Estudo de Salmos 119:89 – Comentado e Explicado

É eterna, Senhor, vossa palavra, tão estável como o céu.
Salmos 119:89

Comentário de Albert Barnes

Para sempre, ó Senhor, sua palavra está assentada no céu – Isso inicia uma nova divisão do salmo, indicada pela letra hebraica Lamed ( ? l ), ou “l”. Sobre o significado da passagem, veja as notas no Salmo 89: 2 . A palavra traduzida como “resolvida” significa propriamente “definir, colocar, colocar;” e então, ficar de pé, fazer ficar de pé, montar, como uma coluna, Gênesis 35:20 ; um altar, Gênesis 33:20 ; um monumento, 1 Samuel 15:12 . O significado aqui é que a palavra – a lei – a promessa – de Deus foi firmada, estabelecida, estável, no céu; e seria assim para todo o sempre. O que Deus ordenou como lei sempre permaneceria lei; o que ele afirmava sempre permaneceria verdadeiro; o que ele prometeu teria certeza para sempre.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 89-90 . Para sempre, ó Senhor, tua palavra, etc. – Ou tu és para sempre, ó Senhor; tua palavra, etc. Mudge torna isso, Tua palavra, ó Senhor, é para sempre; firmemente fixado no céu. A palavra de Deus, e sua verdade ou fidelidade, sobre a qual suas leis são fundamentadas, são tão fixas quanto o céu e a terra; pois eles devem sua durabilidade à mesma palavra e verdade.

Comentário de Joseph Benson

LAMED.

Salmos 119: 89-91 . Para sempre, ó Senhor, tua palavra, etc. – O hebraico pode ser traduzido, tu és para sempre, ó Senhor, tua palavra, etc. Ou, tua palavra, ó Senhor, é para sempre; firmemente fixado no céu. A verdade ou fidelidade de Deus, sobre a qual suas leis são fundamentadas, é tão fixa quanto o céu e a terra; pois eles devem sua durabilidade à mesma verdade. Tua fidelidade é para todas as gerações Toda era oferece novas provas da verdade da tua palavra. Tu estabeleceste a terra, e ela permanece – naquele lugar e estado em que a estabeleceste, Eclesiastes 1: 4 . Eles – o céu e a terra mencionados pela última vez; continue de acordo com a tua ordenança – como designaste e em virtude da tua designação. Pois todos são teus servos Todas as coisas estão sujeitas ao teu poder e prazer.

Comentário de E.W. Bullinger

Para sempre, ó SENHOR. Forneça reticências (App-6), “Para sempre [és], ó Jeová [para sempre] Tua Palavra” , etc.

). estabelecido = permanece firme, como a terra: isto é, permanece para sempre ( Salmos 102: 12 , Salmos 102: 26. Isaías 40: 8. Lucas 16:17 . 1 Pedro 1:25 ). Então, Cristo, a Palavra Viva ( João 12:34 ).

Comentário de Adam Clarke

Para sempre, ó Senhor, tua palavra está firmada no céu – Teus propósitos estão todos estabelecidos em cima, e todos serão cumpridos abaixo.

Comentário de John Calvin

89 Tua palavra, ó Jeová, persigo para sempre. Muitos explicam esse versículo como se Davi tivesse aditado a estabilidade dos céus como prova da verdade de Deus. Segundo eles, o significado é que Deus provou ser verdade porque os céus permanecem continuamente no mesmo estado. (429) Outros oferecem uma interpretação ainda mais forçada, de que a verdade de Deus é mais certa do que o estado dos céus. Mas parece-me que o profeta pretendia transmitir uma idéia muito diferente. Como não vemos nada constante ou de longa continuidade na Terra, ele eleva nossas mentes ao céu, para que possam fixar sua âncora ali. Davi, sem dúvida, poderia ter dito, como já fez em muitos outros lugares, que toda a ordem do mundo presta testemunho da firmeza da palavra de Deus – a palavra que é mais verdadeira. Mas, como há motivos para temer que as mentes dos piedosos fiquem na incerteza se repousarem a prova da verdade de Deus sobre o estado do mundo, no qual prevalecem tais distúrbios múltiplos; colocando a verdade de Deus nos céus, ele atribui a ela uma habitação sujeita a nenhuma mudança. Para que ninguém, então, possa estimar a palavra de Deus a partir das várias vicissitudes que encontram seus olhos neste mundo, o céu está tacitamente posicionado em oposição à terra. Nossa salvação, como se tivesse sido dita, sendo calada na palavra de Deus, não está sujeita a mudanças, como todas as coisas terrenas, mas está ancorada em um refúgio seguro e pacífico. A mesma verdade que o Profeta Isaías ensina em palavras um pouco diferentes:

“Toda carne é erva, e toda a sua piedade é como a flor do campo” ( Isaías 40: 6 ).

Ele quer dizer, de acordo com a exposição do apóstolo Pedro, ( 1 Pedro 1:24 ) que a certeza da salvação deve ser buscada na palavra e, por isso, eles cometem erros que estabelecem suas mentes no mundo; pois a firmeza da palavra de Deus transcende em muito a estabilidade do mundo.

“Ó Jeová! para sempre
A tua palavra está estabelecida nos céus.

Sobre o qual ele observa: “O design dessas palavras não é de forma alguma óbvio, e os intérpretes variam muito em suas explicações. Não encontrei nenhuma explicação que seja totalmente satisfatória e, portanto, darei o que me parece ser o verdadeiro significado. O objetivo, em geral, do salmista é celebrar a imutabilidade da palavra de Deus: tudo o que Ele fala é certo. Para ilustrar essa posição, ele se refere à criação dos céus e da terra; eles foram formados pela palavra de Deus: ‘Ele falou, e foi feito’. Em virtude dessa palavra, essas vastas produções permanecem em todas as épocas, de modo que a palavra de Deus é estabelecida e exibida no céu e na terra. Como a mesma palavra pronunciou todos os preceitos e instituições da lei, e todas as promessas da aliança de misericórdia, a imutabilidade desses preceitos e promessas é verificada e manifestada pela perpétua conservação de todos esses exemplos de poder e energia físicos. ”

Comentário de John Wesley

LAMED. Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra está firmada no céu.

No céu – Contigo em tua habitação celestial.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *