Estudo de 1 João 4:6 – Comentado e Explicado

Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro.
1 João 4:6

Comentário de Albert Barnes

Nós somos de Deus – João aqui, sem dúvida, refere-se a si mesmo e àqueles que ensinaram as mesmas doutrinas que ele ensinou. Ele considera que aqueles a quem ele escreveu admitiriam isso e argumentam como uma verdade indiscutível. Ele lhes dera tal evidência, a fim de estabelecer seu caráter e reivindicações sem sombra de dúvida; e ele freqüentemente se refere ao fato de que ele era o que afirmava ser, como um ponto tão bem estabelecido que ninguém o questionaria. Ver João 19:35 ; João 21:24 ; 3 João 1:12 . Paulo, também, não raramente, se refere à mesma coisa que se respeita; ao fato – um fato que ninguém pretenderia questionar, e que poderia ser considerado a base de um argumento – de que ele e seus companheiros apóstolos eram o que afirmavam ser. Veja 1 Coríntios 15: 14-15 ; 1 Tessalonicenses 2: 1-11 . Talvez não, e não devam, todos os cristãos e todos os ministros cristãos, de modo a viver para que a mesma coisa possa ser assumida em relação a eles em contato com seus semelhantes; que seus personagens por integridade e pureza podem ser tão claros que ninguém estaria disposto a questioná-los? Existem homens na igreja e no ministério agora; por que nem todos podem ser assim?

Quem conhece a Deus nos ouve – Todo aquele que conhece verdadeiramente o caráter de Deus receberá nossa doutrina. João poderia assumir isso, pois não havia dúvida de que ele era um apóstolo e um homem bom; e se isso fosse admitido, seguiria-se que aqueles que temiam e amavam a Deus receberiam o que ele ensinou.

Por este meio – Por isto; ou seja, pela maneira como eles recebem as doutrinas que ensinamos.

Conheça o espírito da verdade e o erro – Podemos distinguir aqueles que abraçam a verdade daqueles que não o fazem. Quaisquer que fossem as pretensões que eles apresentassem para a piedade, ficou claro que, se não adotassem as doutrinas ensinadas pelos verdadeiros apóstolos de Deus, não poderiam ser considerados seus amigos; isto é, como verdadeiros cristãos. Pode-se acrescentar que o mesmo teste é aplicável agora. Aqueles que não recebem as doutrinas claras estabelecidas na palavra de Deus, quaisquer que sejam as pretensões que façam à piedade ou qualquer zelo que demonstrem pela causa que adotaram, não podem ter reivindicações bem fundamentadas sobre o nome de cristão. Uma das evidências mais claras da verdadeira piedade é a prontidão para receber tudo o que Deus ensinou. Compare Mateus 18: 1-3 ; Marcos 10:15 ; Tiago 1: 19-21 .

Comentário de E.W. Bullinger

Por este meio = De (App-104.) Isso.

espírito . App-101.

da verdade . Genitivo de caráter ou relação. App-17.

verdade . Ver 1 João 1: 6 .

espírito . App-101. de erro. Genitivo de caráter, como acima.

Comentário de John Calvin

6 Nós somos de Deus Embora isso realmente se aplique a todos os piedosos, mas se refere adequadamente aos fiéis ministros do Evangelho; pois o apóstolo, através da confiança transmitida pelo Espírito, gloria aqui que ele e seus colegas ministros serviram a Deus com sinceridade, e dele derivaram tudo o que ensinaram. Acontece que os falsos profetas se gabam da mesma coisa, pois é costume deles enganar sob a máscara de Deus; mas os ministros fiéis diferem muito deles, que não declaram nada de si mesmos, a não ser o que realmente manifestam em sua conduta.

No entanto, devemos sempre ter em mente o assunto que ele trata aqui; pequeno era o número dos piedosos, e a incredulidade prevaleceu em quase toda parte; poucos realmente aderiram ao Evangelho, a maior parte estava correndo de cabeça para os erros. Daí foi a ocasião de tropeçar. João, para evitar isso, pede-nos que nos contentemos com a escassez de fiéis, porque todos os filhos de Deus o honraram e se submeteram à sua doutrina. Pois ele imediatamente põe em oposição a esta cláusula contrária que os que não são de Deus não ouvem a pura doutrina do Evangelho. Por essas palavras, ele sugere que a vasta multidão a quem o Evangelho não é aceitável, não ouve os fiéis e verdadeiros servos de Deus, porque estão alienados do próprio Deus. Então, não há diminuição da autoridade do Evangelho que muitos o rejeitam.

Mas a essa doutrina é adicionada uma advertência útil, de que pela obediência da fé devemos provar que somos de Deus. Nada é mais fácil do que se gabar de que somos de Deus; e, portanto, nada é mais comum entre os homens, como é o caso hoje em dia com os papistas, que orgulhosamente se gabam de serem adoradores de Deus e, no entanto, não menos orgulhosamente rejeitam a palavra de Deus. Pois embora eles pretendam crer na palavra de Deus, ainda assim, quando são postos à prova, eles fecham os ouvidos e não ouvem, e ainda reverenciar a palavra de Deus é a única evidência verdadeira de que o tememos. Tampouco a desculpa, feita por muitos, tem lugar aqui, de que eles evitam a doutrina do Evangelho quando proclamados a eles, porque não são adequados para formar um julgamento; pois não pode ser senão que todo aquele que realmente teme e obedece a Deus o conhece em sua palavra.

Alguém deveria objetar e dizer que muitos dos eleitos não alcançam imediatamente a fé; antes, que a princípio eles resistem teimosamente; a isto respondo que, naquele momento, eles não devem ser considerados, como penso, filhos de Deus; pois é um sinal de um homem reprovado quando a verdade é perversamente rejeitada por ele.

E, a propósito, deve-se observar que a audiência mencionada pelo apóstolo deve ser entendida pela audição interna e real do coração, que é feita pela fé.

Conhecemos por meio deste documento O antecedente por meio deste , ou, com isso , está incluído nas duas cláusulas anteriores, como se ele tivesse dito: “Portanto, a verdade se distingue da falsidade, porque alguns falam de Deus, outros do mundo”. Mas, pelo espírito da verdade e pelo erro , alguns pensam que os ouvintes pretendem, como se ele dissesse, que aqueles que se deixam enganar pelos impostores nasceram para o erro e tinham neles a semente da falsidade. ; mas que aqueles que obedecem à palavra de Deus se mostram por esse mesmo fato como filhos da verdade. Essa visão não aprovo. Pois, como o apóstolo leva espíritos aqui metonimicamente para professores ou profetas, ele não significa, penso eu, outra coisa senão que o julgamento da doutrina deva ser referido a essas duas coisas, seja de Deus ou do mundo. (86)

No entanto, ao falar assim, ele parece não dizer nada; pois todos estão prontos para declarar que não falam senão de Deus. Assim, os papistas hoje se gabam com gravidade magisterial, de que todas as suas invenções são os oráculos do Espírito. Mahomet também não afirma que ele desenhou seus pontos negativos, exceto do céu. Os egípcios também, antigamente, fingiam que todos os seus absurdos loucos, pelos quais se apaixonavam e a outros, haviam sido revelados de cima. Mas, a tudo isso, respondo que temos a palavra do Senhor, que deve ser especialmente consultada. Quando, portanto, espíritos falsos fingem o nome de Deus, devemos perguntar pelas Escrituras se as coisas são assim. Desde que uma devota atenção seja exercida, acompanhada de humildade e mansidão, o espírito de discernimento nos será dado, que, como intérprete fiel, nos abrirá o significado do que é dito nas Escrituras.

Comentário de Adam Clarke

Nós somos de Deus – nós, apóstolos, temos o Espírito de Deus, e falamos e ensinamos por esse Espírito. Aquele que conhece a Deus – que tem um discernimento verdadeiramente espiritual, nos ouve – reconhece que nossa doutrina é de Deus; que é espiritual e leva da terra para o céu.

Nisto conhecemos o Espírito da verdade – A doutrina e o professor mais apreciados e seguidos pelos homens do mundo, e pela multidão alegre, alegre e extravagante, não são de Deus; eles saboreiam a carne, não se impõem restrições, não prescrevem cruzamentos e deixam todo mundo em plena posse das concupiscências de seu coração e dos pecados que facilmente acometem. E com isso, a doutrina falsa e os falsos mestres são facilmente discernidos.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4: 6 . Nós somos de Deus: Quando os apóstolos deram provas claras de uma missão divina, por numerosos e benéficos milagres que eles fizeram; pelo exercício de vários dons espirituais em si, e transmitindo dons espirituais e poderes milagrosos a outros; quando suas vidas eram tão santas, seus trabalhos tão desinteressados, seus sofrimentos tão grandes e numerosos, sua doutrina tão excelente e suas provas de uma missão divina tão numerosas e evidentes, – eles poderiam dizer com justiça que somos de Deus: Aquele que conhece Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve.

Comentário de John Wesley

Nós somos de Deus: quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Nós – apóstolos.

São de Deus – Imediatamente ensinados e enviados por ele.

Nisto sabemos – Pelo que é dito, 1 João 4: 2-6 .

Referências Cruzadas

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Oséias 4:12 – Eles pedem conselhos a um ídolo de madeira, e de um pedaço de pau recebem resposta. Um espírito de prostituição os leva a desviar-se; eles são infiéis ao seu Deus.

Miquéias 2:11 – Se um mentiroso e enganador vier e disser: ‘Eu pregarei para vocês fartura de vinho e de bebida fermentada’, ele será o profeta deste povo! “

Miquéias 3:8 – Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

João 8:45 – No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 13:20 – Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

João 14:17 – o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 11:8 – como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje”.

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

1 Coríntios 14:37 – Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.

2 Coríntios 10:7 – Vocês observam apenas a aparência das coisas. Se alguém está convencido de que pertence a Cristo, deveria considerar novamente consigo mesmo que, assim como ele, nós também pertencemos a Cristo.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

2 Pedro 3:2 – das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Judas 1:17 – Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *