Estudo de João 5:39 – Comentado e Explicado

Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.
João 5:39

Comentário de Albert Barnes

Pesquise as escrituras – A palavra traduzida como “pesquisar” aqui significa “pesquisar diligentemente” ou “pesquisar ansiosamente”. Foi aplicado a mineradores que buscam metais preciosos – que buscam ansiosamente o “leito” do minério com uma intensidade ou ansiedade proporcional ao “senso” do valor do metal. Compare as anotações em Jó 28: 3 . É aplicado por Homer a uma leoa que foi roubada de seus filhotes e que “vasculha” a planície para “traçar” os passos do homem que a roubou. Ele também é aplicado a cães que traçam seu jogo, procurando-os pelo cheiro do pé. Significa uma investigação diligente, fiel e ansiosa. A palavra pode estar no humor indicativo ou imperativo. Em nossa tradução, é imprescindível, como se Jesus lhes tivesse ordenado que procurassem nas Escrituras. Cyril, Erasmus, Beza, Bengel, Kuinoel, Tholuck, DeWette e outros, dão-no como indicativo: Crisóstomo, Agostinho, Lutero, Calvino, Wetstein, Stier, Alford e outros, consideram-no imperativo ou como um comando. É impossível determinar qual é a verdadeira interpretação. Qualquer um deles faz sentido, e é apropriado usar a passagem em qualquer um dos significados. Há evidências abundantes de que os judeus pesquisaram os livros do Antigo Testamento. É igualmente claro que todas as pessoas deveriam fazê-lo.

As escrituras – Os escritos ou livros do Antigo Testamento, pois esses eram todos os livros de revelação que eles possuíam.

Neles pensais que tendes a vida eterna – O significado disso é: “Pensais que, ao estudar as Escrituras, obterás a vida eterna. Você supõe que eles ensinam o caminho para a bem-aventurança futura e que, estudando-os diligentemente, você a alcançará. ” Vemos por isso:

1. Que os judeus no tempo de Jesus estavam esperando um estado futuro.

2.As Escrituras ensinam o modo de vida, e é nosso dever estudá-las.

Os bereanos são elogiados por pesquisar as Escrituras Atos 17:11 ; e é dito a Timóteo de uma criança que “conheceu as sagradas escrituras, que são capazes de nos tornar sábios para a salvação”, 2 Timóteo 3:15 . O início da vida é o momento apropriado para pesquisar a Bíblia, pois aqueles que buscarem o Senhor cedo o encontrarão.

Eles são eles … – Eles testemunham o Messias. Eles prevêem sua vinda e o modo de sua vida e morte, Isaías 53: 1-12 ; Daniel 9: 26-27 , etc. Veja as notas em Lucas 24:27 .

Comentário de E.W. Bullinger

Pesquisar . Grego. ereunao = para procurar como um leão ou um cão de caça pelo perfume. Não é a mesma palavra que em Atos 17:11 . Aqui o verbo pode ser o humor imperativo ou indicativo; mas o indicativo nunca inicia uma frase sem o pronome ou alguma outra palavra, enquanto o imperativo é usado. Ver João 7:52 ; João 14:11 (Creia); João 15:20 (Lembre-se).

as escrituras = os escritos (sagrados).

eterno. App-151. como em João 5:24 .

testemunhar . Veja nota em João 1: 7 .

Comentário de John Calvin

39. Pesquise as Escrituras. Dissemos que a declaração que Cristo fez anteriormente – que ele tem o Pai como testemunha no céu – refere-se a Moisés e aos Profetas. Agora segue uma explicação mais clara; pois ele diz que esse testemunho pode ser encontrado nas Escrituras. Ele novamente os repreende por seu orgulho tolo, porque, embora reconheçam que tinham vida nas Escrituras , eles não percebiam nada além da letra morta. Pois ele não os culpa absolutamente por buscarem vida nas Escrituras, uma vez que elas nos foram dadas para esse fim e uso, mas porque os judeus pensavam que as Escrituras lhes davam vida, enquanto eram amplamente opostas ao seu significado natural, e – o que é pior – enquanto extinguiam a luz da vida que neles estava contida; pois como a Lei pode conceder vida sem Cristo, que somente a vida lhe dá?

Mais uma vez, somos ensinados por esta passagem que, se desejamos obter o conhecimento de Cristo, (109) devemos buscá-lo nas Escrituras; pois aqueles que imaginam o que escolherem a respeito de Cristo acabarão por ter nada a não ser um fantasma sombrio. Primeiro, então, devemos acreditar que Cristo não pode ser adequadamente conhecido de nenhuma outra maneira senão pelas Escrituras; e se for assim, segue-se que devemos ler as Escrituras com o objetivo expresso de encontrar Cristo nelas. Quem se afastar desse objeto, embora possa se cansar durante toda a vida em aprender, nunca alcançará o conhecimento da verdade; pois que sabedoria podemos ter sem a sabedoria de Deus? A seguir, como somos ordenados a buscar a Cristo nas Escrituras , ele declara nesta passagem que nossos trabalhos não serão infrutíferos; pois o Pai testifica neles a respeito de seu Filho de tal maneira que Ele o manifestará para nós além de qualquer dúvida. Mas o que impede a maior parte dos homens de lucrar é que eles dão ao sujeito nada mais que um olhar superficial e superficial. No entanto, exige a máxima atenção e, portanto, Cristo nos ordena a procurar diligentemente esse tesouro escondido. Consequentemente, a profunda aversão a Cristo, que é acolhida pelos judeus, que têm a lei constantemente em suas mãos, deve ser imputada à sua indolência. Pois o brilho da glória de Deus brilha intensamente em Moisés, mas eles escolhem ter um véu para obscurecer esse brilho. Pelas Escrituras, é bem sabido, aqui se entende o Antigo Testamento; pois não foi no Evangelho que Cristo começou a se manifestar, mas, tendo recebido testemunho da Lei e dos Profetas, ele foi exibido abertamente no Evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Search the Scriptures – ??e??ate ta? ??afa? . This should be translated, not in the imperative, but in the indicative mood – thus, Ye search the Scriptures diligently. That these words are commonly read in the imperative mood is sufficiently known; but this reading can never accord well with the following verse, nor can the force and energy of the words be perceived by this version.

The rabbins strongly recommend the study of the Scriptures. The Talmud, Tract. Shabbath, fol. 30, brings in God thus addressing David: “I am better pleased with one day in which thou sittest and studiest the law, than I shall be with a thousand sacrifices which thy son Solomon shall offer upon my altar.”

Perhaps the Scriptures were never more diligently searched than at that very time: first, because they were in expectation of the immediate appearing of the Messiah; secondly, because they wished to find out allegories in them; (see Philo); and, thirdly, because they found these scriptures to contain the promise of an eternal life. He, said they, who studies daily in the law, is worthy to have a portion in the world to come, Sohar. Genes. fol. 31. Hence we may infer:

    1º. That the Jews had the knowledge of a future state before the coming of Christ; e

2ndly. That they got that knowledge from the Old Testament Scriptures.

The word e?e??ate , which might be translated, Ye search diligently, is very expressive. Homer, Il. xviii. eu. 321, aplica-o a um leão privado de seus filhotes, que “vasculha as planícies e segue os passos do homem”. E no Odyss. xix. eu. 436, para cães traçando seu jogo pelo cheiro do pé.

Na Septuaginta, o verbo e?e??a? responde ao hebraico ??? chapash , para procurar por descobrir; ??? chakar , pesquisar minuciosamente, explorar; chashaph , despir, desnudar; e ??? mashash , sentir, procurar pelo sentimento. É composto de e?e? , eu procuro, e e??? , uma cama; “e é”, diz São Crisóstomo, “uma metáfora tirada daqueles que cavam fundo e procuram metais nas entranhas da terra. Eles procuram a cama onde está o metal, quebram todos os torrões, peneiram e examinam o todo, a fim de descobrir o minério “. Aqueles que lêem o versículo com humor imperativo consideram uma exortação ao estudo diligente dos Escritos Sagrados. Procurar; isto é, agite-os e peneire-os, como a palavra também significa: procure estreitamente, até que a verdadeira força e o significado de cada sentença, sim, de toda palavra e sílaba, ou seja, de toda letra e ano nela, sejam conhecidos e compreendidos. Conferir local com local; o escopo de um lugar com o de outro; coisas que acontecem antes e coisas que vêm depois: compare palavra com palavra, letra com letra e pesquise o todo completamente. Veja Parkhurst, Mintert e Leigh.

Deixando de fora toda questão da tradução da presente passagem, este é o método apropriado de ler e examinar as Escrituras, de modo a tornar-se sábio para a salvação por meio delas.

Comentário de Thomas Coke

João 5:39 . Pesquise as escrituras; Porque os judeus eram extremamente avessos a reconhecer o Senhor Jesus por seu Messias, não obstante as evidências de sua missão divina serem tão inesperadas; ele desejava que, para mais provas, procurassem em suas próprias escrituras, e particularmente nos escritos dos profetas; que, diz ele, certamente é seu dever, porque esses escritos, como você supõe justamente, contêm o conhecimento da vida eterna e, portanto, o conhecimento do Messias; e posso com confiança encaminhá-lo a eles, sabendo que eles confirmam minhas pretensões da maneira mais ampla, os caracteres do Messias apontados por eles sendo todos cumpridos em minha pessoa. A palavra e?e??ate, pesquisa feita , implica a atenção e o escrutínio mais diligentes no significado das escrituras. Vários grandes escritores afirmam que esse versículo está no tempo presente; e que a passagem deve ser reproduzida, você procura nas escrituras, porque compreende que tem vida eterna nelas: isto é, as direções do céu para obtê-la; Agora, esses são os mesmos escritos que testificam de mim; no entanto, João 5:40 . Não quereis vir a mim para ter vida. As palavras que expressam sua alta opinião das escrituras parecem mais adequadas a esta tradução; e é altamente provável que, no momento em que os fariseus estavam tão impacientes com o jugo romano, procurassem com grande diligência os oráculos sagrados em busca de previsões relacionadas ao Messias; embora seja claro demais, eles tinham um grande número de infelicidade em suas mentes, o que impedia os bons efeitos que poderiam ser esperados dessa investigação, caso fosse imparcial. Também é sabido que críticas refinadas aos escritos sagrados tornaram o ramo da moda mais elegante entre os judeus; em comparação, a literatura sobre propano era desprezada e, de fato, por muitos dos fanáticos em grande aversão. O Dr. Rutherford leria o verso interrogativamente, como forma de censura; Você procura nas escrituras – e ainda não virá para mim?

Comentário de John Wesley

Pesquise as escrituras; porque neles pensais que tendes a vida eterna; e são eles que testificam de mim.

Examine as Escrituras – Uma ordem clara para todos os homens.

Neles você tem certeza de que tem a vida eterna – Você sabe que eles lhe mostram o caminho para a vida eterna. E essas mesmas escrituras testificam de mim.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 11:18 – Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.

Deuteronômio 17:18 – Quando subir ao trono do seu reino, mandará fazer num rolo, uma cópia da lei, que está aos cuidados dos sacerdotes levitas para o seu próprio uso.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Deuteronômio 18:18 – Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

Deuteronômio 32:47 – Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão”.

Josué 1:8 – Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.

Salmos 1:2 – Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Salmos 21:4 – Ele te pediu vida, e tu lhe deste! Vida longa e duradoura.

Salmos 36:9 – Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

Salmos 133:3 – É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.

Provérbios 6:23 – Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida,

Provérbios 8:33 – Ouçam a minha instrução, e serão sábios. Não a desprezem.

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Isaías 34:16 – Procurem no livro do Senhor e leiam: Nenhum deles estará faltando; nenhum estará sem o seu par. Pois foi a sua boca que deu a ordem, e o seu Espírito os ajuntará.

Jeremias 8:9 – Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é essa que eles têm?

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Mateus 19:16 – Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Lucas 10:25 – Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? “

Lucas 16:29 – “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

Lucas 16:31 – “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 5:32 – Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 5:46 – Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.

João 7:52 – Eles responderam: “Você também é da Galiléia? Verifique, e descobrirá que da Galiléia não surge profeta”.

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Atos dos Apóstolos 26:27 – Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim”.

Romanos 1:2 – o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas,

Romanos 3:2 – Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

2 Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Hebreus 11:35 – Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *