Estudo de João 1:45 – Comentado e Explicado

Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45

Comentário de Albert Barnes

Moisés, na lei – Moisés, na parte do Antigo Testamento que ele escreveu, chamada pelos judeus de “lei”. Ver Deuteronômio 18:15 , Deuteronômio 18:18 ; Gênesis 49:10 ; Gênesis 3:15 .

E os profetas – Isaías 53: 1-12 ; Isaías 9: 6-7 ; Daniel 9: 24-27 ; Jeremias 23: 5-6 ; etc.

Jesus de Nazaré … – Eles falavam de acordo com apreensão comum. Eles falavam dele como o filho de José, porque ele costumava ser. Eles falavam dele como morando em Nazaré, embora não pudessem ter ignorado que ele nasceu em Belém.

Comentário de E.W. Bullinger

Natanael = o presente de Deus. Hebraico. Nethane “el

; como em Números 1: 8 . 1 Crônicas 2:14 . Geralmente identificado com Bartholomew (Aramaic. App-94.)

Lei. . . Profetas. Veja notas em Lucas 24:44 .

escreveu = escreveu. Veja App-47. Nazaré. App-169.

o filho de José. As palavras são de Philip e expressam a crença popular. Compare App-99.

Comentário de John Calvin

45. Filipe encontra Natanael. Embora os homens orgulhosos desprezem esses primórdios fracos da Igreja, ainda assim devemos perceber neles uma exibição mais brilhante da glória divina do que se a condição do Reino de Cristo tivesse sido em todos os aspectos, desde o início, esplêndida e magnífica; pois sabemos quão rica é a colheita que essa pequena semente depois cresceu. Novamente, vemos em Filipe o mesmo desejo de construção que antes aparecia em André. Sua modéstia também é notável, ao desejar e procurar nada mais do que ter outros para aprender junto com Ele, dAquele que é um Mestre comum a todos.

Nós encontramos Jesus. Quão pequena foi a medida da fé de Filipe, a partir dessa circunstância, que ele não pode pronunciar algumas palavras sobre Cristo sem misturar com eles dois erros graves. Ele o chama de filho de José e diz que Nazaré era sua cidade natal, e ambas as afirmações eram falsas; e, no entanto, porque ele sinceramente deseja fazer o bem a seu irmão e tornar Cristo conhecido, Deus aprova esse exemplo de sua diligência e até o coroa com bom sucesso. Cada um de nós deve, sem dúvida, procurar manter-se sobriamente dentro de seus próprios limites; e, certamente, o evangelista não menciona isso como digno de elogio em Filipe, que ele desonra duas vezes a Cristo, mas relata que sua doutrina, embora defeituosa e envolvida em erro, foi útil, porque, apesar disso, tinha isso como objetivo, que Cristo pode ser verdadeiramente conhecido. Ele tolamente diz que ele era filho de José, e ignorantemente o chama de um nativo de Nazaré, mas ainda assim leva Natanael a ninguém além do Filho de Deus que nasceu em Belém ( Mateus 2: 1 ) e não inventa. um falso Cristo, mas apenas deseja que o conheçam como ele foi exibido por Moisés e pelos Profetas. Vemos, então, que o principal desígnio da doutrina é que aqueles que nos ouvem venham a Cristo de uma maneira ou de outra.

Há muitos que se envolvem em indagações obscuras sobre Cristo, mas que lançam tanta escuridão e complexidade ao seu redor por suas sutilezas que nunca conseguem encontrá-lo. Os papistas, por exemplo, não dirão que Cristo é o filho de José, pois sabem claramente qual é o seu nome; mas ainda assim eles aniquilam seu poder, de modo a manter um fantasma na sala de Cristo. Não seria melhor gaguejar ridiculamente, como Filipe, e sustentar pelo Cristo verdadeiro, do que por uma linguagem eloquente e engenhosa para introduzir um falso Cristo? Por outro lado, existem muitos idiotas pobres nos dias de hoje, que, embora ignorantes e pouco qualificados no uso da linguagem, tornam a Cristo conhecido mais fielmente do que todos os teólogos do Papa com suas especulações elevadas. Esta passagem, portanto, nos adverte que, se qualquer linguagem inadequada foi empregada em relação a Cristo por homens ignorantes e indoutos, não devemos rejeitar essas pessoas com desdém, desde que elas nos direcionem a Cristo; mas, para que não sejamos afastados de Cristo pelas falsas imaginações dos homens, tenhamos sempre este remédio à mão, para buscar o puro conhecimento dele da Lei e dos Profetas.

Comentário de Adam Clarke

Natanael – Este apóstolo deve ser o mesmo com Bartolomeu, o que é muito provável, por estas razões

  1. Que os evangelistas que mencionam Bartolomeu não dizem nada sobre Natanael; e que São João, que fala de Natanael, não diz nada de Bartolomeu.
  • Nenhum aviso é feito em nenhum lugar da vocação de Bartolomeu, a menos que a dele e a de Natanael mencionadas aqui sejam as mesmas.
  • O nome de Bartolomeu não é um nome próprio; significa o filho de Ptolomy; e Natanael poderia ter sido seu próprio nome.
  • São João parece classificar Natanael com os apóstolos, quando ele diz que Pedro e Tomé, os dois filhos de Zebedeu, Natanael e dois outros discípulos, foram pescar, Jesus mostrou-se a eles, João 21: 2-4 .
  • Moisés na lei – Veja Gênesis 3:16 ; Gênesis 22:18 ; Gênesis 49:10 ; Deuteronômio 18:18 .

    E os profetas – Veja Isaías 4: 2 ; Isaías 7:14 ; Isaías 9: 5 ; Isaías 40:10 ; Isaías 53: 1 , etc .; Jeremias 23: 5 ; Jeremias 33:14 , Jeremias 33:15 ; Ezequiel 34:23 ; Ezequiel 37:24 ; Daniel 9:24 ; Miquéias 5: 2 ; Zacarias 6:12 ; Zacarias 9: 9 ; Zacarias 12:10 .

    Comentário de Thomas Coke

    João 1:45 . De quem Moisés – e os profetas escreveram: Quem, etc. descreveram. O verbo G?af? é freqüentemente usado no mesmo sentido em outros lugares; e, em particular, é justamente traduzido assim, Romanos 10: 5 . Parece que Pedro e André, em sua conversa com Filipe, convenceram-no a crer em Jesus, deixando-o de fora como eram cumpridos os tipos e previsões da lei e dos profetas. Talvez esse fosse o método que o próprio Jesus havia adotado para confirmar Pedro e André, os instrutores de Filipe, na boa opinião que eles haviam concebido dele, por meio do testemunho que seu mestre, João Batista, havia dado a seu respeito; embora o evangelista não tenha pensado em mencionar essa circunstância. Natanael é considerado, como observamos em Mateus 10: 2-4 , o mesmo que Bartolomeu, que é filho de Tholomew; e a suposição é provável, por nenhuma outra razão, a não ser esta, que todas as outras pessoas que se familiarizaram com Jesus no Jordão, quando ele foi batizado, e que nele criam ali, foram escolhidas para ser seus apóstolos.

    Comentário de John Wesley

    Filipe achou Natanael e disse-lhe: Nós o encontramos, de quem Moisés, na lei, e os profetas escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José.

    Jesus de Nazaré – pensou Filipe, sem saber que ele havia nascido em Belém. Natanael provavelmente era o mesmo com Bartolomeu, isto é, filho de Tholomew. São Mateus se une a Bartolomeu com Filipe, Mateus 10: 3 , e São João coloca Natanael no meio dos apóstolos, imediatamente após Tomé, João 21: 2 , assim como Bartolomeu é colocado, Atos 1:13 .

    Referências Cruzadas

    Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

    Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

    Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

    Deuteronômio 18:18 – Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

    Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

    Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

    Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

    Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

    Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

    Zacarias 6:12 – Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor.

    Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

    Mateus 2:23 – e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

    Mateus 13:55 – Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

    Mateus 21:11 – A multidão respondia: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”.

    Marcos 6:3 – Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? ” E ficavam escandalizados por causa dele.

    Marcos 14:67 – Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse: “Você também estava com Jesus, o Nazareno”.

    Lucas 2:4 – Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

    Lucas 4:22 – Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: “Não é este o filho de José? “

    Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

    Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

    João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

    João 18:5 – “A Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Sou eu”, disse Jesus. ( E Judas, o traidor, estava com eles. )

    João 18:7 – Novamente lhes perguntou: “A quem procuram? ” E eles disseram: “A Jesus de Nazaré”.

    João 19:19 – Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

    João 21:2 – Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.

    Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

    Atos dos Apóstolos 3:6 – Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

    Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

    Atos dos Apóstolos 22:8 – Então perguntei: Quem és tu, Senhor? E ele respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem você persegue’.

    Atos dos Apóstolos 26:9 – “Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Jesus, o Nazareno.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *