Estudo de Isaías 53:11 – Comentado e Explicado

Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se-á de conhecê-lo até o enlevo. O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniqüidades.
Isaías 53:11

Comentário de Albert Barnes

Ele verá o trabalho de sua alma – Esta é a língua do Senhor, que é novamente apresentado como falando. O sentido é que ele verá o fruto, ou o resultado de seus sofrimentos, e ficará satisfeito. Ele verá muito bem resultante de suas grandes tristezas; tanta felicidade e tantos salvos, que o benefício será uma ampla compensação por tudo o que ele suportou. A palavra traduzida aqui “trabalho de parto” ( ??? ?âmâl ), denota adequadamente trabalho, trabalho; trabalho cansativo; trabalho e labuta que produzem exaustão; e, portanto, às vezes vexação, tristeza, tristeza, problemas. É traduzido como ‘trabalho’ Salmo 90:10 ; Salmo 105: 44 ; Jeremias 20:18 ; Eclesiastes 2: 11-20 ; ‹Perversidade» Números 21:21 ; tristeza ‘ Jó 3:10 ; ‹Maldade ‘ Jó 4: 8 ; ‹Problema ‘ Jó 5: 6-7 ; Salmo 73: 5 ; ‹ Jó 15: 35 ; Salmo 7:13 ; Salmo 10: 7-14 ; Salmo 94:20 ; ‘Trabalho de parto’, significando trabalho ou trabalho Eclesiastes 4: 4-6 ; ‹Pesar ‘ Isaías 10: 1 ; ‹Iniquidade ‘ Habacuque 1:13 ; ‹ Gênesis 41:51 ; ‹Dor ‘ Salmo 25:18 ; e ‹miséria» Provérbios 31: 7 . A palavra ‘trabalho de parto’ conosco tem dois sentidos: primeiro, trabalho com dor, labuta severa; e segundo, as dores do parto. A palavra é usada aqui para denotar trabalho excessivo, trabalho, cansaço; e refere-se ao árduo e cansativo trabalho e provação envolvidos no trabalho da redenção, como aquele que esgotou os poderes do Messias como homem e o afundou na sepultura.

E ficará satisfeito – isto é, evidentemente, ele poderá ver tantos frutos de seus trabalhos e tristezas, que serão uma ampla recompensa por tudo o que ele fez. Não é improvável que a imagem aqui seja tirada de um fazendeiro que trabalha na preparação de seu solo para a semente e que espera a colheita; e quem, quando vê o rico e amarelo campo de grãos no outono, ou os macios carregados de roldanas, fica abundantemente satisfeito com o que fez. Ele tem prazer na contemplação de seu trabalho e do resultado; e ele não se arrepende dos dias cansativos e da profunda ansiedade com que se preparou para a colheita. Assim com o Redentor. Haverá resultados ricos e mais amplos por tudo o que ele fez. E quando ele olhar para a multidão que será salva; quando ele verá a verdadeira religião se espalhando pelo mundo; quando ele contemplar uma imensa hoste que nenhum homem pode contar reunidos no céu; e quando ele testemunhar a glória que resultará a Deus de tudo o que ele fez, verá o suficiente para ser uma ampla compensação por tudo o que suportou, e observará com prazer sua obra e seus resultados gloriosos.

Podemos observar aqui que isso implica que grandes e mais gloriosos resultados sairão deste trabalho. A salvação de uma grande parte da raça, de multidões que nenhum homem pode contar, será necessária para ser uma remuneração adequada pelos sofrimentos do Filho de Deus. Podemos ter certeza de que ele ficará satisfeito apenas quando multidões forem salvas; e é, portanto, moralmente certo que grande parte da raça, tomada como um todo, entrará no céu. Até agora o número foi pequeno. A grande massa o rejeitou e se perdeu. Mas há tempos melhores antes da igreja e do mundo. O evangelho puro do Redentor ainda está para se espalhar pelo mundo, e ainda está para se tornar, e para sempre, a religião do mundo. Época após era, é seguir em frente quando todos o conhecerem e lhe obedecerem; e naqueles tempos futuros, que imensas multidões entrarão no céu! Para que ainda se possa ver, o número de pessoas que serão perdidas de toda a família humana, em comparação com aquelas que serão salvas, não será maior em proporção do que os criminosos de uma comunidade bem organizada que estão presos. , comparado com o número de cidadãos obedientes, virtuosos e pacíficos.

Pelo seu conhecimento – Ou seja, pelo conhecimento dele. A idéia é familiarizar-se com ele e com seu plano de salvação. A palavra conhecimento aqui é evidentemente usada em grande sentido para denotar tudo o que constitui familiaridade com ele. Assim, Paulo diz Filêmon 3:10 : Para que eu o conheça, e o poder de sua ressurreição. É apenas pelo conhecimento do Messias; conhecendo seu caráter, doutrinas, sofrimentos, morte e ressurreição, para que alguém possa ser justificado. Assim, o Salvador diz João 17: 3: ‹E esta é a vida eterna, para que eles te conheçam o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste. As pessoas devem se familiarizar com ele; com suas doutrinas e com sua religião, ou elas nunca podem ser consideradas e tratadas como justas aos olhos de um Deus santo.

Meu servo justo – Sobre o significado da palavra ‘servo’, conforme aplicada ao Messias, veja as notas em Isaías 52:13 . A palavra ‘justo’ ( ???? tsadiyq ), Lowth supõe que deve ser omitida. Suas razões são:

1. Que três manuscritos, dois deles antigos, o omitem.

2. Que faz solecismo neste lugar, pois, de acordo com o uso constante da língua hebraica, o adjetivo, em uma frase desse tipo, deve seguir o substantivo; e,

3. Isso torna o hemistich muito longo.

Mas nenhuma dessas razões é suficiente para justificar uma alteração no texto. A frase é literalmente: ‘o justo, meu servo’; e o sentido é, evidentemente, ‘meu servo justo.’ A palavra justo, aplicada ao Messias, é designada para denotar não apenas sua santidade pessoal, mas para fazer referência ao fato de que ele ‘tornaria muitos justos ( ????? yitseddiyq ). É aplicável a ele, porque ele era eminentemente santo e puro, e porque também ele era a fonte de justiça para os outros; e na obra da justificação, é importante, no mais alto grau, fixar a atenção no fato de que aquele por quem o pecador deveria ser justificado era ele próprio perfeitamente santo, e capaz de garantir a justificação e salvação de todos os que confiavam suas almas. para ele. Ninguém poderia se sentir seguro da salvação a menos que pudesse comprometer sua alma com alguém que era perfeitamente santo e capaz de trazer a justiça eterna.

Justificar – ( ????? yatsediyq ). A palavra ??? tsâdaq é de ocorrência muito frequente na Bíblia; e nenhuma palavra é mais importante para o entendimento correto do plano de salvação do que isso, e a palavra grega correspondente d??a?? dikaio. No significado da palavra grega, veja as notas em Romanos 1:17 . A palavra hebraica significa estar correta, direta, como se falasse de uma maneira Salmo 23: 3 . Conseqüentemente,

1. Ser justo, justo, falado por Deus ao fazer justiça Salmos 55: 6 ; e das leis Salmo 19:10 .

2) Ter uma causa justa, estar certo;

(a) num sentido forense, Gênesis 38:26 ; Jó 9: 16-20 ; Jó 10:15 ; Jó 13:18 ;

(b) dos disputantes, estarem no emprego certo 23:12 ;

(c) ganhar a causa de alguém, ser justificado Jó 15:14 ; Jó 23: 9 ; Salmo 143: 2 . Mas, nesse sentido, o Messias não justificará ninguém. Ele não veio a declarar que os homens eram retos, justos, inocentes. Ele também não os justificará, porque eles podem mostrar que não cometeram as ofensas que lhes foram impostas, ou que tinham o direito de fazer o que fizeram. Todo o trabalho de justificação através do Redentor prossegue com a suposição de que as pessoas não são de fato inocentes e que não podem justificar sua própria conduta.

4. Em Hiphil, a palavra significa pronunciar apenas, ou justo. Em um sentido forense, e aplicado ao ato de justificação diante de Deus, significa declarar justos ou admitir favor como uma pessoa justa; e em conexão com o perdão do pecado, resolver tratar como justo, ou como se a ofensa não tivesse sido cometida. É mais do que mero perdão; envolve a idéia de um propósito para tratar como justo e reconhecer como tal. Não é nem declarar que a pessoa é inocente, ou que não é merecedora, ou que tinha o direito de fazer o que havia feito, ou que tem um pedido de misericórdia – pois isso não é verdade para nenhum mortal; mas é perdoar e aceitá-lo como se a ofensa não tivesse sido cometida – considerá-lo em suas relações com ele e tratá-lo sempre como se fosse santo. Esse sentido da palavra aqui é necessário, porque toda a passagem fala de seu pecado, e sofrimento pelos outros, e, portanto, assegurando sua justificação. Não fala dele como instruindo as pessoas e, assim, promovendo a religião; mas fala de sua morte por eles e, portanto, lança os alicerces para sua justificação. Eles são justificados apenas em conexão com o fato de ele portar suas iniqüidades; e isso mostra que a palavra é usada aqui no sentido forense e denota que elas serão consideradas e tratadas como justas por causa do que ele sofreu em favor delas.

Pois ele deve suportar – Sobre o significado da palavra urso, veja as notas em Isaías 53: 4 .

Suas iniqüidades – Não que ele tenha se tornado pecador, ou que o pecado possa ser transferido, o que é impossível. A culpa e o mau deserto são qualidades pessoais e não podem ser transferidos de um para o outro. Mas as consequências da culpa podem passar para outra; os sofrimentos, que seriam uma expressão apropriada do mal do pecado, podem ser assumidos por outro. E isso foi feito pelo Redentor. Ele ficou entre o golpe da justiça e o pecador, e recebeu o golpe ele mesmo. Ele interceptou, por assim dizer, a espada descendente da justiça que teria derrubado o pecador e assim o salvado. Ele assim suportou suas iniqüidades; isto é, ele carregava em sua própria pessoa o que teria sido uma expressão apropriada do mal do pecado se ele próprio fosse o pecador e tivesse sido culpado (veja as notas em Isaías 53: 6 ). É em conexão com isso que as pessoas se tornam justificadas; e é somente pelo fato de ele ter suportado suas iniqüidades que elas podem ser consideradas justas aos olhos de um Deus santo. Eles se interessam por seus méritos, assim como ele se interessa por suas iniqüidades. Em nenhum caso há transferência de propriedades pessoais; mas há nos dois casos uma participação nas consequências ou nos resultados da conduta. Ele suportou as conseqüências ou resultados do pecado; participamos das consequências ou dos resultados de seus sofrimentos e morte em nosso favor. Esta é a grande doutrina cardinal da justificação; a peculiaridade do esquema cristão; o plano glorioso pelo qual as pessoas perdidas podem ser salvas e pelo qual os culpados podem ser perdoados e ressuscitar para uma vida e glória sem fim; o articulus stantis vel cadentis ecclesia. Lutero.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 53:11 . Ele verá o trabalho, etc. – “Considerando o que sofreu, depois verá todos os seus inimigos serem postos debaixo de seus pés; e por sua lei e sua graça, reformará o mundo e preparará aqueles que crerem receber. os benefícios de sua morte por uma total e eterna absolvição e descarga da punição de seus pecados “. Em vez de pelo seu conhecimento, podemos ler, pelo conhecimento dele. O conhecimento pode ser tomado aqui objetivamente, como o conhecimento que ele deve ensinar.

Comentário de Adam Clarke

Ficará satisfeito “E ficará satisfeito” – A Septuaginta, Vulgata, Sryiac e um EM. adicione a conjunção ao verbo ????? vaigisba .

Meu servo justo justificará “Meu servo justificará” – Três MSS., (Dois deles antigos), omitem a palavra ???? tsaddik ; parece ser apenas uma repetição imperfeita, por engano, da palavra anterior. Faz um solecismo neste lugar; pois de acordo com o uso constante da língua hebraica, o adjetivo, em uma frase desse tipo, deve seguir o substantivo; e ???? ???? tsaddik abdi , em hebraico, seria tão absurdo quanto “meu servo justificado justificar”, em inglês. Adicione a isso, que torna o hemistich muito longo.

Comentário de John Calvin

11. Do trabalho de sua alma ele verá. Isaías continua o mesmo assunto. Ele declara que Cristo, depois de sofrer, obterá o fruto de sua morte na salvação dos homens. Quando ele diz: “Ele verá”, devemos fornecer as palavras “Fruto e eficácia”. Isso é cheio do mais doce consolo; pois Isaías não poderia expressar melhor o infinito amor de Cristo por conosco do que declarando que ele se deleita mais em nossa salvação, e que nele repousa como fruto de seus trabalhos, assim como quem obteve seu desejo repousa naquilo. que ele mais desejava ardentemente; pois não se pode dizer que nenhuma pessoa está satisfeita, mas aquele que obteve o que desejava com tanta sinceridade que desconsiderou todo o resto e ficou satisfeito apenas com isso.

Pela sua doutrina, ou pelo conhecimento dele. Ele agora aponta o caminho e o método pelo qual experimentamos o poder e a eficácia da morte de Cristo e obtemos o benefício dela. Esse método é “o conhecimento dele”. Reconheço que a palavra ??? (dagnath) pode ser tomada no sentido ativo ou passivo, como denotando “o conhecimento dele” ou “seu conhecimento”. Em qualquer um desses sentidos, entenderemos facilmente o significado do Profeta; e os judeus não serão capazes de praticar sofismas tão insolentes que nos impedirão de extorquir deles um reconhecimento relutante do que aqui é afirmado, que Cristo. é o único professor e autor da justiça.

Justificará muitos. Pela palavra “justificar”, ele aponta o efeito desse ensino. Assim, os homens não são apenas ensinados a justiça na escola de Cristo, mas são realmente justificados. E esta é a diferença entre a justiça da fé e a justiça da Lei; pois, embora a Lei mostre o que é ser justo, Paulo afirma que é impossível que a justiça seja obtida por ela, e a experiência prova a mesma coisa; pois a lei é um espelho no qual contemplamos nossa própria injustiça. ( Romanos 3:20 .) Agora, a doutrina que Cristo ensina, quanto à obtenção de justiça, nada mais é do que “o conhecimento dele”; e isso é fé, quando abraçamos o benefício de sua morte e confiamos plenamente nele.

Os filósofos adotaram muitos preceitos excelentes, que, como eles imaginam, contêm retidão; mas eles nunca poderiam conceder a ninguém; (57) para quem já obteve por suas regras o poder de viver em retidão? E não tem vantagem em saber o que é a verdadeira justiça, se somos destituídos dela. Para não falar dos filósofos, a própria lei, que contém a regra mais perfeita da vida, não poderia (como dissemos) conceder isso; não que houvesse algum defeito, pois Moisés testemunhou ( Deuteronômio 30:19 ) que “ele lhes havia posto o bem e o mal, a vida e a morte”; mas que a corrupção de nossa natureza é tal que a Lei não é suficiente para obter a justiça. Da mesma maneira, Paulo ensina ( Romanos 8: 3 ) que essa fraqueza procede “de nossa carne” e não da Lei; pois a natureza nos leva a outra direção, e nossos desejos irromperam com maior violência, como bestas selvagens e furiosas, contra o mandamento de Deus. A conseqüência é que “a lei opera a ira”, em vez da justiça. ( Romanos 4:15 ) A lei, portanto, considera todos os homens condenados e, depois de tornar conhecido seu pecado, torna os homens totalmente indesculpáveis.

Devemos, portanto, buscar outro caminho de retidão, a saber, em Cristo, a quem a lei também apontou como seu fim. ( Romanos 10: 3. ) “A justiça da lei era desta natureza: quem fizer essas coisas viverá por eles.” ( Levítico 18: 5 ; Gálatas 3:12 .) Mas ninguém os fez, e, portanto, é necessária outra justiça, que Paulo também prova ( Romanos 10: 8 ) por uma citação do próprio Moisés: “A palavra está próxima, boca e no teu coração; isto é, a palavra de fé que pregamos. ” ( Deuteronômio 30:14 ) Por essa doutrina, portanto, somos justificados; não pela doutrina simples e simples, mas na medida em que exibe o benefício da morte de Cristo, pela qual a expiação é feita por nossos pecados, e nos reconciliamos com Deus. ( Romanos 5:10 .) Pois, se abraçarmos esse benefício pela fé, somos considerados justos diante de Deus.

Pois ele levará as iniqüidades deles. O Profeta explica seu significado, apontando o que essa doutrina contém; pois essas duas cláusulas concordam bem: “ele justificará por sua doutrina” ou “pelo conhecimento dele”, na medida em que “ele levará suas iniqüidades”. Tendo sido uma vez sacrificado por nós, ele agora nos convida pela doutrina do Evangelho a receber o fruto de sua morte; e assim a morte de Cristo é a substância da doutrina, a fim de que ele possa nos justificar. A esse ditado do Profeta Paulo subscreve totalmente; pois, depois de ter ensinado que “Cristo foi um sacrifício expiatório para nós, para que sejamos feitos justiça de Deus nele”, ele acrescenta ao mesmo tempo: “Somos embaixadores de Cristo e, suplicamos, esteja reconciliado com Deus.” ( 2 Coríntios 5:20 )

Meu servo justo. Ele mostra que Cristo nos justifica, não apenas como ele é Deus, mas também como ele é homem; pois em nossa carne ele nos justificou. Ele não diz: “O Filho”, mas “Meu servo”, para que possamos não apenas vê-lo como Deus, mas contemplar sua natureza humana, na qual ele cumpriu a obediência pela qual somos absolvidos diante de Deus. O fundamento de nossa salvação é este, que ele se ofereceu como sacrifício; e, da mesma maneira, ele próprio declara,

“Por eles eu me santifico, para que eles também sejam santos.” ( João 17:19 )

Comentário de John Wesley

Ele verá o trabalho da sua alma e ficará satisfeito: pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos; pois ele levará as iniqüidades deles.

Verá – Ele desfrutará.

A viagem – O fruto abençoado de todos os seus trabalhos e sofrimentos.

Satisfeito – Ele deve considerar a glória de si mesmo e de seu pai, e a salvação de seu povo, uma recompensa abundante.

Pelo seu conhecimento – Pelo conhecimento dele.

Justificar – absolva-os da culpa de seus pecados e de todas as terríveis conseqüências disso. E diz-se que Cristo justifica os pecadores de forma meritória, porque ele compra e compra para nós.

Muitos – Uma empresa inumerável de todas as nações.

Pois – pois ele deve satisfazer a justiça de Deus, suportando o castigo devido aos seus pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *