Estudo de Lucas 24:27 – Comentado e Explicado

E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras.
Lucas 24:27

Comentário de Albert Barnes

Começando em Moisés – Nos “escritos” de Moisés, ou no começo do Antigo Testamento; ou melhor, a palavra “começo” deve ser separada do que se segue, denotando simplesmente que ele “iniciou” seu discurso, e não que ele começou nos profetas, assim como em Moisés; assim, “e, iniciando seu discurso, ou respondendo a eles, ele expôs de Moisés e dos profetas”, etc.

Todos os profetas – Os livros do Antigo Testamento em geral.

Ele expôs – explicou ou interpretou para eles. Provavelmente, Ele lhes mostrou que suas noções do Messias não estavam de acordo com as Escrituras. “Eles” esperavam um príncipe temporal; ficaram perplexos porque Jesus não havia assumido o poder real, mas havia sido morto. Ele lhes mostrou que, de acordo com as profecias, ele deveria sofrer e que sua “morte”, portanto, não era argumento de que ele não era o Messias.

Em todas as escrituras – Em todos os “escritos” do Antigo Testamento. Eles foram chamados de “escrituras” porque foram “escritos”, sendo então desconhecida a arte de imprimir.

As coisas concernentes a si mesmo – Concernentes ao Messias Não parece que ele os “aplicou” a si mesmo, mas os deixou, provavelmente, para fazer o pedido. Ele mostrou o que as Escrituras predisseram, e “eles” viram que essas coisas se aplicavam a Jesus de Nazaré, e começaram a ficar convencidos de que ele era o Messias. As passagens mais marcantes que predizem o caráter e os sofrimentos de Cristo são as seguintes, nas quais podemos supor que seja possível que nosso Salvador tenha se convencido de que, apesar de ter sido crucificado, ainda era o Cristo: Gênesis 3:15 ; Deuteronômio 18:15 ; Gênesis 49:10 ; Números 21: 8-9 ; Isaías 53: 1-12 ; Daniel 9: 25-27 ; Isaías 9: 6-7 ; Salmo 110: 1-7 ; Salmo 16: 1-11 ; 22 ; Malaquias 4: 2-6 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

começando em Moisés . Compare Gênesis 3:15 ; Gênesis 22:18 . Êxodo 12. Lv 16. Números 21: 9 . Deuteronômio 18:15 . Números 24:17 ; Números 20:11 .

at = de. Grego. apo. App-104.

Moisés . Veja nota em Lucas 5:14 .

tudo = de todos, & c. Compare Isaías 7:14 ; Isaías 9: 6 , Isaías 9: 7 ; Isaías 40:10 , Isaías 40:11 ; Isaías 50: 6 ; Isaías 53: 4 , Isaías 53: 5 . Jeremias 23: 5 ; Jeremias 33:14 , Jeremias 33:15 . Ezequiel 34:23 . Miquéias 6: 2 . Zacarias 6:12 ; Zacarias 9: 9 ; Zacarias 12:10 ; Zacarias 13: 7 . Malaquias 3: 1 ; Malaquias 4: 2 . Veja também Hebreus 1: 1 .

exposto = interpretado.

Comentário de John Calvin

27. E começando em Moisés. Esta passagem nos mostra de que maneira Cristo é conhecido por meio do Evangelho. É quando a luz e o conhecimento dele são lançados pela Lei e pelos Profetas. Pois nunca houve um professor do Evangelho mais capaz ou hábil do que o próprio Senhor; e vemos que ele empresta da Lei e dos Profetas a prova de sua doutrina. Se objetar que ele começou com lições fáceis, que os discípulos gradualmente dispensariam os Profetas e passariam ao evangelho perfeito, essa conjectura é facilmente refutada; pois mais tarde descobriremos que todos os apóstolos tiveram seu entendimento aberto, não para ser sábio sem a assistência da Lei, mas para entender as Escrituras. Para que Cristo nos seja conhecido através do Evangelho, é necessário que Moisés e os Profetas sigam adiante como guias, para nos mostrar o caminho. É necessário lembrar os leitores disso, para que eles não prestem ouvidos aos fanáticos que, suprimindo a Lei e os Profetas, mutilam o evangelho perversamente; como se Deus pretendesse que qualquer testemunho que ele já tivesse dado a respeito de seu Filho se tornasse inútil.

De que maneira devemos aplicar a Cristo aquelas passagens que o respeitam e que podem ser encontradas em todas as partes da Lei e dos Profetas, agora não temos tempo para explicar. (315) Basta dizer brevemente que existem boas razões pelas quais Cristo é chamado o fim da lei ( Romanos 10: 4 ). Por mais obscuro e à distância que Moisés possa exibir Cristo nas sombras, ao invés de retrato completo, ( Hebreus 10: 1 ), isso, pelo menos, está fora de disputa, que, a menos que haja na família de Abraão uma Cabeça exaltada, sob a qual o povo possa estar unido em um corpo, a aliança que Deus fez com o santos pais serão anulados e revogados. Além disso, desde que Deus ordenou que o tabernáculo e as cerimônias da lei fossem ajustados ao padrão celestial ( Êxodo 25:40 ; Hebreus 8: 5 ), segue-se que os sacrifícios e as outras partes do serviço do templo, se a realidade deles não for encontrada em nenhum outro lugar, seria um esporte ocioso e inútil. (316) Esse mesmo argumento é copiosamente ilustrado pelo apóstolo ( Hebreus 9: 1 😉 pois, assumindo esse princípio, que as cerimônias visíveis da lei são sombras de coisas espirituais, ele mostra que em todo o sacerdócio legal, nos sacrifícios e na forma do santuário, devemos buscar a Cristo.

Também Bucer, em algum lugar, lança uma conjectura judiciosa, de que, em meio a essa obscuridade, os judeus estavam acostumados a seguir um certo método de interpretação das Escrituras que lhes fora transmitido por tradição pelos pais. Mas, para que eu não envolva minhas investigações em nenhuma incerteza, devo me satisfazer com esse método natural e simples que é encontrado universalmente em todos os profetas, que eram eminentemente hábeis na exposição da Lei. Da lei, portanto, podemos aprender apropriadamente a Cristo, se considerarmos que a aliança que Deus fez com os pais foi fundada no Mediador; que o santuário, pelo qual Deus manifestou a presença de sua graça, foi consagrado por seu sangue; que a própria lei, com suas promessas, foi sancionada pelo derramamento de sangue; que um único sacerdote foi escolhido dentre todo o povo, para aparecer na presença de Deus, em nome de todos, não como um mortal comum, mas vestido com roupas sagradas; e que nenhuma esperança de reconciliação com Deus era oferecida aos homens, a não ser pela oferta de sacrifício. Além disso, há uma previsão notável de que o reino seria perpetuado na tribo de Judá ( Gênesis 49:10 .) Os próprios profetas, como sugerimos, desenharam retratos muito mais impressionantes do Mediador, embora tivessem derivado sua primeiro contato com Moisés; pois nenhum outro cargo lhes foi designado senão renovar a lembrança da aliança, apontar mais claramente o culto espiritual de Deus, encontrar no Mediador a esperança da salvação e mostrar mais claramente o método de reconciliação. Contudo, desde que agradou a Deus adiar a revelação completa até a vinda de seu Filho, a interpretação deles não foi supérflua.

Comentário de Adam Clarke

Começando em Moisés, etc. – Que sermão deve ter sido, onde todas as profecias relativas à encarnação, nascimento, ensino, milagres, sofrimentos, morte e ressurreição do abençoado Jesus foram aduzidas, ilustradas e aplicadas a si mesmo , por um apelo aos fatos conhecidos que ocorreram durante sua vida! Somos quase irresistivelmente impelidos a exclamar: Que pena esse discurso não ter sido preservado! Não é de admirar que seus corações queimem dentro deles, ao ouvirem um sermão desses pregadores. A lei e os profetas prestaram testemunho, direta ou indiretamente, de Cristo; e podemos naturalmente supor que essas profecias e referências foram aquelas que nosso Senhor naquele tempo explicou e aplicou a si mesmo. Veja Lucas 24:32 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 24:27 . E começando em Moisés, etc. – Para que sua repreensão pareça bem fundamentada, que seus espíritos caídos possam ser apoiados e que possam estar preparados para a descoberta que ele estava prestes a fazer, explicando todos os tipos e profecias de o Antigo Testamento que se relaciona com os sofrimentos do Messias; como os sacrifícios mosaicos, o levantamento da serpente de bronze, o 22º Salmo, o 53º de Isaías, etc. & c. Não é necessário supor que os sofrimentos, ressurreição e exaltação de Cristo sejam preditos de forma distinta em cada uma das partes dos escritos sagrados mencionadas neste versículo. Basta que Moisés dê alguma sugestão a respeito dele, que os profetas que se seguiram continuaram; e se, quando todos os seus testemunhos forem reunidos, todos esses eventos forem expressos por um ou outro deles. O desígnio de nosso Senhor entrar em uma exposição tão particular dos profetas, ou dos escritores sagrados, era mostrar que, fazendo um uso adequado de seu entendimento, eles poderiam, daquelas mesmas escrituras cuja autoridade permitiam, estarem convencidas de que o O Messias deveria ter sofrido, como eles o viram sofrer, e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia: isto é, Cristo preferiu convencê-los pela razão do que pelo sentido, ou pelo menos para preparar suas mentes, que depois de concordar com o testemunho de seus sentidos, deve haver a concordância de sua razão: ele havia procedido da mesma maneira com os outros discípulos em Jerusalém; de todos os quais até então ele ocultara a evidência dos sentidos, não tendo aparecido a nenhum deles, exceto Pedro, até depois do retorno desses dois discípulos a Jerusalém. Esse processo, ao mesmo tempo tornando-se o Senhor da justiça e da verdade, e a liberdade moral do homem como um ser razoável, deve ter sido evitado, se Cristo tivesse se descoberto a eles na primeira aparição. Maravilha e espanto nesse caso teriam tomado o lugar da razão, e talvez as tenham deixado quando a forte impressão estivesse um pouco desgastada, em dúvida ou ceticismo. O ponto discutido na estrada era se era agradável profetizar que Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos? O próprio Cristo comprometeu-se a provar essa proposição em geral a partir das escrituras do Antigo Testamento; e o argumento, por sua graça, parecia ter o efeito pretendido. Suponha agora que ele se deu a conhecer e depois entrou em seu argumento; qual teria sido a consequência? Claramente isso, a surpresa de ver alguém dentre os mortos, e a autoridade de Cristo raciocinando nas escrituras, deve ter perturbado seu julgamento, e os fez, talvez, submeter-se à sua interpretação das profecias, sem considerar particularmente a justiça e a propriedade delas. . A razão clara, portanto, por que a descoberta não foi feita antes, é que seus entendimentos podem primeiro ser convencidos da força do argumento; enquanto suas mentes ainda estavam livres de qualquer impressão do próprio evento e da força irresistível da autoridade de Cristo.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Números 21:6 – Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

Salmos 132:11 – O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 40:10 – O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha.

Isaías 50:6 – Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida.

Isaías 52:13 – Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:14 – ” ‘Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 37:25 – Viverão na terra que dei ao meu servo Jacó, a terra onde os seus antepassados viveram. Eles e os seus filhos e os filhos de seus filhos viverão ali para sempre, e o meu servo Davi será o seu líder para sempre.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 3:24 – “De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias.

Atos dos Apóstolos 7:37 – “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *