Estudo de João 8:32 – Comentado e Explicado

conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.
João 8:32

Comentário de Albert Barnes

Saberá a verdade – Veja as notas em João 7:17 .

A verdade o libertará – A verdade aqui significa a religião cristã. Compare Gálatas 3: 1 ; Colossenses 1: 6 . As doutrinas da verdadeira religião o libertarão – isto é, o libertará da escravidão de paixões más, propensões corruptas e visões ameaçadoras. A condição de um pecador é a de um cativo ou escravo do pecado. Ele é aquele que serve e obedece aos ditames de um coração maligno e aos sussurros de uma natureza maligna, Romanos 6: 16-17 ; “Vocês foram servos do pecado;” – Romanos 6:19 ; “Vós entregastes servos de vossos membros à iniqüidade;” – Romanos 6:20 ; Romanos 7: 6 , Romanos 7: 8 , Romanos 7:11 ; Romanos 8:21 ; Atos 8:23 ; “Tu estás no – vínculo da iniqüidade;” Gálatas 4: 3 , Gálatas 4: 9 . O efeito do evangelho é quebrar esse vínculo duro com o pecado e libertar o pecador. Aprendemos com isso que religião não é escravidão ou opressão. É a verdadeira liberdade.

“Ele é o homem livre a quem a verdade liberta,

E todos são escravos ao lado. Cowper.

O serviço de Deus é a libertação de vícios degradantes e propensões carnais; da escravidão da paixão e desejos desordenados. É uma rendição alegre e agradável de nós mesmos àquele cujo jugo é suave e cujo fardo é leve.

Comentário de E.W. Bullinger

verdade. Veja nota em João 1:14 ,

make = set.

Comentário de John Calvin

32. E você deve saber a verdade. Ele diz que aqueles que chegaram a algum conhecimento disso conhecerão a verdade Verdadeira, aqueles a quem Cristo se dirige ainda não foram instruídos e mal conheciam os primeiros elementos, e, portanto, não precisamos nos perguntar se ele lhes promete uma compreensão mais completa dos fatos. sua doutrina. Mas a afirmação é geral. Portanto, qualquer que seja o progresso que algum de nós tenha feito no evangelho, saiba que ele precisa de novas adições. Esta é a recompensa que Cristo concede à perseverança deles: que ele os admita com maior familiaridade com ele; embora, dessa maneira, ele não faça nada além de acrescentar outro presente ao primeiro, para que ninguém pense que ele tem direito a qualquer recompensa. Pois é ele quem imprime sua palavra em nossos corações por seu Espírito, e é ele que afugenta diariamente de nossas mentes as nuvens de ignorância que obscurecem o brilho do Evangelho. Para que a verdade nos seja totalmente revelada, devemos sinceramente e sinceramente nos esforçar para alcançá-la. É a mesma verdade invariável que Cristo ensina a seus seguidores desde o início até o fim, mas naqueles que foram inicialmente iluminados por ele, como com pequenas faíscas, ele por fim derrama uma luz completa. Assim, até que sejam totalmente confirmados, os crentes são, em certa medida, ignorantes do que sabem; e, no entanto, não é tão pequeno ou obscuro o conhecimento da fé que não seja eficaz para a salvação.

A verdade vos libertará. Ele recomenda o conhecimento do Evangelho a partir do fruto que dele derivamos, ou – que é a mesma coisa – de seu efeito, a saber, que ele nos restaura à liberdade. Esta é uma bênção inestimável. Por isso, segue-se que nada é mais excelente ou desejável que o conhecimento do Evangelho. Todos os homens sentem e reconhecem que a escravidão é um estado muito miserável; e desde que o evangelho nos livra dele, segue-se que derivamos do evangelho o tesouro de uma vida abençoada.

Devemos agora verificar que tipo de liberdade é aqui descrita por Cristo, a saber, aquela que nos liberta da tirania de Satanás, pecado e morte. E se obtê-lo por meio do Evangelho, é evidente a partir disso que somos por natureza os escravos do pecado. Em seguida, devemos verificar qual é o método de nossa libertação. Enquanto somos governados por nosso senso e por nossa disposição natural, estamos em escravidão ao pecado; mas quando o Senhor nos regenera pelo seu Espírito, ele também nos liberta , de modo que, soltos das armadilhas de Satanás, obedecemos voluntariamente à justiça. Mas a regeneração procede da fé e, portanto, é evidente que a liberdade procede do Evangelho.

Deixe os papistas agora se vangloriarem orgulhosamente de seu livre-arbítrio, mas vamos nós, que estamos conscientes de nossa própria escravidão, a glória em ninguém além de Cristo, nosso libertador. A razão pela qual se deve considerar que o Evangelho alcançou nossa libertação é que ele oferece e nos dá a Cristo para sermos libertados do jugo do pecado. Por fim, devemos observar que a liberdade tem seus graus de acordo com a medida de sua fé; e, portanto, Paulo, embora claramente libertado , ainda geme e anseia por perfeita liberdade ( Romanos 7:24 ).

Comentário de Adam Clarke

Sabereis a verdade – Teremos um conhecimento experimental constante de seu poder e eficácia.

E a verdade vos libertará. Era uma máxima dos judeus: “Ninguém era livre, senão aquele que se exercitava na meditação da lei”. Ninguém é verdadeiramente livre, mas aquele em cujo coração o poder do pecado é destruído e quem recebeu o Espírito de adoção, pelo qual clama, Abba! Pai! Veja Romanos 8:15 . A escravidão do pecado é a escravidão mais grave; e a liberdade de sua culpa e influência é a maior liberdade.

Comentário de John Wesley

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A verdade – escrita em seus corações pelo Espírito de Deus, libertará você – Da culpa, pecado, miséria, Satanás.

Referências Cruzadas

Salmos 25:5 – guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 119:45 – Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.

Provérbios 1:23 – Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Provérbios 1:29 – Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,

Provérbios 2:1 – Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Cânticos 1:7 – Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Isaías 35:8 – E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

João 8:36 – Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

2 Timóteo 3:7 – Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.

Tiago 1:25 – Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

Tiago 2:12 – Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade;

1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *