Estudo de Isaías 53:1 – Comentado e Explicado

Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor?
Isaías 53:1

Comentário de Albert Barnes

Quem acreditou em nosso relatório? O principal desígnio do profeta em toda essa parte de sua profecia é, sem dúvida, afirmar o fato de que o Redentor seria grandemente exaltado (ver Isaías 52:13 ; Isaías 53:12 ). Mas, para fornecer uma visão justa de sua exaltação, era necessário também exibir a profundidade de sua humilhação, a intensidade de suas tristezas, e também o fato de que ele seria rejeitado por aqueles a quem foi enviado. Ele, portanto, neste versículo, para usar a linguagem de Calvino, interrompe abruptamente a ordem de seu discurso e exclama que o que ele havia dito e o que ele estava prestes a dizer seria dificilmente creditado por alguém. Antes da exaltação e das honras que lhe seriam conferidas, ele seria rejeitado e desprezado. A palavra ‘relatório’ ( ??????? shemû?âh ) denota adequadamente o que é ouvido, notícias, mensagens, notícias. Margem, ‘Audição’ ou ‘doutrina’. A Septuaginta a traduz, ???? Akoe – ‹Rumor, ‘‹ mensagem’. Refere-se à anunciação, mensagem ou comunicação que foi feita respeitando o Messias. ‹O orador aqui é Isaías, e a palavra ‘nosso’ refere-se ao fato de que a mensagem de Isaías e dos outros profetas havia sido igualmente rejeitada. Ele se agrupa com os outros profetas e diz que a anunciação que eles fizeram do Redentor foi desconsiderada. A forma interrogativa é frequentemente assumida quando é projetada para expressar uma verdade com ênfase; e a idéia é, portanto, que a mensagem em relação ao Messias tenha sido rejeitada e que quase nenhuma a tenha creditado e adotado.

E a quem o braço do Senhor é revelado? O braço é aquele pelo qual executamos um propósito, e é freqüentemente usado como emblema do poder (veja as notas em Isaías 33: 2 ; Isaías 40:10 ). Aqui denota a onipotência ou poder de Deus, que seria exibido através do Messias. ‹O sentido é:‹ Quem percebeu o poder evidenciado na obra do Redentor? A quem se manifesta esse poder que deve ser exercido por ele e em conexão com sua obra? Refere-se não tanto, como me parece, ao seu poder em realizar milagres, como à onipotência evidenciada em resgatar os pecadores da destruição. No Novo Testamento, o evangelho não é chamado freqüentemente de “o poder de Deus” Romanos 1:16 ; 1 Coríntios 1:18 , pois é isso que Deus mostra seu poder em salvar as pessoas. A idéia aqui é que comparativamente poucos seriam submetidos a esse poder e seriam beneficiados por ele; isto é, nos tempos e sob a pregação do Messias. É preciso lembrar que o cenário dessa visão é colocado no meio da obra do Redentor. O profeta o vê sofrendo, desprezado e rejeitado. Ele vê que poucos o procuram e o abraçam como seu Salvador. Ele se lembra do relatório e do anúncio que ele e outros profetas haviam feito a respeito dele; ele se lembra do registro que havia sido feito séculos antes de respeitar o Messias; e ele pergunta com profunda emoção, como se estivesse presente quando o Redentor viveu e pregou, quem havia creditado o que ele e os outros profetas haviam dito sobre ele. A massa rejeitou tudo. A passagem, portanto, teve seu cumprimento nos eventos relacionados ao ministério do Redentor, e no fato de ele ter sido rejeitado por muitos. O Redentor teve mais sucesso em seu trabalho como pregador do que normalmente se supõe, mas ainda é verdade que pela massa da nação ele foi desprezado e que o anúncio feito sobre seu verdadeiro caráter e obra foi rejeitado.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 53: 1 . Quem acreditou em nosso relatório? “Quem, dos judeus, quando o Messias vier, acreditará no nosso relato a respeito dele? Mesmo aqueles diante de quem o braço do Senhor, a virtude e o poder de Deus, é testemunhado em seus milagres”. O Targum de Isaías 53: 8 diz: “Quem pode declarar os milagres que serão feitos em seus dias?” São João (xii. 38.) entende milagres pelo braço do Senhor.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 53: 1 . Quem acreditou em nosso relatório? – O profeta que, nos últimos três versículos do capítulo anterior, fez um relatório geral sobre a grande e maravilhosa humilhação e exaltação do Messias, da qual ele pretendia discorrer mais amplamente neste capítulo, julgou oportuno, antes de descer para detalhes, para usar esse prefácio. Quem, não apenas dos gentios, mas também dos judeus, acreditará na verdade do que eu disse e devo dizer mais? Pouco ou nada. A generalidade deles nunca receberá, nem acreditará, em um Messias como este. Assim, este local é exposto pelo próprio Cristo, João 12:38 , e por São Paulo, Romanos 10:16 . E essa premonição era altamente necessária, tanto para advertir os judeus que eles não deveriam tropeçar nessa pedra, quanto para instruir os gentios que eles não deveriam ser surpreendidos nem seduzidos com seu exemplo. E para quem – hebraico, , ? ?? , porque, ou, em nome de quem, ou seja, libertá-los da culpa e domínio de seus pecados, e outros inimigos espirituais; é o braço – ou seja, o poder; do Senhor revelado? – Isso é apenas revelado ou exibido para a libertação daqueles que, com uma fé viva e divina; creia no relato: pois o evangelho é o poder de Deus para a salvação somente àquele que crê, Romanos 1:16 .

Comentário de Adam Clarke

Quem acreditou em nosso relatório? O relato dos profetas, de João Batista, e o próprio relato de Cristo sobre si mesmo. Os judeus não receberam o relatório e, por esse motivo, ele não lhes foi manifestado como o Messias prometido. “Ele veio sozinho, mas o seu próprio não o recebeu.” Antes do Pai, ele cresceu como uma planta tenra; mas para os judeus ele era como uma raiz de uma terra seca. Ele não tem forma nem beleza; e quando o vermos, não há beleza em desejá-lo.

Comentário de John Calvin

1. Quem acreditará em nosso relatório? Essa divisão, ou melhor, o desmembramento do capítulo, deve ser desconsiderada; pois deveria ter começado com o décimo terceiro verso do capítulo anterior, e essas palavras deveriam estar conectadas com o que vem antes. (50) Aqui o Profeta faz uma pausa, por assim dizer, no meio de seu discurso; pois, tendo dito anteriormente que o nome de Cristo seria proclamado em todos os lugares, e seria revelado a nações desconhecidas, e ainda assim teria um aspecto tão significativo que poderia parecer como se essas coisas fossem fabulosas, ele interrompe seu discurso e exclama que “ninguém vai acreditar nessas coisas”. Ao mesmo tempo, ele descreve sua dor, que os homens são tão incrédulos que rejeitam sua salvação.

Portanto, é uma queixa santa feita por alguém que desejava que Cristo fosse conhecido por todos, e que, apesar disso, vê que são poucos os que crêem no Evangelho e, portanto, geme e clama: “Quem creu em nosso relato “Vamos, portanto, gemer e reclamar junto com o Profeta, e ficarmos angustiados com o sofrimento quando virmos que nosso trabalho não é rentável, e vamos reclamar diante de Deus; pois ministros piedosos devem ser profundamente afetados, se desejam realizar fielmente sua obra. Isaías declara que haverá poucos que se submeterão ao Evangelho de Cristo; pois, quando ele exclama: “Quem acreditará na pregação?” ele quer dizer que aqueles que ouvem o Evangelho dificilmente uma centésima pessoa serão crentes.

Tampouco ele fala apenas de si mesmo, mas como alguém que representa todos os professores. Embora, portanto, Deus dê muitos ministros, poucos irão manter sua doutrina; e o que acontecerá quando não houver ministros? Imaginamos que a maior cegueira reine ali? Se o solo cultivado é infrutífero, o que procuraremos de um solo não cultivado e árido? E, no entanto, isso não prejudica nada do Evangelho de Cristo, que existem poucos discípulos que o recebem; nem o pequeno número de crentes diminui sua autoridade ou obscurece sua glória infinita; mas, pelo contrário, a grandiosidade do mistério é uma das razões pelas quais dificilmente obtém crédito no mundo. É considerado uma loucura, porque excede todas as capacidades humanas.

A quem (literalmente, em quem ) é revelado o braço de Jeová? Nesta segunda cláusula, ele aponta a razão pela qual o número de crentes será tão pequeno. É porque nenhum homem pode vir a Deus senão por uma extraordinária revelação do Espírito. Suponha que, com a palavra “Braço”, Cristo se entende, é, na minha opinião, um erro. Atribui a causa por que há tão poucos que acreditam; e isto é, que eles não podem alcançá-lo pela sagacidade de seu próprio entendimento. Esta é uma passagem notável e é citada por João e Paulo para esse fim. “Embora Jesus”, disse João, “tivesse realizado muitos milagres na presença deles, eles não creram nele, para que se cumprisse a palavra de Isaías, o Profeta, que ele falou:

“Senhor, quem creu em nosso relato e a quem o braço do Senhor é revelado?”
( João 12:37 )

E Paulo diz: “Mas nem todos acreditam no Evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu em nosso relato? ”( Romanos 10:16 ) Ambos declaram que não haverá razão para pensar se o que foi predito há muito tempo acontecerá; e o fazem com o objetivo de remover a ofensa que poderia ter surgido da revolta daquela nação, que deveria ter reconhecido a Cristo, mas resistiu obstinadamente a ele.

Isaías não inclui apenas os homens de seu tempo, mas toda a posteridade para o fim do mundo; pois, enquanto durar o reinado de Cristo, isso deve ser cumprido; e, portanto, os crentes devem ser fortalecidos por essa passagem contra tal escândalo. Essas palavras refutam a ignorância daqueles que pensam que a fé está no poder de toda pessoa, porque a pregação é comum a todos. Embora seja suficientemente evidente que todos são chamados à salvação, o Profeta declara expressamente que a voz externa não tem proveito, se não for acompanhada por um dom especial do Espírito. E de onde procede a diferença, mas a partir da eleição secreta de Deus, cuja causa está oculta em si mesmo?

Comentário de John Wesley

Quem creu em nosso relato e a quem o braço do Senhor é revelado?

Quem – quem, não apenas dos gentios, mas também dos judeus, acreditará na verdade do que eu digo? E essa premonição era altamente necessária, tanto para advertir os judeus que eles não deveriam tropeçar nessa pedra, quanto para instruir os gentios que eles não deveriam ser seduzidos com seu exemplo.

O braço – O Messias, chamado braço ou poder de Deus, porque o poder todo-poderoso de Deus estava assentado nele.

Revelado – interiormente e com poder.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *