Estudo de 2 Tessalonicenses 1:8 – Comentado e Explicado

por entre chamas de fogo, para fazer justiça àqueles que não reconhecem a Deus e aos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus.
2 Tessalonicenses 1:8

Comentário de Albert Barnes

Em fogo flamejante – Esta é uma circunstância que não é notada no relato de seu aparecimento em um lugar paralelo em 1 Tessalonicenses 4:16 . O objetivo do apóstolo aqui parece ser representá-lo como uma vinda em meio a vívidos relâmpagos. Ele é comumente descrito como vindo nas nuvens, e a essa descrição comum é adicionada aqui a imagem de relâmpagos incessantes, como se todo o céu estivesse iluminado com uma labareda contínua.

Vingar-se – Margem, “cedendo”. Grego, “doação. A palavra “vingança” é usada no sentido de punição, pois não pode haver em Deus o que literalmente corresponde à paixão da vingança; compare as notas em Romanos 12:19 .

Sobre aqueles que não conhecem a Deus. Em todos os que lhe são estranhos; isto é, que vivem em trevas pagãs ou que, ouvindo falar dele, não têm conhecimento prático com ele.

E isso não obedece ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem não o abraça e pratica seus preceitos em suas vidas; compare as notas em Romanos 2: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

; Revelation 19:12 ). fogo flamejante = fogo de chama (em grego. phlo x. Aqui; Lucas 16:24 . Atos 7:30 . Hebreus 1: 7. Apocalipse 1:14 ; Apocalipse 2:18 ; Apocalipse 19:12 ).

levando . . . on = doação. . . para.

vingança . Grego. ekdikesis. Ver Lucas 18: 8 .

saber . App-132.

evangelho . App-140.

Cristo . Os textos omitem.

Comentário de John Calvin

8 Quem infligirá vingança . Para que ele possa persuadir melhor os crentes de que as perseguições que eles suportam não ficarão impunes, ele ensina que isso também envolve os interesses do próprio Deus, na medida em que as mesmas pessoas que perseguem os piedosos são culpadas de rebelião contra Deus. Por isso, é necessário que Deus lhes infligir vingança não apenas com vistas à nossa salvação, mas também em prol de sua própria glória. Além disso, essa expressão, que infligirá vingança , se relaciona com Cristo, pois Paulo sugere que esse ofício é designado a ele por Deus Pai. Pode-se perguntar, no entanto, se é lícito desejar vingança, pois Paulo promete, como se pudesse ser legalmente desejado. Respondo que não é lícito desejar vingança contra ninguém, desde que sejamos ordenados a desejar bem a todos. Além disso, embora possamos, de um modo geral, desejar vingança contra os iníquos, ainda assim, como ainda não os discriminamos, devemos desejar o bem-estar de todos. Nesse meio tempo, a ruína dos ímpios pode ser legalmente esperada com desejo, desde que reine em nossos corações um zelo puro e devidamente regulado por Deus, e não haja sentimento de desejo desordenado.

Quem não sabe . Ele distingue os incrédulos por essas duas marcas – que eles não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de Cristo . Pois, se a obediência não é prestada ao evangelho pela fé, como ele ensina aos romanos no primeiro e nos últimos capítulos da Epístola, [ Romanos 1:18 ], a incredulidade é a ocasião de resistência a ela. Ele os acusa ao mesmo tempo de ignorância de Deus, pois um conhecimento vivo de Deus produz em si uma reverência por ele. Por isso, a descrença é sempre cega, não como se os incrédulos fossem totalmente desprovidos de luz e inteligência, mas porque eles têm o entendimento obscurecido de tal maneira, que vendo eles não vêem. ( Mateus 13:13 .) Não é sem boas razões que Cristo declara que esta é a vida eterna, conhecer o Deus verdadeiro etc. ( João 17: 3 ). Por conseguinte, pela falta desse conhecimento salutar, segue-se o desprezo de Deus, e bem, a morte. Sobre esse ponto, tratei mais profundamente de comentar o primeiro capítulo de Primeiro Coríntios. (632)

Comentário de Adam Clarke

Em fogo flamejante – ?? f???? p???? · Em trovões e relâmpagos, vingança – infligindo punição justa àqueles que não conhecem a Deus – os pagãos que não adoram o Deus verdadeiro e não o reconhecem, mas adoram ídolos; e naqueles que não obedecem ao Evangelho – os judeus, particularmente os que rejeitaram o Evangelho, e perseguiram a Cristo e seus mensageiros; e todos os cristãos nominais que, apesar de acreditarem no evangelho como uma revelação de Deus, ainda não o obedecem como regra de vida.

Comentário de John Wesley

Em fogo flamejante, vingando-se daqueles que não conhecem a Deus e que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo:

Vingar-se – Deus mal permite isso, ou (como “o Senhor” uma vez “choveu enxofre e fogo do Senhor do céu”, Gênesis 19:24 ) uma corrente de fogo sai dele para sempre? Quem não conhece a Deus – (a raiz de toda maldade e miséria) que permanece na ignorância pagã.

E quem não obedece – Refere-se principalmente aos judeus, que ouviram o evangelho.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:24 – Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Deuteronômio 4:11 – Vocês se aproximaram e ficaram ao pé do monte. O monte ardia em chamas que subiam até o céu, e estava envolvido por uma nuvem escura e densa.

Deuteronômio 4:30 – Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão.

Deuteronômio 5:5 – Naquela ocasião eu fiquei entre o Senhor e vocês para declarar-lhes a palavra do Senhor, porque vocês tiveram medo do fogo e não subiram o monte. E ele disse:

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

Deuteronômio 32:41 – quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para julgar, eu me vingarei dos meus adversários e retribuirei àqueles que me odeiam.

1 Samuel 2:12 – Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor

Salmos 2:9 – Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro”.

Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Salmos 18:44 – Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim.

Salmos 21:8 – Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam.

Salmos 50:2 – Desde Sião, perfeita em beleza, Deus resplandece.

Salmos 79:6 – Derrama a tua ira sobre as nações que não te reconhecem, sobre os reinos que não invocam o teu nome,

Salmos 94:1 – Ó Senhor, Deus vingador; Deus vingador! Intervém!

Isaías 1:19 – Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Isaías 61:2 – para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

Isaías 63:4 – Pois o dia da vingança estava no meu coração, e chegou o ano da minha redenção.

Jeremias 9:6 – De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor.

Daniel 7:10 – E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos.

Sofonias 1:6 – aqueles que se desviam de seguir o Senhor; não o buscam nem o consultam.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

1 Tessalonicenses 4:5 – não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 10:27 – mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.

Hebreus 10:30 – Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”.

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 3:6 – como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

Apocalipse 20:10 – O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Apocalipse 20:14 – Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *