Estudo de Ezequiel 34:23 – Comentado e Explicado

Para pastoreá-las suscitarei um só pastor, meu servo Davi. Será ele quem as conduzirá à pastagem e lhes servirá de pastor.
Ezequiel 34:23

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 34:23 . E eu estabelecerei um pastor isto é, Jesus Cristo, o verdadeiro pastor, que se deu esse nome nos Profetas e no Evangelho; e quem cumpriu perfeitamente todos os deveres, os caracteres dos quais foram descritos anteriormente. Ele é chamado Davi, porque nosso Salvador nasceu de Davi segundo a carne; porque ele possuía eminentemente e realmente todas as qualidades que as Escrituras dão a Davi como o tipo do Messias; e porque ele era a pessoa em quem todas as promessas feitas a Davi foram cumpridas. Embora essa profecia tenha sido, em grande parte, completada, quando Cristo, pela pregação do Evangelho, reuniu em um os filhos de Deus, entre os quais muitas das ovelhas perdidas de Israel; no entanto, receberá uma conclusão ainda mais na conversão geral dos judeus. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 34: 23-25 . E eu estabelecerei um pastor – ou seja, o Messias, “o verdadeiro pastor, que se deu esse nome nos profetas e no evangelho, e que cumpriu perfeitamente todos os deveres, os personagens dos quais já foram descritos anteriormente. . Ele é chamado Davi, porque saiu de Davi segundo a carne; porque ele possuía eminentemente e realmente todas as qualidades que as Escrituras dão a Davi como o tipo do Messias; e porque ele era a pessoa em quem todas as promessas feitas a Davi foram cumpridas. Embora essa profecia tenha sido em grande medida concluída quando Cristo, pela pregação do evangelho, reuniu em um os filhos de Deus, entre os quais muitas das ovelhas perdidas de Israel, ainda assim receberá uma conclusão adicional na conversão geral de os judeus.” Calmet. Eu, o Senhor, serei o Deus deles – renovarei minha aliança com eles e os receberei novamente em minha proteção. Serei um Deus totalmente suficiente para eles, e eles não devem, como antigamente, recorrer a nenhum outro. E meu servo Davi, um príncipe entre eles – Para reduzi-los à sua lealdade, receber sua homenagem e reinar sobre eles, neles e por eles. Observe, leitor, aqueles e somente aqueles que têm o Senhor Jesus como seu príncipe, têm o Senhor Jeová como seu Deus. E farei com eles um pacto de paz – O pacto da graça é esse pacto de paz; nele Deus está em paz com os crentes penitentes e obedientes, fala paz com eles e assegura-lhes paz com ele, e de todo bem, mesmo todo bem que eles precisam para fazê-los felizes. Essa paz é através de Jesus Cristo, que a comprou para nós por seus méritos, e a transmite a nós por seu Espírito. Ele é a paz prevista por Miquéias 5: 5 . A paz aos homens foi anunciada em seu nascimento; seu evangelho é o evangelho da paz, e ele próprio é o Deus e o rei da paz: em resumo, ele é quem pacifica todas as coisas, reconcilia e une em um único judeu e gentio, Deus e homem, céu e terra. E farei cessar as bestas más da terra Os perseguidores não devem mais perturbar minha igreja, nem os infiéis os seduzem. Eles habitarão em segurança no deserto e dormirão no bosque – estarão perfeitamente seguros, tanto de noite quanto de dia, sob minha proteção. Ele faz alusão à circunstância dos pastores orientais que freqüentemente jaziam no campo com seus rebanhos durante a noite, sem uma tenda para abrigá-los.

Comentário de Adam Clarke

Eu estabelecerei um pastor – meu servo Davi – Davi, rei de Israel, estava morto há mais de quatrocentos anos; e daquele tempo até agora nunca havia um governante de qualquer tipo, nem na igreja ou estado judeu, com o nome de Davi. Esta, então, deve ser uma pessoa típica; e, pelos textos marcados na margem, entendemos que Jesus Cristo é o único, pois o Antigo e o Novo Testamentos concordam nisso. E deste pastor todos os ministros cristãos devem derivar sua autoridade para ensinar, e sua graça para ensinar efetivamente.

Pela gentil providência de Deus, parece que ele não permitiu que nenhuma sucessão apostólica fosse preservada, para que os membros de sua Igreja não procurassem isso em uma sucessão ininterrupta que deve ser encontrada somente na Cabeça. Os papistas ou católicos romanos, que se orgulham de uma sucessão ininterrupta, que é uma mera fábula que nunca foi e nunca pode ser provada, levantaram outra cabeça, o Papa. E apelo para eles mesmos, no temor de Deus, se eles não de coração e de fala atribuem toda a sua autoridade a ele, e apenas elogio a Cristo por ter designado Pedro para ser o primeiro bispo de Roma (o que é um falsidade, pois ele nunca foi designado para um cargo nesse local, nem jamais ocupou um cargo nessa cidade, nem, no sentido deles, em qualquer outro lugar); e sustentam também que os papas de Roma não são tanto os sucessores de Pedro quanto os vigários de Deus; e, assim, Deus e Pedro estão quase perdidos de vista em suas enumerações papais. Com eles, a autoridade da Igreja é tudo em todos; a autoridade de Cristo raramente é mencionada.

Comentário de E.W. Bullinger

um pastor = uma régua. Compare Isaías 40:11 . João 10:11 .

Meu servo David. Ocorre apenas aqui, Ezequiel 34:24 ; Ezequiel 37:24 , 1 Reis 11:32 , 1 Reis 11:34 e Ezequiel 14: 8 . Compare Jeremias 30: 9 . Oséias 3: 5 . David. Ou o rei Davi, ou o Messias, de quem ele era o tipo.

Comentário de John Wesley

E porei sobre eles um pastor, e ele os alimentará, sim meu servo Davi; ele os alimentará, e ele será seu pastor.

Um pastor – Cristo, o grande bem, chefe, único pastor, que deu a vida por suas ovelhas.

Meu servo Davi – A semente de Davi, o amado, que foi tipificado por Davi, e é em outros lugares chamado por seu nome, como Jeremias 30: 9 ; Ezequiel 37:24 ; Oséias 3: 5 .

Ele deve alimentar – Faça todo o ofício de um pastor bom e fiel, e isso para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *