Estudo de Zacarias 13:7 – Comentado e Explicado

Espada, levanta-te contra o meu pastor, {contra o meu companheiro – oráculo do Senhor dos exércitos}. Fere o pastor, que as ovelhas sejam dispersas: Voltarei a minha mão até mesmo contra os pequenos.
Zacarias 13:7

Comentário de Albert Barnes

Desperta, ó espada – Então Jeremias apóstrofe a espada: “Ó espada do Senhor, quando estiver quieta?” Jeremias 47: 6 . Os profetas expressam o que “será”, por uma ordem que deveria ser; “Fortaleça o coração deste povo” Isaías 6:10 . Mas, por esse comando, ele significa que a malícia humana, agindo livremente, não poderia fazer mais do que Sua “Mão e” Seu “conselho antes determinado a ser feito” Atos 4:28 . A inveja e o ódio de Satanás, a fúria cega dos principais sacerdotes, o desprezo de Herodes, a covardia culpada de Pilatos, realizaram livremente a morte, que Deus antes havia decretado para a salvação do mundo. O significado então é (Ribera): “a espada será levantada contra Meu Pastor, isto é, permitirei que Ele seja ferido pelos judeus. Mas, pela ‘espada’, ele designa morte, perseguição, ferimento etc., como acima, a ‘espada sobre o braço direito’ Zacarias 11:17 e, onde se fala da paixão de Cristo, ‘livra minha alma da espada’ Salmo 22:20 . Assim também, ‹Todos os pecadores do povo morrerão à espada ‘ Amós 9:10 ,” (Jerônimo), “que não pode ser tomado literalmente; porque muitos pecadores perecem por naufrágio, veneno, afogamento, fogo. ” Amós então “falou assim, porque muitos morreram pela guerra, mas nem todos pela espada, mas outros por pestilência e fome, tudo o que ele inclui sob a espada ‘ Amós 9:10 . Este ferimento começou quando o Senhor foi levado, e Suas ovelhas começaram a ser espalhadas; mas a profecia que, antes, estava sendo cumprida gradualmente, foi totalmente cumprida em Sua morte, e os apóstolos foram dispersos até o dia da ressurreição no fim do dia. ”

Contra o homem, meu companheiro – isto é, um unido pela comunidade da natureza. Um pouco antes, Deus havia falado de si mesmo como o preço das “trinta moedas de prata”, mas como quebrando a aliança que havia feito com todas as nações para o Seu povo; como “atravessado, ainda que derramando o espírito de graça e súplica” sobre aqueles que O traspassaram, para que lamentassem seus atos e, como tal, sempre os purificasse do pecado. Como o homem, Deus foi vendido, foi trespassado: “Deus, em carne, não trabalhando com nada que intervenha como nos profetas, mas tendo levado a Ele uma masculinidade conatural consigo mesmo e feito um, e através de Sua carne semelhante a nós, desenhando até Ele toda a humanidade. Qual era o modo da divindade em carne? Como fogo no ferro, não transitivamente, mas pela comunicação. Pois o fogo não dispara para o ferro, mas permanece lá e se comunica com sua própria virtude, não prejudicada pela comunicação, mas preenchendo totalmente seu destinatário. ”

A linguagem arrojada dos Padres expressava apenas a realidade da Encarnação. Desde que a masculinidade foi levada a Deus, e nele habitava toda a plenitude da divindade, e Deus e o homem eram um Cristo. então era tudo linguagem verdadeira. Seu corpo era “o corpo de Deus”; Sua carne “a carne da Palavra”; e era lícito falar da “carne da Deidade”, da “Paixão da Palavra”, “da Paixão de Cristo, meu Deus”, “da Paixão de Deus”, “Deus morto e sepultado”, “Deus sofreu ”,“ assassinos de Deus ”,“ a Divindade habitava na carne corporalmente, o que diz que, sendo Deus, Ele tinha um corpo adequado, e usando isso como um instrumento, Ele se tornou Homem por nossa causa, e por causa disso, diz-se que as coisas próprias da carne são Dele, pois Ele estava nela, como fome, sede, sofrimento, fadiga e coisas semelhantes, das quais a carne é capaz, enquanto as obras próprias da Palavra como ressuscitando os mortos e restaurando os cegos, Ele fez através de Seu próprio Corpo ”, é apenas uma continuação da linguagem de Zacarias, já que Aquele que foi vendido, foi precificado, era Deus Todo-Poderoso. Jesus sendo Deus e Homem, os sofrimentos de Sua Humanidade foram os sofrimentos de Deus, embora, como Deus, Ele não pudesse sofrer.

Agora, inversamente, Deus fala do pastor que foi morto, como “Meu Companheiro”, unido na natureza consigo mesmo, embora não a masculinidade de Jesus que sofreu, mas a divindade, unida a ele em uma pessoa, era consubstancial a si mesmo. O nome talvez possa ser quase representado por “conatural”.: “Quando então o título é empregado da relação de um indivíduo com Deus, fica claro que esse indivíduo não pode ser um mero homem, mas deve ser um, unido a Deus. pela unidade do ser. O Akin do Senhor não é, senão Aquele que disse no Evangelho “Eu e Meu Pai somos Um” João 10:30 , e que é designado como “o Filho Unigênito, que está no seio do Pai”. João 1:18 . A palavra, ao que parece, foi escolhida especialmente, como sendo usada no Pentateuco, apenas nas leis contra ferir um próximo. O profeta, desse modo, destaca a aparente contradição entre o mandamento do Senhor, “Desperta, ó espada, contra o Meu Pastor”, e os de Sua própria lei, pela qual ninguém deve ferir seu companheiro.

Assim, ele aponta a grandeza desse fim, para o qual o Senhor não considera essa relação, cuja imagem entre os homens ele ordenou que fosse santificada. Ele fala da maneira das pessoas. Ele chama a atenção para a grandeza desse sacrifício, pelo qual “não poupou o seu próprio Filho, mas o livrou por todos nós” Romanos 8:32 . A palavra ‹homem ‘forma uma espécie de contraste com” meu companheiro “. Aquele a quem a espada deve alcançar deve unir a Natureza Humana ao divino. ” Os judeus também viram que as palavras “Meu Companheiro” implicam uma igualdade com Deus; somente uma vez que eles não possuem Ele, que era Deus e Homem, devem interpretá-lo como uma afirmação falsa da parte do homem, ignorando que isso é dado por Deus.

E voltarei a minha mão sobre os pequeninos – fazendo a eles como ele havia feito ao pastor. Assim, nosso Senhor os avisou: “Se eles me perseguiram, também te perseguirão” João 15:20 : “Se o mundo te odeia, sabeis que me odiava antes que te odiasse” João 15:18 : “ seja odiado por todos os homens por causa do meu nome ” Mateus 10:22 ; Lucas 21:17 : “eles o entregarão aos conselhos e o açoitarão nas sinagogas; e sereis apresentados a governadores e reis por causa do meu nome ”( Mateus 10: 17-18 ; adicione Lucas 21:12 ):“ eles vos entregarão para serem afligidos, e matarão você: e sereis odiados por todos os homens por causa do meu nome ” Mateus 24: 9 ; e aos escribas e fariseus: “Envio a vós profetas, sábios e escribas, e alguns deles matareis e crucificaremos, e alguns deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguiremos de cidade em cidade, que sobre vós todo o sangue justo derramará sobre a terra ” Mateus 23: 34-35 .

Os pequeninos – Como Jeremias fala do “rebanho menor” Jeremias 49:20 , e o Senhor disse: “não temas, pequeno rebanho” Lucas 12:32 , pequeno e fraco em si mesmo, mas poderoso nele e em Sua graça . Três séculos de perseguição, semelhantes no império romano e além dele na Pérsia, cumpriram as palavras do profeta e aprofundaram os fundamentos da Igreja e cimentaram seu tecido.

Comentário de John Wesley

Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas serão espalhadas; e eu voltarei a minha mão sobre os mais pequenos.

Ó espada – Aflições, perseguições e a cruz.

Meu pastor – Quem é meu fiel pastor e dará a vida por minhas ovelhas.

Meu companheiro – Isto fala Cristo; homem conosco, e Deus com seu pai, Deus homem em uma pessoa.

O pastor – Este grande e bom pastor.

Vire a minha mão – Deus dará a sua mão a favor, e por proteção guardará os discípulos novos e fracos.

Comentário de Adam Clarke

Desperta, ó espada, contra meu Pastor – Isso geralmente é entendido por Jesus Cristo. A espada é a da justiça divina, que parecia estar adormecida há muito tempo e que, há muito tempo, deveria ter atingido o homem, ou seu substituto, o Messias. Jesus é aqui chamado Pastor de Deus, porque ele o designou para alimentar e governar, bem como para salvar todo o mundo perdido. Esta é uma prosopopéia, e o endereço da espada é muito poético. Há uma boa passagem em Ésquilo com o mesmo efeito:

?e??? de ??????? ep???µ?, & # 0; & # 0; <- 144 & # 0; ?a??ß?? S????? ap???a?, & # 0; ?tea??? ???µat?da?ta? & # 0; ??????, ?µ?f??? s?da???, & # 0; ????a ?a?e?? d?ap??a? & # 0; ?p?sa? a? ?a? f??µe???s? ?ate?e??, & # 0; ??? µe?a??? ped??? aµ??????p ,

Aeschyl. Set. Cont. Hebreus 733.

“O bárbaro rude, das minas

De Scythia, o lote preside;

Implacável para cada um que sua parte designa

E o reino contestado divide:

Para cada um atribui um domínio não mais amplo

Do que, na terra fria como eles mentem,

Seus corpos sem fôlego ocupam,

Independentemente de um reinado mais amplo:

Essa bússola estreita faz a espada –

Um árbitro cruel – suas altas reivindicações pagam “.

Oleiro.

O homem que é meu companheiro – ????? ??? ??? vitela geber amithi , “sobre o homem forte” ou “o herói que está comigo”; meu vizinho. “O Verbo era Deus, e o Verbo estava com Deus;” João 1: 1 . “Eu e meu Pai somos Um;” João 10:30 .

Fere o pastor, e as ovelhas serão espalhadas – Isto é citado por nosso Senhor, Mateus 26:31 , em relação aos seus discípulos, que deveriam ser espalhados em sua crucificação: e eles eram assim; pois todo mundo, desistindo de tudo por perdido, foi para sua própria casa.

E voltarei minha mão sobre os pequenos – cuidarei do pequeno rebanho e os preservarei da malícia judaica e da perseguição dos gentios. E assim, este pequeno rebanho foi maravilhosamente preservado e tem aumentado de ano para ano, desde aquela época até os dias atuais.

Comentário de E.W. Bullinger

Desperta, etc. Este versículo permanece totalmente desconectado, a menos que o consideremos como uma retrospectiva da glória ainda futura para o tempo de Sua rejeição, quando Isaías 53: 5-10 foi preenchido. Compare Zacarias 11:16 , Zacarias 11:17 .

Homem = Poderoso. Hebraico. por exemplo, App-14.

Companheiro. De ninguém, exceto o Messias, Jeová poderia dizer isso.

ferir o pastor. Citado de Messias por Messias, em Mateus 26:31 . Marcos 14:27 mostrando que as palavras não podem se referir a nenhum “sumo sacerdote” como alegado.

vire a mão da Mina : ou seja, para cuidados e proteção.

pouco = fraco da rocha. Compare João 18: 8 .

Comentário de John Wesley

Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas serão espalhadas; e eu voltarei a minha mão sobre os mais pequenos.

Ó espada – Aflições, perseguições e a cruz.

Meu pastor – Quem é meu fiel pastor e dará a vida por minhas ovelhas.

Meu companheiro – Isto fala Cristo; homem conosco, e Deus com seu pai, Deus homem em uma pessoa.

O pastor – Este grande e bom pastor.

Vire a minha mão – Deus dará a sua mão a favor, e por proteção guardará os discípulos novos e fracos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *