12 ; Os que pecaram sem lei também perecerão sem lei ” João 17:12 ; 1 Coríntios 1:18 . Em todos esses lugares, a palavra se refere a punição futura, e a declaração do Salvador é que seus seguidores, seus verdadeiros discípulos, nunca serão rejeitados. O original é expresso com uma força notável: “Eles não serão destruídos para sempre”. Siríaco: “Eles não perecerão para a eternidade.” Isso é dito de todos os cristãos – isto é, de todos os que possuem o caráter de verdadeiros seguidores de Cristo e que podem ser chamados de seu rebanho.

Qualquer um – A palavra “qualquer” refere-se a qualquer poder que possa tentar. Isso se aplica aos homens ou aos demônios. É uma afirmação de que nenhum homem, por mais eloqüente em erro, persuasivo em infidelidade ou astuto: em argumento ou poderoso em posição; e que nenhum demônio com toda a sua malícia, poder, astúcia ou fascínio será capaz de arrancá-los de suas mãos,

Arrancá-los – No original para roubar; agarrar e levar embora como um ladrão faz sua presa. Jesus os mantém tão seguros e com tanta certeza que nenhum inimigo pode surpreendê-lo como um ladrão, ou vencê-lo pela força.

Minha mão – A mão é aquela pela qual seguramos ou protegemos um objeto. Significa que Jesus os guarda com segurança sob seus próprios cuidados e guarda. Compare Romanos 8: 38-39 .

Comentário de E.W. Bullinger

eterno . Aionios gregos . App-151.

nunca = de maneira alguma (grego. ou eu. App-105) até a idade (grego. eis ton aiona. App-151).

nem = e não (grego. ou. App-105).

arrancar = arrebatar. Ver João 10:12 .

fora de . Grego. ek: App-104.

Comentário de John Calvin

28. E eles nunca perecerão. É um fruto inestimável da fé, que Cristo nos convença de nossa segurança quando somos trazidos pela fé ao seu rebanho. Mas também devemos observar em que fundamento está essa certeza. É porque ele será um fiel guardião de nossa salvação, pois ele testifica que nossa salvação está em suas mãos. E se isso não bastasse, ele diz que eles serão salvos em segurança pelo poder de seu Pai. Esta é uma passagem notável, pelo qual somos ensinados que a salvação de todos os eleitos não é menos certa do que o poder de Deus é invencível. Além disso, Cristo não pretendia lançar essa palavra de maneira tola no ar, mas fazer uma promessa que deveria permanecer profundamente machada em suas mentes; e, portanto, inferimos que a declaração de Cristo se destina a mostrar que os eleitos estão absolutamente certos de sua salvação. De fato, somos cercados por adversários poderosos, e nossa fraqueza é tão grande que estamos a todo momento em perigo iminente de morte; mas como aquele que guarda o que lhe comprometemos ( 2 Timóteo 1:12 ) é maior ou mais poderoso que tudo , não temos motivos para tremer como se nossa vida estivesse em perigo.

Portanto, também inferimos o quão louca é a confiança dos papistas, que se baseia no livre-arbítrio, em sua própria virtude e nos méritos de suas obras. Amplamente diferente é a maneira pela qual Cristo instrui seus seguidores a lembrar que, neste mundo, pode-se dizer que eles estão no meio de uma floresta, cercados por inúmeros ladrões, e não são apenas desarmados e expostos como presas, mas estão cientes de que a causa da morte está contida em si mesmas, para que, contando apenas com a tutela de Deus, possam andar sem alarmes. Em resumo, nossa salvação é certa, porque está nas mãos de Deus; pois nossa fé é fraca e somos muito propensos a vacilar. Mas Deus, que nos colocou sob sua proteção, é suficientemente poderoso para espalhar, apenas com o fôlego, todas as forças de nossos adversários. É de grande importância que voltemos nossos olhos para isso, para que o medo das tentações não nos assuste; pois Cristo pretendia mesmo mostrar como as ovelhas são levadas a viver à vontade no meio dos lobos.

E ninguém pode arrancá-los da mão de meu pai. A palavra e, nesta passagem, significa, pois Pois, como o poder de Deus é invencível, Cristo infere que a salvação dos crentes não está exposta às paixões ingovernáveis ??de seus inimigos, porque, antes que pereçam, Deus deve ser vencido, quem tomou-os sob a proteção de sua mão.

Comentário de Adam Clarke

Eles nunca perecerão – Por quê? Porque eles ouvem a minha voz e me seguem; portanto, eu sei, eu os aprovo e amo, e lhes dou a vida eterna. Aqueles que continuam a ouvir a voz de Cristo e a segui-lo nunca perecerão. Eles se entregam a Deus – creiam em Jesus que ele vive em seus corações: Deus lhes deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho; e aquele que tem o Filho tem vida, 1 João 5:11 , 1 João 5:12 . Agora, é evidente que somente aqueles que têm Cristo vivendo e governando suas almas, de modo que possuam a mente que estava nele, são suas ovelhas – são aqueles que nunca perecerão, porque têm a vida eterna neles: portanto falar de um homem ser um dos eleitos – aquele que nunca perecerá – alguém que terá vida eterna – que nunca será arrancado da mão de Deus etc., enquanto vive em pecado, não tem Cristo em sua vida. O coração, que nunca recebeu ou se afastou da graça de Deus, é tão contrário ao senso comum quanto à natureza e testemunhos do Altíssimo. A perseverança final implica fidelidade final – aquele que perseverar até o fim será salvo – aquele que for fiel até a morte terá uma coroa de vida. E alguém tentará dizer que aquele que não perseverar até o fim, e for infiel, entrará na vida?

Comentário de Scofield

Nunca

Ou, de maneira alguma, jamais perecerá. Cf. João 6:37 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:3 – Certamente és tu que amas o povo; todos os santos estão em tuas mãos. A teus pés todos eles se prostram e de ti recebem instrução,

1 Samuel 2:9 – Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.

Jó 17:9 – Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.

Salmos 31:5 – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.

Salmos 37:28 – Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Provérbios 24:16 – pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Jeremias 32:40 – Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

Marcos 13:22 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos.

Lucas 22:31 – “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:47 – Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

João 18:9 – Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: “Não perdi nenhum dos que me deste”.

Atos dos Apóstolos 7:59 – Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *