Estudo de Hebreus 10:27 – Comentado e Explicado

Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes.
Hebreus 10:27

Comentário de Albert Barnes


Mas uma certa procura temerosa de julgamento – A palavra “certo” aqui não significa “fixo, certo, inevitável”, como nossa tradução parece implicar. O grego é o mesmo que “uma ( t?? tis) expectativa medrosa”, etc. Portanto, é traduzido por Tyndale. A idéia é que, se houvesse apostasia voluntária após ter adotado a religião cristã, não haveria nada além de uma expectativa do julgamento por vir. Não havia outra esperança senão que, através do evangelho, e como isso teria sido renunciado, resultaria que a alma deveria perecer. A “apreensão medrosa” ou expectativa aqui não se refere tanto ao que estaria na mente em si, ou ao que seria experimentado, mas ao que deve seguir. Pode ser que a pessoa mencionada não tenha noção de tudo isso, e ainda assim sua situação seja a de alguém que não tinha nada a esperar, exceto os terrores do julgamento por vir.

E indignação ardente – O fogo é freqüentemente usado nas Escrituras como um emblema de punição feroz. A idéia é que a pessoa mencionada não pode esperar nada além da ira de Deus.

O que devorará os adversários – Todos os que se tornam adversários ou inimigos do Senhor. Diz-se que o fogo devora, ou consome, e o significado aqui é que aqueles que devem se tornar inimigos do Senhor devem perecer.

Comentário de E.W. Bullinger

certo . Grego. tis . App-123.

medroso . Grego. phoberos. Somente aqui, Hebreus 10:31 , e Hebreus 12:21 .

procurando . Grego. ekdoche. Só aqui. Compare Hebreus 10:13 .

julgamento . Ver Hebreus 9:27 .

indignação ardente = ciúme ou fervor de fogo. Um hebraísmo. Ver Salmos 79: 5 . Ezequiel 36: 5 ; Ezequiel 38:19 . Sofonias 1:18 ; Sofonias 3: 8 . Compare Deuteronômio 29:20 .

que deve = sobre a.

adversários . Grego. hupenantios. Somente aqui e Colossenses 2:14 .

Comentário de John Calvin

27. Mas uma certa procura temerosa, etc. Ele quer dizer o tormento de uma consciência má que os ímpios sentem, que não apenas não têm graça, mas que também sabem que, ao provar a graça, a perderam para sempre por sua própria culpa; tais devem não apenas ser picados e mordidos, mas também atormentados e dilacerados de uma maneira terrível. Por isso, é que eles se rebelam contra Deus, pois não podem suportar um juiz tão rigoroso. Eles de fato tentam de todas as formas remover o sentido da ira de Deus, mas tudo em vão; pois quando Deus lhes permite uma breve pausa, ele logo os atrai ao seu tribunal, e os atormenta com os tormentos que eles evitam.

Ele acrescenta, indignação ardente, ou o calor do fogo; pelo que ele quer dizer, como penso, um impulso veemente ou um ardor violento. A palavra fogo é uma metáfora comum; pois como os ímpios estão agora em um calor pelo pavor da ira divina, então eles queimarão o mesmo sentimento. Também não é desconhecido para mim que os sofistas especularam refinadamente sobre esse incêndio; mas não tenho consideração pelo brilho deles, pois é evidente que é o mesmo modo de falar como quando as Escrituras conectam fogo com verme. ( Isaías 66:24 .) Mas ninguém duvida que esse verme seja usado metaforicamente para designar aquele terrível tormento de consciência pelo qual os ímpios são roídos. (181)

O que devorará os adversários. Devorá-los-á a ponto de destruí-los, mas não de consumi-los; pois será inextinguível. E assim ele nos lembra que todos devem ser considerados os inimigos de Cristo que se recusaram a manter o lugar que lhes foi concedido entre os fiéis; pois não há estado intermediário, pois aqueles que se afastam da Igreja se entregam a Satanás.

Comentário de Adam Clarke

Uma certa procura temerosa de julgamento – A partir disso, é evidente que Deus não perdoará ninguém sem sacrifício pelo pecado; pois, de outro modo, como argumenta o Dr. Macknight, não se seguiria, de lá para os apóstatas não mais sacrificarem pelo pecado, que deve permanecer para eles uma terrível expectativa de julgamento.

E indignação ardente – ?a? p???? ????? · Zelo ou fervor de fogo; algo semelhante ao fogo que desceu do céu e destruiu Corá e sua companhia; Números 16:35 .

Provavelmente, o apóstolo aqui se refere ao caso dos judeus incrédulos em geral, como no cap. 6 ao terrível julgamento que lhes sobrevinha, e ao fogo de seu templo e cidade. Pela pregação de Cristo e de seus apóstolos, essas pessoas haviam recebido o conhecimento da verdade. Era impossível que eles pudessem testemunhar seus milagres e ouvir sua doutrina sem estar convencidos de que ele era o Messias, e que o próprio sistema deles estava no fim; mas eles rejeitaram esse único sacrifício no momento em que Deus aboliu o seu: a essa nação, portanto, não restava outro sacrifício pelo pecado; por isso veio o terrível julgamento, a indignação inflamada foi derramada e eles, como adversários, foram devorados por ela.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:27 . Mas uma certa procura temerosa, etc. – Uma expectativa assustadora ou formidável de condenação decorrente do senso de justiça em Deus e da aptidão da punição para o pecado: e indignação inflamada, p???? ?????, zelo de fogo; disposição para punir os adversários ou inimigos do evangelho, como pode ser chamado de zelo pelo fogo; isto é, uma disposição e resolução completas para puni-los mais severamente.

Referências Cruzadas

Números 16:35 – Então veio fogo da parte do Senhor e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam incenso.

Deuteronômio 32:43 – Cantem de alegria, ó nações, com o povo dele, pois ele vingará o sangue dos seus servos; retribuirá com vingança aos seus adversários e fará propiciação por sua terra e por seu povo.

1 Samuel 28:19 – O Senhor entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. O Senhor também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus”.

Salmos 21:9 – No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os consumirá.

Salmos 68:1 – Que Deus se levante! Sejam espalhados os seus inimigos, fujam dele os seus adversários.

Isaías 33:14 – Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? “

Jeremias 4:4 – Purifiquem-se para o Senhor, sejam fiéis à aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém! Se não fizerem isso, a minha ira se acenderá e queimará como fogo, por causa do mal que vocês fizeram; queimará e ninguém conseguirá apagá-la.

Ezequiel 36:5 – assim diz o Soberano Senhor: Em meu zelo ardente falei contra o restante das nações e contra todo o Edom, pois, com satisfação e com maldade em seus corações, eles fizeram de minha terra sua propriedade, para que saqueassem suas pastagens’.

Ezequiel 38:19 – Em meu zelo e em meu grande furor declaro que naquela época haverá um grande terremoto em Israel.

Daniel 5:6 – Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam e as suas pernas vacilaram.

Oséias 10:8 – Os altares da impiedade, que foram os pecados de Israel, serão destruídos. Espinhos e ervas daninhas crescerão e cobrirão os seus altares. Então eles dirão aos montes: “Cubram-nos! “, e às colinas: “Caiam sobre nós! “

Joel 2:30 – Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Naum 1:5 – Quando ele se aproxima os montes tremem e as colinas se derretem. A terra se agita na sua presença, o mundo e todos os que nele vivem.

Naum 1:8 – mas com uma enchente devastadora dará fim a Nínive; expulsará os seus inimigos para a escuridão.

Sofonias 1:18 – Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia da ira do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra. “

Sofonias 3:8 – Por isso, esperem por mim, ” declara o Senhor, “no dia em que eu me levantar para testemunhar. Decidi ajuntar as nações, reunir os reinos e derramar a minha ira sobre eles, toda a minha impetuosa indignação. O mundo inteiro será consumido pelo fogo da minha zelosa ira.

Malaquias 4:1 – “Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles”, diz o Senhor dos Exércitos. “Nem raiz nem galho algum sobrará.

Mateus 3:10 – O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.

Mateus 3:12 – Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”.

Mateus 8:29 – Então eles gritaram: “Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo? “

Mateus 13:42 – Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.

Mateus 13:50 – e lançarão aqueles na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes”.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Marcos 9:43 – Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,

Lucas 16:24 – Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.

Lucas 19:27 – E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’ “

Lucas 21:26 – Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.

Lucas 23:30 – “Então dirão às montanhas: ‘Caiam sobre nós! ’ e às colinas: ‘Cubram-nos! ’

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

Tiago 5:3 – O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.

Apocalipse 6:15 – Então os reis da terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos — todos os homens, quer escravos, quer livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das montanhas.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *