Estudo de 2 Coríntios 3:7 – Comentado e Explicado

Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face {embora transitório},
2 Coríntios 3:7

Comentário de Albert Barnes

Mas se o ministério da morte – Nos versículos anteriores, Paulo se referiu incidentalmente às instituições de Moisés e à superioridade do evangelho. Ele havia dito que os primeiros estavam gravados em pedras, mas os últimos no coração 2 Coríntios 3: 3 ; que a letra do primeiro tendia à morte, mas o segundo à vida 2 Coríntios 3: 6 . Esse sentimento ele continua a ilustrar, mostrando em que consistia a glória superior do evangelho. O objetivo do todo é ilustrar a natureza e mostrar a importância do ofício ministerial; e a maneira pela qual as funções daquele cargo deveriam ser desempenhadas. Que a frase “ministração da morte” se refere às instituições mosaicas, a conexão indica suficientemente, 2 Coríntios 3: 13-15 . A palavra “ministério” ( d?a????a diakonia) significa, adequadamente, ministério; o cargo de ministrar nas coisas divinas. Geralmente é aplicado aos oficiais da igreja no Novo Testamento, Atos 1:17 , Atos 1:25 ; Romanos 11:13 ; 1 Coríntios 12: 5 .

A palavra aqui, no entanto, parece se referir a todo o arranjo sob a economia mosaica, pelo qual suas leis foram promulgadas e perpetuadas. A expressão “um ministério – escrito e gravado na pedra” é um tanto dura; mas o sentido evidentemente é o ministério de uma aliança ou de leis escritas em pedras. A palavra “ministério” refere-se ao arranjo, cargo, etc., pelo qual o conhecimento dessas leis foi mantido; o ministério sob um sistema como o dos judeus; ou, mais estritamente, o ato e a ocasião em que o próprio Moisés ministrou, ou promulgou esse sistema aos judeus, e quando a glória da obra foi irradiada mesmo do seu semblante. E o propósito do apóstolo é mostrar que o ministério do evangelho é mais glorioso do que o ministério de Moisés, quando ele foi admitido perto de Deus no monte santo; e quando tal glória assistiu ao recebimento e promulgação da lei. É chamado de “ministração da morte”, porque tendia a condenar; não falava em perdão; era adequado apenas para aprofundar o sentido do pecado e produzir alarme e pavor; veja a nota em 2 Coríntios 3: 6 .

Escrito e gravado em pedras – Os Dez Mandamentos – a substância de todos os institutos mosaicos e as principais leis de sua economia – foram escritos ou gravados em tábuas de pedra.

Foi glorioso – Foi assistido com magnificência e esplendor. A glória aqui mencionada consistia na circunstância de sublimidade e grandeza em que a Lei de Moisés foi dada:

(1) A glória de Deus como ele se manifestou no Monte Sinai, como Legislador e Governador do povo.

(2) a glória das circunstâncias presentes, do trovão, do fogo etc. em que Deus apareceu. A lei foi dada nessas circunstâncias. Sua doação – chamada aqui de “ministração” – ocorreu em meio a tais demonstrações da glória de Deus. Isso foi,

(3) Uma alta honra e glória para Moisés poder se aproximar tão perto de Deus; comungar com ele; e receber em suas mãos a lei para seu povo e para o mundo. Essas foram circunstâncias de imponência de majestade e grandeza, as quais, no entanto, Paulo diz que foram eclipsadas e superadas pelo ministério do evangelho.

Para que os filhos de Israel … – Em Êxodo 34: 29-30 , diz-se: “Quando Moisés desceu do monte Sinai com as duas tábuas de testemunho na mão de Moisés, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto brilhava enquanto conversava com ele. E quando Arão e todos os filhos de Israel viram Moisés, eis que a pele do seu rosto brilhou; e eles tinham medo de se aproximar dele. ” A palavra traduzida como “contemplar firmemente” ( ?te??sa? atenisai) significa olhar atentamente; olhar de forma constante, constante ou fixa; veja a nota em Atos 1:10 . Havia um esplendor deslumbrante, uma irradiação; uma difusão da luz, de modo que eles não pudessem olhar atenta e firmemente para ela – como não podemos olhar firmemente para o sol. Como isso foi produzido, não se sabe. Não pode ser explicado por causas naturais, e sem dúvida foi projetado para ser para os israelitas um atestado de que Moisés tinha estado com Deus e foi comissionado por ele. Eles veriam:

(1) Que não era natural, como nenhuma causa conhecida poderia produzir; e,

(2) Não é improvável que eles reconheçam uma semelhança com a maneira como Deus geralmente aparecia – a glória da Shechiná na qual ele se manifestava com tanta frequência a eles. Seria para eles, portanto, uma demonstração de que Moisés tinha estado com Deus.

Qual glória deveria ser eliminada – O esplendor daquela cena era transitório. Não durou. Logo foi destruído ( t adapted? ?ata????µ???? ten katargoumenen Não foi adaptado ou projetado por muito tempo para continuar. Isso não significa, como Doddridge supõe, “em breve será abolido na morte”; ou, como outros, “cessando com a juventude”; mas significa que o brilho ou o esplendor era transitório; logo cessaria; não foi projetado para ser permanente. Nem as maravilhosas cenas que acompanham a concessão da Lei no Sinai, nem o brilho no semblante de Moisés foram projetadas para permanecer Os trovões do Sinai deixariam de rolar; os relâmpagos, as manifestações visíveis da presença de Deus desapareceriam; e a iluminação sobrenatural da face de Moisés também cessaria em breve – talvez como Macknight, Bloomfield e outros. suponha que, como uma prefiguração da revogação da glória de todo o sistema da lei levítica, Paulo certamente quer dizer que a glória de Moisés, e de sua dispensação, era uma glória enfraquecida, mas que a glória de o evangelho seria permanente e aumentaria para sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.2, a.

ministração . Grego. diaconia. App-190.

escrito = em (grego. en . App-104.) letras. Ver 2 Coríntios 3: 6 .

gravar. Grego. entupoo. Só aqui.

was = veio a ser.

glorioso = em (grego. en) glória.

filhos = filhos. Grego. huios . App-108.

não. Grego. eu App-106.

firmemente contemplar o olhar. Grego. atenizo. App-133. Seguido pelo grego eis (App-104.)

Moisés . Ocorre três vezes nesta epístola, aqui, em 2 Coríntios 13:15 .

para = na quantidade de. Grego. dia. App-104. 2 Coríntios 3: 2 .

ser destruído = ser destruído. Grego. katargeo. Ver Romanos 3: 3 .

Comentário de John Calvin

7 Mas se o ministério da morte. Ele agora expõe a dignidade do evangelho por esse argumento – que Deus conferiu honra distinta à lei, que, no entanto, não é nada em comparação com o evangelho. A lei foi ilustrada por muitos milagres. Paulo, no entanto, toca aqui apenas um deles – que o rosto de Moisés brilhava com tanto esplendor que deslumbrou os olhos de todos. Esse esplendor foi um sinal da glória da lei. Ele agora desenha um argumento do menor para o maior – que é apropriado que a glória do evangelho brilhe com maior brilho, na medida em que é muito superior à lei.

Em primeiro lugar, ele chama a lei de ministério da morte . Segundo, ele diz que a doutrina dela foi escrita em letras e com tinta . Terceiro, que estava gravado em pedras. Quarto, que não era de duração perpétua; mas, em vez disso, sua condição era temporária e desbotada . E, quinto, ele chama de ministério da condenação . Para completar as antíteses, teria sido necessário que ele empregasse tantas cláusulas correspondentes em referência ao evangelho; mas ele apenas falou disso como sendo o ministério do Espírito, e de retidão , e como duradouro para sempre. Se você examinar as palavras, a correspondência não está completa, mas no que diz respeito ao assunto em si, o que é expresso é suficiente. (390) Pois ele havia dito que o Espírito dá vida , e mais além, que o coração dos homens serviu em vez de pedras e disposição no lugar da tinta

Vamos agora examinar brevemente esses atributos da lei e do evangelho. No entanto, tenhamos em mente que ele não está falando de toda a doutrina contida na lei e nos Profetas; e ainda mais, que ele não está tratando do que aconteceu aos pais no Antigo Testamento, mas apenas nota o que pertence particularmente ao ministério de Moisés. A lei estava gravada em pedras e, portanto, era uma doutrina literal. Esse defeito da lei precisava ser corrigido pelo evangelho, porque não podia deixar de ser quebradiço, desde que estivesse apenas gravado em tábuas de pedra. O evangelho, portanto, é um convênio santo e inviolável, porque foi contraído pelo Espírito de Deus, agindo como segurança. Disso, também, segue-se que a lei era o ministério da condenação e da morte ; pois quando os homens são instruídos quanto ao seu dever, e o ouvem declarar, que todos os que não dão satisfação à justiça de Deus são amaldiçoados ( Deuteronômio 27:26 ), eles são condenados, como sob sentença de pecado e morte. Da lei, portanto, eles derivam apenas uma condenação dessa natureza, porque Deus ali exige o que lhe é devido e, ao mesmo tempo, não confere poder para executá-lo. O evangelho, por outro lado, pelo qual os homens são regenerados e reconciliados com Deus, pela livre remissão de seus pecados, é o ministério da justiça e, consequentemente, da vida também.

Aqui, porém, surge uma pergunta: como o evangelho é o odor da morte até a morte para alguns ( 2 Coríntios 2:16 ), e como Cristo é uma rocha de ofensa e uma pedra de tropeço para a ruína de muitos, (391) ( Lucas 2:34 ; 1 Pedro 2: 8 ), por que ele representa, pertencendo exclusivamente à lei, o que é comum a ambos? Você deve responder que, acidentalmente, acontece que o evangelho é a fonte da morte e, consequentemente, é a ocasião dele e não a causa, na medida em que, por sua própria natureza, é salutar a todos, a dificuldade ainda permanece sem solução; pois a mesma resposta pode ser devolvida com verdade em referência à lei. Pois ouvimos o que Moisés chamou o povo a dar testemunho – que ele havia posto diante deles vida e morte. ( Deuteronômio 30:15 .) Ouvimos o que o próprio Paulo diz em Romanos 7:10 – que a lei acabou por nossa ruína, não por qualquer falha associada a ela, mas em conseqüência de nossa iniquidade. Portanto, como a condenação dos homens é algo que acontece da mesma forma que a lei e o evangelho, a dificuldade ainda permanece.

Minha resposta é esta: que, apesar disso, existe uma grande diferença entre eles; pois, embora o evangelho seja uma ocasião de condenação para muitos, é, no entanto, por boas razões, reconhecido a doutrina da vida, porque é o instrumento da regeneração, e nos oferece uma livre reconciliação com Deus. A lei, por outro lado, como simplesmente prescreve a regra de uma vida boa, não renova o coração dos homens à obediência à justiça e denuncia a morte eterna aos transgressores, não pode fazer nada além de condenar. (392) Ou se você preferir de outra maneira, o ofício da lei é nos mostrar a doença, de modo a nos mostrar, ao mesmo tempo, nenhuma esperança de cura: o ofício do evangelho é: trazer um remédio para aqueles que eram esperança do passado. Pois, como a lei deixa o homem para si mesmo, ela o condena, necessariamente, à morte; enquanto o evangelho, trazendo-o para Cristo, abre os portões da vida. Assim, em uma palavra, descobrimos que é uma propriedade acidental da lei, que é perpétua e inseparável, que mata; pois como o apóstolo diz em outro lugar ( Gálatas 3:10 )

Todos os que permanecem sob a lei estão sujeitos à maldição.

Por outro lado, não acontece invariavelmente ao evangelho que ele mata, pois nele

revelou a justiça de Deus de fé em fé, e, portanto, é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. ( Romanos 1:16 .) (393)

Resta considerar a última das propriedades atribuídas. O apóstolo diz que a lei durou um certo tempo e precisou ser abolida, mas que o evangelho, por outro lado, permanece para sempre. Existem várias razões pelas quais o ministério de Moisés é declarado transitório, pois era necessário que as sombras desaparecessem na vinda de Cristo, e essa afirmação –

A lei e os profetas foram até João –
( Mateus 11:13 )

– aplica-se a mais do que meras sombras. Pois sugere que Cristo pôs fim ao ministério de Moisés, que era peculiar a ele, e se distingue do evangelho. Finalmente, por Jeremias, o Senhor declara que a fraqueza do Antigo Testamento surgiu a partir disso – que não estava gravada no coração dos homens. ( Jeremias 31:32 .) Da minha parte, entendo que a abolição da lei, mencionada aqui, se refere a todo o Antigo Testamento, na medida em que se opõe ao evangelho, de modo que corresponde à afirmação – A lei e os profetas foram até João. Para o contexto requer isso. Pois Paulo não está raciocinando aqui como meras cerimônias, mas mostra com que força o Espírito de Deus exerce seu poder no evangelho com mais força do que antigamente sob a lei.

Para que eles não pudessem olhar. Ele parece ter tido em vista reprovar, indiretamente, a arrogância daqueles que desprezavam o evangelho como algo excessivamente cruel (394), de modo que eles mal podiam se dignar a olhar diretamente para ele. “Tão grande”, diz ele, “foi o esplendor da lei, que os judeus não puderam suportar. O que, então, devemos pensar no evangelho, cuja dignidade é tão superior à da lei, quanto Cristo é mais excelente que Moisés? ”

1. Novi Testamenti . (Novo Testamento.)
1. Veteris Testamenti . (Antigo Testamento.)

2. Spiritus . (Espírito.)
2. Literae . (Carta.)

3. Vitae . (Vida.)
3. Mortis . (Morte.)

4. Inscriptum cordibus . (Escrito no coração dos homens.)
4. Inscriptum lapidibus . (Escrito em pedras.)

5. Sempre durans . (Eterno.)
5. Abolendo . (Para ser eliminado.)

6. Justitiae . (Justiça.)
6. Damnationis . (Condenação.)

7. Excelente glorioso . (Eminentemente glorioso.)
7. Illius Respectu ?d???? . (Comparativamente desprovido de glória.)

8. Perspicuum . (Claro.)
8. Obscuro . (Obscurecer.)

Piscatoris Scholia em Epist. 2, ad Corinto . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

O ministério da morte – Aqui o apóstolo evidentemente pretende a lei. Era um ministério, d?a????a ou serviço da morte. Era a província da lei determinar o dever do homem; atribuir suas funções; fixar multas por transgressões, etc .; e por isso é o conhecimento do pecado. Como o homem é propenso ao pecado, e o está cometendo continuamente, essa lei era para ele um ministério contínuo da morte. Sua carta foi morta; e foi apenas o evangelho ao qual se referiu que poderia dar vida, porque esse evangelho realizou a única expiação disponível.

No entanto, esse ministério da morte (os dez mandamentos, escritos em pedras; uma parte das instituições mosaicas sendo postas para o todo) era glorioso – cheio de esplendor; pois o apóstolo se refere aos trovões, relâmpagos e aparências luminosas, que ocorreram no cumprimento da lei; para que o próprio corpo de Moisés participasse da refulgência de tal maneira que os filhos de Israel não pudessem olhar para o seu rosto; e ele, para escondê-lo, foi obrigado a usar um véu. Tudo isso pretendia mostrar a excelência dessa lei, como uma instituição que vem imediatamente de Deus: e o apóstolo lhe dá todos os seus avanços, para que possa compará-la ao Evangelho e, assim, provar que, por mais gloriosa que fosse, nenhuma glória que pudesse ser comparada com a do evangelho; e que mesmo a glória que possuía era uma glória que devia ser eliminada – para ser absorvida, como a luz das estrelas, planetas e lua é absorvida no esplendor do sol. Veja as notas em Romanos 7 (nota); e veja aqueles em Êxodo 19 (nota), Êxodo 20 (nota) e Êxodo 34:29 ; (nota) etc., quando este assunto for tratado em todos os seus detalhes.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3: 7 . Qual glória deveria ser eliminada: ?ata????µe???, acabado, aplica-se aqui ao brilho do rosto de Moisés e à lei, 2 Coríntios 3:11 ; 2 Coríntios 3:13 . Em todos os lugares em que é usado no presente, e tem o significado de um adjetivo, temporário, ou de duração cujo fim foi determinado; e se opõe a t? µe???t?, aquilo que permanece; isto é, aquilo que é duradouro e não tem um fim pré-determinado; como 2 Coríntios 3:11, onde a dispensação do evangelho é chamada t? µe???, aquilo que permanece. Isso pode nos ajudar a entender de glória em glória, 2 Coríntios 3:18, que é manifestamente oposto à glória eliminada neste versículo, e tão claramente significa uma glória duradoura e contínua do ministério do evangelho; que, como ele nos diz lá, consistia em serem transformados em imagem e clara representação do próprio Senhor; como a glória de Moisés consistia no brilho transitório de seu rosto, que era um leve reflexo da glória de Deus aparecendo a ele no monte.

Comentário de John Wesley

Mas se o ministério da morte, escrito e gravado em pedras, era glorioso, de modo que os filhos de Israel não pudessem contemplar com firmeza o rosto de Moisés pela glória de seu semblante; qual glória deveria ser destruída:

E se o ministério da morte – isto é, a dispensação mosaica, que prova isso para aqueles que a preferem ao evangelho, a parte mais considerável gravada nessas duas pedras, foi assistida com tanta glória.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:21 – O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.

Exodo 24:12 – Disse o Senhor a Moisés: “Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”.

Exodo 31:18 – Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Exodo 32:15 – Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso.

Exodo 32:19 – Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.

Exodo 34:1 – Disse o Senhor a Moisés: “Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou.

Exodo 34:28 – Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.

Exodo 34:29 – Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.

Deuteronômio 4:8 – Ou, que grande nação tem decretos e preceitos tão justos como esta lei que estou apresentando a vocês hoje?

Deuteronômio 4:13 – Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem.

Deuteronômio 5:22 – Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim.

Deuteronômio 9:9 – Quando subi o monte para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor tinha feito com vocês, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.

Deuteronômio 9:15 – Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos.

Deuteronômio 10:1 – Naquela ocasião o Senhor me ordenou: “Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba para encontrar-se comigo no monte. Faça também uma arca de madeira.

Neemias 9:13 – “Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas e leis verdadeiras, e decretos e mandamentos excelentes.

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

Salmos 119:127 – Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.

Salmos 119:174 – Anseio pela tua salvação, Senhor, e a tua lei é o meu prazer.

Lucas 9:29 – Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago.

Atos dos Apóstolos 6:15 – Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo.

Romanos 7:10 – Descobri que o próprio mandamento, destinado a produzir vida, na verdade produziu morte.

Romanos 7:12 – De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

1 Coríntios 13:10 – quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

2 Coríntios 3:3 – Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 3:9 – Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça!

2 Coríntios 3:10 – Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

Hebreus 9:4 – onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *