Estudo de Êxodo 34:1 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Talha duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras: escreverei nelas as palavras que se encontravam nas primeiras tábuas que quebraste.
Êxodo 34:1

Comentário de Albert Barnes

Dá-te – As mesas anteriores são chamadas de “obra de Deus”; compare Êxodo 32:16 .

As palavras – Veja Êxodo 34:28 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 34: 1-4 . Eis duas tábuas de pedra, etc. – Veja Êxodo 34:28 . Deus sendo reconciliado pela intercessão de Moisés, a aliança é renovada.

REFLEXÕES.— 1. É ordenado a Moisés que crie novas tabelas para serem escritas por Deus, em vez daquelas que foram quebradas. Nota; (1) Onde quer que Deus, por meio de Cristo, seja reconciliado com a alma, ali novamente gravará no coração a lei que o pecado havia totalmente desfigurado. Estaremos sob uma perigosa ilusão, se nos prometermos paz com Deus e vivermos na transgressão permitida de Seus mandamentos. (2.) Quaisquer que sejam as dores que os ministros possam tomar para cortar a mesa do coração, é somente Deus quem pode escrever sua lei ali.

2. Ele sobe sem demora ao monte de Deus, enquanto as pessoas com medo e tremor ficam à distância e são deixadas lamentar por uma temporada sua rebelião tardia contra Deus. Nota; (1.) Nunca podemos ter pressa demais para compensar as brechas entre Deus e nossa alma. (2.) Embora Deus perdoe nossos pecados, não devemos esquecê-los.

Comentário de Scofield

Hew

(Veja Scofield “ Êxodo 20: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

Te vejo duas tábuas de pedra como a primeira – Em Êxodo 32:16 ; nos é dito que as duas primeiras mesas eram obra de Deus, e a escrita era a escrita de Deus; mas aqui Moisés é ordenado a fornecer tabelas de sua própria obra, e Deus promete escrever nelas as palavras que estavam no primeiro. Que Deus escreveu ele mesmo as primeiras tabelas, veja provado por diferentes passagens das Escrituras no final de Êxodo 32 ( Êxodo 32:35 ; (nota)). Mas aqui, em Êxodo 34:27 , parece que Moisés recebeu ordem de escrever essas palavras, e em Êxodo 34:28 ; é dito: E ele escreveu sobre as mesas; mas em Deuteronômio 10: 1-4 ; diz-se expressamente que Deus escreveu as segundas tabelas e a primeira.

Para reconciliar esses relatos, suponhamos que as dez palavras, ou dez mandamentos, foram escritos em ambas as mesas pela mão de Deus, e que o que Moisés escreveu, Êxodo 34:27 , era uma cópia deles para ser entregue a o povo, enquanto as próprias mesas estavam arrumadas na arca antes do testemunho, para onde o povo não podia ir consultá-lo; portanto, era necessária uma cópia para o uso da congregação; esta cópia, tirada sob a direção de Deus, foi autenticada igualmente com o original, e o próprio original foi estabelecido como um registro ao qual todas as cópias subsequentes poderiam ser continuamente encaminhadas, a fim de evitar a corrupção. Essa suposição remove a aparente contradição; e assim se pode dizer que Deus e Moisés escreveram a aliança e os dez mandamentos: o primeiro, o original; o último, a cópia. Essa suposição é tornada ainda mais provável por Êxodo 34:27 ; propriamente dito: “E o Senhor disse a Moisés: Escreva estas palavras (isto é, como eu a entendo, uma cópia das palavras que Deus já havia escrito); pois Depois do Tenor ( ?? ?? al pi de acordo com a boca) de estas palavras fiz uma aliança contigo e com Israel. ” Aqui, a escrita original é representada por uma elegante prosopopoesia, ou personificação, como falando e dando de sua própria boca uma cópia de si mesma. Pode-se supor que esse modo de interpretação seja contradito por Êxodo 34:28 ; : E ele escreveu nas mesas as palavras da aliança; mas que o pronome que Ele se refere ao Senhor, e não a Moisés, é suficientemente provado pelo lugar paralelo, Deuteronômio 10: 1-4 ; : Naquele momento, o Senhor me disse: Te vejo duas tábuas de pedra como a primeira – e escreverei nas mesas as palavras que estavam nas primeiras mesas – e eu cortei duas tábuas de pedra como na primeira – e Ele escreveu nas mesas de acordo com a primeira escrita. Isso determina os negócios e prova que Deus escreveu a segunda e as primeiras tabelas e que o pronome em Êxodo 34:28 ; refere-se ao Senhor, e não a Moisés. Por esse modo de interpretação, toda contradição é removida. Houbigant imagina que a dificuldade pode ser removida supondo que Deus escreveu os dez mandamentos e que Moisés escreveu as outras partes da aliança em Êxodo 34:11 ; Êxodo 34:26 , e, portanto, pode-se dizer que Deus e Moisés escreveram nas mesmas mesas. Este não é um caso improvável e é deixado à consideração do leitor. Veja a nota de Clarke em Êxodo 34:27 .

Ainda existe controvérsia se os chamados dez mandamentos foram escritos nas primeiras tabelas, aquelas tabelas que, segundo alguns, apenas os termos da aliança sem as dez palavras, que devem ser adicionadas aqui pela primeira vez Tempo. . After this there was a second going “A seguir, é apresentada uma visão geral desse assunto. No Êxodo 20, os dez mandamentos são dados; e ao mesmo tempo vários estatutos políticos e eclesiásticos, detalhados nos capítulos 21, 22 e 23. Para recebê-los, Moisés havia atraído próximo às densas trevas onde Deus estava, Êxodo 20:21 , e tendo-os recebido, ele voltou com eles ao povo, de acordo com o pedido antes expresso, Êxodo 20:19;: Fala conosco – mas não deixe o Senhor fala conosco, para que não morramos, pois eles tinham ficado aterrorizados com a maneira pela qual Deus havia proferido os dez mandamentos; veja Êxodo 20:18 . Depois disso Moisés, com Arão, Nadabe, Abiú e os setenta anciãos, subiu ao monte, e em seu retorno ele anunciou todas essas leis ao povo, Êxodo 24: 1-3 , etc., e eles prometeram obediência. Ainda não há nenhuma palavra das tábuas de pedra. Então ele escreveu tudo em um livro Êxodo 24: 4 , que foi chamado de livro da aliança, Êxodo 24: 7. Depois disso, houve uma segunda de Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e os setenta anciãos, Êxodo 24: 9 , quando aquela gloriosa descoberta de Deus mencionou Êxodo 24:10 , Êxodo 24:11 ; aconteceu. Depois de descerem, Moisés é novamente ordenado a subir; e Deus promete dar-lhe tábuas de pedra, contendo uma lei e preceitos, Êxodo 24:12 . Este é o primeiro lugar em que essas tábuas de pedra são mencionadas; e assim parece que os dez mandamentos e vários outros preceitos foram dados e aceitos pelo povo, e o sacrifício da aliança oferecido, Êxodo 24: 5 , antes que as tábuas de pedra fossem escritas ou mencionadas. “É muito provável que os mandamentos, leis, etc., foram publicados pela primeira vez pelo Senhor na audiência do povo; repetidos depois por Moisés; e as dez palavras ou mandamentos, contendo a soma e a substância do todo, depois escritas nas primeiras tabelas de pedra, a ser guardada para registro na arca.Estes sendo quebrados, como está relacionado Êxodo 32:19 , Moisés recebe ordens de cortar duas mesas como a primeira e levá-las ao monte, para que Deus escreva eles o que ele havia escrito no primeiro, Êxodo 34: 1. E que isso foi feito de acordo, veja a parte anterior desta nota.

Comentário de John Wesley

E disse o SENHOR a Moisés: Eis que duas tábuas de pedra são iguais à primeira; e escreverei sobre essas tábuas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, as quais travas.

Moisés deve se preparar para a renovação das mesas. Perante o próprio Deus providenciou as mesas, e escreveu nelas; agora Moisés deveria cortá-lo das mesas, e Deus somente escreveria sobre elas. Quando Deus se reconciliou com eles, ele ordenou que as mesas fossem renovadas e escreveu sua lei nelas, o que claramente nos sugere que, mesmo sob o evangelho (do qual a intercessão de Moisés era típica), a lei moral continuaria obrigando crentes. Embora Cristo tenha nos redimido da maldição da lei, ainda não do seu comando, mas ainda estamos sob a lei de Cristo. Quando nosso Salvador, em seu sermão na montanha, expôs a lei moral, e a reivindicou dos glosses corruptos com que os escribas e fariseus a haviam violado, ele de fato renovou as mesas e as fez como a primeira; isto é, reduza a lei ao seu sentido e intenção primitivos.

Comentário de John Calvin

1. E o Senhor disse a Moisés: Te vê duas tábuas de pedra Embora a renovação da aliança quebrada tenha sido ratificada por essa promessa ou símbolo visível, ainda assim, para que Sua prontidão para perdoar produza indiferença, Deus teria algum vestígio de sua punição. permanecem, como uma cicatriz que continua após a ferida ser curada. Nas primeiras tabelas não houve intervenção da obra do homem; pois Deus os entregou a Moisés gravado por Seu próprio poder secreto. Uma parte dessa grande dignidade é agora retirada, quando Moisés recebe ordens de trazer mesas polidas pela mão do homem, nas quais Deus pode escrever os Dez Mandamentos. Assim, a ignomínia de seu crime não foi totalmente apagada, enquanto nada foi retido que pudesse ser necessário ou proveitoso para sua salvação. Pois nada estava faltando, o que poderia ser um testemunho da graça de Deus ou uma recomendação da Lei, para que eles a recebessem com reverência; eles foram humilhados apenas por esta marca, que as pedras às quais Deus confiou Sua aliança não foram modeladas por Suas mãos, nem os produtos do monte sagrado. A presunção pela qual alguns a expõem – que os judeus foram instruídos por esse sinal de que a Lei não teve efeito, a menos que oferecessem seu coração de pedra a Deus para que Ele a inscrevesse – é frívola; pois a autoridade de Paulo nos conduz de outra maneira, onde ele interpreta de maneira adequada e fiel essa passagem e compara a Lei a uma carta morta e mortal, porque ela só estava gravada em tábuas de pedra, enquanto a doutrina da salvação exige “ mesas carnudas do coração. ” ( 2 Coríntios 3: 3. )

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 34: 1 . Te vi duas tábuas de pedra como a primeira – antes, o próprio Deus fornecia as mesas e as escrevia; agora, Moisés deve preparar as mesas, e Deus somente escreveria sobre elas. Em parte, isso pode significar o desagrado de Deus por causa de seus pecados; pois embora ele os tivesse perdoado, a ferida não foi curada sem uma cicatriz; e, em parte, para mostrar que, embora a aliança da graça tenha sido feita primeiro sem o cuidado e o conselho do homem, ela não deveria ser renovada sem o arrependimento do homem. E como as tábuas de pedra eram emblemáticas da dureza de seus corações, também o corte delas por Moisés, e as escritas pelo Senhor, poderia denotar que a circuncisão e renovação de seus corações pelo ministério da palavra de Deus e a influência de seu Espírito, necessários para prepará-los para receber as misericórdias de Deus e o desempenho de seus deveres. Podemos observar também que, embora as primeiras mesas tenham sido quebradas, para mostrar que não havia esperança para a humanidade ser salva por sua inocência, Deus ainda teria a lei em vigor ainda como regra de obediência e, portanto, como logo que ele se reconciliou com eles, ordenou que as mesas fossem renovadas e escreveu sua lei sobre elas. Isso indica claramente que, mesmo sob o evangelho (do qual a intercessão de Moisés era típica), a lei moral continua obrigando os crentes. Pois, embora Cristo nos tenha redimido da maldição da lei, ainda não do seu mandamento , mas ainda estamos debaixo da lei de Cristo. Quando nosso Salvador, em seu sermão da montanha, expôs a lei moral, e a reivindicou dos glosos corruptos com os quais os escribas e fariseus a haviam apagado e quebrado, ele, de fato, renovou as mesas e as fez como primeiro, isto é, reduza a lei ao seu sentido e intenção primitivos. E, ao escrevê-lo em nossos corações por seu Espírito, como ele escreveu nas mesas por seu dedo ou poder, podemos ser capazes de adaptar nossas vidas a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

E Moisés deve ter descido pela quinta vez. Veja nota em Êxodo 19: 3 .

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

disse o Senhor . Veja a nota em Êxodo 3: 7 e compare a nota em Êxodo 6:10 .

Te vejo . Moisés faz essas segundas mesas; Jeová fez o primeiro. Ver Êxodo 31:18 .

escrever. Veja nota em Êxodo 17:14 e App-47.

Referências Cruzadas

Exodo 31:18 – Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Exodo 32:16 – As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus.

Exodo 32:19 – Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.

Exodo 34:28 – Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.

Deuteronômio 9:15 – Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos.

Deuteronômio 10:1 – Naquela ocasião o Senhor me ordenou: “Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba para encontrar-se comigo no monte. Faça também uma arca de madeira.

Deuteronômio 10:1 – Naquela ocasião o Senhor me ordenou: “Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba para encontrar-se comigo no monte. Faça também uma arca de madeira.

Salmos 119:89 – A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *