Estudo de João 5:45 – Comentado e Explicado

Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
João 5:45

Comentário de Albert Barnes

Não pense que eu vou acusá-lo – Não pense que pretendo seguir seu exemplo. Eles acusaram Jesus de violar a lei de Deus, João 5:16 . Ele diz que não imitará o exemplo deles, embora implique que possa acusá-los.

Para o Pai – Para Deus.

Há alguém que o acusa – pode-se dizer que Moisés os acusa ou os reprova. Ele escreveu sobre o Messias, predisse claramente sua vinda e ordenou que eles o ouvissem. Como não o fizeram, pode-se dizer que desconsideraram seu comando; e como Moisés foi divinamente comissionado e tinha o direito de ser obedecido, assim seu comando os reprovou: eles eram desobedientes e rebeldes.

Ele escreveu sobre mim – Ele escreveu sobre o Messias, e eu sou o Messias, Gênesis 3:15 ; Gênesis 12: 3 ; compare João 8:56 ; Gênesis 49:10 ; Deuteronômio 18:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

Moisés. Veja nota em João 1:17 .

in = ativado. Grego. eis. App-104.

você confia = você estabeleceu sua esperança.

Comentário de John Calvin

45. Não pense que eu o acusarei ao Pai. É dessa maneira que devemos lidar com pessoas obstinadas e endurecidas, quando elas não aprendem nada por instruções e avisos amigáveis. Eles devem ser convocados para o tribunal de Deus. Na verdade, existem poucas pessoas que zombam abertamente de Deus, mas há muitas que, acreditando que Deus, a quem eles se opõem como inimigos, é bondoso com elas, se divertem à vontade com lisonjas vazias. Assim, nos dias de hoje, nossos gigantes , (114), embora perversamente pisotearem toda a doutrina de Cristo, orgulhosamente se comprometem a ser amigos íntimos de Deus. Pois quem convencerá os papistas de que o cristianismo existe em qualquer outro lugar que não entre eles? Tais eram os escribas, com quem Cristo está aqui discutindo. Embora fossem os maiores desprezadores da Lei, ainda se vangloriavam de Moisés em termos grandiosos, para que não hesitassem em usá-lo como escudo na oposição a Cristo. Se ele tivesse ameaçado ser um adversário poderoso e formidável para eles, sabia que isso seria tratado com o maior desprezo; e, portanto, ele ameaça que uma acusação, elaborada por Moisés, seja preferida contra eles.

Moisés, em quem você confia. Há quem pense que Cristo aqui aponta a distinção entre seu próprio ofício e o de Moisés, porque pertence à Lei convencer os homens de serem incrédulos. Mas isso é um erro; pois Cristo não pretendia isso, mas apenas pretendia afastar a confiança dos hipócritas, que se gabavam falsamente de divertida reverência por Moisés; como se hoje em dia uma pessoa, a fim de frustrar os papistas com sua própria arma, (115) disser que não encontrará inimigos mais decididamente opostos a eles do que os santos doutores da Igreja, sob cuja autoridade eles falsamente e perversamente se abrigam. (116) Aprendemos também com isso que não devemos nos gloriar nas Escrituras sem uma boa razão; pois, se não honrarmos o Filho de Deus pela verdadeira obediência da fé, todos os que Deus levantou para serem suas testemunhas se levantarão contra nós como acusadores no último dia. Quando ele diz que eles confiam em Moisés, ele não os acusa de superstição, como se eles atribuíssem a Moisés a causa de sua salvação; mas seu significado é que eles cometem erros ao confiar na proteção de Moisés, como se o tivessem para defender sua obstinação perversa.

Comentário de Adam Clarke

Não pense que eu vou acusá-lo. Você me acusou de uma violação do sábado, cuja acusação eu demonstrei ser falsa: eu poderia, em troca, acusá-lo e fundamentar a acusação, com a violação de toda a lei. ; mas isso eu não preciso fazer, porque Moisés, em quem confias, te acusa. Você lê a lei dele, reconhece que deve obedecê-la e, no entanto, quebra-a na letra e no espírito. Esta lei, portanto, acusa e condena você. Era uma máxima entre os judeus que ninguém poderia acusá-los além de Moisés: cujo espírito parece ser aquele que apenas um legislador tão puro e esclarecido poderia encontrar falhas em um povo tão nobre e excelente! Pois, apesar de suas abominações, eles supunham ser os mais excelentes da humanidade!

Comentário de Thomas Coke

João 5:45 . Não pense que eu vou acusá-lo, etc. – Você acha, etc. Siríaco. Nosso Senhor disse-lhes, em conclusão, que eles não deveriam imaginar que, ao rejeitá- lo, pecaram contra ninguém senão ele, e que somente ele os acusaria ao Pai por sua infidelidade. Moisés, por cuja lei eles confiavam para ter salvação, também foi desonrado por ela; na medida em que ele escreveu sobre ele sob os nomes da Semente de Abraão, – Siló -, um profeta semelhante a si mesmo, etc. Portanto, vendo que eles se recusavam a acreditar nele, Moisés os acusaria como culpados de descrer em seus escritos. Esta é uma das passagens mais expressas que se pode imaginar, na qual Moisés é representado como olhando para baixo com indignação sobre os anciãos, que se gloriaram por serem os mais distintos de seus discípulos: e vendo como eles tratavam injuriosamente o Senhor Jesus, o grande Profeta. predito por Moisés, esse grande legislador é representado como se voltando para Deus com uma severa acusação contra eles e insistindo em suas próprias previsões como um agravamento de sua infidelidade indesculpável.

Comentário de John Wesley

Não penseis que eu o acusarei ao Pai: há alguém que o acusa, Moisés, em quem confia.

Há alguém que te acusa – pelos escritos dele.

Referências Cruzadas

Mateus 19:7 – Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? “

João 7:19 – Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? “

João 8:5 – Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? “

João 8:5 – Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? “

João 8:9 – Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.

João 9:28 – Então o insultaram e disseram: “Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés!

Romanos 2:12 – Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado.

Romanos 2:17 – Ora, você que leva o nome de judeu, apóia-se na lei e orgulha-se em Deus;

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

Romanos 10:5 – Moisés descreve desta forma a justiça que vem da lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.

2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *