Estudo de João 16:13 – Comentado e Explicado

Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.
João 16:13

Comentário de Albert Barnes

O Espírito da verdade – Assim chamado, porque ele ensinaria a eles toda a verdade necessária.

Irá guiá-lo para toda a verdade – isto é, a verdade que pertence ao estabelecimento do sistema cristão, que eles não estavam preparados para ouvir. Podemos observar aqui que esta é uma promessa completa de que eles seriam inspirados e guiados na fundação da nova igreja; e podemos observar que o plano do Salvador estava repleto de sabedoria. Embora estivessem muito tempo com ele, ainda não estavam preparados para ouvir as mudanças que deviam ocorrer; mas sua morte abriria os olhos deles, e o Espírito Santo, fazendo uso das cenas impressionantes e impressionantes de sua morte e ascensão, levaria adiante com vasta rapidez seus pontos de vista sobre a natureza do plano cristão. Talvez nos poucos dias que se passaram, dos quais temos um registro no primeiro e no segundo capítulos dos Atos dos Apóstolos, eles tenham aprendido mais sobre a verdadeira natureza do plano cristão do que teriam aprendido em meses ou anos, mesmo sob o ensino do próprio Jesus. Quanto mais estudamos o plano de Cristo, mais admiramos a profunda sabedoria do plano cristão, e vemos que ele foi eminentemente adequado ao grande desígnio de seu Fundador – introduzi-lo de maneira a tornar o homem o impressão mais profunda de sua sabedoria e verdade.

Não falar de si mesmo – Não como solicitado por si mesmo. Ele deve declarar o que lhe é comunicado. Veja as notas em João 7:18 .

Tudo o que ele deve ouvir – O que ele receberá do Pai e do Filho; representado pela audição, porque dessa maneira as instruções são comumente recebidas. Veja as notas em João 5:30 .

O que está por vir – provavelmente isso significa o significado das coisas que aconteceriam depois do tempo em que ele estava falando com elas – a saber, o design de sua morte e a natureza das mudanças que ocorreriam na nação judaica . Também é verdade que os apóstolos foram inspirados pelo Espírito Santo a prever eventos futuros que ocorreriam na igreja e no mundo. Veja Atos 11:28 ; Atos 20:29 ; Atos 21:11 ; 1 Timóteo 4: 1-3 ; 2 Pedro 1:14 ; e todo o livro do Apocalipse.

Comentário de E.W. Bullinger

No entanto = =.

o espírito da verdade. Veja em João 14:17 e App-101.

é chegado = deve ter chegado.

guia = liderar no caminho. Grego. hodegeo. Em outros lugares em Mateus 15:14 . 6:39 . Atos 8:31 . Apocalipse 7:17 . Usado na Septuaginta para o hebraico. nahdh. Neemias 9:19 . Salmos 23: 8 ; Salmos 73:24 ; Salmos 139: 24 , etc.

para dentro. Grego. eis. App-104.

toda verdade = toda a verdade: ou seja, toda a verdade necessária para o Seu povo, da Ascensão à Descida; a verdade relativa à Igreja Pentecostal, a bendita esperança de Seu retorno e o mistério ou segredo do “Corpo de Cristo, ainda a ser revelado a Paulo.

de = de. Grego. apo. App-104.

qualquer coisa = qualquer coisa.

will = vontade.

shew = contar ou relatar. Ver João 4:25 ; João 5:15 . Atos 14:27 ; Atos 15: 4 ; 1 Pedro 1:12 .

o que está por vir = o que está por vir.

Comentário de John Calvin

13. Mas quando ele vem, o Espírito da verdade. O Espírito , a quem Cristo prometeu aos apóstolos, é declarado perfeito Mestre ou Mestre da verdade. E por que ele foi prometido, mas que eles poderiam entregar de mão em mão a sabedoria que dele haviam recebido? O Espírito lhes foi dado e, sob sua orientação e direção, eles cumpriram o cargo para o qual haviam sido designados.

Ele o levará a toda a verdade. Aquele mesmo Espírito os levou a toda a verdade , quando se comprometeram a escrever a substância de sua doutrina. Quem imagina que algo deva ser acrescentado à sua doutrina, como se fosse imperfeito e meio acabado, não apenas acusa os apóstolos de desonestidade, mas blasfema contra o Espírito Se a doutrina que eles se comprometeram a escrever tivesse procedido de meros aprendizes ou pessoas ensinado de maneira imperfeita, uma adição a ele não teria sido supérflua; mas agora que seus escritos podem ser considerados registros perpétuos daquela revelação que foi prometida e dada a eles, nada pode ser acrescentado a eles sem causar danos graves ao Espírito Santo.

Quando eles decidem o que realmente eram essas coisas, os papistas desempenham uma parte altamente ridícula, pois definem os mistérios que os apóstolos não eram capazes de suportar , como certas tolices infantis, as coisas mais absurdas e estúpidas que se podem imaginar. Era necessário que o Espírito desceu do céu para que os apóstolos aprendessem que cerimônia deve ser usada para consagrar copos com seus altares, batizar os sinos da igreja, abençoar a água benta e celebrar a missa? De onde, então, os tolos e as crianças obtêm seu aprendizado, quem entende todos esses assuntos mais profundamente? Nada é mais evidente do que os papistas zombam de Deus, quando fingem que essas coisas vieram do céu, que se assemelham tanto aos mistérios de Ceres ou Proserpine quanto estão em desacordo com a pura sabedoria do Espírito Santo.

Se não queremos ser ingratos a Deus, vamos ficar satisfeitos com a doutrina da qual os escritos dos apóstolos os declaram ser os autores, uma vez que nela a mais alta perfeição da sabedoria celestial é conhecida por nós, adequada para tornar o homem de Deus perfeito ( 2 Timóteo 3:17 .) Além disso, não nos consideremos a liberdade de partir; pois nossa altura , largura e profundidade consistem em conhecer o amor de Deus , que se manifesta a nós em Cristo. Esse conhecimento , como Paulo nos informa, excede em muito todo o aprendizado ( Efésios 3:18 😉 e quando ele declara que

todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão escondidos em Cristo,
( Colossenses 2: 3 )

ele não inventa um Cristo desconhecido, mas alguém que por sua pregação ele pintou para a vida, de modo que, como ele diz aos Gálatas,

nós o vemos crucificado diante de nossos olhos,
( Gálatas 3: 1. )

Mas para que nenhuma ambiguidade permaneça, o próprio Cristo depois explica com suas próprias palavras o que são essas coisas que os apóstolos ainda não eram capazes de suportar .

Ele lhe dirá as coisas que estão por vir. Alguns de fato limitam isso ao Espírito de profecia; mas, na minha opinião, denota antes a condição futura de seu reino espiritual, como os apóstolos, logo após sua ressurreição, viram que era, mas naquela época eram totalmente incapazes de compreender. Portanto, ele não promete a eles profecias sobre as coisas que aconteceriam após a morte deles, mas significa apenas que a natureza de seu reino será amplamente diferente, e sua glória muito maior do que suas mentes agora são capazes de conceber. O apóstolo Paulo, na Epístola aos Efésios, do primeiro capítulo ao final do quarto, explica os tesouros dessa sabedoria oculta, que os anjos celestes aprendem com espanto da Igreja; e, portanto, não precisamos procurá-los nos arquivos ou repositórios do papa.

Pois ele não fala por si mesmo Esta é uma confirmação da cláusula, Ele o conduzirá a toda a verdade. Sabemos que Deus é a fonte da verdade e que Dele não há nada que seja firme ou certo; e, portanto, para que os apóstolos possam confiar com segurança total nos oráculos do Espírito, Cristo declara que serão oráculos divinos; como se ele tivesse dito, tudo o que o Espírito Santo trará provém do próprio Deus. E, no entanto, essas palavras não tiram nada da majestade do Espírito, como se ele não fosse Deus, ou como se fosse inferior ao Pai, mas estivesse acomodado à capacidade de nosso entendimento; porque a Divindade é mencionada expressamente é porque, devido ao véu que está entre nós, não compreendemos suficientemente com que reverência devemos receber o que o Espírito nos revela. Da mesma maneira, ele é chamado em outros lugares o fervoroso, pelo qual Deus nos ratifica nossa salvação, e o selo pelo qual ele sela sua certeza ( Efésios 1:13 ). Em resumo, Cristo pretendia ensinar que a doutrina O Espírito não seria deste mundo, como se fosse produzido no ar, mas que procederia dos locais secretos do santuário celestial.

Comentário de Adam Clarke

Ele o guiará – Ele considerará seu fraco estado infantil; e, como um pai conduz seu filho pela mão, o Espírito Santo o guiará e guiará.

A Vulgata, e algumas cópias da Itala, lêem: Ele lhe ensinará toda a verdade; mas isso e mais está implícito na palavra ?d???se? , ele liderará; além disso, esta leitura não é reconhecida por nenhum MS grego.

Ele não deve falar de si mesmo – Ele não ensinará nada contrário ao que eu te ensinei:

Mas tudo o que ele deve ouvir – Do Pai e de mim, que ele deve falar e, assim, mostrar o consentimento íntimo entre ele, o Pai e Cristo. É um testemunho conjunto, no qual a honra e a glória da Santíssima Trindade e a salvação do homem estão igualmente envolvidas.

E ele lhe mostrará as coisas que vieram – Ele explicará completamente tudo que agora pode parecer obscuro ou difícil para você; fornecerá a você um conhecimento de futuro que, em todos os casos necessários, permitirá prever eventos futuros; e suprirá toda verdade necessária, a fim de tornar a revelação da nova aliança completa e perfeita.

Comentário de Thomas Coke

João 16:13 . Quando ele, o Espírito da verdade, chega, A personalidade do Espírito Santo é forte e incontestavelmente marcada pela menção de sua vinda, sendo enviado, orientado, etc. bem como pela particularidade do original; em que a palavra rendeu ele; e?e????, é do gênero masculino, embora a palavra traduza espírito, t? p?e?µa, é neutro. Em vez de não falar, etc. o original pode ser prestado com muito mais propriedade , não será, etc. e assim nos dois próximos versículos. Neste capítulo, como sugere o Dr. Heylin, Pai, Filho e Espírito Santo, são considerados três Mestres graciosos nos seios dos crentes. A agência interna do Espírito Santo é continuamente admitida; e a do Pai e do Filho, como representada neste evangelho, merece muito ser atendida.

Comentário de Scofield

de si mesmo

de si mesmo. Cf. próxima cláusula.

Comentário de John Wesley

No entanto, quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele o guiará a toda a verdade; pois ele não falará de si mesmo; mas tudo o que ele ouvir, isso falará; e ele vos mostrará as coisas vindouras.

Quando ele vem – É universalmente permitido que o Pai, Filho e Espírito Santo habite em todos os crentes. E a agência interna do Espírito Santo é geralmente admitida. A do Pai e do Filho, como representada neste Evangelho, merece nossa mais profunda consideração.

Referências Cruzadas

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

João 8:38 – Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Atos dos Apóstolos 2:17 – ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

Atos dos Apóstolos 11:28 – Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.

Atos dos Apóstolos 20:23 – senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam.

Atos dos Apóstolos 21:9 – Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam.

Atos dos Apóstolos 27:24 – ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’.

1 Coríntios 2:10 – mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

2 Tessalonicenses 2:3 – Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.

2 Tessalonicenses 2:12 – e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

2 Timóteo 3:1 – Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 2:20 – Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Apocalipse 1:19 – “Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir.

Apocalipse 6:1 – Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz de trovão: “Venha! “

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *