Estudo de Romanos 10:4 – Comentado e Explicado

Porque Cristo é o fim da lei, para justificar todo aquele que crê.
Romanos 10:4

Comentário de Albert Barnes

Para Cristo – Esta expressão implica fé em Cristo. Esse é o objetivo da discussão, para mostrar que a justificação não pode ser obtida por nossa própria justiça, mas pela fé em Cristo. Como nenhum benefício direto resulta para as pessoas de Cristo, a menos que elas creiam nele, a fé nele está implícita onde a palavra ocorre nesse sentido.

É o fim da lei – A palavra traduzida como “fim” significa o que completa uma coisa ou a torna perfeita; também o limite, questão ou término de qualquer coisa, como o fim da vida, o resultado de uma profecia, etc .; João 13: 1 ; Lucas 22:37 . Também significa o desenho ou objeto que se tem em vista; o principal objetivo para o qual foi realizado; 1 Timóteo 1: 5 , “O fim do mandamento é caridade;” o principal objetivo ou propósito do comando é produzir amor; 1 Pedro 1: 9: “O fim da sua fé, a salvação das suas almas;” o principal objetivo ou propósito da fé é garantir a salvação; Romanos 14: 9 , “Para esse fim, Cristo morreu”, etc. Por esse motivo ou propósito. Este é sem dúvida o seu significado aqui. “O principal objetivo ou objetivo que a perfeita obediência à Lei cumpriria é realizado pela fé em Cristo.” Ou seja, a perfeita obediência à Lei realizaria justificação diante de Deus, garantiria seu favor e vida eterna. O mesmo fim agora é alcançado pela fé em Cristo. O excelente design de ambos é o mesmo; e o mesmo grande final é finalmente alcançado. Este foi o assunto da discussão entre o apóstolo e os judeus; e isso é tudo o que é necessário entender no caso. Alguns supuseram que a palavra “fim” se refere à lei cerimonial; que Cristo o cumpriu e o levou ao fim. Outros, que ele cumpriu perfeitamente a lei moral. E outros, que a lei no final nos leva a Cristo, ou que seu objetivo é nos apontar para ele. Tudo isso é verdade, mas não a verdade ensinada nesta passagem. Isso é simples e claro, que pela fé em Cristo o mesmo fim é alcançado em relação à nossa justificação, isso seria pela perfeita obediência à lei moral.

Para justiça – Para justificação com Deus.

Para todos … – Veja a nota em Romanos 1:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo . App-98.

crer . App-150.

Comentário de John Calvin

4) Pois o fim da lei é Cristo etc. A palavra conclusão (321) não me parece inadequada neste lugar; e [Erasmus] a tornou perfeita: mas como a outra leitura é quase universalmente aprovada e não é inadequada, os leitores, por minha parte, podem retê-la.

O apóstolo evita aqui uma objeção que poderia ter sido feita contra ele; pois os judeus pareciam ter mantido o caminho certo, dependendo da justiça da lei. Era necessário que ele refutasse essa opinião falsa; e é isso que ele faz aqui. Ele mostra que é um falso intérprete da lei, que procura ser justificado por suas próprias obras; porque a lei foi dada para esse fim, – levar-nos como mão pela outra justiça: não, o que a lei ensina, o que ela ordena, o que promete, sempre tem uma referência a Cristo como seu principal objetivo; e, portanto, todas as suas partes devem ser aplicadas a ele. Mas isso não pode ser feito, a não ser que, sendo despojados de toda a justiça e confundidos com o conhecimento de nosso pecado, procuremos a justiça gratuita somente dele.

Segue-se, portanto, que o abuso perverso da lei foi justamente repreendido nos judeus, que absurdamente fizeram um obstáculo àquilo que deveria ser sua ajuda: não, parece que eles haviam vergonhosamente mutilado a lei de Deus; pois eles rejeitaram sua alma e agarraram o cadáver da carta. Pois, embora a lei prometa recompensa aos que observam sua justiça, ela ainda substitui, depois de ter se mostrado toda culpada, outra justiça em Cristo, que não é alcançada pelas obras, mas é recebida pela fé como um presente gratuito. Assim, a justiça da fé (como vimos no primeiro capítulo) recebe um testemunho da lei. Temos aqui uma passagem notável, que prova que a lei em todas as suas partes tinha uma referência a Cristo; e, portanto, ninguém pode entendê-lo corretamente, que não se nivela continuamente nessa marca.

O significado da palavra depende do que está conectado a ela. O fim dos males , ou da vida, é o fim deles; o fim de uma promessa é seu cumprimento; o fim de um comando , seu desempenho ou obediência; o fim da é a salvação. Nesses casos, a ideia geral é o resultado, o efeito ou a conseqüência. Agora a lei pode ser vista como uma economia, compreendendo toda a lei judaica, não perfeita, mas introdutória; nesta visão, pode-se dizer que Cristo é o seu fim – sua perfeição ou “seu local de desembarque”. Mas também podemos considerar a lei em seu caráter moral, como regra e condição da vida; então o fim da lei é o seu cumprimento, a realização do que é necessário para alcançar a vida: e Cristo a esse respeito é o seu fim, tendo-lhe prestado perfeita obediência. Este último significado é mais consistente com as palavras que se seguem e com o argumento do apóstolo. A primeira visão é tomada por [Crisóstomo], [Beza], [Turrettin], bem como [Calvin]; o segundo, de [Mede] , [Stuart] e [Chalmers]. Realmente não há muita diferença nas duas visões; apenas a sequência do versículo, “por justiça a todo aquele que crê”, e o sentimento oposto no versículo seguinte, “o homem que faz isso viverá neles (ou através deles)” parece favorecer a última visão. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois Cristo é o fim da lei – Onde a lei termina, Cristo começa. A lei termina com sacrifícios representativos; Cristo começa com a oferta real. A lei é nosso professor para nos levar a Cristo; não pode salvar, mas nos deixa à sua porta, onde somente a salvação pode ser encontrada. Cristo como um sacrifício expiatório pelo pecado, foi o grande objetivo de todo o código sacrificial de Moisés; sua paixão e morte foram o cumprimento de seu grande objeto e design. Separe esta morte sacrificial de Cristo da lei, e a lei não tem significado, pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire os pecados; portanto, o Messias é representado como dizendo: sacrifique e observe que não desejava; holocausto e oferta pelo pecado não é necessário; então eu disse: Eis que venho fazer a tua vontade; tu me preparaste um corpo, Salmo 40: 6 , Salmo 40: 7 ; Hebreus 10: 4-10 ; que prova que Deus nunca planejou que os sacrifícios da lei fossem considerados expiação pelo pecado, mas um tipo ou representante dessa expiação; e que A expiação foi o sacrifício oferecido por Cristo. Assim, ele foi o fim da lei, em relação aos seus sacrifícios. E, como sacrifícios eram oferecidos meramente para obter perdão de pecado, retidão ou justificação, Cristo é o fim da lei para essa justificação para todo aquele que crê nele, como morrendo por suas ofensas e ressuscitando por sua justificação, tendo fez as pazes através do sangue de sua cruz. Portanto, todo judeu que rejeitou a Cristo rejeitou a salvação, e aquela mesma salvação que a lei testemunhou e exigiu, e que não poderia ser obtida senão somente por Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10: 4 . Cristo é o fim da lei, etc. – Aqui o argumento do judeu é suposto. São Paulo, que conhecia bem as noções dos judeus, e muitas vezes discutia com eles, sabendo bem o que o judeu alegaria, por uma questão de brevidade, coloca sua resposta, sem formalmente declarar o argumento do judeu; e, no entanto, do apóstolo, provavelmente podemos coletar qual era o argumento do judeu. Ele insistiu que Cristo era o fim ou o desígnio da lei no seguinte sentido: isto é, que o estabelecimento do reino do Messias e um interesse nos privilégios dele dependiam ou eram o resultado da submissão deles ao ou observância da lei de Moisés. Contra isso, o apóstolo argumenta que, pela obediência à lei, os judeus nunca poderiam ter conseguido a vinda e o reino de Cristo, ou a redenção por ele. Dessa maneira, ( Romanos 10: 6-7 .) Eles nunca poderiam ter derrubado Cristo do céu, ou ressuscitado dentre os mortos; somente a graça e o poder de Deus devem fazer isso; o que eles fizeram; e, a fim de se interessar pelos privilégios e bênçãos de seu reino, nada deixou de ser feito de nossa parte, mas a fé no coração pela operação do Espírito de Deus (que o Espírito Divino está disposto a realizar), e uma prática e profissão adequadas a ele. Compare Romanos 10: 9 e Gálatas 3: 23-25 . Este e os seguintes versículos podem ser parafraseados assim: “Até agora, na verdade, os judeus pensam com justiça, que o fim e o objetivo da lei é introduzir o reino e a dispensação de Cristo, o Messias: não, como eles supõem, obter as bênçãos de seu reino pela observância da lei; mas Cristo é o fim da lei, pois a lei nos conduz e obriga a voar para essa justificação, ou modo de vida e salvação, que é aberto e livre a todos que crêem; Romanos 10 5. A maneira de obter um título de vida e salvação pela lei, como Moisés descreve, é perfeita obediência imaculada; uma maneira pela qual nenhuma pessoa no mundo, nem os próprios judeus, pode esperar obter as bênçãos da o reino do Messias, mas o caminho da salvação, que é pela fé em Cristo, corre de uma maneira bem diferente; Romanos 10: 6-7, proíbe a suposição de obter a graça da redenção por quaisquer obras de justiça que possamos do: pois, para nossa redenção, Cristo foi o primeiro a descer do céu, e para ser ressuscitado dentre os mortos depois que ele foi crucificado, caso contrário ele não poderia ser Salvador para nós. E que homem, através da perfeição de sua obediência à lei, poderia adquirir poder ou interesse suficiente para derrubar Cristo das mansões celestiais a esta terra; ou para soltar os cordões da morte, restaurá-lo novamente à vida e exaltá-lo à mão direita de Deus, para ser o autor e capitão de nossa salvação? Tais efeitos poderosos não devem ser realizados por nossas obras; e, portanto, o caminho da salvação pela fé muito corretamente nos ensina a renunciar a tais esquemas impraticáveis ??e inúteis. Pelo contrário, instrui-nos, Romanos 10: 8, que a misericórdia e a bondade de Deus, nosso Salvador, eliminaram todas as dificuldades de sua parte e reduziram o caso às condições mais baixas e fáceis das nossas, sem deixar nada para fazermos. mas que através da inspiração do Espírito de Deus pode ser realizada por nosso coração e boca: – Imã, a que eu prego entre os gentios e que é apresentada, Romanos 10: 9. “Pode ser apropriado observar aqui, que o apóstolo não cita Moisés, Deuteronômio 30: 12-14 , como forma de provar o argumento, mas apenas alude à maneira de expressão; como o que poderia, com menos, se não com maior propriedade, ser aplicado ao Evangelho do que Isso aparece na explicação que ele insere, como isto é, para derrubar Cristo do céu; isto é, para trazer Cristo de novo dentre os mortos; ou seja, a palavra de fé que pregamos. ele acrescenta, para mostrar que, embora ele use as palavras de Moisés, ele não supõe que Moisés seja di vasculhando o mesmo assunto consigo mesmo. Veja Locke, que apresenta uma exposição diferente desses versículos, os quais, para satisfação do leitor, serão mencionados em Romanos 10: 9 .

Comentário de John Wesley

Pois Cristo é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê.

Pois Cristo é o fim da lei – o escopo e o objetivo dela. É o próprio design da lei, levar os homens a crerem em Cristo para justificação e salvação. E somente ele dá o perdão e a vida que a lei mostra a falta, mas não pode dar.

A todos – sejam judeus ou gentios, tratados, Romanos 10:11 , etc.

Isso crê – tratado de, Romanos 10: 5 .

Referências Cruzadas

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Mateus 3:15 – Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

Mateus 5:17 – “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Gálatas 3:24 – Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Colossenses 2:17 – Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Hebreus 10:8 – Primeiro ele disse: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste” ( os quais eram feitos conforme a Lei ).

Hebreus 10:14 – porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *