Estudo de João 1:17 – Comentado e Explicado

Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
João 1:17

Comentário de Albert Barnes

A lei foi dada – A economia do Antigo Testamento. As instituições sob as quais os judeus viviam.

Por Moisés – Por Moisés, como servo de Deus. Ele foi o grande legislador dos judeus, por quem, sob Deus, sua política foi formada. A lei opera a ira Romanos 4:15 ; participou de muitos ritos e cerimônias onerosos Atos 15:10 ; era preparatório para outro estado de coisas. O evangelho conseguiu isso e tomou o seu lugar, e assim mostrou a grandeza da economia do evangelho, bem como sua graça e verdade.

A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo – Um sistema de religião cheio de favores e o sistema “verdadeiro” foram revelados por ele. O sistema antigo era de “lei” e “sombras” e “ritos onerosos”; “Isto” era cheio de misericórdia para a humanidade e era verdade em todas as coisas. Podemos aprender com esses versículos:

1. que todas as nossas misericórdias vêm de Jesus Cristo.

2. “Todos os verdadeiros crentes recebem da plenitude de Cristo; os melhores e maiores santos não podem viver sem ele, os mais maus e fracos podem viver com ele. Isso exclui a vanglória orgulhosa de que não temos nada além de ‘recebemos’, e silencia medos perplexos de que não queremos nada além de ‘podemos recebê-lo’ ”.

Comentário de E.W. Bullinger

Moisés. ; John 7:19 , John 7:22 , John 7:22 , John 7:23 ; John 8:5 ; John 9:28 , John 9:29 ). A primeira das 13 ocorrências em João ( João 1:17 , João 1:45 ; João 3:14 ; João 5:45 , João 5:46 ; João 6:32 ; João 7:19 , João 7:22 , João 7 : 22 , João 7:23 ; João 8: 5 ; João 9:28 , João 9:29 ). graça e verdade. Nos dias de Moisés havia graça (Ex. João 34: 6 , João 34: 7 ), e a própria lei era uma exibição da verdade; mas quando Jesus Cristo veio, Ele era Ele Mesmo a Verdade, isto é, a própria personificação da verdade (14. 6), e Sua vida e morte foram a suprema manifestação da graça.

Jesus Cristo. Veja App-98. d

Comentário de John Calvin

17. Porque a lei foi dada por Moisés . Esta é uma antecipação, pela qual ele encontra uma objeção que provavelmente surgiria; pois Moisés era tão estimado pelos judeus que dificilmente podiam receber algo que diferisse dele. O evangelista, portanto, mostra quão inferior o ministério de Moisés era ao poder de Cristo . Ao mesmo tempo, essa comparação não lança pouco brilho sobre o poder de Cristo; pois enquanto a maior deferência possível foi prestada a Moisés pelos judeus, o evangelista os lembra que o que ele trouxe foi extremamente pequeno, quando comparado com a graça de Cristo. Caso contrário, teria sido um grande obstáculo que eles esperassem receber da Lei o que só podemos obter através de Cristo.

Mas devemos atender à antítese, quando ele contrasta a lei com graça e verdade ; pois ele quer dizer que a lei queria os dois. (29) A palavra verdade denota, em minha opinião, um estado fixo e permanente das coisas. Pela palavra Graça, eu entendo o cumprimento espiritual dessas coisas, cuja letra nua estava contida na Lei . E essas duas palavras podem se referir à mesma coisa, por uma figura bem conhecida da fala, (hypallage;) como se ele tivesse dito, que a graça , na qual consiste a verdade da Lei , foi finalmente exibida em Cristo . Mas como o significado não será afetado em nenhum grau, não importa se você os vê como unidos ou distintos. Isso pelo menos é certo, que o evangelista quer dizer que na Lei não havia nada além de uma imagem sombria das bênçãos espirituais, mas que elas são realmente encontradas em Cristo ; daí se segue que, se você separa a lei de Cristo , nela não resta nada além de figuras vazias. Por essa razão, Paulo diz que

as sombras estavam na lei , mas o corpo está em Cristo ,
( Colossenses 2:17 .)

E, no entanto, não se deve supor que algo tenha sido exibido pela lei de maneira adequada para enganar; pois Cristo é a alma que dá vida àquilo que de outra forma estaria morto sob a lei . Mas aqui uma pergunta totalmente diferente nos encontra, a saber, o que a lei poderia fazer por si mesma e sem Cristo; e o evangelista sustenta que nada permanentemente valioso é encontrado nele até que cheguemos a Cristo. Esta verdade consiste em obter através de Cristo a graça que a lei não podia conceder; e, portanto, tomo a palavra graça em um sentido geral, como denotando tanto o perdão incondicional dos pecados quanto a renovação do coração. Pois enquanto o evangelista aponta brevemente a distinção entre o Antigo e o Novo Testamento, (30) (que é mais amplamente descrita em Jeremias 31:31 ), ele inclui nesta palavra tudo o que se refere à justiça espiritual. Agora, essa justiça consiste em duas partes; primeiro, que Deus é reconciliado conosco pela graça livre, sem nos imputar nossos pecados; e, segundo, que ele gravou sua lei em nossos corações e, por seu Espírito, renova os homens internos para obediência a ela; das quais é evidente que a Lei é incorreta e falsamente exposta, se houver alguém cuja atenção se concentre em si mesma ou que impeça de vir a Cristo

Comentário de Adam Clarke

A lei foi dada por Moisés – Moisés recebeu a lei de Deus, e através dele foi dada aos judeus, Atos 7:38 .

Mas graça e verdade – que ele já havia mencionado, e que deveriam ser o assunto do livro que ele estava escrevendo agora, vieram a toda a humanidade através de Jesus Cristo, que é o mediador da nova aliança, como Moisés era do antigo : Hebreus 8: 6 ; Hebreus 9:15 ; Gálatas 3:19 . Veja um bom discurso sobre este texto pelo Sr. Claude, “Ensaio sobre a composição de um sermão”, vol. ip 119, etc. edite. Lond. 1788

A lei de Moisés, por mais excelente que fosse em si mesma, era pouco em comparação com o Evangelho: como procedia da justiça e santidade de Deus, e pretendia convencer os homens do pecado, para que o caminho do Evangelho pudesse ser melhor preparado, era uma lei de rigor, condenação e morte: Romanos 4:15 ; 2 Coríntios 3: 7 , 2 Coríntios 3: 8 . Era uma lei de sombras, tipos e figuras: Hebreus 10: 1 , e incapaz de expiar o pecado por seus sacrifícios: Romanos 8: 3 ; Hebreus 7:18 , Hebreus 7:19 ; Hebreus 10: 1 , Hebreus 10:11 . Mas Cristo trouxe a graça que se opõe à condenação: Romanos 5:15 , Romanos 5:20 , Romanos 5:21 ; Romanos 8: 1 ; Gálatas 3:10 ; e ele próprio é o espírito e a substância de todas aquelas sombras: Colossenses 2:19 ; Hebreus 10: 1 .

Jesus Cristo – Jesus Cristo, o Messias, ou profeta ungido, sacerdote e rei, enviado do céu. Ao que já foi dito sobre o importante nome Jesus (veja Mateus 1:21 ; (nota), e os locais mencionados), acrescentarei a seguinte explicação, principalmente tirada do professor Schultens, que deu uma visão melhor. do significado ideal da raiz ??? yasha , do que qualquer outro divino ou crítico.

Ele observa que essa raiz, em sua verdadeira força, significado e majestade, tanto em hebraico quanto em árabe, inclui as idéias de amplitude, expansão e espaço, e deve ser traduzida, ele era espaçoso-aberto-amplo; e, particularmente, ele possuía um grau ou grau amplo ou extenso: e é aplicado,

  1. Para uma pessoa que possui abundância de riquezas.
  • Para alguém que possui poder abundante.
  • Para alguém que possui conhecimento abundante ou extenso.
  • Para quem possui abundância de felicidade, bem-aventurança e glória.
  • Por isso, podemos aprender o verdadeiro significado de Zacarias 9: 9 ; Alegra-te grandemente, ó filha de Sião; eis que teu rei vem a ti; Ele é Justo e tem Salvação: – Ele é possuidor de todo poder para enriquecer, fortalecer, ensinar, ampliar e elevar à glória e felicidade os que confiam nele. Por natureza, o homem está em falta e pobreza: em abjeção e fraqueza: em trevas e ignorância: em apuros e cativeiro: em miséria e infâmia. Seu Redentor é chamado ????? Jesus – aquele que perde, aumenta e dota com salvação.

    1. Ele enriquece a pobreza do homem:
  • fortalece sua fraqueza:
  • ensina sua ignorância:
  • tira-o de dificuldades e dificuldades: e
  • eleva-o à felicidade, bem-aventurança e glória.
  • E o agregado deles é a Salvação. Por isso, dizendo: Seu nome será chamado Jesus, porque ele salvará seu povo dos pecados deles. Veja Schultens Origines Hebraeae, p. 15

    Comentário de Thomas Coke

    João 1:17 . A graça e a verdade vieram de Jesus Cristo, etc. – A palavra e?e?et?, rendido veio, aqui implica, que graça e verdade foram exibidas, ou apareceram. Este versículo é entregue em oposição aos ebionitas, que preferiam Moisés ao Senhor Jesus. O evangelho está aqui, como em outros lugares, chamado graça. A palavra graça, em seu significado mais óbvio, significa favor; favor que flui da misericórdia e da beneficência, às quais a pessoa que a recebe não pode reivindicar por direito. Nesse sentido, o evangelho é mais particularmente e enfaticamente a graça; em toda e qualquer parte disso, era o dom de Deus, que não poderíamos dizer que merecíamos. O evangelho é graça, pois promete aos santos fiéis, não apenas uma isenção de punição, mas uma ressurreição para a vida eterna. O evangelho é graça, pois nos promete a assistência divina para nos confortar nas aflições e nos capacitar a realizar nossa salvação. O evangelho pode ser chamado de graça, com respeito à maneira pela qual foi revelado. A lei foi entregue com pompa e majestade que causou terror; mas o evangelho apareceu com brandura e condescendência e foi apresentado pelo Filho de Deus, conversando familiarmente com os homens, ensinando-os por sua doutrina e exemplo. Tudo o que era pesado na lei de Moisés, foi abolido no evangelho. O evangelho é graça, pois contém leis justas e eqüitativas; o dever que ele ensina para com Deus é um serviço razoável, que somos obrigados em gratidão a realizar; e esse dever que devemos ao próximo promove a felicidade da humanidade, enquanto o que é ordenado por nós mesmos tende a moderar e subjugar toda paixão indisciplinada. O evangelho é graça, pois é um presente oferecido a todos, um convite do qual nenhum é excluído. Novamente, a graça em alguns lugares do Novo Testamento significa os poderes extraordinários que o Espírito Santo conferiu aos apóstolos e primeiros crentes, bem como as influências comuns do Espírito; e, nesse sentido, o evangelho enfaticamente é a graça. Por fim, graça significa santidade, bondade e virtude moral; nesse sentido, o evangelho é a graça, pois coloca a moralidade pura sob uma luz clara e reforça sua prática pelos motivos melhores e mais eficazes. O evangelho é chamado de verdade, em oposição à falsidade do paganismo, que havia dominado o mundo – verdade, pois é a realização das profecias de favores futuros feitos sob a lei, e porque uma imagem e representação de coisas boas para vem estava contido na lei; enquanto que no evangelho essas coisas boas são trazidas à luz. O evangelho, portanto, é a verdade, em oposição à dispensação judaica, como é a substância e a realidade de todas as coisas que são figuradas pela lei; ou como eram meras sombras comparadas àquela verdade sólida e substancial que Cristo descobriu para nós.

    Comentário de Scofield

    graça

    Graça. Resumo:

    (1) A graça é “a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador para com o homem … não pelas obras de retidão que fizemos” Tito 3: 4 ; Tito 3: 5 .

    É, portanto, constantemente posto em contraste com a lei, segundo a qual Deus exige justiça do homem, pois, sob a graça, ele dá justiça ao homem Romanos 3:21 ; Romanos 3:22 ; Romanos 8: 4 ; Filipenses 3: 9 . A lei está ligada a Moisés e funciona; graça com Cristo e fé; João 1:17 ; Romanos 10: 4-10 . A lei abençoa o bem; a graça salva o mal; Êxodo 19: 5 ; Efésios 2: 1-9 . A lei exige que as bênçãos sejam conquistadas; a graça é um presente gratuito; Deuteronômio 28: 1-6 ; Efésios 2: 8 ; Romanos 4: 4 ; Romanos 4: 5 .

    (2) Como dispensação, a graça começa com a morte e ressurreição de Cristo Romanos 3: 24-26 , Romanos 4:24 ; Romanos 4:25 . O ponto de prova não é mais a obediência legal como condição da salvação, mas a aceitação ou rejeição de Cristo, com boas obras como fruto da salvação; João 1:12 ; João 1:13 ; João 3:36 ; Mateus 21:37 ; Mateus 22:24 ; João 15:22 ; João 15:25 ; Hebreus 1: 2 ; 1 João 5: 10-12 . O resultado imediato desse teste foi a rejeição de Cristo pelos judeus, e Sua crucificação por judeus e gentios Atos 4:27 . O fim previsto do teste do homem sob a graça é a apostasia da igreja que professa: Ver “Apostasia” (Ver Scofield “ 2 Timóteo 3: 1 “) 2 Timóteo 3: 1-8 e os julgamentos apocalípticos resultantes.

    (3) A graça tem uma dupla manifestação: na salvação Romanos 3:24 e na caminhada e serviço dos romanos salvos 6:15 .

    Veja, para as outras seis dispensações:

    Inocência, (Veja Scofield “ Gênesis 1:28 “)

    Consciência (Ver Scofield “ Gênesis 3:23 “)

    Governo humano, (Veja Scofield “ Gênesis 8:21 “)

    Promessa (Ver Scofield “ Gênesis 12: 1 “)

    Lei, (Ver Scofield “ Êxodo 19: 8 “)

    Reino, (Veja Scofield “ Efésios 1:10 “) .

    Comentário de John Wesley

    Pois a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    A lei – Trabalhando com ira e contendo sombras: foi dada – Nenhum filósofo, poeta ou orador jamais escolheu suas palavras com tanta precisão como São João. A lei, diz ele, foi dada por Moisés: a graça foi por Jesus Cristo. Observe a razão de colocar cada palavra assim: A lei de Moisés não era dele. A graça de Cristo era. Sua graça era oposta à ira, sua verdade às cerimônias sombrias da lei.

    Jesus – São João, tendo mencionado uma vez a encarnação ( João 1:14 ), não usa mais esse nome, a Palavra, em todo o seu livro.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

    Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

    Exodo 20:1 – E Deus falou todas estas palavras:

    Deuteronômio 4:44 – Esta é a lei que Moisés apresentou aos israelitas.

    Deuteronômio 5:1 – Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.

    Deuteronômio 33:4 – a lei que Moisés nos deu, a herança da assembléia de Jacó.

    Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

    Salmos 89:1 – Cantarei para sempre o amor do Senhor; com minha boca anunciarei a tua fidelidade por todas as gerações.

    Salmos 98:3 – Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus.

    Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

    Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

    Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

    João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

    João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

    João 9:29 – Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, quanto a esse, nem sabemos de onde ele vem”.

    João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

    Atos dos Apóstolos 7:38 – Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.

    Atos dos Apóstolos 13:34 – O fato de que Deus o ressuscitou dos mortos, para que nunca entrasse em decomposição, é declarado nestas palavras: ‘Eu lhes dou as santas e fiéis bênçãos prometidas a Davi’.

    Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

    Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

    Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

    Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

    Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

    Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

    2 Coríntios 1:20 – pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

    2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

    Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

    Gálatas 3:17 – Quero dizer isto: A lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa.

    Hebreus 3:5 – Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

    Hebreus 8:8 – Deus, porém, achou o povo em falta e disse: “Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.

    Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

    Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

    Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

    Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

    Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *